Home / Opinião

OPINIÃO

Setembro amarelo

O su­i­cí­dio é a ter­cei­ra prin­ci­pal cau­sa de mor­te em in­di­ví­duos en­tre 15 e 44 anos afir­ma a Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al de Sa­ú­de – OMS. Ou se­ja, a ca­da 45 se­gun­dos uma pes­soa co­me­te su­i­cí­dio no mun­do e o Bra­sil es­tá en­tre os dez paí­ses, com os mai­o­res ín­di­ces. Sen­do que os mei­os uti­li­za­dos pa­ra cei­far a vi­da po­dem ser des­de o uso de pes­ti­ci­das a pu­los de edi­fí­ci­os. To­da es­sa con­jun­tu­ra é pre­o­cu­pan­te!

As ten­ta­ti­vas de su­i­cí­dio são bem mai­o­res do o ato de su­i­cí­dio. Se por aca­so, vo­cê co­nhe­ce al­guém que já fez al­gu­ma ten­ta­ti­va o ris­co de­le ten­tar no­va­men­te po­de ser de até 100 ve­zes. To­do for­ma de le­são a si mes­ma é con­si­de­ra­do um ato su­i­ci­da. Vá­rios fa­to­res es­tão as­so­cia­dos a es­ta ideia, des­de os tran­stor­nos men­tais (de­pres­são, uso de ál­co­ol e dro­gas), fal­ta to­tal de su­por­te so­ci­al, his­tó­ri­co fa­mi­liar ou re­gi­o­nal, a pró­pria von­ta­de de ti­rar a vi­da, pres­sões ex­ter­nas es­tres­san­tes, de­sem­pre­go, en­fim, são vá­rios os fa­to­res exis­ten­tes.

Os su­i­ci­das, ge­ral­men­te, não que­rem ti­rar a pró­pria vi­da e, sim, fi­car li­vre de al­gum so­fri­men­to. Não exis­te uma úni­ca cla­re­za so­bre o mo­ti­vo, o que se sa­be, em di­ver­sos es­tu­dos, é que exis­te uma cla­re­za de se fi­car li­vre do so­fri­men­to e, às ve­zes, o in­di­ví­duo nem tem a de­vi­da con­sci­ên­cia da “mor­te” e do que o pro­ces­so in­tei­ro po­de cau­sar.

Os pen­sa­men­tos di­tos su­i­ci­das po­dem ser con­si­de­ra­dos anor­mais quan­do es­ta for à úni­ca al­ter­na­ti­va pa­ra re­sol­ver os pro­ble­mas. Mas co­mo ten­tar iden­ti­fi­car que es­tes com­por­ta­men­tos são su­i­ci­das? Al­guns com­por­ta­men­tos po­dem ser ana­li­sa­dos quan­do apre­sen­tam al­guns si­nais, tais co­mo: a pró­pria ideia de su­i­cí­dio; mu­dan­ças brus­cas no com­por­ta­men­to; von­ta­de de se iso­lar; a ex­pres­são de que se ele ou ela su­mis­se ou mor­res­se, a vi­da se­ria me­lhor; a exis­tên­cia de al­gu­ma do­en­ça crô­ni­ca; per­da re­pen­ti­na de in­te­res­se por tu­do; abu­so de ál­co­ol e dro­gas e al­guns ca­sos de tran­stor­nos men­tais.

As pes­so­as que ten­tam ti­rar a pró­pria vi­da não são fra­cas, não são vul­ne­rá­veis, ape­nas in­di­ví­duos que en­xer­gam os pro­ble­mas de ma­nei­ra di­fe­ren­te da­que­les que não pos­su­em os pen­sa­men­tos su­i­ci­das. Co­mo aju­dar? Ou­ça aten­ta­men­te as pes­so­as ao seu re­dor, te­nha em­pa­tia e fo­ca­li­ze sem­pre nos sen­ti­men­tos al­hei­os, es­te é o pri­mei­ro pas­so. Tra­te com res­pei­to, fa­ça uma abor­da­gem cla­ra e sem jul­ga­men­to. Não jul­gue o pro­ble­ma da ou­tra pes­soa, pois, ca­da um en­xer­ga o pro­ble­ma de for­ma di­fe­ren­te. Ca­so vo­cê não es­te­ja sa­ben­do li­dar com es­te ti­po de si­tu­a­ção, fa­ça al­gu­mas per­gun­tas bá­si­cas, tais co­mo: exis­te al­go que es­tá dei­xan­do vo­cê tris­te?; Pas­sa pe­la sua men­te que nin­guém es­tá pre­o­cu­pan­do vo­cê?; Acha que a vi­da não va­le a pe­na mais? Após, ofe­re­ça apoio emo­cio­nal e en­ca­mi­nhe ime­di­a­ta­men­te a pes­soa pa­ra que ela pro­cu­re aju­da de um psi­có­lo­go ou psi­có­lo­ga. O CVV e o te­le­fo­ne 188 tam­bém po­de aju­dar. Não é fres­cu­ra, não é fal­ta de “ver­go­nha na ca­ra”. É um pro­ble­ma gra­ve que de­ve ser vis­to de for­ma sé­ria e com mui­to apoio so­ci­al e emo­cio­nal. Se­tem­bro ama­re­lo, mês da pre­ven­ção do su­i­cí­dio.

(Mau­rí­cio Va­la­dão, pro­fes­sor, mes­tre e dou­to­ran­do em Psi­co­lo­gia)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias