Home / Opinião

OPINIÃO

A democracia e o voto

Quan­do in­gres­sei na Uni­ver­si­da­de, aos meus de­zes­seis anos, lem­bro-me  da imen­sa von­ta­de que tí­nha­mos de ter o di­rei­to do vo­to re­co­nhe­ci­do. O mo­vi­men­to es­tu­dan­til e a ju­ven­tu­de se for­ta­le­ci­am con­for­me es­se de­se­jo cres­cia. Fo­mos às ru­as de­ter­mi­na­dos em fa­zer pre­va­le­cer um re­gi­me de­mo­crá­ti­co que ga­ran­tis­se as di­ver­sas re­pre­sen­ta­ti­vi­da­des po­lí­ti­cas.

De­pois de trin­ta e três anos das Di­re­tas Já e com­ple­ta­dos ago­ra os trin­ta anos  da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral de 88, o vo­to pa­re­ce ter me­nos re­le­vân­cia e va­lor. O co­mum é ver­mos o quão a po­lí­ti­ca es­tá su­bes­ti­ma­da pe­la po­pu­la­ção, mas em­bo­ra ha­ja uma des­cren­ça, ve­jo uma re­a­ção das pes­so­as e a re­to­ma­da da es­pe­ran­ça quan­do elas são ou­vi­das  e quan­do su­as par­ti­ci­pa­ções e vo­zes são im­pul­si­o­na­das. Pro­pos­tas cla­ras e vi­á­veis são mui­to bem re­ce­bi­das pe­la po­pu­la­ção!

De fa­to, a po­lí­ti­ca é no­ci­va por­que os seus agen­tes a tor­na­ram as­sim, mas is­so não a co­lo­ca em um lu­gar im­pos­sí­vel de mu­dan­ça. Ela ain­da é o es­pa­ço que pos­si­bi­li­ta a trans­for­ma­ção das re­a­li­da­des, ao pas­so que a par­ti­ci­pa­ção po­pu­lar pos­sui im­por­tân­cia fun­da­men­tal nes­se pro­ces­so.

Um le­van­ta­men­to fei­to pe­lo Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE) de­mons­tra que Go­i­ás tem um to­tal de 4.454.497 elei­to­res ap­tos a vo­tar no plei­to des­te ano. As mu­lhe­res são mai­o­ria, as­sim co­mo as pes­so­as sol­tei­ras, com ní­vel mé­dio de es­co­la­ri­da­de e com ida­de en­tre 35 e 39 anos.  De acor­do com o es­tu­do, 52,4% dos elei­to­res são mu­lhe­res, e os ou­tros 47,6%, ho­mens.

É cla­ro que o olhar pa­ra os no­vos mo­vi­men­tos de mu­lhe­res vem to­man­do for­ça! Vá­ri­as cam­pa­nhas po­lí­ti­cas, in­clu­si­ve as de can­di­da­tos ho­mens, nor­tei­am su­as cam­pa­nhas pa­ra aten­der e al­can­çar es­te pú­bli­co.  Con­tu­do, é fun­da­men­tal que es­te­ja­mos pre­o­cu­pa­dos com as pro­pos­tas de to­dos e que olhe­mos com aten­ção às mu­lhe­res que se atre­vem a en­trar nes­se re­du­to ain­da tão hos­til à elas.

Mas por que o vo­to im­por­ta tan­to?

Por que te­mos a li­ber­da­de em ter em quem vo­tar, e es­se é o gran­de es­pí­ri­to da de­mo­cra­cia! Vo­tar bran­cos e/ou nu­los in­va­li­da nos­sos an­sei­os e re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de, mes­mo se mais de 50% da po­pu­la­ção de­ci­dir não vo­tar. Ao con­trá­rio do que di­zem por aí, es­sa si­tu­a­ção não in­va­li­da uma elei­ção e nos dei­xa de fo­ra da de­ci­são de con­fi­gu­ra­ção do plei­to se­guin­te.

Seu vo­to po­de mu­dar o ru­mo das ci­da­des e da sua vi­da! To­dos os di­as so­mos atra­ves­sa­dos pe­las de­ci­sões to­ma­das nas es­fe­ras po­lí­ti­cas.

O vo­to im­por­ta por­que ele sig­ni­fi­ca o po­der que con­quis­ta­mos de de­ci­dir, de trans­for­mar e de re­no­var a po­lí­ti­ca. Vo­te con­sci­en­te, pes­qui­se! Ho­je te­mos mais aces­so às pro­pos­tas e às his­tó­ri­as de to­dos os can­di­da­tos.

Va­mos exer­cer o exer­cí­cio ci­da­dão de com­par­ti­lhar o âni­mo e os per­fis dos can­di­da­tos em que acre­di­ta­mos sig­ni­fi­car a mu­dan­ça. O ce­ná­rio só mu­da se a gen­te mu­da nos­sa pers­pec­ti­va e va­lo­ri­za o que te­mos de gran­de va­lor: a de­mo­cra­cia!

(Jac­que­li­ne Vi­ei­ra, pro­fes­so­ra, ges­to­ra pú­bli­ca, am­bien­ta­lis­ta e can­di­da­ta a de­pu­ta­da es­ta­du­al pe­lo Es­ta­do de Go­i­ás)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias