Home / Opinião

OPINIÃO

Demóstenes no encontro com a Cultura

Uma óti­ma 6ª fei­ra pré-elei­to­ral pa­ra to­dos. O can­di­da­to a de­pu­ta­do fe­de­ral, De­mós­te­nes Tor­res, tem ho­je na se­de da Uni­ão Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res (UBE) um en­con­tro com agen­tes cul­tu­ra­is do Es­ta­do de Go­i­ás. Na pau­ta, a trans­ver­sa­li­da­de da cul­tu­ra e a enor­me im­por­tân­cia que ela tem em nos­sas vi­das, mes­mo que de for­ma des­per­ce­bi­da pa­ra a mai­o­ria dos ci­da­dã­os.

A cul­tu­ra é co­mo o ar que res­pi­ra­mos. Vi­tal pa­ra a so­ci­e­da­de. Po­rém te­mos a ten­dên­cia de nos lem­brar­mos de­la e de sua im­por­tân­cia só quan­do é tar­de de­mais, e es­ta­mos su­fo­ca­dos por fal­ta de ar.

De que adi­an­ta­ria o as­fal­to que se faz li­gan­do uma ci­da­de a ou­tra ou per­me­an­do os bair­ros da ci­da­de em que vi­ve­mos; de que adi­an­ta­ria a cons­tru­ção de es­co­las e hos­pi­tais; e do que adi­an­ta­ria nos­sas ca­sas se não ti­vés­se­mos a cul­tu­ra pa­ra ne­les ha­bi­tar?

Em­bo­ra a gran­de mai­o­ria dos can­di­da­tos não es­te­jam nem aí pa­ra ela, a cul­tu­ra é o que nos dá vi­da. É a ar­ga­mas­sa que dá li­ga a to­das as con­quis­tas do de­sen­vol­vi­men­to. Sem ela se­rí­a­mos ape­nas ma­té­ria. Se­res sem al­mas, as­sim co­mo o são mui­tos dos nos­sos re­pre­sen­tan­tes po­lí­ti­cos, que fi­cam aquém do que es­pe­ra­mos de­les.

Nes­te con­tex­to de ur­gên­cias, é mui­to bem-vin­da a in­ten­ção de De­mós­te­nes de se tor­nar mem­bro da Câ­ma­ra Fe­de­ral. Con­tra os par­ti­dos de­gra­da­dos, acre­di­ta-se mais e mais no per­fil pes­so­al. O fo­co ago­ra são os no­mes, as pes­so­as em quem con­fi­a­mos. De­mós­te­nes sem­pre atuou fa­zen­do a di­fe­ren­ça. Elei­to, ele vai con­ti­nu­ar sua his­tó­ria a fa­vor de Go­i­ás. E, de­ci­di­da­men­te, se­rá uma das vo­zes da Cul­tu­ra.

Co­mo deu pro­vas den­tro e fo­ra do cam­po po­lí­ti­co, De­mós­te­nes é da­que­les de quem o po­vo gos­ta e con­fia. Sa­be que não per­de seu vo­to. Por­que ele é dos seus: lu­ta­dor que nun­ca de­sis­te. De­mós­te­nes é ex­tre­ma­men­te com­pe­ten­te, as­sí­duo, per­fec­cio­nis­ta, um cra­que ob­ce­ca­do pe­la per­for­man­ce ao mes­mo tem­po que pe­los re­sul­ta­dos do tra­ba­lho. E o mais im­por­tan­te do que to­do o res­to: ele sa­be aon­de o ga­lo can­ta. E acor­da pri­mei­ro.

De­mós­te­nes foi se­na­dor dos mais atu­an­tes que Go­i­ás já te­ve. Ele do­mi­na a prá­xis po­lí­ti­ca e tem a men­te sen­sí­vel e des­per­ta. A cul­tu­ra pre­ci­sa de gen­te as­sim. Com De­mós­te­nes na Câ­ma­ra Fe­de­ral te­mos a cer­te­za de que po­de vir o tem­po que for: se po­si­ti­vo, com De­mós­te­nes se­rá ain­da me­lhor; se da­no­so, com De­mós­te­nes se­rá me­nor. E não so­men­te no pla­no Fe­de­ral. De­mós­te­nes se­rá voz atu­an­te em fa­vor da cul­tu­ra tam­bém no Es­ta­do de Go­i­ás, pa­ra não dei­xar as con­quis­tas se­rem es­que­ci­das.

O Fun­do Cul­tu­ral e a Lei Goya­zes já dis­po­ni­bi­li­zam a ca­da ano cer­ca de R$ 50 mi­lhões pa­ra a cul­tu­ra. É um avan­ço que não po­de ser in­ter­rom­pi­do por go­ver­no al­gum e seus res­pec­ti­vos cro­no­gra­mas de­vem ser cum­pri­dos, por­que são leis, por­que De­mós­te­nes es­ta­rá lá, jun­to com ar­tis­tas e pro­du­to­res cul­tu­ra­is, pa­ra co­brar su­as exe­cu­ções.

De mes­mo mo­do pa­ra os even­tos já es­ta­be­le­ci­dos no ca­len­dá­rio cul­tu­ral do Es­ta­do: os fes­ti­vais de ci­ne­ma, de mú­si­ca, de te­a­tro, de gas­tro­no­mia. Eles não po­dem so­frer so­lu­ção de con­ti­nui­da­de. De­mós­te­nes es­ta­rá aten­to e ao la­do das ar­tes e dos pro­du­to­res cul­tu­ra­is. Por­que ele bem sa­be que sem cul­tu­ra o Es­ta­do po­de ter ha­bi­tan­tes, mas não tem ci­da­dã­os. Po­de ter gen­te, mas não tem al­ma.

Vem aí De­mós­te­nes Tor­res, la­do a la­do com a cul­tu­ra, com sua gar­ra, sua fi­bra ra­ra, sua for­ça que não es­mo­re­ce. Com seu pla­ne­ja­men­to con­se­quen­te e seu tra­ba­lho de re­sul­ta­dos. Go­i­ás com ele, ver­da­dei­ra­men­te, te­rá de­pu­ta­do fe­de­ral, e não ape­nas mais um lus­tra­dor de ca­dei­ra.

(Px Sil­vei­ra, Ins­ti­tu­to Ar­te­Ci­da­da­nia, pre­si­den­te. pxsil­vei­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias