Home / Opinião

OPINIÃO

Sou candidato, mas a ser um político diferente

Des­de que me en­ten­do por gen­te, co­nhe­ço a po­lí­ti­ca co­mo um sím­bo­lo da hi­po­cri­sia, das pro­mes­sas mi­ra­bo­lan­tes, on­de as pes­so­as pro­me­tem co­mo sem fal­ta e des­cum­prem co­mo sem dú­vi­da.

De­pois de dé­ca­das de vi­vên­cia ob­ser­van­do, ve­jo que a coi­sa de­ve ser pro­vei­to­sa, pois ge­ra­ções e mais ge­ra­ções vi­vem apro­vei­tan­do-se das be­nes­ses do car­go, for­man­do oli­gar­quias com des­la­va­das in­ten­ções de en­tra­rem po­bres e saí­rem ri­cas, trans­mi­tin­do aos her­dei­ros as for­mas de se per­pe­tu­a­rem no po­der.

Ape­sar de ter es­tu­da­do e ob­ser­va­do por dé­ca­das o com­por­ta­men­to hu­ma­no, ain­da não con­ce­bi a ra­zão de um po­lí­ti­co gas­tar dez mi­lhões em uma cam­pa­nha quan­do os ga­nhos do car­go lhe ren­dem me­nos de um dé­ci­mo do que in­ves­tiu, le­van­do o mais ig­no­ran­te dos ape­deu­tas a con­clu­ir que o car­go lhe ren­de­rá di­nhei­ro gros­so, pois nin­guém in­ves­te pe­sa­do em um ne­gó­cio que de an­te­mão lhe da­rá pre­ju­í­zo.

Não creio na­que­le que na épo­ca das cam­pa­nhas abra­ça in­dis­cri­mi­na­da­men­te o ri­co e o po­bre (mais o po­bre do que o ri­co), ti­ran­do re­tra­to com me­ni­no pe­re­ben­to nos bra­ços e dan­do aten­ção a tu­do quan­to é  vi­ven­te que re­pre­sen­ta um vo­to, sem­pre os­ten­tan­do um lar­go sor­ri­so de ore­lha a ore­lha, que nos dei­xa na dú­vi­da se es­tá rin­do pra gen­te ou da gen­te.

Ve­jo, co­mo a mais tri­vi­al das si­tu­a­ções, as pro­mes­sas mi­ra­bo­lan­tes de gen­te que só apa­re­ce sa­zo­nal­men­te, de qua­tro em qua­tro anos, co­mo se trou­xes­se um em­bor­nal cheio de pro­mes­sas ir­re­a­li­zá­veis, pois com a atu­al cri­se, ca­da vez mais gra­ve, não se po­de ga­ran­tir com cer­te­za o pão de ama­nhã, que di­rá uma vi­da al­vis­sa­rei­ra, co­mo pro­me­tem os ines­cru­pu­lo­sos se­me­a­do­res de es­pe­ran­ças, pois pro­me­ter não cus­ta na­da, e des­cum­prir faz par­te da sua vi­da de ca­ra-de-pau, que re­pe­te a do­se a ca­da qua­tro anos na mai­or des­fa­ça­tez.

Po­dem me per­gun­tar: e por que, de­sa­cre­di­tan­do nos po­lí­ti­cos pro­fis­si­o­nais, eu me ar­ris­co a en­trar jus­ta­men­te num meio que en­xer­go co­mo o su­pras­su­mo do que abo­mi­no?

Por­que aqui de fo­ra, no pa­pel de ali­men­ta­dor des­sa si­tu­a­ção com o vo­to que os man­tem, na­da pos­so fa­zer, se não me in­fil­trar ne­la pa­ra des­co­brir co­mo cor­ri­gir as ex­cres­cên­cias e com­ba­ter de den­tro pa­ra fo­ra com co­nhe­ci­men­to de cau­sa.

Já nes­te iní­cio de cam­pa­nha, vou avi­san­do a pre­ten­sos elei­to­res acos­tu­ma­dos a en­gor­dar as ur­nas com vo­tos em­bru­lha­dos em sin­ce­ri­da­de sus­pei­ta, que não com­pro vo­tos de nin­guém, pois guar­do mui­ta co­e­rên­cia e não se­ria ló­gi­co com­ba­ter o fa­to pra­ti­can­do o mes­mo que com­ba­to; quem qui­ser mer­car a con­sci­ên­cia, que ven­da o vo­to pra ou­tro, pois não que­ro ago­ra, de­pois de uma lon­ga vi­da lim­pa cons­pur­car mi­nha con­sci­ên­cia, sa­ir da mi­nha co­e­rên­cia  em tro­ca de uma ca­dei­ra ma­cia na As­sem­bleia.

Quem qui­ser ser meu se­gui­dor, que se­ja co­e­ren­te co­mo sou, com­ba­ten­do as mor­do­mi­as, a pro­fis­si­o­na­li­za­ção da po­lí­ti­ca, que se trans­mu­dou de um ser­vi­ço pú­bli­co em prol do ci­da­dão pa­ra um meio de vi­da e de en­ri­que­ci­men­to sem cau­sa.

Quem com­pra vo­to emi­te um evi­den­te si­nal de que de­se­ja man­ter es­ta si­tu­a­ção pro­pí­cia à po­dri­dão mo­ral, pois a com­pra sub­sti­tui a fal­ta de idei­as, e o elei­tor que tro­ca seu vo­to não po­de­rá plei­te­ar na­da do Go­ver­no, por­que já re­ce­beu o mi­lhei­ro de ti­jo­los, a ces­ta bá­si­ca e a den­ta­du­ra que tro­cou pe­lo vo­to.

As re­des so­ci­ais vêm ba­ten­do fir­me pa­ra que não se re­e­le­ja quem já de­tém man­da­to, mas  não se po­de ser tão ra­di­cal, a pon­to de con­si­de­rar pi­lan­tras ape­nas pe­lo fa­to de um po­lí­ti­co es­tar ocu­pan­do man­da­to há vá­rios anos: não é sa­lu­tar fa­zer uma ge­ne­ra­li­za­ção, pois é pre­ci­so que se se­pa­re o joio do tri­go, por­que há po­lí­ti­cos sé­rios, mas a mi­no­ria os le­va a na­da po­der fa­zer.

Uma das for­mas de se fa­zer uma boa tri­a­gem pa­ra não des­per­di­çar o vo­to é o elei­tor ve­ri­fi­car a vi­da  par­la­men­tar de um can­di­da­to que plei­teia a re­e­lei­ção, ve­ri­fi­can­do se cum­priu as pro­mes­sas de pa­lan­que, se apre­sen­tou pro­je­tos úte­is ou se con­ti­nua a de­nun­ci­ar o que fez na cam­pa­nha e na­da fez pa­ra cor­ri­gir.

Ho­je exis­tem apli­ca­ti­vos que per­mi­tem afe­rir a vi­da po­lí­ti­ca de qual­quer um: seu tra­ba­lho, sua as­si­du­i­da­de, o cum­pri­men­to de su­as pro­mes­sas, a par­ci­mô­nia nos gas­tos e so­bre­tu­do o seu es­pí­ri­to pú­bli­co, pois é pú­bli­co e no­tó­rio que em ano elei­to­ral é quan­do mais se inau­gu­ram obras, pa­ra pro­cu­rar de­mons­trar tra­ba­lho, e aplau­dir um de­pu­ta­do, se­na­dor ou go­ver­na­dor nu­ma inau­gu­ra­ção equi­va­le a aplau­dir e dar vi­vas a um cai­xa ele­trô­ni­co quan­do a gen­te re­ti­ra o pró­prio di­nhei­ro no ter­mi­nal.

Se­rei um po­lí­ti­co à mo­da an­ti­ga, que pro­cu­ra hon­rar o vo­to, com re­a­li­za­ções co­le­ti­vas, e não com em­pre­gos e si­ne­cu­ras, pois se no re­tró­gra­do Bra­sil o vo­to é obri­ga­tó­rio, não se lhe po­de atri­bu­ir o con­dão de ga­ran­tir a so­bre­vi­vên­cia com um em­pre­go.

Va­mos con­ser­tar Go­i­ás e o Bra­si, mas não com­pran­do pro­mes­sas e ven­den­do con­sci­ên­cia.

(Li­be­ra­to Pó­voa, De­sem­bar­ga­dor apo­sen­ta­do do TJ-TO, Mem­bro-fun­da­dor da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras e da Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras es­cri­tor, ju­ris­ta, his­to­ri­a­dor e ad­vo­ga­do, li­be­ra­to­po­[email protected])

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias