Home / Opinião

OPINIÃO

Saneago - hoje e amanhã

A água é ho­je ob­je­to de uma mai­or aten­ção por par­te das pes­so­as, ca­da vez mais pre­o­cu­pa­das com as mu­dan­ças cli­má­ti­cas, com o au­men­to da tem­pe­ra­tu­ra e com as cri­ses hí­dri­cas, co­mo em São Pau­lo (Can­ta­rei­ra) e Bra­sí­lia (ra­ci­o­na­men­to de água por 17 mes­es), even­tos que ti­ve­ram gran­de des­ta­que na mí­dia na­ci­o­nal.

As pes­so­as têm ra­zão, já que não exis­tem mais as so­lu­ções dos ve­lhos tem­pos, quan­do bas­ta­va ca­var uma cis­ter­na e uma fos­sa sép­ti­ca e tu­do se re­sol­via. Ho­je, sa­ne­a­men­to bá­si­co é com­pos­to de sis­te­mas com­ple­xos que têm que for­ne­cer água e co­le­tar es­go­to, 365 di­as por ano e qual­quer in­ter­rup­ção, afe­ta a vi­da, a sa­ú­de e o bem es­tar das pes­so­as.

Con­si­de­re-se ain­da, o cres­cen­te uso da água co­mo in­su­mo bá­si­co na agri­cul­tu­ra ir­ri­ga­da que, as­so­cia­da ao uso de no­vas tec­no­lo­gi­as, le­vou a um es­pe­ta­cu­lar au­men­to na pro­du­ção de ali­men­tos em Go­i­ás e no Bra­sil.

Di­an­te des­se ce­ná­rio, o sa­ne­a­men­to bá­si­co, em ano de elei­ções ge­ra­is, es­tá sen­do ob­je­to de enor­me in­te­res­se dos elei­to­res e dos can­di­da­tos. O te­ma água trans­bor­dou pa­ra a agen­da po­lí­ti­co elei­to­ral, mas tem si­do tra­ta­do de for­ma su­per­fi­ci­al e po­pu­lis­ta, mui­to lon­ge da re­a­li­da­de do se­tor e dos efe­ti­vos pro­ble­mas do sa­ne­a­men­to.

Mas, o elei­tor me­re­ce mais do que is­so. O elei­tor me­re­ce a ver­da­de. Até por­que, Go­i­ás já tem um bom ca­mi­nho an­da­do com o tra­ba­lho da Secima (Meio Am­bi­en­te) e da Sa­ne­a­go, con­ces­sio­ná­ria de água e es­go­to que atua em 226 de um to­tal de 246 mu­ni­cí­pios go­i­a­nos.

A Sa­ne­a­go com­ple­ta ago­ra 51 anos de exis­tên­cia e de tra­ba­lho, aten­den­do mais de 5,5 mi­lhões de go­i­a­nos. Pra­ti­ca­men­te 97% da po­pu­la­ção ur­ba­na do es­ta­do con­ta com o ser­vi­ço de água tra­ta­da e 58% tem aces­so ao ser­vi­ço de es­go­ta­men­to sa­ni­tá­rio. Uma em­pre­sa que tem apro­va­ção de 67% das pes­so­as com con­cei­tos bom e ótimo, con­tra ape­nas 7% de ruim ou péssimo.

Tra­ta-se de uma das seis mai­o­res em­pre­sas do se­tor de sa­ne­a­men­to no Bra­sil e a mai­or em­pre­sa es­ta­tal do Cen­tro Oes­te bra­si­lei­ro. É re­fe­rên­cia em ges­tão cor­po­ra­ti­va, ten­do si­do pi­o­nei­ra na ade­qua­ção à no­va Lei das Es­ta­tais, com al­to pa­drão de tran­spa­rên­cia e va­lo­res éti­cos. A em­pre­sa tem ex­ce­len­tes nú­me­ros no seu ba­lan­ço, pos­sui Ra­ting de in­ves­ti­men­to, bai­xo en­di­vi­da­men­to e res­pei­to de to­dos os seus em­pre­ga­dos.

Por­tan­to, afir­ma­ções co­mo, prá­ti­ca de cai­xa 2, cor­rup­ção, des­vio, pro­pi­na e fal­ta de pla­ne­ja­men­to são com­ple­ta­men­te fal­sas, chei­as de in­ten­ções es­cu­sas e in­di­cam com­ple­ta ig­no­rân­cia e des­co­nhe­ci­men­to da em­pre­sa e da sua for­ma de ope­rar. São ila­ções des­mo­ra­li­za­das pe­los re­sul­ta­dos da em­pre­sa e que só cau­sam a re­pul­sa dos seus 6.000 em­pre­ga­dos.

In­fe­liz­men­te, pés­si­mos exem­plos não nos fal­tam na po­lí­ti­ca go­i­a­na. A Sa­ne­a­go e seu CNPJ, a par­tir de de­nún­cia e ins­pi­ra­ção do can­di­da­to e se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do foi acu­sa­da pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF) e se tor­nou ví­ti­ma da cha­ma­da Ope­ra­ção De­can­ta­ção, que trou­xe enor­me pre­ju­í­zo pa­ra a po­pu­la­ção, atra­san­do em dois anos a uni­ver­sa­li­za­ção do es­go­to em Go­i­â­nia e cau­san­do enor­me cri­se hí­dri­ca em Bra­sí­lia, gra­ças à pa­ra­li­sa­ção das obras do Sis­te­ma Co­rum­bá. Coi­sa de 1 bi­lhão de re­ais de pre­ju­í­zo pa­ra a em­pre­sa e um des­gas­te mai­or ain­da pa­ra a po­pu­la­ção.

Até ho­je, dois anos de­pois, nin­guém foi se­quer jul­ga­do ou con­de­na­do. A Sa­ne­a­go per­deu um de seus en­ge­nhei­ros, Clau­dio­nor que, hu­mi­lha­do com seus va­lo­res mo­ra­is, aca­bou por co­me­ter su­i­cí­dio. Téc­ni­cos, en­ge­nhei­ros e di­re­to­res fo­ram pre­sos e des­mo­ra­li­za­dos, ape­sar de ho­nes­tos, éti­cos e com bom de­sem­pe­nho na ges­tão.

A em­pre­sa so­freu mui­to com es­sa ir­res­pon­sa­bi­li­da­de e fez o que lhe ca­bia - bus­cou a su­pe­ra­ção. E gra­ças à con­fi­an­ça dos seus usu­á­rios e o tra­ba­lho da equi­pe de fun­cio­ná­rios en­fren­tou a cri­se hí­dri­ca de 2017 e cons­tru­iu so­lu­ções que ga­ran­ti­ram a água em to­dos os 226 mu­ni­cí­pios em 2018, sem ex­ce­ção. A Sa­ne­a­go re­cu­pe­rou a au­to­es­ti­ma.

De for­ma es­pe­ci­al, em pa­re­ce­ria com a Secima, a Sa­ne­a­go ga­ran­tiu o abas­te­ci­men­to de água, ape­sar das brus­cas que­das de va­zão, oca­si­o­na­das pe­la re­ti­ra­da des­con­tro­la­da de água do Rio Meia Pon­te, im­por­tan­te ma­nan­cial que tem vo­ca­ção pa­ra o abas­te­ci­men­to da po­pu­la­ção da Re­gi­ão Me­tro­po­li­ta­na.

Por is­so, é du­ro ver se­to­res do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Es­ta­du­al (MP), da mí­dia, da po­lí­ti­ca e até mes­mo do Co­mi­tê da Ba­cia, tor­cen­do pe­la fal­ta d’água pa­ra ob­ter ho­lo­fo­tes, ga­nhar no­to­ri­e­da­de ou  van­ta­gens po­lí­ti­cas.

Mas, in­fe­liz­men­te pa­ra es­sas pes­so­as e fe­liz­men­te pa­ra a po­pu­la­ção, em 2018 não ha­ve­rá fal­ta d’água nas 226 ci­da­des go­i­a­nas gra­ças ao tra­ba­lho de nos­sos 6.000 ser­vi­do­res que, de for­ma si­len­cio­sa, mas efi­ci­en­te, cum­pri­ram sua mis­são.

A In­te­gra­ção dos Sis­te­mas Jo­ão Lei­te e Meia Pon­te na Re­gi­ão Me­tro­po­li­ta­na, o Sis­te­ma Co­rum­bá, a tran­spo­si­ção do Ca­pi­va­ri, em Aná­po­lis, a uti­li­za­ção de po­ços tu­bu­la­res, a re­du­ção de per­das, as cam­pa­nhas de mo­de­ra­ção do con­su­mo e, so­bre­tu­do, o in­ves­ti­men­to de 500 mi­lhões de re­ais em 2018, ga­ran­tem es­ta ex­pec­ta­ti­va po­si­ti­va e in­di­cam ca­mi­nhos pa­ra uma po­lí­ti­ca sa­u­dá­vel pa­ra o se­tor.

Nos pró­xi­mos qua­tro anos po­de­re­mos uni­ver­sa­li­zar o aten­di­men­to com água tra­ta­da em Go­i­ás e atin­gir 90% de co­ber­tu­ra no es­go­ta­men­to sa­ni­tá­rio a par­tir de re­cur­sos pró­prios e par­ce­rias.

A água não é pro­ble­ma em Go­i­ás, é so­lu­ção. Um es­ta­do que tem mé­dia de 1.500 ml de chu­va por ano, é um es­ta­do aben­ço­a­do. A ques­tão é que to­da es­sa chu­va pre­ci­pi­ta em se­te mes­es e os ou­tros cin­co mes­es são se­cos. Ou se­ja, um de­sa­fio per­fei­ta­men­te su­pe­rá­vel pe­las tec­no­lo­gi­as dis­po­ní­veis, que nos dão op­ções pa­ra trans­for­mar de­sa­fi­os em opor­tu­ni­da­des.

A Sa­ne­a­go tem fei­to is­so, des­de os pri­mei­ros go­ver­nos de Mar­co­ni Pe­ril­lo e con­ti­nua exer­ci­tan­do sua ca­pa­ci­da­de na ges­tão de Jo­sé Eli­ton. Com os in­ves­ti­men­tos re­a­li­za­dos no Sis­te­ma Jo­ão Lei­te, as­so­cia­dos ao Sis­te­ma Meia Pon­te, bus­ca­mos ga­ran­tir água pa­ra os 2,5 mi­lhões de ha­bi­tan­tes da re­gi­ão Me­tro­po­li­ta­na de Go­i­â­nia pe­las pró­xi­mas dé­ca­das.

So­lu­ção pa­re­ci­da es­tá acon­te­cen­do com o Sis­te­ma Co­rum­bá que vai aten­der nes­te ano 4 mi­lhões de pes­so­as no DF e En­tor­no de Bra­sí­lia.

Por­tan­to, for­ta­le­cer es­tas con­quis­tas e con­so­li­dar a Sa­ne­a­go co­mo a gran­de es­ta­tal go­i­a­na é mais do que obri­ga­ção, é opor­tu­ni­da­de.

Parabéns, Saneago!

(Jal­les Fon­tou­ra, pre­si­den­te da Sa­ne­a­go)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias