Home / Opinião

OPINIÃO

Benefícios garantidos em lei para as pacientes com câncer de mama

No mês de ou­tu­bro, a aten­ção de­ve ser vol­ta­da ao mais co­mum dos cân­ce­res: o de ma­ma. Em 2017, ano pas­sa­do, mais de 21 mil mu­lhe­res fo­ram aco­me­ti­das pe­la do­en­ça no Bra­sil. Es­ti­ma-se que, até o fi­nal do ano, cer­ca 60 mil ca­sos no­vos se­rão di­ag­nos­ti­ca­dos. O que acha aten­ção nos da­dos aci­ma é, por­tan­to, o quão co­mum é.

Fa­la-se sem­pre - e com ra­zão – a res­pei­to da pre­ven­ção, dos tra­ta­men­tos, da sa­ú­de men­tal e fí­si­ca de quem atra­ves­sa es­se de­li­ca­do pe­rí­o­do, es­pe­ci­al­men­te du­ran­te o Ou­tu­bro Ro­sa, mas o que diz o di­rei­to e nos­sa le­gis­la­ção a res­pei­to do te­ma?

A Lei Fe­de­ral nº 12.732/12 ins­ti­tui os di­rei­tos de pa­ci­en­tes com cân­cer de re­a­li­za­rem o tra­ta­men­to com­ple­to pe­lo SUS (Sis­te­ma Úni­co de Sa­ú­de) e de ini­ci­a­rem o tra­ta­men­to em, no má­xi­mo, 60 di­as após o di­ag­nós­ti­co.

Ao pen­sar­mos em be­ne­fí­ci­os da Pre­vi­dên­cia So­ci­al, po­de­mos ci­tar a Lei Fe­de­ral nº 8.036/90, que es­pe­ci­fi­ca as si­tu­a­ções em que tra­ba­lha­do­res por­ta­do­res de do­en­ças gra­ves po­dem re­a­li­zar o sa­que da quan­tia exis­ten­te em seu FGTS. O in­ci­so XI, in­clu­si­ve, tra­ta es­pe­ci­fi­ca­men­te des­se di­rei­to pa­ra por­ta­do­res de ne­o­pla­sia ma­lig­na.

Além dis­so, to­do ci­da­dão fi­li­a­do ao Re­gi­me Ge­ral de Pre­vi­dên­cia So­ci­al (RGPS) que te­nha uma in­ca­pa­ci­da­de tem­po­rá­ria pa­ra o tra­ba­lho por mais de 15 di­as, in­de­pen­den­te de seu tem­po de con­tri­bui­ção, tem di­rei­to a re­ce­ber au­xí­lio-do­en­ça. É o que cons­ta da Lei Fe­de­ral nº 8.213/91, es­pe­ci­fi­ca­men­te em seus ar­ti­gos 26 e 151. A mes­ma Lei que tra­ta do au­xí­lio-do­en­ça es­ta­be­le­ce o di­rei­to à apo­sen­ta­do­ria por in­va­li­dez.

Ain­da, se­gun­do a Lei Fe­de­ral nº 9.250/95, é di­rei­to da pes­soa com cân­cer a isen­ção do Im­pos­to de Ren­da da Pes­soa Fí­si­ca (IRPF), des­de que te­nham ren­di­men­tos pro­ve­ni­en­tes de apo­sen­ta­do­ria, re­for­ma ou pen­são. É ne­ces­sá­rio que o pos­sí­vel be­ne­fi­ciá­rio pas­se por ser­vi­ço mé­di­co ofi­ci­al afim de ob­ter lau­do pe­ri­ci­al com­pro­ba­tó­rio da do­en­ça.

Con­ti­nu­an­do no que diz res­pei­to à isen­ção de im­pos­tos, o por­ta­dor de do­en­ça que te­nha, em de­cor­rên­cia da mes­ma, al­gu­ma li­mi­ta­ção fí­si­ca quan­to à mo­bi­li­da­de, par­ci­al ou to­tal, tem di­rei­to de fi­car isen­to de pa­gar o Im­pos­to so­bre Pro­du­to In­dus­tri­a­li­za­do (IPI) e o Im­pos­to so­bre Cir­cu­la­ção de Mer­ca­do­ri­as e Ser­vi­ços (ICMS) na com­pra de car­ro no­vo. Va­le lem­brar que a isen­ção se dá pa­ra ve­í­cu­los adap­ta­dos de acor­do com re­co­men­da­ção mé­di­ca e eles de­vem se en­cai­xar em al­guns pré-re­qui­si­tos pa­ra se­rem be­ne­fi­ci­a­dos por lei, de acor­do com as Leis Fe­de­ra­is nºs 8.989/95 e 10.690/03.

Não é pos­sí­vel dei­xar de ci­tar um dos prin­ci­pa­is be­ne­fí­ci­os pa­ra a mu­lher com cân­cer: a re­cons­tru­ção ma­má­ria. Pa­ra as mu­lhe­res, é um dos be­ne­fí­ci­os com a mai­or do­sa­gem de es­pe­ran­ça, sem dú­vi­das, já que tem re­la­ção di­re­ta a au­to­es­ti­ma das pa­ci­en­tes. To­das as pa­ci­en­tes que ti­ve­ram a ma­ma re­ti­ra­da to­tal ou par­ci­al­men­te tem di­rei­to a re­a­li­zar es­se pro­ce­di­men­to nas uni­da­des da re­de de aten­di­men­to do Sis­te­ma Úni­co de Sa­ú­de (SUS). Tan­to es­te quan­to os pla­nos de sa­ú­de são obri­ga­dos a re­a­li­zar es­sa ci­rur­gia, de acor­do com as Leis Fe­de­ra­is nº 9.797/99 e nº 9.656/98.

O cân­cer não é se­le­ti­vo: não há ra­ça, não há cre­do e não há mês. O cân­cer não es­co­lhe. É ne­ces­sá­rio fo­car na in­te­gri­da­de fí­si­ca e psi­co­ló­gi­ca das mu­lhe­res ví­ti­mas do cân­cer de ma­ma, bem co­mo pen­sar em mei­os ade­qua­dos e su­fi­ci­en­tes pa­ra atin­gir a jus­ti­ça, con­si­de­ran­do, prin­ci­pal­men­te, à equi­da­de. A lu­ta é ár­dua e o co­nhe­ci­men­to da lei faz-se ne­ces­sá­rio, já que é ca­paz de tor­nar o pe­rí­o­do me­nos an­gus­ti­an­te.

Mu­lhe­res, co­nhe­çam os seus di­rei­tos, mas, prin­ci­pal­men­te, os rei­vin­di­quem! Es­pa­lhem a in­for­ma­ção!

(Ana Ca­ro­li­na Fleury, ad­vo­ga­da mi­li­tan­te, só­cia – pro­pri­e­tá­ria do Es­cri­tó­rio Ayres, Go­mes & Pe­rei­ra Ad­vo­ca­cia e Con­sul­to­ria Ju­rí­di­ca, Pro­fes­so­ra Uni­ver­si­tá­ria, Se­cre­tá­ria Ge­ral da Co­mis­são de Di­rei­tos Hu­ma­nos da ABRA­CRIM-GO e Vi­ce-Pre­si­den­te da Co­mis­são Es­pe­ci­al de Va­lo­ri­za­ção da OAB-GO)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias