Home / Opinião

OPINIÃO

A confusa e infernal comédia brasileira

O mag­nâ­ni­mo, o po­lí­ma­ta, o evi­ter­no o imor­tal es­cri­tor e po­e­ta ( po­e­sia, de poi­e­sis, gê­ne­se e cri­a­ção) Alig­hi­e­ri,  es­cre­veu a atem­po­ral obra A Di­vi­na Co­mé­dia. Uma mag­ni­fi­ca pa­rá­bo­la do in­fer­no, do pur­ga­tó­rio e do pa­ra­í­so. Tra­ta-se de um ce­ná­rio pa­vo­ro­so, me­do­nho ou dan­tes­co (de Dan­tes, hor­ro­ro­so, me­do­nho ), on­de o su­plí­cio era pro­por­ci­o­nal ao pe­ca­do de mui­tos fa­mo­sos e go­ver­nan­tes do pas­sa­do, já mor­tos.

A obra é cons­ti­tu­í­da de cír­cu­los -no­ve ao to­do, e con­for­me os pe­ca­dos, cri­mes co­me­ti­dos pe­lo in­di­ví­duo em vi­da, ele era en­vi­a­do pa­ra um ou ou­tro de mais tor­tu­ra e so­fri­men­to.

“Era um so­nho dan­tes­co...o tom­ba­di­lho/ que das lu­zer­nas aver­me­lha­das o bri­lho,/em san­gue a se ba­nhar” - Cas­tro Al­ves. Nes­ses ver­sos, o gran­de po­e­ta abo­li­cio­nis­ta se re­fe­re aos su­plí­cios por que pas­sa­vam os es­cra­vos nos na­vi­os ne­grei­ros. Um gri­to de pro­tes­to con­tra es­sa per­ver­si­da­de, co­me­ti­da  por mui­tas na­ções co­mo o Bra­sil im­pé­rio. Fo­mos um dos úl­ti­mos a abo­lir es­sa prá­ti­ca de­su­ma­na e cru­el. Os na­vi­os da es­cra­vi­dão mais pa­re­ci­am ce­ná­rios de um in­fer­no, se­me­lhan­te aos da Di­vi­na Co­mé­dia.

A re­mi­nis­cên­cia aqui a es­sa obra mo­nu­men­tal ale­go­ria,  de Dan­te Alig­hi­e­ri, foi sim­ples­men­te pa­ra con­tex­tu­a­li­zar o te­ma pre­sen­te. E a es­sên­cia é jus­ta­men­te o quan­to de pe­ca­dos, cri­mes, in­dig­ni­da­des, er­ros e tan­ta cor­rup­ção que vem to­man­do cor­po e um jei­to de na­tu­ra­li­za­ção em nos­sos tem­pos, quan­do se fa­la de Bra­sil.

Tu­do is­so me traz à me­mó­ria a fi­ló­so­fa, Han­nah Arendt, com sua te­se de A ba­na­li­da­de do Mal (um re­la­to so­bre a ba­na­li­da­de do na­zis­mo ,de Adolf Eichmann , a man­do e co­mo cúm­pli­ce do ou­tro Adolf , o de­mo­ní­a­co Hit­ler.

Quan­do ana­li­sa­mos a na­tu­re­za do ho­mem, cons­ta­ta­mos o quan­to ele tem de ten­dên­cia ao mal, à vi­o­lên­cia, ao feio, ao in­dig­no, ao in­de­co­ro­so, ao ilí­ci­to e ao ile­gal. Daí foi mui­to ne­ces­sá­ria a cri­a­ção do Es­ta­do, de um Es­ta­do for­te, con­tro­la­dor e opres­sor. Te­o­ri­as de Tho­mas Hob­bes –  Le­vi­a­tã;  e Rous­se­au - Con­tra­to So­ci­al.

Ana­li­san­do aque­les an­ti­gos pe­ca­dos ca­pi­tais (pre­gui­ça, ira, ava­re­za, lu­xú­ria, gu­la, in­ve­ja e or­gu­lho). Os seus des­cen­den­tes so­am co­mo fi­chi­nhas, an­te tan­ta da­na­ção e mal­da­de que es­tes in­fli­gem às pes­so­as. Quer pe­ca­do mais da­no­so e ma­lé­fi­co do que a cor­rup­ção ? Quan­to de mor­tes nas es­tra­das es­bu­ra­ca­das e por fal­ta de as­sis­tên­cia mé­di­ca ? De­ze­nas de mi­lha­res por ano.

Quan­do se pen­sa na vi­o­lên­cia, na mal­da­de, na opres­são, na pri­va­ção que os ho­mens pú­bli­cos, no­ta­da­men­te os go­ver­nan­tes e par­la­men­ta­res, im­põ­em aos ci­da­dã­os e go­ver­na­dos, fi­cam as lem­bran­ças das pe­nas ou cír­cu­los do in­fer­no que eles me­re­cem, ou pos­sam vir a me­re­cer con­for­me um ve­re­dic­to em ju­í­zo fi­nal. Um jul­ga­men­to aos mol­des do Ar­ma­ge­don. Apo­ca­lip­se 16-14-16. Que pe­na eles me­re­cem nu­ma pa­ró­dia à Di­vi­na Co­mé­dia ?

Os ho­mens se or­ga­ni­za­ram em Es­ta­dos, cri­a­ram Cons­ti­tu­i­ções, Es­ta­men­tos, leis, có­di­gos de re­la­ções so­ci­ais, có­di­gos de pu­ni­ção e or­dem. Com to­das es­sas es­tru­tu­ras, MUI­TAS são as vi­o­lên­cias, o des­res­pei­to às leis clas­si­fi­ca­das de di­rei­tos hu­ma­nos;  en­fim, a to­da for­ma de dig­ni­da­de que fi­ca a per­gun­ta(?): e se não hou­ves­se to­do o con­jun­to de re­gras de con­vi­vên­cia e cons­ti­tu­i­ções? As leis de to­das as na­ções ?

Em que grau de in­ci­vi­li­da­de e sel­va­ge­ria es­ta­ria o ho­mem vi­ven­do? A omis­são, o des­ca­so, a de­sas­sis­tên­cia, a in­se­gu­ran­ça pú­bli­ca, o anal­fa­be­tis­mo, a in­sa­lu­bri­da­de pú­bli­ca . To­das cam­pei­am pe­los qua­tro can­tos do Pla­ne­ta.  A mai­o­ria im­pu­ni­da­de. Es­tes bem que po­de­ri­am ser in­ti­tu­la­dos os no­vos pe­ca­dos mor­tais de nos­sos go­ver­nan­tes que não cum­prem os que­si­tos bá­si­cos de di­rei­tos hu­ma­nos.

Al­guns co­men­tá­rios , de  al­gu­mas des­sas fa­lhas de nos­sos go­ver­nan­tes, par­la­men­ta­res e le­gis­la­do­res go­ver­nan­tes (po­der exe­cu­ti­vo) que apli­cam as re­gras, leis e cons­ti­tu­i­ção ela­bo­ra­das pe­los par­la­men­tos (ve­re­a­do­res, de­pu­ta­dos es­ta­du­ais e con­gres­sis­tas). Êi-los .

O pe­ca­do do anal­fa­be­tis­mo. As es­ta­tís­ti­cas do IB­GE de mo­men­to apon­tam que o Bra­sil tem cer­ca de 13 mi­lhões de anal­fa­be­tos ab­so­lu­tos. São pes­so­as (cri­an­ças mai­o­res de 10 anos, jo­vens e adul­tos) que se­quer ra­bis­cam o no­me ou le­em uma pla­ca de en­de­re­ço. São ce­gos to­tais em lei­tu­ra. Cer­ca de 30% da po­pu­la­ção aci­ma de 10 anos se faz de  anal­fa­be­tos fun­cio­nais. São aque­les que não sa­bem os ru­di­men­tos de so­mar e di­vi­dir e mal com­pre­en­dem o pa­rá­gra­fo de um jor­nal. Ou se­ja, so­ma­dos os ab­so­lu­tos e fun­cio­nais o Bra­sil tem cer­ca de 80 mi­lhões de ce­gos es­co­la­res. Uma tra­gé­dia ino­mi­ná­vel, quan­do se pen­sa es­tar­mos na tão de­cla­ma­da era di­gi­tal. Que mo­der­ni­da­de é es­ta de tan­tos anal­fa­be­tos e ain­da es­cra­vi­za­dos do sis­te­ma Ca­pi­ta­lis­ta e con­su­mi­dor ?

São nú­me­ros que pa­re­cem su­bes­ti­ma­dos, por­que a tra­gé­dia es­co­lar nos su­ge­re ser bem mai­or. Que pe­ca­do mai­or do que es­te po­de­ria ser co­me­ti­do pe­los nos­sos man­da­tá­rios?

Os di­rei­tos aos cui­da­dos bá­si­cos de sa­ú­de. Os ce­ná­rios da fal­ta de as­sis­tên­cia mé­di­ca são mos­tra­dos di­a­ria­men­te nos te­le­jor­nais. São ce­nas de sen­si­bi­li­zar os mais for­tes co­ra­ções. Ho­je, no Bra­sil, ado­e­cer e bus­car aju­da no SUS é um SOS sem ga­ran­tia de so­cor­ro. As mor­tes nas por­tas dos hos­pi­tais pú­bli­cos já não es­pan­tam nin­guém, va­mos co­mo que nos na­tu­ra­li­zan­do com as tra­gé­di­as dos des­man­dos e in­ge­rên­cias dos go­ver­nan­tes e po­lí­ti­cos.

Os mé­di­cos que aten­dem nas uni­da­des de sa­ú­de dos go­ver­nos po­dem ter e têm a sua par­ce­la de cul­pa. Is­to tem si­do com­pro­va­do, mas a má re­mu­ne­ra­ção des­ses pro­fis­si­o­nais e as pre­cá­rias con­di­ções de as­sis­tên­cia, ma­te­ri­al, ins­tru­men­tal e pre­di­al, cons­ti­tu­em uma crô­ni­ca e tris­te re­a­li­da­de em to­dos os ní­veis de go­ver­no. Uma omis­são pú­bli­ca sem pu­ni­ção.

De sor­te que es­ses dois pe­ca­dos ca­pi­tais, por si sós, são pro­vas ro­bus­tas e in­cle­men­tes pa­ra co­lo­car mui­tos de nos­sos lí­de­res po­lí­ti­cos no ban­co do Ar­ma­ge­don. E aí o ve­re­di­to fi­nal :  só mes­mo Deus pa­ra um jul­ga­men­to jus­to e de­vi­das pe­nas pa­ra tan­to pe­ca­do.  Qual o cír­cu­lo do in­fer­no me­re­cem mui­tos des­ses cri­mi­no­sos go­ver­nan­tes que pen­sam ape­nas em si, em se en­ri­que­cer e se lo­cu­ple­tar às ex­pen­sas de di­nhei­ro pú­bli­co ? As re­ve­la­ções dos cor­rup­tos de­la­to­res , da ope­ra­ção La­va-Ja­to, são pe­que­nas mos­tras da gran­de tra­gé­dia que é a po­lí­ti­ca da cor­rup­ção, do com­pa­drio cri­mi­no­so , em que se trans­for­mou o Bra­sil dos três úl­ti­mos pre­si­den­tes; Lu­la da Sil­va, Dil­ma Rous­seff e Mi­chel Te­mer. São to­dos fa­ri­nha do mes­mo far­do. Quão tris­te ce­ná­rio, es­te em que vi­ve­mos.    ou­tu­bro 2018

(Jo­ão Jo­a­quim, mé­di­co, ar­ti­cu­lis­ta DM. fa­ce­bo­ok/ jo­ão jo­a­quim de oli­vei­ra  www.drjo­ao­jo­a­quim.blog­spot.com - What­sApp (62)98224-8810)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias