Home / Opinião

OPINIÃO

Desde Já

Tu­do é har­mo­nia na na­tu­re­za; tu­do tem sua ra­zão  de ser, no mun­do.

Tu­do nos acon­te­ce no de­vi­do tem­po  por­que  so­mos sub­mis­sos à Lei do Pro­gres­so:  fi­si­ca­men­te, pe­la trans­for­ma­ção dos ele­men­tos que o com­põ­em; e mo­ral­men­te, pe­la de­pu­ra­ção  dos Es­pí­ri­tos en­car­na­dos e de­sen­car­na­dos que o po­vo­am. Es­ses pro­gres­sos se re­a­li­zam pa­ra­le­la­men­te, lem­bran­do que o me­lho­ra­men­to da ha­bi­ta­ção guar­da re­la­ção com a do ha­bi­tan­te.

A hu­ma­ni­da­de pro­gri­de pe­lo de­sen­vol­vi­men­to da in­te­li­gên­cia, do sen­so mo­ral e do abran­da­men­to dos cos­tu­mes. Es­se pro­gres­so po­de se dar de du­as for­mas: len­ta e gra­du­al­men­te ou por mu­dan­ças brus­cas. Acon­te­ce, ine­xo­ra­vel­men­te, por­que es­sas leis são obra eter­na da sa­be­do­ria e da pres­ci­ên­cia di­vi­nas. Quan­do a hu­ma­ni­da­de es­tá ma­du­ra pa­ra su­bir um de­grau é por­que se deu a ma­tu­ra­ção dos fru­tos.

O pen­sa­men­to de Deus ani­ma sem in­ter­rup­ção to­das as coi­sas. Ces­sas­se Ele de atu­ar e o uni­ver­so se trans­for­ma­ria em ca­os. Os Es­pí­ri­tos que po­vo­am o es­pa­ço são seus mi­nis­tros, en­car­re­ga­dos de aten­der aos por­me­no­res, den­tro de atri­bu­i­ções que cor­res­pon­dem ao grau de adi­an­ta­men­to que te­nham al­can­ça­do. Sob o im­pé­rio des­sa vas­ta po­tên­cia re­gu­la­do­ra, tu­do se mo­ve, tu­do fun­cio­na em per­fei­ta or­dem.

O que nos pa­re­ce des­tru­i­ção,  ca­ta­clis­mos,  na­da mais é do que apa­ren­te ir­re­gu­la­ri­da­de, ne­ces­sá­ria  à  har­mo­ni­za­ção com o to­do.

Os ho­mens, com a sua in­te­li­gên­cia, che­ga­ram a re­sul­ta­dos que ja­mais al­can­ça­ram no cam­po das ci­ên­cias, das ar­tes e do bem es­tar ma­te­ri­al. Res­ta-lhes um pro­gres­so mai­or a ser re­a­li­za­do: o de fa­ze­rem que en­tre si rei­nem a ca­ri­da­de, a fra­ter­ni­da­de, a so­li­da­ri­e­da­de, que lhes as­se­gu­rem o bem es­tar mo­ral. Se­ria pre­ci­so des­tru­ir  tu­do o que su­pe­rex­ci­te o  seu ego­ís­mo e  or­gu­lho.

Es­ta­mos aden­tran­do no­vo ci­clo, o do tra­ba­lho ín­ti­mo, em prol da re­ge­ne­ra­ção. Mu­dan­ça tão ra­di­cal não po­de­rá re­a­li­zar-se sem co­mo­ções, sem lu­ta de idei­as. Ha­ve­rá per­tur­ba­ções até que se­ja res­ta­be­le­ci­do o equi­lí­brio.

Os ca­ta­clis­mos ge­ra­is são con­se­quên­cia do es­ta­do de for­ma­ção da Ter­ra. Ho­je, não são mais as en­tra­nhas do pla­ne­ta que se agi­tam: são as  da hu­ma­ni­da­de.

O Es­pí­ri­to Ara­go, no ca­pí­tu­lo XVI­II do li­vro A Gê­ne­se, de Al­lan Kar­dec  FEB Edi­to­ra, re­ve­la: “Se não ti­vés­seis a vi­são es­pi­ri­tual li­mi­ta­da pe­lo véu da ma­té­ria, ve­rí­eis as cor­ren­tes fluí­di­cas que, co­mo mi­lha­res de fi­os con­du­to­res, li­gam as coi­sas do mun­do es­pi­ri­tual às do mun­do ma­te­ri­al. Quan­do se vos diz que a hu­ma­ni­da­de che­gou a um pe­rí­o­do de trans­for­ma­ção e que a Ter­ra tem que se ele­var na hi­e­rar­quia dos mun­dos, na­da de mís­ti­co ve­jais nes­sas pa­la­vras; ve­de, ao con­trá­rio, a exe­cu­ção de uma das gran­des leis fa­tais do uni­ver­so, con­tra as qua­is se que­bra to­da a má von­ta­de hu­ma­na “.

Tam­bém, na ci­ta­da obra, o Es­pí­ri­to Dou­tor Barry in­for­ma: “(...) hu­ma­ni­da­de se trans­for­ma, co­mo já se trans­for­mou nou­tras épo­cas e ca­da trans­for­ma­ção se as­si­na­la por  cri­ses  de cres­ci­men­to (...) Es­sas cri­ses tor­nam, mui­tas ve­zes, pe­no­sas, do­lo­ro­sas, e ar­re­ba­tam con­si­go as ge­ra­ções e as ins­ti­tu­i­ções, mas são sem­pre se­gui­das de uma fa­se de pro­gres­so ma­te­ri­al e mo­ral (...) o mun­do dos Es­pí­ri­tos, mun­do que vos ro­deia, ex­pe­ri­men­ta o con­tra­cho­que de to­das as co­mo­ções que aba­lam o mun­do dos en­car­na­dos.

“É no pe­rí­o­do que ora se ini­cia que o Es­pi­ri­tis­mo flo­res­ce­rá e da­rá fru­tos. Tra­ba­lhais, por­tan­to, mais pa­ra o fu­tu­ro do que pa­ra o pre­sen­te. Era, po­rém, ne­ces­sá­rio que es­ses tra­ba­lhos se pre­pa­ras­sem an­te­ci­pa­da­men­te, por­que eles tra­çam as sen­das da re­ge­ne­ra­ção, pe­la uni­fi­ca­ção e ra­ci­o­na­li­da­de das cren­ças. Di­to­sos os que de­les se apro­vei­tam des­de já” ...

(El­zi Nas­ci­men­to – psi­có­lo­ga clí­ni­ca e es­cri­to­ra / El­zi­ta Me­lo Quin­ta  -  pe­da­go­ga – es­pe­cia­lis­ta em Edu­ca­ção e es­cri­to­ra. São res­pon­sá­veis pe­lo Blog Es­pí­ri­ta: lu­zes­do­con­so­la­dor.com. Elas es­cre­vem  no DM às sex­tas-fei­ras e aos do­min­gos.   E-mail: iop­ta@iop­ta.com.br    (062) 3251 8867.)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias