Home / Opinião

OPINIÃO

Beiramos a morte da democracia?

Pós pri­mei­ro tur­no das elei­ções de 2018, a di­co­to­mia di­rei­ta/ es­quer­da se ins­tau­ra mais uma vez. Res­ta nos per­gun­tar­mos o que ca­da po­la­ri­za­ção de­fen­de e pa­ra quem de­fen­de. Mills já apon­ta­va em “A eli­te do po­der”, ao fi­nal do sé­cu­lo XIX, as al­tas ro­das (eli­te mi­li­tar, po­lí­ti­ca e eco­nô­mi­ca), e sua na­tu­ra­li­za­ção de uma so­ci­e­da­de de­si­gual, do­mi­na­da pe­la eli­te e por seus pró­prios in­te­res­ses, on­de a hi­e­rar­quia sem­pre foi um fa­tor do­mi­nan­te, e co­mo con­se­quên­cia, a im­pos­si­bi­li­da­de de­mo­crá­ti­ca e a cen­tra­li­za­ção do po­der em uma mi­no­ria que não se in­te­res­sa pe­las mas­sas.

Em ple­no sé­cu­lo XXI, pen­sar a de­mo­cra­cia é um de­sa­fio, que co­me­ça na epis­te­mo­lo­gia da pa­la­vra: “Go­ver­no do po­vo”. Is­so sig­ni­fi­ca que o ci­da­dão co­mum de­ve ter in­flu­ên­cia di­re­ta no pro­ces­so de­ci­só­rio, tal co­mo ter par­ti­ci­pa­ção e igual­da­de po­lí­ti­ca. Es­te é o mo­men­to de re­fle­tir­mos co­mo ga­ran­tir que es­sa de­fi­ni­ção se apli­que de for­ma con­cre­ta, e à qual clas­se per­ten­ce­mos.  Es­sa ga­ran­tia, aci­ma de tu­do, tem iní­cio nas ur­nas, on­de ca­da elei­tor, se­cre­ta­men­te, de­po­si­ta­rá seu vo­to pa­ra o se­gun­do tur­no, de­fi­nin­do o fu­tu­ro do pa­ís.

As­sim, al­guns fa­to­res his­tó­ri­cos de­vem ser re­lem­bra­dos: Em pri­mei­ro, o gol­pe de es­ta­do em 1964, que re­de­fi­niu to­do o pa­no­ra­ma eco­nô­mi­co, po­lí­ti­co e de­mo­crá­ti­co do Bra­sil, cen­su­ran­do a opo­si­ção, ne­gan­do a li­ber­da­de de im­pren­sa, as­sas­si­nan­do e exi­lan­do ino­cen­tes, e im­pe­din­do que fa­mí­lias en­ter­ras­sem su­as ví­ti­mas, em um re­gi­me au­to­ri­tá­rio, re­pres­si­vo, im­po­pu­lis­ta, ba­se­a­do na tor­tu­ra e na de­ten­ção do po­der. Por se­gun­do, o su­frá­gio fe­mi­ni­no: a con­quis­ta das mu­lhe­res ao vo­to, pós mo­vi­men­tos e lu­tas, con­quis­ta­do em 1932 e in­cor­po­ra­do à Cons­ti­tu­i­ção em 1934. Por úl­ti­mo, a re­de­mo­cra­ti­za­ção do pa­ís, em que o re­gi­me mi­li­tar tran­si­tou pa­ra uma no­va his­tó­ria re­pu­bli­ca­na, que per­mi­tiu a aber­tu­ra pa­ra es­pa­ços de dis­cus­são pú­bli­ca e con­se­quen­te­men­te de im­ple­men­ta­ção de po­lí­ti­cas pú­bli­cas e so­ci­ais. Va­le lem­brar que es­sa no­va de­mo­cra­cia so­freu um gol­pe em 2016, quan­do a pre­si­den­ta elei­ta Rous­seff, foi de­pos­ta por in­go­ver­na­bi­li­da­de num par­la­men­to de eli­te.

A emer­gên­cia da de­mo­cra­cia (Sen, 1999) é o pon­to de par­ti­da pa­ra en­ten­der que a frag­men­ta­ção do pro­ces­so de­mo­crá­ti­co dá aber­tu­ra aos ris­cos da im­ple­men­ta­ção de no­vos re­gi­mes au­to­ri­tá­rios, que ti­ram os di­rei­tos do tra­ba­lha­dor, da mu­lher, da co­mu­ni­da­de LGBT, dos ne­gros, in­dí­ge­nas e de to­das as mi­no­ri­as que di­a­ria­men­te lu­tam con­tra a hi­e­rar­quia no po­der, e con­tra a de­si­gual­da­de so­ci­al, de ren­da e de di­rei­tos, on­de só a eli­te é pri­vi­le­gi­a­da. Mi­no­ri­as es­sas que mor­rem to­dos os di­as, de for­ma cru­el, in­jus­ta, agres­si­va e odi­o­sa. Ele­ger um can­di­da­to que le­gi­ti­ma dis­cur­sos ma­chis­tas, ra­cis­tas, ho­mo­fó­bi­cos, con­ser­va­do­res, xe­no­fó­bi­cos e de ódio, é uma ame­a­ça à de­mo­cra­cia cons­tru­í­da à ba­se de lu­tas das mas­sas, em que o de­se­jo e o di­rei­to do ci­da­dão co­mum é par­ti­ci­par do pro­ces­so po­lí­ti­co que de­ter­mi­na seu des­ti­no. O que é per­cep­tí­vel na des­cri­ção de Burckhardt so­bre os ho­mens de eli­te: “São tu­do que nós não so­mos.”

Em um pe­rí­o­do on­de bei­ra­mos à mor­te da de­mo­cra­cia, per­ce­be-se à ne­ces­si­da­de da con­sci­ên­cia de clas­ses e aci­ma de tu­do, con­si­de­rar Le­vistsky em su­as pa­la­vras: “Se um can­di­da­to, em sua vi­da, car­rei­ra po­lí­ti­ca ou du­ran­te a cam­pa­nha, de­fen­deu idei­as an­ti­de­mo­crá­ti­cas, de­ve­mos le­vá-lo a sé­rio e re­sis­tir à ten­ta­ção de apoiá-lo, ain­da que, di­an­te de cir­cun­stân­cias mo­men­tâ­ne­as, pa­re­ça ser uma op­ção acei­tá­vel.”

(Lau­ra Qua­res­ma, dis­cen­te de Ci­ên­cias So­ci­ais, ba­cha­re­la­do em Po­lí­ti­cas Pú­bli­cas - FCS/ UFG)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias