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OPINIÃO

Brasil-México: o futuro em jogo

SÃO PAU­LO – Co­mo o go­ver­no bra­si­lei­ro em 2005, ao la­do do ar­gen­ti­no, boi­co­tou a for­ma­ção do Acor­do de Li­vre-Co­mér­cio das Amé­ri­cas (Al­ca), o Pa­ís ago­ra não dis­põe de um fó­rum co­mer­cial ade­qua­do pa­ra se de­fen­der das con­se­quên­cias que po­dem re­sul­tar da re­ne­go­ci­a­ção do Tra­ta­do Nor­te-Ame­ri­ca­no de Li­vre-Co­mér­cio (Naf­ta), es­pe­ci­al­men­te pa­ra as ex­por­ta­ções bra­si­lei­ras com des­ti­no ao Mé­xi­co. Sem con­tar que es­sa re­ne­go­ci­a­ção en­tre Es­ta­dos Uni­dos e Mé­xi­co de­ve­rá afe­tar ne­ga­ti­va­men­te as tra­ta­ti­vas que o go­ver­no bra­si­lei­ro es­ta­va de­sen­vol­ve ndo, por in­ter­mé­dio do Mer­co­sul, com o go­ver­no me­xi­ca­no.

Em­bo­ra a sua par­ti­ci­pa­ção nas ex­por­ta­ções to­tais do Bra­sil se­ja re­du­zi­da, em tor­no de 1,8%, aque­le pa­ís cons­ti­tui um mer­ca­do atra­en­te pa­ra os pro­du­tos ma­nu­fa­tu­ra­dos, que me­re­ce ser pre­ser­va­do, ain­da mais nu­ma si­tu­a­ção co­mo a de ago­ra em que cres­ce o fe­nô­me­no da de­sin­dus­tri­a­li­za­ção e, ao mes­mo tem­po, au­men­ta a par­ti­ci­pa­ção de com­mo­di­ti­es agrí­co­las e mi­ne­ra­is na pau­ta ex­por­ta­do­ra. Se­gun­do da­dos da As­soc ia­ção de Co­mér­cio Ex­te­ri­or do Bra­sil (AEB), as ven­das de pro­du­tos pri­má­rios no pri­mei­ro se­mes­tre cres­ce­ram 10,6% em re­la­ção ao mes­mo pe­rí­o­do de 2017, en­quan­to as de ma­nu­fa­tu­ra­dos su­bi­ram ape­nas 6,6%. Pa­ra pi­o­rar o qua­dro, as ven­das de bens se­mi­ma­nu­fa­tu­ra­dos caí­ram 1,4%.

Cer­ca de 20% dos pro­du­tos ma­nu­fa­tu­ra­dos que o Bra­sil ex­por­ta pa­ra o Mé­xi­co es­tão no se­tor au­to­mo­ti­vo, en­tre mo­to­res, par­tes e pe­ças, mas es­sa par­ti­ci­pa­ção po­de ser re­du­zi­da se fi­car de­ci­di­do que aque­le pa­ís te­rá de ele­var o seu con­te­ú­do re­gi­o­nal mí­ni­mo, de 62,5% pa­ra 75%, pa­ra a ven­da de au­to­mó­veis sem ta­ri­fas aos Es­ta­dos Uni­dos e Ca­na­dá, além da obri­ga­to­ri­e­da­de de que al­guns in­su­mos de aço e alu­mí­nio pa­ra a in­dús­tria au­to­mo­ti­va se­jam com­pra­dos da­que­les paí­ses.

A po­lí­ti­ca co­mer­cial do go­ver­no de Do­nald Trump que dá ên­fa­se ao pro­te­cio­nis­mo tam­bém po­de afe­tar o se­tor agrí­co­la bra­si­lei­ro, se a Uni­ão Eu­ro­peia ti­ver de fa­zer con­ces­sões nes­sa área pa­ra os Es­ta­dos Uni­dos, o que fa­tal­men­te le­va­rá o blo­co eu­ro­peu a re­cu­ar di­an­te das de­man­das do Mer­co­sul. Nes­se ca­so, as ven­das de com­mo­di­ti­es, que vêm cres­cen­do de ma­nei­ra sig­ni­fi­ca­ti­va, tam­bém po­dem so­frer um im­pac­to ne­ga­ti­vo.

Ob­via­men­te, nin­guém de­fen­de um freio nas ven­das de com­mo­di­ti­es, até por­que es­se seg­men­to vem ga­ran­tin­do su­pe­rá­vits na ba­lan­ça co­mer­cial, mas o que não po­de ocor­rer é que o Pa­ís vol­te a ser ape­nas um for­ne­ce­dor de ma­té­rias-pri­mas, co­mo ao tem­po do Bra­sil co­lo­ni­al.

Por­tan­to, o que se es­pe­ra é que o go­ver­no que sa­ir das ur­nas crie, a par­tir de ja­nei­ro de 2019, con­di­ções, in­clu­si­ve com uma di­plo­ma­cia co­mer­cial mais in­ci­si­va que abra mer­ca­dos, pa­ra que o par­que fa­bril bra­si­lei­ro não se­ja su­ca­te­a­do ou até mes­mo de­sa­ti­va­do. Até por­que os pro­du­tos ma­nu­fa­tu­ra­dos, além de agre­gar va­lor, re­dun­dam na cri­a­ção de em­pre­gos, o que aca­ba por es­ti­mu­lar o mer­ca­do in­ter­no e faz com que o Pa­ís cres­ça.

(Mil­ton Lou­ren­ço é pre­si­den­te da Fi­or­de Lo­gís­ti­ca In­ter­na­ci­o­nal e di­re­tor do Sin­di­ca­to dos Co­mis­sá­rios de Des­pa­chos, Agen­tes de Car­gas e Lo­gís­ti­ca do Es­ta­do de São Pau­lo (Sin­di­co­mis) e da As­so­cia­ção Na­ci­o­nal dos Co­mis­sá­rios de Des­pa­chos, Agen­tes de Car­gas e Lo­gís­ti­ca (ACTC). E-mail: fi­or­de@fi­or­de.com.br. Si­te: www.fi­or­de.com.br)

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