Home / Opinião

OPINIÃO

Bons tempos que não voltam mais!

Há mo­men­tos na vi­da que nos dei­xam acre­di­tar que es­ta­mos ha­bi­tan­do num mun­do di­fe­ren­te, on­de só exis­tem o res­pei­to, a ver­da­de, o bem e o amor. Eu mes­mo já vi­ven­ci­ei al­guns des­ses mo­men­tos agra­dá­veis, no meu pas­sa­do de cri­an­ça, que per­ma­ne­cem vi­vos na mi­nha lem­bran­ça e no meu co­ra­ção, co­mo bên­çã­os ce­les­tia­is. Fa­lo da con­vi­vên­cia amo­ro­sa com meus ines­que­cí­veis pa­is, Sal­va­dor e Dal­va, das ve­zes que es­ti­ve com vo­vô Lô­ra, na sua Fa­zen­da La­mei­rão, quan­do ti­nha me­nos de dez anos, on­de fi­ca­va en­can­ta­do com su­as ser­ras da cor do fir­ma­men­to, de seus re­ga­tos de águas cris­ta­li­nas, dos bu­ri­ti­zais ulu­lan­tes com seus ca­chos ama­re­la­dos e pró­prios pa­ra o fa­bri­co de do­ces e ou­tras igua­ri­as, das fre­quen­tes vi­si­tas que fa­zia à nos­sa que­ri­da Fa­zen­da Chu­va de Man­ga, de en­tão, quan­do con­tem­pla­va, em­be­ve­ci­do, a be­le­za de seu Rio Pal­ma, de águas lím­pi­das e pro­fun­das, do ver­de en­can­ta­dor de sua Ilha Ra­i­nha, de su­as la­go­as, a gran­de e a pe­que­na, re­ple­tas de pi­aus, lam­ba­ris e ou­tros pei­xes, de su­as ma­tas e cer­ra­dos ri­cos de fru­tas de to­da es­pé­cie, das ca­ças em quan­ti­da­des va­ri­a­das, das aves, as mais di­ver­sas, e de su­as vár­ze­as, lin­das e ex­ten­sas, on­de por­cos se ali­men­ta­vam de pe­que­nas raí­zes. Fa­lo, tam­bém, de ma­nei­ra es­pe­ci­al, das con­ver­sas ale­gres e des­con­traí­das com nos­sos sem­pre lem­bra­dos va­quei­ros Lu­iz Xa­vi­er dos San­tos e seu fi­lho Cons­tan­ti­no e com a es­po­sa des­te, Si­ne­zi­na Ca­ne­la, uma mu­lher de al­ma e co­ra­ção pu­ros e das vi­si­tas amá­veis de nos­sos vi­zi­nhos Pa­trí­cio Pe­rei­ra San­ti­a­go, Be­ne­di­to Ri­bei­ro de Me­ne­zes e Cân­di­do Pe­rei­ra Bor­ges, to­dos já oc­to­ge­ná­rios na­que­la épo­ca, oca­si­ões em que me re­la­ta­vam fa­tos in­te­res­san­tes de ou­tro tem­po, que os re­co­lhi no es­ca­ni­nho de mi­nha me­mó­ria, co­mo joi­as pre­ci­o­sas, que até ho­je ain­da são mui­to úte­is na mi­nha vi­da co­mo va­lo­ro­sas li­ções, de que não me es­que­ço. Es­ses ho­mens, va­le di­zer, não ti­nham a sa­be­do­ria dos li­vros, mas pos­su­í­am o sa­ber do po­vo, no que exis­te de mais gra­ti­fi­can­te e ele­va­do. Por is­so, eram que­ri­dos e res­pei­ta­dos.

Co­mo eu era tão fe­liz na­que­la épo­ca e não sa­bia ava­li­ar, ade­qua­da­men­te!

So­men­te mui­tos anos de­pois, já aqui em Go­i­â­nia, é que vim co­nhe­cer o ou­tro la­do da vi­da, de mui­tas di­fi­cul­da­des e de­sen­con­tros. Mas ven­ci, com as gra­ças de Deus e o apoio de gran­des ho­mens e ho­je con­si­de­ro-me uma pes­soa fe­liz. Fe­liz co­mi­go mes­mo, fe­liz com a mi­nha cren­ça re­li­gi­o­sa, fe­liz com a mi­nha fa­mí­lia e fe­liz com os meus ami­gos. É o que bas­ta pa­ra con­ti­nu­ar an­dan­do, com se­gu­ran­ça e se­re­ni­da­de, nes­te mun­do de tan­tas pri­va­ções, in­cer­te­zas e dú­vi­das.

Por fim, à par­te do con­te­ú­do des­te tex­to, a men­sa­gem que me agra­da pas­sar, a quem quei­ra acei­tá-la, é a do amor, não do ódio, do apoio, não da co­bran­ça, do au­xí­lio, não do de­sam­pa­ro, do con­for­to, não da afli­ção, do apre­ço, não do tor­men­to, do per­dão, não da vin­gan­ça, da uni­ão, não da dis­per­são, não fi­can­do, pois, eu a re­mo­er as coi­sas ne­ga­ti­vas do pas­sa­do, mas cons­tru­in­do as pon­tes e ali­cer­ces no pre­sen­te e pa­ra o fu­tu­ro, com pa­la­vras, ges­tos e atos ben­fa­ze­jos. Es­sa é a me­lhor ma­nei­ra de vi­ver­mos bem com a nos­sa pró­pria con­sci­ên­cia e com o pró­xi­mo, que é nos­so ir­mão, in­de­pen­den­te­men­te de cor, se­xo, op­ção re­li­gi­o­sa e po­der eco­nô­mi­co, co­mo nos en­si­nou o do­ce, amá­vel e jus­to Ra­bi da Ga­li­leia.

(Si­se­nan­do Fran­cis­co de Aze­ve­do, ad­vo­ga­do, es­cri­tor, his­to­ri­a­dor, ar­ti­cu­lis­ta do DM e mem­bro da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa – AGI)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias