Home / Opinião

OPINIÃO

ACS é contra terceirização de atendimento no Copom

A As­so­cia­ção dos Ca­bos e Sol­da­dos da Po­lí­cia Mi­li­tar e Bom­bei­ro Mi­li­tar do Es­ta­do de Go­i­ás repudia a de­ci­são da Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca em ter­cei­ri­zar o ser­vi­ço de aten­di­men­to ao ci­da­dão do Cen­tro de Ope­ra­ções (Co­pom). Na úl­ti­ma quar­ta-fei­ra,10, a SSP e o Co­man­do Ge­ral da PM anun­ci­a­ram uma par­ce­ria com a As­so­cia­ção dos De­fi­cien­tes Fí­si­cos do Es­ta­do de Go­i­ás (Adfego) que vai as­su­mir o ser­vi­ço de te­le aten­di­men­to via nú­me­ro 190. O pre­si­den­te da ACS sar­gen­to Gil­ber­to Cân­di­do de Li­ma con­si­de­ra a de­ci­são ab­sur­da por re­pre­sen­tar ris­co pa­ra os po­li­ci­ais que es­tão nas ati­vi­da­des ope­ra­ci­o­nais de pre­ven­ção e com­ba­te à cri­mi­na­li­da­de e um pre­ju­í­zo pa­ra a so­ci­e­da­de.

Gil­ber­to de Li­ma diz que o as­sun­to não foi dis­cu­ti­do com as en­ti­da­des e diz que a tro­pa não de­ve acei­tar de go­e­la a bai­xo a me­di­da. O pre­si­den­te da ACS acres­cen­ta que o tra­ba­lho do Co­pom só de­ve ser re­a­li­za­do por mi­li­ta­res trei­na­dos, pois uma ava­li­a­ção im­pre­ci­sa ou in­cor­re­ta das cir­cun­stân­cias da ocor­rên­cia po­de co­lo­car em ris­co a vi­da dos po­li­ci­ais que se­rão em­pe­nha­dos pa­ra aten­der o cha­ma­do. “O po­li­ci­al que tra­ba­lha no Co­pom é trei­na­do por mais de um ano na Aca­de­mia da PM. O co­nhe­ci­men­to da fun­ção é es­sen­cial e, por is­so, não po­de ser exe­cu­ta­do por um ci­vil sem ex­pe­ri­ên­cia em ações de se­gu­ran­ça pú­bli­ca. Não po­de­mos acei­tar que pes­so­as sem qua­li­fi­ca­ção e pre­pa­ro as­su­mam uma fun­ção tão de­li­ca­da co­mo es­sa”, pro­tes­ta o pre­si­den­te da ACS.

Não só no Bra­sil, mas tam­bém na po­lí­cia ame­ri­ca­na (emer­gên­cia 911), con­si­de­ra­da uma das mais bem equi­pa­das e pre­pa­ra­das do mun­do, a ati­vi­da­de do te­le aten­di­men­to de emer­gên­cia é fun­ção emi­nen­te­men­te po­li­ci­al, atra­vés de li­ga­ções via te­le­fo­ne pa­ra os acio­na­men­tos de vi­a­tu­ras que vão ser des­lo­ca­das pa­ra aten­der ao cha­ma­do de ur­gên­cia. A jus­ti­fi­ca­ti­va do Es­ta­do pa­ra ado­ção da me­di­da é que te­rá uma eco­no­mia con­si­de­rá­vel em seus gas­tos com pes­so­al ter­cei­ri­za­do, uma vez que o ní­vel sa­la­ri­al é da or­dem de até um ter­ço em re­la­ção ao ser­vi­dor pú­bli­co Po­li­ci­al Mi­li­tar. Aí es­tá a cha­ve da nefasta ter­cei­ri­za­ção. Em vez de pro­mo­ver con­cur­so e au­men­tar o efe­ti­vo da PM go­i­a­na o Go­ver­no ado­ta mais uma de­ci­são que pre­ju­di­ca os mi­li­ta­res e, por con­se­quên­cia, a so­ci­e­da­de.

A ter­cei­ri­za­ção do Co­pom vai afe­tar di­re­ta­men­te 90 mi­li­ta­res que tem a di­fí­cil mis­são de aten­der a po­pu­la­ção e em­pe­nhar as vi­a­tu­ras de área pa­ra pre­ve­nir e com­ba­ter a cri­mi­na­li­da­de. O pre­si­den­te da ACS além de se po­si­cio­nar de ma­nei­ra ve­e­men­te con­tra a ter­cei­ri­za­ção ain­da aler­ta que a res­pon­sa­bi­li­da­de por pro­ble­mas com mi­li­ta­res, por even­tua­is fa­lhas no ser­vi­ço do Co­pom, se­rá de in­tei­ra res­pon­sa­bi­li­da­de do Se­cre­tá­rio de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca e do go­ver­na­dor do Es­ta­do. “ A des­cul­pa da eco­no­mia e re­com­po­si­ção de efe­ti­vo com es­sa ter­cei­ri­za­ção é uma afron­ta ao tra­ba­lho da PM. Va­mos lu­tar e usar de to­dos os mei­os pa­ra evi­tar que is­so acon­te­ça. A fal­ta de efe­ti­vo nas ru­as é fru­to da omis­são dos go­ver­nos que não pro­mo­vem con­cur­sos su­fi­ci­en­tes pa­ra aten­der a po­pu­la­ção que te­rá mais um pre­ju­í­zo ao de­pen­der de gen­te des­pre­pa­ra­da pa­ra au­xi­li­ar quem li­ga pa­ra o Co­pom em bus­ca de so­cor­ro”, fi­na­li­za Gil­ber­to.

(Al­mir Cos­ta. As­ses­so­ria de Im­pren­sa da ACS)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias