Home / Opinião

OPINIÃO

A oposição não tem discurso nas eleições da OAB

Ao se apro­xi­mar as elei­ções na OAB-GO, a se re­a­li­za­rem em 30 de no­vem­bro, uma cons­ta­ta­ção po­de ser fa­cil­men­te de­tec­ta­da: a fal­ta de dis­cur­so pa­ra a opo­si­ção. Não im­por­ta se se­jam du­as, três ou qua­tro cha­pas. Uma se­rá si­tu­a­ção e as de­mais opo­si­ção. Em qua­is­quer das hi­pó­tes­es a opo­si­ção não tem ar­gu­men­tos pa­ra a cam­pa­nha. Is­so por­que tu­do que po­de­ria ser re­a­li­za­do já foi ou es­tá sen­do fei­to pe­los atu­ais ad­mi­nis­tra­do­res, res­tan­do aos opo­si­to­res ape­nas usar os mé­to­dos ul­tra­pas­sa­dos da fa­le­ci­da OAB For­te de com­pra de vo­tos, cam­pa­nha di­fa­ma­tó­ria, pro­pa­gan­da men­ti­ro­sa e ou­tras con­du­tas per­ni­cio­sas for­mu­la­das por mar­que­tei­ros con­tra­ta­dos a pe­so de ou­ro .

O que a atu­al ad­mi­nis­tra­ção da OAB fez, e es­tá fa­zen­do, é o que fa­ria qual­quer do­na de ca­sa, che­fe de fa­mí­lia, co­mer­cian­te ou go­ver­nan­te: em épo­ca de cri­se, fal­tan­do di­nhei­ro, o bom sen­so apon­ta pa­ra ne­ces­si­da­de de eco­no­mia, ele­gen­do pri­o­ri­da­des que ca­bem no or­ça­men­to, pa­gar dí­vi­das exis­ten­tes e não fa­zer no­vas. Na­da de cons­tru­ções sun­tu­o­sas e ir­res­pon­sá­veis com ob­je­ti­vos elei­to­rei­ros, fa­zen­do dí­vi­das. O cor­re­to se­rá pa­gar as dí­vi­das exis­ten­tes lim­pan­do o no­me da ins­ti­tu­i­ção, en­xu­gar o nú­me­ro de fun­cio­ná­rios, ra­ci­o­na­li­zar os pro­ce­di­men­tos ad­mi­nis­tra­ti­vos, mo­der­ni­zar os equi­pa­men­tos in­for­ma­ti­za­dos e pro­ce­der as re­for­mas ne­ces­sá­rias. Tu­do is­to foi e es­tá sen­do fei­to den­tro das pos­si­bi­li­da­des fi­nan­cei­ras, sem fa­zer dí­vi­das.

Cam­pa­nha sem dis­cur­so sig­ni­fi­ca fa­lar mui­to e não di­zer na­da. Os su­ces­so­res da OAB For­te es­tão mais in­fla­dos do que ba­lão fu­ra­do. Os ar­gu­men­tos usa­dos pe­los opo­si­to­res se re­su­mem a di­zer que Lú­cio Flá­vio é au­to­ri­tá­rio,  que não cum­priu as pro­mes­sas de cam­pa­nha, que es­tá gas­tan­do mui­to em pu­bli­ci­da­de e usan­do a ins­ti­tu­i­ção em seu fa­vor. Os ar­gu­men­tos são mui­to frá­geis e  não sen­si­bi­li­zam o elei­to­ra­do, que são os ad­vo­ga­dos go­i­a­nos. Não há ne­ces­si­da­de de de­fen­der a atu­al ad­mi­nis­tra­ção. A OAB não é ape­nas o Pre­si­den­te. Exis­tem o bra­ço as­sis­ten­ci­al (Casag) e o bra­ço cul­tu­ral (Es­co­la de Ad­vo­ca­cia), além do Con­se­lho, for­ma­do pe­lo con­se­lhei­ros. Tu­do fun­cio­na bem e com to­tal tran­spa­rên­cia.

Cer­ta­men­te que a opo­si­ção, na fal­ta de dis­cur­so, irá usar mé­to­dos já su­pe­ra­dos da po­lí­ti­ca co­mum, que es­tão sen­do re­pu­di­a­dos nas ur­nas. O elei­tor bra­si­lei­ro es­tá ris­can­do do ma­pa to­dos os po­lí­ti­cos pro­fis­si­o­nais que usu­fru­í­am car­gos pú­bli­cos em be­ne­fí­ci­os pró­prio. O mes­mo de­ve acon­te­cer na OAB. A ve­lha po­lí­ti­ca já era. A OAB tem que se­guir pa­ra a fren­te. Pa­ra trás, nun­ca mais! Re­tro­ces­so che­ga a ser fal­ta de in­te­li­gên­cia. E in­te­li­gên­cia é o que não fal­ta aos ad­vo­ga­dos go­i­a­nos. O que os ad­vo­ga­dos que­rem é uma OAB sé­ria e que con­ti­nue a me­re­cer o res­pei­to so­ci­al que sem­pre des­fru­tou na his­to­ria do Bra­sil.

Con­clu­são: a opo­si­ção não tem dis­cur­so nas elei­ções da OAB.

(Is­mar Es­tu­la­no Gar­cia, ad­vo­ga­do, ex-pres­iden­te da OAB-GO, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, es­cri­tor)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias