Home / Opinião

OPINIÃO

A voz do silêncio

“As opi­ni­ões são co­mo vi­dra­ças. Olha­mos atra­vés de­las mas elas nos se­pa­ram da re­a­li­da­de”. ( Gi­bran Ka­lil Gi­bran ). A von­ta­de es­pi­ri­tual ven­ce sem der­ro­tar nin­guém. Com es­ta fra­se é pos­sí­vel sin­te­ti­zar o con­te­ú­do da pa­les­tra pro­fe­ri­da em Go­i­â­nia, a con­vi­te da So­ci­e­da­de Te­o­só­fi­ca,  pe­lo jor­na­lis­ta e es­cri­tor Car­los Car­do­so Ave­li­ne.

O te­ma de sua bri­lhan­te pa­les­tra foi so­bre o An­thaka­ra­na – a pon­te en­tre a men­te con­cre­ta e a men­te abs­tra­ta, re­pre­sen­tan­do a uni­ão en­tre o pon­to mais bai­xo da me­ne­te abs­tra­ta e o pon­to mais al­to da men­te con­cre­ta, ca­paz de pro­mo­ver a co­ne­xão com nos­so Eu Su­pe­ri­or. Pa­ra Ave­li­ne, “Se não ti­ver­mos um bom con­ta­to com nos­so eu imor­tal te­re­mos pro­ble­mas em nos­sas re­la­ções com os mes­tres de sa­be­do­ria.

Há um cen­tro de paz no co­ra­ção do Ser”. O pa­les­tran­te ci­tou, a pro­pó­si­to do sen­so de bon­da­de pa­ra com os ou­tros e com­pai­xão pe­la ter­ra, uma fra­se de Henry Da­vid Tho­re­au: “De na­da adi­an­ta ter uma be­la ca­sa se eu ti­ver um pla­ne­ta sa­u­dá­vel e de­cen­te, on­de pos­sa co­lo­cá-la”. Is­to é con­sci­ên­cia pla­ne­tá­ria.

Es­tar blo­que­a­do, nes­ta bus­ca de co­ne­xão com nos­so Eu Su­pe­ri­or, é ser ri­go­ro­so com os ou­tros e in­dul­gen­te con­si­go: “A mais du­ra ta­re­fa é ser ri­go­ro­so con­si­go e ge­ne­ro­so com os ou­tros. Es­ta pon­te pa­ra o Eu imor­tal da cri­a­tu­ra hu­ma­na dei­xa de al­can­çar seu pro­pó­si­to de ele­va­ção da con­sci­ên­cia “quan­do a pes­soa fi­ca tris­te com a vi­tó­ria dos ou­tros, ou se ale­gra com a der­ro­ta de ou­trem.

As leis que re­gem a dis­tri­bui­ção da ener­gia di­vi­na não be­ne­fi­ci­am as pes­so­as que só pen­sam em aju­dar a si mes­mas. To­dos nos ima­gi­na­mos gê­ni­os, só fal­tan­do que o res­to da hu­ma­ni­da­de se­ja avi­sa­da de nos­sa ge­ni­a­li­da­de”.

A co­ne­xão com nos­so Eu Su­pe­ri­or  vai bem quan­do há ale­gria sem que al­guém es­te­ja ale­gre, e quan­do há tris­te­za sem que al­guém es­te­ja tris­te, as­si­na­la o te­ó­so­fo e es­cri­tor Car­los Ave­li­ne. É quan­do sen­ti­mos amor sem que exis­ta al­guém a quem pos­sa­mos di­ri­gir o nos­so amor: “Nin­guém po­de di­zer que tem a es­cri­tu­ra do ar da chá­ca­ra que com­prou, me­nos ain­da po­de pos­su­ir a ener­gia da Vi­da – tal sub­stân­cia ino­mi­ná­vel tran­scen­de to­da pa­la­vra ou pen­sa­men­to que te­nham ori­gem no in­te­lec­to hu­ma­no.

Tu­do o que va­le a pe­na ser bus­ca­do não é pas­sí­vel de ser pro­pri­e­da­de par­ti­cu­lar de nin­guém. A quem per­ten­ce a lua? A quem per­ten­ce a at­mos­fe­ra ou o es­pa­ço si­de­ral, em que vi­a­jam os pla­ne­tas e as es­tre­las? Co­mo se po­de ven­der o ar das mon­ta­nhas e o flu­ir dos rios e la­gos?”.

Por to­da par­te per­ce­be-se a ob­ses­são das pes­so­as em fu­gir do si­lên­cio. Em clu­bes cam­pes­tres, lu­ga­res bu­có­li­cos on­de a can­ção dos pás­sa­ros se­ria ca­paz de lem­brar a paz in­te­ri­or, de que tan­to pre­ci­sa­mos, só se ou­ve o ru­í­do in­ces­san­te de ru­í­dos ener­van­tes, a que cha­mam de mú­si­ca. Por que as pes­so­as têm ta­ma­nha di­fi­cul­da­de em con­vi­ver com a so­li­dão e ou­vir a voz do si­lên­cio?

Pa­ra Ave­li­ne, “A pes­soa que tem di­fi­cul­da­de em fi­car em si­lên­cio e so­li­dão é por­que pen­sa que exis­te o si­lên­cio e a so­li­dão – is­to vem da he­re­sia da cren­ça no eu, e da sen­sa­ção de se­pa­ra­ti­vi­da­de. Não há na­da se­pa­ra­do no uni­ver­so, em­bo­ra ha­jam coi­sas dis­tin­tas.

A di­ver­si­da­de não ne­ga a uni­da­de. Pa­ra se ver se a pes­soa es­tá blo­que­a­da em seu An­thaka­ra­na bas­ta ver co­mo ela se ali­men­ta – e não es­tá na­da bem quan­do co­me a so­bre­me­sa com gu­la e avi­dez”. Co­mo Ca­da um de ve­ria o quan­to po­de­ria ser me­lhor do que é, se com­pre­en­des­se que ca­da as­pec­to da vi­da em nos­so co­ti­dia­no re­tra­ta o ní­vel óti­mo, sa­tis­fa­tó­rio ou so­frí­vel de nos­sa ca­mi­nha­da em bus­ca da co­ne­xão com nos­so Eu Su­pe­ri­or.

(Bra­si­gó­is Fe­lí­cio, jor­na­lis­ta e es­cri­tor. Ocu­pa a ca­dei­ra 25 da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, e in­te­gra os qua­dros de ou­tras en­ti­da­des cul­tu­ra­is)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias