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OPINIÃO

Como as eleições de 2018 afetarão os concursos públicos e servidores públicos?

O ce­ná­rio po­lí­ti­co bra­si­lei­ro atu­al é bem alar­man­te e po­la­ri­za­do. Vi­ve­mos um mo­men­to mui­to crí­ti­co no que tan­ge as elei­ções pre­si­den­ci­ais, prin­ci­pal­men­te, na pos­si­bi­li­da­de de uma mu­dan­ça drás­ti­ca na es­tru­tu­ra go­ver­na­men­tal ou na ma­nu­ten­ção de um go­ver­no que vem se per­pe­tu­an­do por qua­se du­as dé­ca­das.

De­pen­den­do do vi­és po­lí­ti­co do can­di­da­to elei­to, po­de­rão ha­ver mu­dan­ças drás­ti­cas na ocor­rên­cia de con­cur­sos pú­bli­cos, bem co­mo na ma­nei­ra co­mo o go­ver­no li­da­rá com os ser­vi­do­res pú­bli­cos e com as ins­ti­tu­i­ções es­ta­tais.

O pro­pó­si­to des­te tex­to não vi­sa re­a­li­zar um ju­í­zo de va­lor em re­la­ção as pro­pos­tas dos pro­vá­veis can­di­da­tos a se­rem elei­tos, mas sim ana­li­sar ob­je­ti­va­men­te qua­is as pos­sí­veis con­se­quên­cias nos con­cur­sos pú­bli­cos e na Ad­mi­nis­tra­ção Pú­bli­ca, a de­pen­der do can­di­da­to elei­to. Afi­nal, ele é quem exer­ce­rá a di­re­ção su­pe­ri­or da ad­mi­nis­tra­ção fe­de­ral.

Sa­be-se que o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca so­zi­nho tem "apa­ren­tes" li­mi­ta­ções pa­ra re­a­li­zar mu­dan­ças sig­ni­fi­ca­ti­vas no pa­ís, pois co­mo o Bra­sil é um Es­ta­do De­mo­crá­ti­co de Di­rei­to re­gi­do por uma Cons­ti­tu­i­ção e Leis, as al­te­ra­ções sub­stan­ci­ais se dá prin­ci­pal­men­te atra­vés de po­li­ti­cas pú­bli­cas in­cen­ti­va­das pe­lo Po­der Exe­cu­ti­vo, bem co­mo por meio de cri­a­ção e edi­ção de leis ad­vin­das do Po­der Le­gis­la­ti­vo.

O che­fe do Po­der Exe­cu­ti­vo, por­tan­to, pa­ra ter pro­je­tos de leis apro­va­dos de­pen­de da apro­va­ção do Con­gres­so Na­ci­o­nal (Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos e Se­na­do Fe­de­ral). No en­tan­to, va­le res­sal­tar que a ide­o­lo­gia go­ver­na­men­tal que es­ta­be­le­ce as di­re­tri­zes do Exe­cu­ti­vo tem for­te in­flu­ên­cia pa­ra con­se­guir apro­va­ção pe­ran­te o Con­gres­so Na­ci­o­nal de pro­je­tos de seu in­te­res­se.

Ade­mais, me­re­ce des­ta­que os me­ca­nis­mos ju­rí­di­cos e le­gis­la­ti­vos pre­vis­tos na Cons­ti­tu­i­ção que o Pre­si­den­te uti­li­za pa­ra sua go­ver­na­bi­li­da­de:

1- San­ci­o­nar (apro­var) ou ve­tar (pro­i­bir) leis ela­bo­ra­das pe­la Po­der Le­gis­la­ti­vo (art. 48, ca­put, CF);

2- Ela­bo­rar  pro­pos­ta de emen­da cons­ti­tu­ci­o­nal, ou se­ja, ela­bo­rar um pro­je­to pa­ra al­te­rar ar­ti­gos da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral com aval do Con­gres­so Na­ci­o­nal (art. 60, in­ci­so II, CF);

3- Ado­tar me­di­das pro­vi­só­rias, com for­ça de lei, que tam­bém de­ve­rá sub­me­tê-las ao Con­gres­so Na­ci­o­nal (art. 62, ca­put, CF);

4 - Ela­bo­rar leis de­le­ga­das (art. 68, CF)

5- Es­co­lher Mi­nis­tros do Tri­bu­nal de Con­tas da Uni­ão - TCU (art. 73, § 2º, in­ci­so I, CF), no­me­ar e exo­ne­rar Mi­nis­tros de Es­ta­do (art. 84, in­ci­so I), no­me­ar Mi­nis­tros do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral - STF (art. 101, pa­rá­gra­fo úni­co), no­me­ar mem­bros do Con­se­lho Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça - CNJ (art. 103-B, § 2º), no­me­ar mi­nis­tros do Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça - STJ (art. 104, pa­rá­gra­fo úni­co), no­me­ar ju­í­zes pa­ra com­por os Tri­bu­nais Re­gi­o­nais Fe­de­ra­is - TRF's (art. 107, ca­put), no­me­ar mi­nis­tros do Tri­bu­nal Su­pe­ri­or do Tra­ba­lho (art. 111-A, ca­put), no­me­ar ju­í­zes dos Tri­bu­nais Re­gi­o­nais do Tra­ba­lho - TRT (art. 115, ca­put), no­me­ar dois dos se­te mem­bros do Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral - TSE (art. 119, in­ci­so II), no­me­ar dois mem­bros dos Tri­bu­nais Re­gi­o­nais Elei­to­ra­is - TRE (art. 120, § 1º , in­ci­so III), no­me­ar mi­nis­tros vi­ta­lí­cios pa­ra o Su­pe­ri­or Tri­bu­nal Mi­li­tar (art. 123, ca­put), no­me­ar o Pro­cu­ra­dor Ge­ral da Re­pú­bli­ca do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co da Uni­ão (art. 128, § 1º), no­me­ar mem­bros do Con­se­lho Na­ci­o­nal do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co (art. 130-A), no­me­ar o Ad­vo­ga­do Ge­ral da Uni­ão na Ad­vo­ca­cia Ge­ral da Uni­ão (art. 131, § 1º ), den­tre ou­tros.

6- Ex­pe­dir De­cre­tos e Re­gu­la­men­tos (art. 84, in­ci­so IV, CF);

7- O Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca po­de­rá pro­por ação di­re­ta de in­cons­ti­tu­ci­o­na­li­da­de e a ação de­cla­ra­tó­ria de cons­ti­tu­ci­o­na­li­da­de (art. 103, in­ci­so I, CF);

8- No que tan­ge as com­pe­tên­cias le­gis­la­ti­vas pre­si­den­ci­ais que afe­tam di­re­ta­men­te ser­vi­do­res pú­bli­cos e con­cur­sos pú­bli­cos, va­le fri­sar que, são de ini­ci­a­ti­va pri­va­ti­va do Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, dis­por so­bre: a) cri­a­ção de car­gos, fun­ções ou em­pre­gos pú­bli­cos na ad­mi­nis­tra­ção di­re­ta e au­tár­qui­ca ou au­men­to de sua re­mu­ne­ra­ção; b) ser­vi­do­res pú­bli­cos da Uni­ão e Ter­ri­tó­rios, seu re­gi­me ju­rí­di­co, pro­vi­men­to de car­gos, es­ta­bi­li­da­de e apo­sen­ta­do­ria; c) cri­a­ção e ex­tin­ção de Mi­nis­té­ri­os e ór­gã­os da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca; mi­li­ta­res das For­ças Ar­ma­das, seu re­gi­me ju­rí­di­co, pro­vi­men­to de car­gos, pro­mo­ções, d) es­ta­bi­li­da­de, re­mu­ne­ra­ção, re­for­ma e trans­fe­rên­cia pa­ra a re­ser­va. (art. 61, § 1º, CF).

9- Dis­por me­di­an­te de­cre­to so­bre: a) or­ga­ni­za­ção e fun­cio­na­men­to da ad­mi­nis­tra­ção fe­de­ral, quan­do não im­pli­car au­men­to de des­pe­sa nem cri­a­ção ou ex­tin­ção de ór­gã­os pú­bli­cos; b) ex­tin­ção de fun­ções ou car­gos pú­bli­cos, quan­do va­gos; (art. 84, in­ci­so VI, alí­nea a e b, CF).

10 - Pro­ver e ex­tin­guir os car­gos pú­bli­cos fe­de­ra­is, na for­ma da lei; (art. 84, in­ci­so XXV, CF).

Per­ce­be-se, por con­se­guin­te, que a for­ma co­mo ocor­re a con­du­ção po­lí­ti­ca pre­si­den­ci­al afe­ta sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te os ser­vi­do­res pú­bli­cos e os con­cur­sos pú­bli­cos. Se há um pre­si­den­te com um per­fil mais li­be­ra­lis­ta, es­te cri­a­rá for­mas de re­du­zir o ta­ma­nho do Es­ta­do ("en­xu­gar a má­qui­na ad­mi­nis­tra­ti­va”).

A tí­tu­lo de exem­plo, re­cen­te­men­te o Pre­si­den­te Mi­chel Te­mer pu­bli­cou o De­cre­to 9.507, de 21 de se­tem­bro de 2018, que en­tra­rá em vi­gor no pra­zo de 120 di­as, a res­pei­to da ter­cei­ri­za­ção de ser­vi­ços da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca fe­de­ral di­re­ta, au­tár­qui­ca e fun­da­cio­nal e das em­pre­sas pú­bli­cas e das so­ci­e­da­des de eco­no­mia mis­ta con­tro­la­das pe­la Uni­ão, re­fle­tin­do a sua ide­o­lo­gia po­lí­ti­ca de ca­rá­ter mais li­be­ra­lis­ta.

Lo­go, pe­lo ex­pos­to é ní­ti­do que o vi­és po­lí­ti­co e eco­nô­mi­co do fu­tu­ro pre­si­den­te in­flu­en­cia­rá os con­cur­sos e os ser­vi­do­res pú­bli­cos, prin­ci­pal­men­te, de­vi­do aos me­ca­nis­mos ju­rí­di­cos de com­pe­tên­cia pre­si­den­ci­al.

Por fim, ape­nas pa­ra a re­fle­xão, se a pers­pec­ti­va in­cli­nar mais pa­ra a po­si­ção na­ci­o­nal-de­sen­vol­vi­men­tis­ta, de vi­és es­ta­ti­zan­te, é pro­vá­vel não ha­ver mu­dan­ças abrup­tas na se­a­ra pú­bli­ca ad­mi­nis­tra­ti­va.

Con­tu­do, se a po­lí­ti­ca pre­si­den­ci­al ti­ver um ca­rá­ter li­be­ral con­ser­va­dor, a ten­dên­cia é de ocor­rer for­tes cor­tes nos gas­tos pú­bli­cos, prin­ci­pal­men­te, em pri­vi­lé­gios do fun­cio­na­lis­mo pú­bli­co, “en­xu­ga­men­to da má­qui­na es­ta­tal”, pri­va­ti­za­ção de es­ta­tais e au­men­to nas con­ces­sões de ser­vi­ços pú­bli­cos (de­ses­ta­ti­za­ção), re­du­zin­do as­sim, in­du­bi­ta­vel­men­te, o “ta­ma­nho do Es­ta­do”, por con­se­quên­cia, a di­mi­nu­i­ção de car­gos pú­bli­cos e de ser­vi­do­res pú­bli­cos, afe­ta­rá en­tão os con­cur­sos pú­bli­cos.

(Dr. Ag­nal­do Bas­tos, ad­vo­ga­do es­pe­cia­lis­ta em di­rei­to pú­bli­co, atu­an­te em cau­sas en­vol­ven­do con­cur­sos pú­bli­cos, ser­vi­do­res pú­bli­cos, pro­ces­so ad­mi­nis­tra­ti­vo dis­ci­pli­nar e im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va)

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