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OPINIÃO

Qual é o objetivo primordial da escola?

“Quan­to mais o ho­mem pro­cu­ra ape­nas que o ad­mi­rem, mais lon­ge es­tá de con­se­guir o seu ob­je­ti­vo.”

Ber­trand Rus­sell

Ha­via ter­mi­na­do uma cor­re­ção de ati­vi­da­de do li­vro di­dá­ti­co; in­ter­pre­ta­ção do tex­to: "Ho­ra de Brin­car!" (Ca­thia Abreu). E eu ti­nha pe­di­do aos meus alu­nos que re­di­gis­sem uma re­a­ção, o enun­ci­a­do es­ta­va de­ta­lha­do no qua­dro, bem ex­pos­to, di­zia pa­ra ma en­tre­ga­rem na au­la se­guin­te, na ver­da­de, pe­dia as su­as ex­pe­ri­ên­cias de cri­an­ça, seus en­vol­vi­men­tos jun­to aos brin­que­dos an­ti­gos e mo­der­nos. En­tão res­ta­vam dez mi­nu­tos da aque­la au­la, por is­so apro­vei­tei ou­vin­do umas pia­das do "co­me­dian­te" da clas­se, a tem­po que­ria me con­tar, jun­ta­ram-se al­guns ou­tros ao der­re­dor de mi­nha me­sa, en­quan­to is­so, dois in­dis­ci­pli­na­dos se pe­ga­vam em lu­ta cor­po­ral na sa­la, per­tur­ban­do o pe­da­ço da "não au­la". Cha­mei a aten­ção dos de­sa­vi­sa­dos, e o mais afoi­to de­les me res­pon­deu atre­vi­da­men­te: — "vo­cê de­via es­tar ex­pli­can­do ma­té­ria e não con­ver­san­do com os alu­nos". Des­se mes­mo alu­no sen­ti re­pug­nân­cia, nos mi­nu­tos an­te­rio­res, quan­do eu ex­pli­ca­va so­bre os be­ne­fí­ci­os e ma­le­fí­ci­os dos brin­que­dos ele­trô­ni­cos, ele me per­tur­ba­va, com­por­tan­do-se co­mo pes­so­as ca­ren­tes de aten­ção. Ele nem que­ria ex­pli­ca­ção al­gu­ma! Que­ria uma ví­ti­ma! Ali, aque­les do 7º ano "A" eram ide­ais, por si­nal mui­to ba­ru­lhen­tos, eu fo­ca­va, di­re­cio­nan­do mi­nhas ex­pli­ca­ções, per­gun­tas e ob­ser­va­ções, sem­pre na­que­le que es­ta­va pres­tan­do aten­ção, co­mo se eu es­ti­ves­se dan­do au­la só a es­se, as­sim de jei­to ne­nhum ia per­der mi­nha con­cen­tra­ção, en­tão quan­do o agres­si­vo per­ce­bia, cor­ria lá e in­co­mo­da­va o es­for­ça­do ou­vin­te. En­tão eu me di­ri­gia a ou­tro, e ele vi­nha a es­se ou­tro e pe­dia uma bor­ra­cha em­pres­ta­do só pa­ra in­cluí-lo em seu raio de atu­a­ção ma­lig­na.

Os coi­ta­dos apren­de­ram mui­to bem a li­ção do "pão e cir­co", ago­ra eles só co­mem e zom­bam do sis­te­ma. Ah! O re­fe­ri­do alu­no, nes­se mes­mo dia, apro­vei­tou ao re­tor­nar do lan­che, e trou­xe uma ci­gar­ra à clas­se, as­sus­tan­do as me­ni­nas, o cor­re-cor­re foi tre­men­do, po­bre in­se­to "pro­fes­sor", im­plo­ran­do a ou­vi­dos sur­dos e co­ra­ções in­sen­sí­veis, cer­ta­men­te da­rá a vi­da pa­ra o pra­zer de al­guns. O Zi­Zi­Zi­Zi­Zi­Zá Zi­Zi­Zá­Zá­Zá­Zá aqui não é anun­ci­an­do a che­ga­da do ve­rão, e nun­ca mais o fa­rá, mas de dor e ver­go­nha.

As­sim, man­têm a fa­ma de as­sus­ta­do­res! O pi­or é eles con­se­gui­rem nos as­sus­tar mes­mo! Quem não tem me­do de ban­di­do? Po­rém, Os Di­rei­tos Hu­ma­nos de­fen­dem-nos, e eles per­ce­bem; sem­pre me ame­a­çam em tra­zer a mãe e fa­zer abai­xo-as­si­na­do pa­ra me ti­rar da es­co­la, e por is­so fa­zem gra­ça, pa­lha­ça­da li­vre­men­te, eles têm se­de de um pú­bli­co ca­ti­vo e co­ni­ven­te que sub­sti­tua seus fa­mi­lia­res, aque­les que sem­pre os aplau­dem, e os in­cen­ti­vam, e cu­i­dam de­les co­mo ja­mais de­vi­am. De­tur­pa­ram o ob­je­ti­vo pri­mor­di­al da fa­mí­lia e da es­co­la.

(Clau­de­ci Fer­rei­ra de An­dra­de, pós-gra­du­a­do em Lín­gua Por­tu­gue­sa, Li­cen­cia­do em Le­tras, Ba­cha­rel em Te­o­lo­gia, pro­fes­sor de fi­lo­so­fia, gra­má­ti­ca e re­da­ção em Se­na­dor Ca­ne­do, fun­cio­ná­rio pú­bli­co)

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