Home / Opinião

OPINIÃO

A uma juíza em desespero...

...que no Pa­rá, há pou­cos di­as, gri­tou aos qua­tro ven­tos e ago­ra tem a ilu­são do aco­lhi­men­to. Re­ce­ba, nos ver­sos do po­e­ta an­ti­go, o con­se­lho de quem vi­veu os mes­mos tor­men­tos: “Acos­tu­ma-te à la­ma que te es­pe­ra..., o bei­jo, ami­go, é a vés­pe­ra do es­car­ro, a mão que afa­ga é a mes­ma que ape­dre­ja”.

Nin­guém cer­ta­men­te nas­ceu pa­ra ser ju­iz (que me­re­ça o no­me) no Pa­rá, em Mi­nas, em Go­i­ás, Rio de Ja­nei­ro ou em qual­quer ou­tro Es­ta­do do Pa­ís, da for­ma que es­tá sen­do.

Não nas­ce­mos pa­ra ser­mos per­se­gui­dos quan­do cum­pri­mos nos­so de­ver en­quan­to ou­tros são lou­va­dos, re­ve­ren­ci­a­dos e pro­mo­vi­dos por se­rem omis­sos e até cor­rup­tos.

Cer­ta­men­te não es­ta­va no de­síg­nio do Cri­a­dor que quem se de­vo­ta a dis­tri­bu­ir jus­ti­ça com isen­ção e im­par­cia­li­da­de se­ja ele pró­prio um in­jus­ti­ça­do, que tem por ju­í­zes seus al­go­zes.

Tam­bém pas­sou lon­ge da von­ta­de do le­gis­la­dor que o CNJ, que vi­ria pa­ra ga­ran­tir nos­sa in­de­pen­dên­cia fun­cio­nal, te­nha se ali­a­do aos tri­bu­nais que de­ve­ria fis­ca­li­zar, trans­mu­dan­do-se em ór­gão de in­qui­si­ção e pa­tru­lha­men­to ide­o­ló­gi­co, mais uma es­ca­da de aces­so aos car­rei­ris­tas.

Dis­se-o bem, ca­ra co­le­ga, no Ju­di­ci­á­rio “Só se pen­sa na pom­pa e cir­cun­stân­cia de ser ju­iz ou de­sem­bar­ga­dor. Es­que­ce-se que, aci­ma de tu­do, so­mos to­dos ser­vi­do­res pú­bli­cos!

Mas is­to não é só no Pa­rá se­não em to­do can­to, por­que quem con­tro­la a jus­ti­ça só tem que te­mer uma coi­sa: o es­cân­da­lo.

En­tão, se vo­cê quer pros­se­guir nes­ta em­prei­ta­da, que já sa­be tão pe­no­sa, si­ga o exem­plo de um co­le­ga que, des­de Cu­ri­ti­ba, an­tes de in­ves­tir con­tra os gran­des tra­tou de con­quis­tar a opi­ni­ão pú­bli­ca.

Por is­so não se fie em quem, que­ren­do aba­far seu gri­to, vem ago­ra em seu so­cor­ro, pois os tri­bu­nais, cor­re­ge­do­ri­as, CNJ, as­so­cia­ções, não são a so­lu­ção de na­da, mas par­tes do mes­mo pro­ble­ma.

Um fi­ló­so­fo dis­se-nos um dia, fa­lan­do so­bre a car­rei­ra aca­dê­mi­ca, que a ela es­ta­ria ap­to quem não se im­por­tas­se em per­der o amor pró­prio e se con­for­mas­se, dia após dia, ser pre­te­ri­do pe­lo me­dí­o­cre, que são jus­ta­men­te os que, se­gun­do uma Mi­nis­tra, co­man­dam o Ju­di­ci­á­rio.

En­fim, na­da de no­vo sob o sol, por­que lem­bran­do Rui Bar­bo­sa, de tan­to ver tri­un­far as nu­li­da­des, agi­gan­ta­rem-se os po­de­res nas mãos dos maus, fa­tal­men­te che­ga­ria o dia em que nos can­sa­rí­a­mos de ser­mos ho­nes­tos.

Mas se es­te dia ain­da não che­gou, ou­tra pro­fe­cia igual­men­te te­ne­bro­sa há ve­ri­fi­ca­do, por­que “A cor­rup­ção, a par­tir de cer­to ní­vel, exi­ge que to­dos se­jam cor­rup­tos. Quem se re­cu­sa pas­sa a ser al­vo de pres­sões in­sus­ten­tá­veis”.

E por fa­lar em cor­rup­ção, que vo­cê dis­se sis­tê­mi­ca, das du­as uma: ela só quer di­nhei­ro de Bra­sí­lia ou en­tão os es­ta­du­ais so­mos com ela co­ni­ven­tes, pois não fos­se a Fe­de­ral nem Sér­gio Ca­bral en­qua­dra­ria.

Bem vin­da, por­tan­to, ca­ra co­le­ga, à re­a­li­da­de cir­cun­dan­te!Mas, se lhe ser­ve de con­so­lo, sai­ba que não es­tá so­zi­nha, por­que ju­í­zes há em to­da par­te­ que re­sis­ti­ram, mas ao vi­o­lar um có­di­go se­cre­to de hon­ra que re­za, “Que o bom ca­bri­to não ber­ra”, fo­ram co­lo­ca­dos de la­do co­mo es­có­ria.

Por is­so não po­de ha­ver ilu­sões, a de­ci­são de ir ou fi­car ago­ra é sua.

(Danilo Campos, ju­iz de Di­rei­to em Mi­nas Ge­ra­is, apo­sen­ta­do em Mon­tes Cla­ros)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias