Home / Opinião

OPINIÃO

A Última Ceia

Da bri­lhan­te e re­co­nhe­ci­da psi­co­gra­fia de Fran­cis­co Cân­di­do Xa­vi­er, das obras di­ta­das pe­lo Es­pí­ri­to Hum­ber­to de Cam­pos, que es­co­lheu, de­pois, o pseu­dô­ni­mo Ir­mão X (após o pro­ces­so que a fa­mí­lia do gran­de es­cri­tor ins­tau­rou con­tra o mé­di­um e a Fe­de­ra­ção Es­pí­ri­ta Bra­si­lei­ra), tra­go, do li­vro “Boa No­va” , o in­te­res­san­te fa­to – A Úl­ti­ma Ceia –, que a se­guir tran­scre­vo:

“Re­u­ni­dos os dis­cí­pu­los em com­pa­nhia de Je­sus, no pri­mei­ro dia das fes­tas da Pás­coa, co­mo de ou­tras ve­zes, o Mes­tre par­tiu o pão com a cos­tu­mei­ra ter­nu­ra. Seu olhar, con­tu­do, em­bo­ra sem tra­ir a se­re­ni­da­de de to­dos os mo­men­tos, apre­sen­ta­va mis­te­ri­o­so ful­gor, co­mo se sua al­ma, na­que­le ins­tan­te, vi­bras­se ain­da mais com os al­tos pla­nos do in­vi­sí­vel.

Os com­pa­nhei­ros co­men­ta­vam com sim­pli­ci­da­de e ale­gria os sen­ti­men­tos do po­vo, en­quan­to o Mes­tre me­di­ta­va, si­len­cio­so.

Em da­do ins­tan­te, ten­do-se fei­to lon­ga pau­sa en­tre os ami­gos pal­ra­do­res, o Mes­si­as acen­tu­ou com fir­me­za im­pres­sio­nan­te:

– Ama­dos: é che­ga­da a ho­ra em que se cum­pri­rá a pro­fe­cia da Es­cri­tu­ra. Hu­mi­lha­do e fe­ri­do, te­rei de en­si­nar em Je­ru­sa­lém a ne­ces­si­da­de do sa­cri­fí­cio pró­prio, pa­ra que não tri­un­fe ape­nas uma es­pé­cie de vi­tó­ria, tão pas­sa­gei­ra quan­to as edi­fi­ca­ções do ego­ís­mo ou do or­gu­lho hu­ma­nos. Os ho­mens têm aplau­di­do, em to­dos os tem­pos, as tri­bu­nas dou­ra­das, as mar­chas re­tum­ban­tes dos exér­ci­tos que se glo­ri­fi­ca­ram com des­po­jos san­gren­tos, os gran­des am­bi­cio­sos que do­mi­na­ram à for­ça o es­pí­ri­to in­qui­e­to das mul­ti­dões; en­tre­tan­to, eu vim de meu Pai pa­ra en­si­nar co­mo tri­un­fam os que tom­bam no mun­do, cum­prin­do um sa­gra­do de­ver de amor, co­mo men­sa­gei­ro de um mun­do me­lhor, on­de rei­nam o bem e a ver­da­de. Mi­nha vi­tó­ria é a dos que sa­bem ser der­ro­ta­dos en­tre os ho­mens, pa­ra tri­un­fa­rem com Deus, na di­vi­na cons­tru­ção de su­as obras, imo­lan­do-se, com ale­gria, pa­ra gló­ria de uma vi­da mai­or.

An­te a re­so­lu­ção ex­pres­sa na­que­las pa­la­vras fir­mes, os com­pa­nhei­ros se en­tre­o­lha­ram, an­sio­sos...

2 – E, fa­lan­do-lhes do di­vi­no com­pro­mis­so com o Pai, de imo­lar-se, pa­ra a re­den­ção da hu­ma­ni­da­de ter­res­tre, pe­lo exem­plo de sub­mis­são à von­ta­de de Deus, des­cre­veu-lhes, em ver­da­dei­ra an­te­vi­são, tu­do que Ele ha­ve­ria de pas­sar, in­for­man­do-lhes, ain­da, da de­fec­ção de um dos seus pró­prios dis­cí­pu­los, que tam­bém ali se en­con­tra­va com eles.

E, pou­san­do no in­ter­lo­cu­tor, Jo­ão, os olhos se­re­nos, acen­tu­ou:

– Em ver­da­de, cum­pre-me afir­mar que não me se­rá pos­sí­vel di­zer-vos tu­do ago­ra; en­tre­tan­to, mais tar­de en­vi­a­rei o Con­so­la­dor, que vos es­cla­re­ce­rá em meu no­me, co­mo ago­ra vos fa­lo em no­me de meu Pai.

E, de­ten­do-se um pou­co a re­fle­tir, con­ti­nuou pa­ra o dis­cí­pu­lo em par­ti­cu­lar:

– Ou­ve, Jo­ão: os de­síg­nios de Deus, se são in­son­dá­veis, tam­bém são in­va­ri­a­vel­men­te jus­tos e sá­bi­os. O es­cân­da­lo de­sa­bro­cha­rá em nos­so pró­prio cír­cu­lo bem-ama­do, mas ser­vi­rá de li­ção a to­dos aque­les que vi­e­rem de­pois de nos­sos pas­sos, no di­vi­no ser­vi­ço do Evan­ge­lho. Eles com­pre­en­de­rão que pa­ra atin­gi­rem a por­ta es­trei­ta da re­nún­cia re­den­to­ra hão de en­con­trar, mui­tas ve­zes, o aban­do­no, a in­gra­ti­dão e o de­sen­ten­di­men­to dos se­res mais que­ri­dos. Is­so re­ve­la­rá a ne­ces­si­da­de de ca­da qual fir­mar-se no seu ca­mi­nho pa­ra Deus, por mais es­pi­nho­so e som­brio que ele se­ja.

O após­to­lo im­pres­sio­na­ra-se vi­va­men­te com as der­ra­dei­ras pa­la­vras do Mes­tre e pas­sou a me­di­tar so­bre seus en­si­nos...

3 – A es­tra­nhe­za e a per­tur­ba­ção dos dis­cí­pu­los fo­ram enor­mes.

Em se­gui­da àque­le stac­ca­to, Je­sus pe­gou um pe­da­ço de pão e, com aque­le jei­to de to­dos co­nhe­ci­do, co­me­çou a dis­tri­buí-lo, em pe­que­nos pe­da­ços aos dis­cí­pu­los, di­zen­do-lhes que aque­le era seu cor­po; pe­gou uma pe­que­na bi­lha e dis­tri­bu­iu a eles o vi­nho, di­zen­do-lhes que era seu san­gue.

Mas, di­an­te da es­tra­nhe­za de Si­mão Pe­dro, pon­de­rou:

– Ama­dos – dis­se Je­sus, com emo­ção –, es­tá mui­to pró­xi­mo o nos­so úl­ti­mo ins­tan­te de tra­ba­lho em con­jun­to e que­ro re­i­te­rar-vos as mi­nhas re­co­men­da­ções de amor, fei­tas des­de o pri­mei­ro dia do apos­to­la­do. Es­te pão sig­ni­fi­ca o do ban­que­te do Evan­ge­lho; es­te vi­nho é o si­nal do es­pí­ri­to re­no­va­dor dos meus en­si­na­men­tos. Cons­ti­tu­i­rão o sím­bo­lo de nos­sa co­mu­nhão pe­re­ne, no sa­gra­do ide­a­lis­mo do amor, com que ope­ra­re­mos no mun­do até o úl­ti­mo dia. To­dos os que par­ti­lha­rem co­nos­co, atra­vés do tem­po, des­se pão eter­no e des­se vi­nho sa­gra­do da al­ma, te­rão o es­pí­ri­to fe­cun­da­do pe­la luz glo­ri­o­sa do Rei­no de Deus, que re­pre­sen­ta o ob­je­ti­vo san­to dos nos­sos des­ti­nos...

4 – Lem­bran­do-se de que o re­ba­nho de Cris­to não é re­pre­sen­ta­do ape­nas pe­las al­mas da Ter­ra, de nos­so Sis­te­ma So­lar (en­car­na­das e de­sen­car­na­das), mas, sus­pei­ta-se, que é for­ma­do tam­bém por al­mas de ou­tros pla­nos de nos­sa ga­lá­xia, re­la­ta Hum­ber­to de Cam­pos.

As­sim, Je­sus, dan­do se­quên­cia à sua pré­di­ca, diz:

– Imen­so é o tra­ba­lho da re­den­ção, mes­mo por­que te­nho ou­tras ove­lhas que não são des­te apris­co; mas o Rei­no nos es­pe­ra com sua eter­ni­da­de lu­mi­no­sa!..

5 – Daí, os dis­cí­pu­los, in­ter­pre­tan­do as ju­ras de as­cen­são es­pi­ri­tual co­mo se fos­sem qua­is as glo­rí­o­las ter­re­nas, ini­ci­a­ram, ali mes­mo, a par­ti­lha dos car­gos do Rei­no que es­ta­va por ins­ta­lar-se, co­lo­can­do-se ca­da um de­les nas mais al­tas  po­si­ções.

O Mes­tre, em sua di­vi­na e me­lan­có­li­ca re­fle­xão, ou­via, pre­o­cu­pa­do, por al­gum tem­po, a acir­ra­da dis­cus­são.

Por fim, in­ter­rom­pen­do sua pa­les­tra ín­ti­ma com Jo­ão, sen­tin­do a per­sis­ten­te in­sen­si­bi­li­da­de e in­com­pre­en­são dos dis­cí­pu­los, con­tem­plou-os com en­tris­te­ci­da pi­e­da­de, in­for­ma o au­tor:

...Nes­se ins­tan­te, os após­to­los ob­se­va­ram que ele se er­guia. Com es­pan­to de to­dos, des­piu a tú­ni­ca sin­ge­la e cin­giu-se com uma to­a­lha em tor­no dos rins, à mo­da dos es­cra­vos mais ín­ti­mos, a ser­vi­ço dos seus se­nho­res. E co­mo se fos­sem dis­pen­sá­veis as pa­la­vras, na­que­la ho­ra de­ci­si­va de exem­pli­fi­ca­ção, to­mou de um va­so de água per­fu­ma­da e, ajo­e­lhan­do-se, co­me­çou a la­var os pés dos dis­cí­pu­los. An­te o pro­tes­to ge­ral em fa­ce da­que­le ato de su­pre­ma hu­mil­da­de, Je­sus re­pe­tiu o seu imor­re­dou­ro en­si­na­men­to:

–  Vós me cha­mais Mes­tre e Se­nhor e di­zeis bem, por­que eu o sou. Se eu, Se­nhor e Mes­tre, vos la­vo os pés, de­veis igual­men­te la­var os pés uns dos ou­tros no ca­mi­nho da vi­da, por­que no Rei­no do Bem e da Ver­da­de o mai­or se­rá sem­pre aque­le que se fez sin­ce­ra­men­te o me­nor de to­dos.”

(Wei­mar Mu­niz de Oli­vei­ra. wei­[email protected])

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias