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OPINIÃO

Anotações de um cidadão comum

En­tre os vá­rios de­sa­fi­os do no­vo Pre­si­den­te a to­mar pos­se es­tá o de tor­nar re­a­li­da­de um sis­te­ma de en­si­no em que fi­lhos de pa­trões e de em­pre­ga­dos pos­sam es­tu­dar na mes­ma es­co­la e que es­se sis­te­ma ge­re uma ca­pa­ci­da­de de ino­va­ção sig­ni­fi­ca­ti­va que per­mi­ta im­pac­tar a eco­no­mia, de mo­do que es­sa cres­ça com es­ta­bi­li­da­de so­ci­al. A es­co­la tem que ser boa pa­ra o ri­co e pa­ra o po­bre. A es­co­la tem que ser boa pa­ra que pos­sa­mos me­lho­rar de for­ma con­jun­ta, sem­pre. As me­lho­ras de­cor­rem da so­ma da ca­pa­ci­da­de das pes­so­as atu­an­do em con­jun­to pa­ra as mes­mas fi­na­li­da­des.

Pa­ís sem for­ma­ção, ou pa­ís que des­pre­za a for­ma­ção in­te­lec­tu­al é pa­ís sem fu­tu­ro. É per­cep­tí­vel que se não avan­çar­mos nes­se se­gui­men­to es­ta­re­mos in­sis­tin­do no ab­sur­do do sub­de­sen­vol­vi­men­to e pi­or, man­te­re­mos a de­si­gual­da­de atu­al que im­pe­de o pa­ís de usar to­do o po­ten­ci­al de tra­ba­lho li­vre, man­ten­do uma es­cra­vi­dão in­te­lec­tu­al, que por si só man­tém o sub­de­sen­vol­vi­men­to.

A boa edu­ca­ção pro­pi­cia con­di­ções pa­ra sa­ir da po­bre­za, tan­to pes­so­al co­mo na to­ta­li­da­de do pa­ís, pois a boa edu­ca­ção é sem­pre acom­pa­nha­da de ino­va­ção. É fá­cil de en­ten­der: uma for­ça po­de­ro­sa cria uma di­fe­ren­ça de po­ten­ci­al, es­sa di­fe­ren­ça obri­ga ao mo­vi­men­to, o mo­vi­men­to des­lo­ca a pes­soa pa­ra ou­tro pon­to. O ra­ci­o­cí­nio se apli­ca aos paí­ses tam­bém. É o con­cei­to de tra­ba­lho, é a for­ça e o des­lo­ca­men­to.

O de­sa­fio de me­lho­ra é enor­me, pois o pa­ís ne­ces­si­ta de um sal­to enor­me tam­bém pa­ra se igua­lar mi­ni­ma­men­te à Chi­na, por exem­plo, no sis­te­ma de en­si­no. Cri­ar bons sis­te­mas de en­si­no, man­ter mes­tres e atra­ir jo­vens bri­lhan­tes pa­ra o ma­gis­té­rio é só um dos de­sa­fi­os. Des­ne­ces­sá­rio se fa­lar so­bre bons sa­lá­ri­os, bo­as es­co­las, bons equi­pa­men­tos tec­no­ló­gi­cos, bo­as me­to­do­lo­gi­as, etc.

Co­mo pa­ís es­ta­mos amar­ra­dos a um sis­te­ma que não des­lan­cha, tal­vez por­que cul­tu­ral­men­te não va­lo­ri­ze­mos o co­nhe­ci­men­to. Es­ta­mos mui­to li­ga­dos a um sis­te­ma pro­du­ti­vo ge­ra­dor de ren­da e não per­ce­be­mos que a ri­que­za ver­da­dei­ra es­tá no co­nhe­ci­men­to. Co­nhe­ci­men­to é te­o­ria apli­ca­da, com re­sul­ta­dos ob­je­ti­vos.

In­te­res­san­te é que nun­ca per­ce­be­mos mo­vi­men­to de ne­nhum par­ti­do po­lí­ti­co ou de go­ver­nan­tes no sen­ti­do de se im­plan­tar sis­te­mas de en­si­no efi­ca­zes, que ge­rem co­nhe­ci­men­to de ver­da­de e não sim­ples­men­te nú­me­ro de pes­so­as ma­tri­cu­la­das em es­co­las e uni­ver­si­da­des, até por­que nos vá­rios ní­veis não é ne­ces­sá­ria a me­ri­to­cra­cia pa­ra avan­çar en­tre as fa­ses, bas­ta per­ten­cer a um de­ter­mi­na­do gru­po so­ci­al en­qua­dra­do co­mo mi­no­ria que o avan­ço acon­te­ce na­tu­ral­men­te.

Co­nhe­ci­men­to de ver­da­de que ge­ra ino­va­ção de mo­do a com­pe­tir no atu­al ce­ná­rio mun­di­al não es­tá a acon­te­cer no pa­ís, sal­vo em pou­cos ni­chos com pou­ca sig­ni­fi­ca­ção es­ta­tís­ti­ca e al­gu­ma sig­ni­fi­ca­ção eco­nô­mi­ca. Nas con­di­ções atu­ais, co­nhe­ci­men­to e ino­va­ção im­pli­cam obri­ga­to­ri­a­men­te em bai­xís­si­ma de­gra­da­ção am­bien­tal tam­bém. Ge­rar ga­nhos eco­nô­mi­cos com gran­des im­pac­tos no am­bi­en­te faz com que a ba­lan­ça de be­ne­fí­ci­os se man­te­nha de­se­qui­li­bra­da, pois os cus­tos de re­pa­ra­ção são enor­mes e in­cal­cu­lá­veis até. Não es­ta­mos olhan­do pa­ra a fren­te, es­ta­mos pre­sos ao pas­sa­do e pa­ra­dos no pre­sen­te. É um pro­ble­ma. Não es­ta­mos re­a­li­zan­do tra­ba­lho.

(Dio­re­mi­des Aja­la Cris­tal­do, 68 anos, sa­ni­ta­ris­ta, ges­tor em sa­ne­a­men­to, ges­tor de pro­ces­sos, cul­tu­ra uni­ver­sal)

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