Home / Opinião

OPINIÃO

Crianças e primavera

Che­gou a pri­ma­ve­ra, ain­da que com ca­ra de ve­rão, e veio ou­tu­bro e es­tá che­gan­do o dia da cri­an­ça. Pri­ma­ve­ra, tem­po de re­no­va­ção, de vi­da que de­sa­bro­cha, de es­pe­ran­ça de tem­pos me­lho­res. Is­so tu­do não é si­nô­ni­mo de cri­an­ça? A cri­an­ça é a úni­ca es­pe­ran­ça de que o ser hu­ma­no tem de ser me­lhor, ter um mun­do sem vi­o­lên­cia, com mais sa­ú­de, edu­ca­ção e meio am­bi­en­te pre­ser­va­do, de apren­der­mos a cu­i­dar me­lhor da na­tu­re­za, pa­ra que ha­ja uma pers­pec­ti­va de fu­tu­ro. E o mun­do pre­ci­sa de mui­tos e mui­tos me­ni­nos pa­ra en­si­na­rem aos ho­mens que po­de­mos e de­ve­mos sal­var a na­tu­re­za... Se os adul­tos de ho­je sou­be­rem cu­i­dar de nos­sos me­ni­nos e me­ni­nas, pro­por­ci­o­nan­do uma edu­ca­ção de­cen­te e uma vi­da dig­na, com bons exem­plos – na­da a ver com o que ve­mos, ho­je, em nos­sa so­ci­e­da­de, em nos­sa “po­lí­ti­ca” – as nos­sas cri­an­ças te­rão pers­pec­ti­va de po­der lu­tar por um mun­do me­lhor ama­nhã. Mas te­mos que co­me­çar ago­ra.

Não que­ria dar brin­que­dos de pre­sen­te, ape­nas, pa­ra as cri­an­ças, no seu dia. Que­ria po­der dar, pa­ra as cri­an­ças de ho­je e de ama­nhã, rios vi­vos, lim­pos e cla­ros, ar pu­ro, ali­men­to sem con­ta­mi­na­ção de agro­tó­xi­cos e pro­du­tos quí­mi­cos, es­ta­ções de­fi­ni­das, cli­mas ame­nos, na­tu­re­za pre­ser­va­da.

No en­tan­to, não pos­so evi­tar que nos­sas cri­an­ças ve­jam de­sas­tres eco­ló­gi­cos por des­res­pei­to à na­tu­re­za, vi­o­lên­cia e fal­ta de mo­ral, fal­ta de hu­ma­ni­da­de e de con­sci­ên­cia, de­cor­ren­tes da ga­nân­cia, da fal­ta de res­pon­sa­bi­li­da­de e de res­pei­to ao ser hu­ma­no e ao pla­ne­ta em que vi­ve­mos e da mi­sé­ria.

Os adul­tos, to­dos, até os do­nos do po­der – prin­ci­pal­men­te eles, tal­vez – de­vi­am ser mais cri­an­ças, pa­ra se­rem mais ho­nes­tos, mais res­pon­sá­veis, mais hu­ma­nos. E quan­to às cri­an­ças, se eu pu­des­se dar-lhes um con­se­lho, pe­di­ria que cres­ces­sem, sim, mas que não se trans­for­mas­sem em “gen­te gran­de”: que fos­sem ape­nas GEN­TE. E que nun­ca, ja­mais, dei­xas­sem mor­rer a cri­an­ça den­tro de seus co­ra­ções, se­ja qual for a ida­de que te­nham.

Pois é da cri­an­ça que ema­na a vi­da, alen­to, fe­li­ci­da­de, po­e­sia. É is­to que bro­ta de mãos pe­que­ni­nas e fa­ís­ca de olhos de luz de pe­que­ni­nos se­res que che­gam a es­te mun­do que te­mos o de­ver de tor­nar me­lhor pa­ra que eles te­nham um fu­tu­ro me­lhor que o nos­so.

Pe­que­no gran­de mun­do que po­de ser mais fe­liz, pois en­quan­to hou­ver cri­an­ça, te­re­mos a cer­te­za de que Deus ain­da tem al­gu­ma con­fi­an­ça no ser hu­ma­no...

(Lu­iz Car­los Amo­rim – Es­cri­tor, edi­tor e re­vi­sor – Fun­da­dor e pre­si­den­te do Gru­po Li­te­rá­rio A ILHA, que com­ple­tou 38 anos em 2018. Ca­dei­ra 19 da Aca­de­mia Sul­bra­si­lei­ra de Le­tras.)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias