Home / Opinião

OPINIÃO

A democracia diante do abismo

Há mo­men­tos na vi­da em que te­mos que es­co­lher de que la­do po­li­ti­ca­men­te nos co­lo­ca­mos.

Ou do la­do da de­mo­cra­cia que res­pei­ta as li­ber­da­des, per­mi­te a ma­ni­fes­ta­ção dos ci­da­dã­os e se en­ten­de den­tro de um Es­ta­do de­mo­crá­ti­co de di­rei­to.

Ou do la­do de quem a ne­ga, exal­ta a di­ta­du­ra mi­li­tar de 1964, mag­ni­fi­ca seus tor­tu­ra­do­res, que, se­gun­do ele, nem de­vi­am tor­tu­rar, mas sim­ples­men­te fu­zi­lar, a co­me­çar pe­lo ex-pre­si­den­te Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so, que abo­mi­na e pre­ga a re­pres­são aos ho­mo­a­fe­ti­vos, que des­mo­ra­li­za os qui­lom­bo­las que, se­gu­do ele, nem ser­vem pa­ra re­pro­du­zir, que des­pre­za os in­dí­ge­nas,que pa­tro­ci­na uma ar­ma na mão de ca­da bra­si­lei­ro e que pu­bli­ca­men­te hu­mi­lha a pró­pria fi­lha, fru­to de uma “fra­que­ja­da” e se­ria in­ca­paz de amar um fi­lho ho­mo­a­fe­ti­vo.

Es­se, um ex-ca­pi­tão apo­sen­ta­do, sem qual­quer ex­pe­ri­ên­cia de ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca que con­fes­sa que na­da en­ten­de de eco­no­mia, de sa­ú­de e de edu­ca­ção, pois pa­ra is­so exis­tem os res­pec­ti­vos mi­nis­tros… Nem se dá con­ta de que é mis­são do Pre­si­den­te de­fi­nir as po­lí­ti­cas pú­bli­cas, mos­trar um ru­mo pa­ra a na­ção e en­tre­gar as exe­cu­ções a mi­nis­tros com­pe­ten­tes.

Tal can­di­da­to ma­jor­ti­á­rio nas elei­ções do pri­mei­ro tur­no e no se­gun­do igual­men­te mos­tran­do lar­ga van­ta­gem so­bre seu con­cor­ren­te, mos­tra cla­ro vi­és na­zi­fas­cis­ta, se­ja na lin­gua­gem, se­ja nos ges­tos, se­ja na bru­ta­li­da­de de su­as ex­pres­sões.

É uma ver­go­nha pa­ra o pa­ís a in­con­sci­ên­cia da mai­o­ria dos par­ti­dos que não ven­cen­do nas elei­ções, o apoi­am ex­pli­ci­ta­men­te ou dei­xa­ram seus se­gui­do­res li­vres pa­ra es­co­lher o can­di­ta­do. Pen­sam na par­te que é o par­ti­do e não no to­do que é o Bra­sil.

Es­sa neu­tra­li­da­de, nes­te mo­men­to his­tó­ri­co de gran­de ris­co pa­ra a de­mo­cra­cia, se re­ve­la ir­res­pon­sá­vel. O res­sen­ti­men­to e o ódio que to­mou con­ta de boa par­te da so­ci­e­da­de, são os pi­o­res con­se­lhei­ros pa­ra a con­vi­vên­cia de uma so­ci­e­da­de mi­ni­ma­men­te ci­vi­li­za­da.

Não va­le cul­par o po­vo, di­zen­do que é ig­no­ran­te mas que, afi­nal, foi sua op­ção. A ig­no­rân­cia e fal­ta de con­sci­ên­cia é fru­to da von­ta­de das ve­lhas oli­gar­quias e do ca­pi­ta­lis­mo sel­va­gem que gras­sa en­tre nós. Sem­pre qui­se­ram um po­vo ig­no­ran­te e sem con­sci­ên­cia de seus di­rei­tos, pa­ra me­lhor ma­ni­pu­lá-lo e ga­ran­tir seus pri­vi­lé­gios. Não te­mem um po­bre mas têm pa­vor de um po­bre con­sci­en­ti­za­do de sua ci­da­da­nia e que re­cla­ma seus di­rei­tos.

Es­tes, co­mo mos­trou o gran­de his­to­ri­a­dor Jo­sé Ho­nó­rio Ro­dri­gues, es­tu­dan­do as re­la­ções en­tre as oli­gar­quias e o po­vo, sem­pre cons­pi­ra­ram con­tra ele, o hu­mi­lha­ram e lhe ne­ga­ram di­rei­tos e ja­mais ti­ve­ram um pro­je­to po­lí­ti­co pa­ra ele.

O ex-ca­pi­tão de ca­ris fas­cis­ta se ali­nha nes­ta tra­di­ção. Che­gou até a co­pi­ar o le­ma de Hit­ler, “Deutschland über al­les” tra­du­zin­do, “Bra­sil aci­ma de tu­do”. Em seu es­ti­lo ru­de, fo­ra da ci­vi­li­da­de de­mo­crá­ti­ca, pro­me­te com­ba­ter a vi­o­lên­cia rei­nan­te com mais vi­o­lên­cia ain­da, sem se dar con­ta de que as ví­ti­mas pri­mei­ras se­rão os po­bres, os ne­gros e ne­gras, os que têm ou­tra op­ção se­xu­al. Só na pers­pec­ti­va de sua vi­tó­ria, seus se­gui­do­res es­tão an­te­ci­pan­do a vi­o­lên­cia, che­gan­do até a as­sas­si­nar um fa­mo­so mes­tre de ca­po­ei­ra na Ba­hia e mar­car uma su­ás­ti­ca, com fa­ca, na per­na de uma jo­vem mu­lher no Rio Gran­de do Sul.

No mo­men­to atu­al, con­ta mais uma fren­te am­pla do que os par­ti­dos, em de­fe­sa da de­mo­cra­cia ame­a­ça­da e dos di­rei­tos fun­da­men­tais ne­ga­dos. Vi­ve­mos tem­pos de ur­gên­cia. As di­fe­ren­ças de­vem ser re­la­ti­vi­za­das fa­ce a um pe­ri­go que po­de ame­a­çar o des­ti­no de nos­so pa­ís e afe­tar de for­ma ne­ga­ti­va os paí­ses vi­zi­nhos, cu­jas de­mo­cra­cias são tam­bém de bai­xa in­ten­si­da­de. O as­cen­so di­rei­tis­ta no mun­do, se­ja na Eu­ro­pa e nos EUA sai­ria for­ta­le­ci­do e re­pre­sen­ta­ria uma re­gres­so a tem­pos som­bri­os vi­vi­dos na Eu­ro­pa sob o ta­cão de Hit­ler e de Mus­so­li­ni.

Ho­je sa­be­mos que eles ir­rom­pe­ram com um dis­cur­so se­me­lhan­te ao can­di­da­to fas­cis­tói­de: pro­me­ten­do se­gu­ran­ça e re­pres­são a to­dos os que se lhes opu­nham, mui­tos de­les as­sas­si­na­dos ou en­vi­a­dos às câ­ma­ras de ex­ter­mí­nio. Ra­ros con­se­gui­ram re­fu­gi­ar-se no exí­lio, co­mo Eins­tein, Freud, Brecht, Arendt e ou­tros e ou­tras. Não que­re­mos que es­sa his­tó­ria se re­pi­ta em nos­so pa­ís.

Por is­so, va­le res­pei­tar a li­ber­da­de do vo­to, mas que se­ja con­sci­en­te e que me­ça seu sig­ni­fi­ca­do pa­ra si mes­mo, pa­ra seus fa­mi­lia­res e pa­ra o fu­tu­ro de nos­so pa­ís.

Não po­de­mos pas­sar aos olhos dos es­tran­gei­ros que se pre­o­cu­pam enor­me­men­te com as nos­sas elei­ções, co­mo uma na­ção pá­ria que re­gri­de a tem­pos e à po­lí­ti­cas ma­lé­vo­las que to­dos que­re­mos re­pe­tir:”Nun­ca mais”.

(Le­o­nar­do Boff é te­ó­lo­go, fi­lo­so­fo e es­cri­tor)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias