Home / Opinião

OPINIÃO

Canecão pode ser a próxima tragédia

Uma coi­sa tem me in­qui­e­ta­do nos úl­ti­mos tem­pos, e du­ran­te uma ses­são na Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras pu­de re­la­tá-la com de­ta­lhes, bus­can­do apoio dos meus co­le­gas aca­dê­mi­cos. Va­mos aos fa­tos. Re­cen­te­men­te es­ti­ve ob­ser­van­do a en­tra­da da ca­sa de es­pe­tá­cu­los Ca­ne­cão, em Bo­ta­fo­go, que es­tá fe­cha­da há se­te anos, sem obras de re­for­ma e sem so­lu­ção pa­ra o im­bró­glio ad­mi­nis­tra­ti­vo que en­vol­ve, de um la­do, aque­les que lu­tam pe­la sua rei­nau­gu­ra­ção, e de ou­tro, a di­re­ção da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Rio de Ja­nei­ro – UFRJ, res­pon­sá­vel le­gal pe­lo es­pa­ço cul­tu­ral. O que se co­men­ta é que a UFRJ não ad­mi­te que ha­ja um ou­tro co­man­do que não se­ja o de­la. É o ca­so de se ques­ti­o­nar: on­de es­tá es­cri­to e por que uma uni­ver­si­da­de fe­de­ral de­ve co­man­dar uma ca­sa se es­pe­tá­cu­los com as ca­rac­te­rís­ti­cas do Ca­ne­cão?

A sen­sa­ção que me deu foi de gran­de apre­en­são, pois o lo­cal, que já abri­gou shows his­tó­ri­cos, “es­tá em pe­ti­ção de mi­sé­ria”, pa­ra pe­gar fo­go bas­ta que uma pon­ta de ci­gar­ro se­ja ati­ra­da em seu in­te­ri­or. Fi­quei com a im­pres­são de que ali po­de es­tar sen­do es­cri­ta a pró­xi­ma tra­gé­dia. Se­rá que o que ocor­reu re­cen­te­men­te no Mu­seu Na­ci­o­nal não ser­ve de exem­plo pa­ra que ha­ja mu­dan­ças na men­ta­li­da­de des­ses di­ri­gen­tes? Cor­ro­bo­ran­do a mi­nha pre­o­cu­pa­ção, o aca­dê­mi­co Jo­sé Mu­ri­lo de Car­va­lho in­for­mou que es­tá ha­ven­do uma mu­dan­ça na po­lí­ti­ca da UFRJ, o que de­ve per­mi­tir que o Ca­ne­cão pos­sa ser ad­mi­nis­tra­do por quem se res­pon­sa­bi­li­zar por man­ter a ca­sa em bo­as con­di­ções. Va­mos tor­cer pa­ra que is­so ocor­ra, e de pre­fe­rên­cia, o mais rá­pi­do pos­sí­vel, an­tes que o pi­or acon­te­ça.

Já que me veio à lem­bran­ça a re­cen­te tra­gé­dia que des­tru­iu 200 anos de nos­sa his­tó­ria no Mu­seu Na­ci­o­nal, lem­brei de uma con­ver­sa que ti­ve com Is­ra­el Kla­bin, que foi pre­fei­to do Rio de Ja­nei­ro e tem gran­des pre­o­cu­pa­ções com as ques­tões cul­tu­ra­is e eco­nô­mi­cas da ci­da­de. Ele con­se­guiu jun­to ao BID (Ban­co In­te­ra­me­ri­ca­no de De­sen­vol­vi­men­to) a pro­mes­sa de um em­prés­ti­mo de US$ 80 mi­lhões pa­ra o mu­seu, que se­ri­am usa­dos na aqui­si­ção de ma­qui­ná­rios pa­ra se­gu­ran­ça e de ele­men­tos que com­ple­ta­ri­am as co­le­ções que lá exis­ti­am. Por in­crí­vel que pa­re­ça, a UFRJ re­cu­sou a aju­da.

O Con­se­lho Uni­ver­si­tá­rio da UFRJ ale­gou que te­ria de ce­der a tu­te­la do mu­seu a pes­so­as in­di­ca­das pe­lo BID, ou se­ja: não se ad­mi­te ou­tro co­man­do que não aque­le exer­ci­do pe­los in­di­ca­dos dos par­ti­dos po­lí­ti­cos res­pon­sá­veis pe­las ad­mi­nis­tra­ções dos equi­pa­men­tos cul­tu­ra­is. É inad­mis­sí­vel que es­te­ja­mos sen­do cúm­pli­ces des­sa po­li­ti­za­ção ab­sur­da que acon­te­ce nas uni­ver­si­da­des ofi­ci­ais, e que es­tá bas­tan­te acen­tu­a­da e pre­ju­di­can­do a cul­tu­ra bra­si­lei­ra, co­mo bem des­ta­cou a aca­dê­mi­ca Ro­siska Darcy de Oli­vei­ra. La­men­tá­vel o po­si­cio­na­men­to po­lí­ti­co da UFRJ e pa­ra­béns ao em­pre­sá­rio Is­ra­el Kla­bin, que te­ve a co­ra­gem de as­su­mir a de­ci­são de pro­cu­rar uma so­lu­ção, mas que in­fe­liz­men­te foi re­jei­ta­da.

Quem tam­bém se ma­ni­fes­tou na re­u­ni­ão da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras so­bre o as­sun­to foi o aca­dê­mi­co Al­ber­to da Cos­ta e Sil­va, que ob­ser­vou, com mui­ta pro­pri­e­da­de, a di­fe­ren­ça de en­ten­di­men­to exis­ten­te em re­la­ção ao que o Mu­seu Na­ci­o­nal re­pre­sen­ta­va pa­ra o mun­do. En­quan­to no Bra­sil as au­to­ri­da­des pa­re­ci­am não ter a mí­ni­ma ideia da per­da his­tó­ri­ca que a cul­tu­ra es­ta­va ten­do, o pre­si­den­te de Por­tu­gal ti­nha per­fei­ta con­sci­ên­cia da im­por­tân­cia do mu­seu, não ape­nas co­mo um mu­seu bra­si­lei­ro, mas in­ter­na­ci­o­nal. Pre­ci­sa­mos ur­gen­te­men­te mu­dar a nos­sa men­ta­li­da­de em re­la­ção às ques­tões cul­tu­ra­is.

(Ar­nal­do Niski­er Da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras e pre­si­den­te do CI­EE-RJ)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias