Home / Opinião

OPINIÃO

Em defesa da OAB, que deveria ter-se manifestado no episódio do ministro Noronha

O his­to­ri­a­dor “Plí­nio, o Ve­lho”, em um pon­to de sua “Na­tu­ra­lis His­to­ria”, re­gis­tra que um sa­pa­tei­ro (em la­tim, su­tor) ha­via se di­ri­gi­do ao pin­tor Ape­les, o re­tra­tis­ta ofi­ci­al de Ale­xan­dre da Ma­ce­dô­nia, com o fim de apon­tar em uma pin­tu­ra um de­fei­to nas cor­rei­as de uma san­dá­lia (la­tim cre­pi­da), que Ape­les, pron­ta­men­te cor­ri­giu. In­cen­ti­va­do por is­so, o sa­pa­tei­ro pas­sou a cri­ti­car o gran­de pin­tor, fa­lan­do da mis­tu­ra das co­res, das to­na­li­da­des e som­bras da pin­tu­ra, quan­do Ape­les dis­se:

- “Ne su­tor ul­tra cre­pi­dam!” (“- Sa­pa­tei­ro, não vá além das san­dá­lias!”) – sig­ni­fi­can­do que o sa­pa­tei­ro só po­de­ria opi­nar so­bre o que en­ten­des­se.

Mas es­ta ci­ta­ção his­tó­ri­ca é ape­nas pa­ra dar em­bo­ca­du­ra ao co­men­tá­rio so­bre fa­to re­cen­te, e ao fi­nal jus­ti­fi­co.

No úl­ti­mo dia 20 de se­tem­bro, o atu­al pre­si­den­te do STJ, mi­nis­tro Jo­ão Otá­vio de No­ro­nha, com aque­le seu pe­cu­li­ar cos­tu­me de po­sar pa­ra os ho­lo­fo­tes, jus­ta­men­te pa­ra ten­tar des­vi­ar o fo­co de seu no­tó­rio des­pre­pa­ro in­te­lec­tu­al,  afir­mou que “o no­vo Có­di­go de Pro­ces­so Ci­vil foi fei­to pa­ra dar ho­no­rá­rios pa­ra ad­vo­ga­dos”. Des­sa ma­nei­ra, apon­tou o mi­nis­tro, a nor­ma cri­ou pro­ce­di­men­tos bu­ro­crá­ti­cos des­ne­ces­sá­rios, que aca­bam por pre­ju­di­car as pes­so­as.

Não é de­mais di­zer que en­ten­do mais de fí­si­ca quân­ti­ca do que o mi­nis­tro Jo­ão Otá­vio en­ten­de de Di­rei­to, e por is­to fa­le­ce a ele au­to­ri­da­de pa­ra fa­lar so­bre nos­sa le­gis­la­ção ad­je­ti­va ci­vil. E em­bo­ra ori­un­do da ope­ro­sa clas­se dos ad­vo­ga­dos, nun­ca foi um ad­vo­ga­do com no­me su­fi­ci­en­te pa­ra ul­tra­pas­sar os li­mi­tes de sim­ples “ad­vo­ga­do de ban­co”, mais afei­to a pe­ças ela­bo­ra­das na ba­se do “Con­trol C + Con­trol V” do que cri­a­das pe­la ca­pa­ci­da­de ju­rí­di­ca de pe­lo me­nos ten­tar ar­gu­men­tar.

Não me atre­vo a di­zer que seu cur­rí­cu­lo é po­bre, pois se­ria fa­zer mui­to es­for­ço pa­ra che­gar a es­se pa­ta­mar; seu cur­rí­cu­lo não é po­bre, é pau­pér­ri­mo, e por is­to sem­pre pro­cu­ra ocu­par es­pa­ços na mí­dia pa­ra des­vi­ar o fo­co de seu des­pre­pa­ro.

De seu cur­rí­cu­lo, ti­ra­do do pró­prio si­te do STJ, ex­trai-se que de­sem­pe­nhou fun­ções fo­ra da-que­la ad­vo­ca­cia cor­ri­quei­ra e re­pe­ti­ti­va, co­mo a de pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio e in­te­grou o Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção de al­gu­mas em­pre­sas. Mas seu ápi­ce pro­fis­si­o­nal foi co­mo ad­vo­ga­do do Ban­co do Bra­sil, de on­de saiu di­re­ta­men­te pa­ra o Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça. Era tão “con­sis­ten­te” seu cur­rí­cu­lo ao plei­te­ar o car­go no STJ, que ca­be to­di­nho aqui: a) Ad­vo­ga­do do Ban­co do Bra­sil (1984/1987; b) Che­fe do Nú­cleo Ju­rí­di­co do Ban­co do Bra­sil, em MG (1987); c) Che­fe de As­ses­so­ria Ju­rí­di­ca do Ban­co do Bra­sil, em Vi­tó­ria-ES (1990/1991); d) Che­fe da As­ses­so­ria Ju­rí­di­ca do Ban­co do Bra­sil, em Be­lo Ho­ri­zon­te-MG (1991/1994); e) Con­sul­tor Ju­rí­di­co Ge­ral do Ban­co do Bra­sil (de abril de 1994 a 2001); f)  Di­re­tor Ju­rí­di­co do Ban­co do Bra­sil (de se­tem­bro de 2001 a de­zem­bro de 2002); g) Con­se­lhei­ro da OAB/MG (1993/1994); h) Con­se­lhei­ro Fe­de­ral da OAB (1998/2002),  in­te­grou o Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção das se­guin­tes em­pre­sas: Cia. Ener­gé­ti­ca do Rio Gran­de do Nor­te (CO­SERN), ITA­PE­BI Ge­ra­ção de Ener­gia SA, Cia de Se­gu­ros Ali­an­ça do Bra­sil e Va­le­sul Alu­mí­nios S.A. (mas nun­ca se deu por sus­pei­to em ne­nhum pro­ces­so em que tais em­pre­sas eram par­te no STJ, o que re­fle­te a sua fa­ce an­ti­é­ti­ca).

O res­tan­te de seu cur­rí­cu­lo re­su­me-se na par­ti­ci­pa­ção em even­tos (se­mi­ná­rios, con­gres­sos, en­con­tros e sim­pó­sios), e con­de­co­ra­ções au­to­má­ti­cas de du­vi­do­sa va­lia, mas há que se re­co­nhe­cer que o mi­nis­tro No­ro­nha tem o dom da pa­la­vra, e se­ria um ex­ce­len­te tri­bu­no, se en­ten­des­se de Di­rei­to, e ado­ra vi­ver nos ares aten­den­do a con­vi­tes, pois quem não quer ter um mi­nis­tro fa­zen­do uma pa­les­tra em um even­to?

Mas seu cur­rí­cu­lo es­bar­ra nis­so, pois não pu­bli­cou um só opús­cu­lo, um mí­se­ro ar­ti­go. Mas foi Cor­re­ge­dor da Jus­ti­ça Fe­de­ral, Cor­re­ge­dor Ge­ral do TSE e, por úl­ti­mo, Cor­re­ge­dor do Con­se­lho Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça, o se­gun­do no­me do CNJ, on­de ater­ro­ri­zou meio mun­do de ju­í­zes e de­sem­bar­ga­do­res. E ago­ra, che­ga ao co­man­do do STJ.

Co­nhe­ço mui­to bem a fi­gu­ra e sei de coi­sas que ele nem su­põe que eu sai­ba. E por is­so to­mo as do­res da OAB nu­ma es­pé­cie de de­sa­gra­vo.

Par­ti­ci­pa­mos jun­tos (ele, co­mo ad­vo­ga­do, e eu, co­mo de­sem­bar­ga­dor) de di­ver­sos even­tos ju­rí­di­cos, e até te­mos fo­tos jun­tos, du­ran­te o “VI Se­mi­ná­rio Ju­rí­di­co da ABRA­DEE”, em Por­to Ale­gre-RS, em 27/10/05. Co­mo ad­vo­ga­do es­pe­cia­li­za­do em ques­tões ban­cá­rias, de­mons­tra­va mui­to co­nhe­ci­men­to, mas ape­nas na área ban­cá­ria. Na épo­ca da sua in­di­ca­ção ao STJ, com­pu­se­ram a lis­ta sêx­tu­pla ad­vo­ga­dos de pe­so e com vi­vên­cia ju­rí­di­ca, co­mo Lu­iz Car­los Lo­pes Ma­dei­ra (DF), Evan­dro Fer­rei­ra de Vi­a­na Ban­dei­ra (MS), Pau­lo de Mo­ra­es Pe­nal­va San­tos (RJ), Ál­va­ro Wendhau­sen de Al­bu­quer­que (PR), Le­da Ma­ria So­a­res Ja­not (DF) e ele, que, em­bo­ra pe­núl­ti­mo co­lo­ca­do no es­cru­tí­nio, foi pa­ra a lis­ta trí­pli­ce, jun­to com Pau­lo Pe­nal­va e Ál­va­ro Wen­de­nhau­sen. E o “ad­vo­ga­do de ban­co” foi no­me­a­do por Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so, após in­ten­so lobby do Ban­co do Bra­sil e da Fe­bra­ban, com o res­pal­do do en­tão mi­nis­tro da Fa­zen­da Pe­dro Ma­lan. Em­bo­ra os ou­tros ti­ves­sem co­nhe­ci­men­tos ju­rí­di­cos, fal­ta­va-lhes o es­sen­cial: pa­dri­nhos.

Pa­ra com­pen­sar sua in­con­sis­tên­cia cur­ri­cu­lar, é ti­do co­mo ex­tre­ma­men­te rí­gi­do: foi ele quem man­dou pren­der o ex-go­ver­na­dor do Dis­tri­to Fe­de­ral, Jo­sé Ro­ber­to Ar­ru­da, o do Ama­pá, Pe¬dro Pau­lo Di­as, um ex-go­ver­na­dor can­di­da­to ao Se­na­do, Wal­dez Góes, e mais 16 au­to­ri­da­des do Ama­pá, lo­gran­do elo­gi­os da mí­dia (quem não gos­ta de ca­ça-cor­rup­to?). Por fim, sem­pre mos­tran­do que gos­ta de ho­lo­fo­tes, faz ques­tão de apa­re­cer em con­gres­sos, en­con­tros e se­mi­ná­rios, em­bo­ra na­da en­ten­da de Di­rei­to, a não ser o cor­ri­quei­ro tri­vi­al de ban­co. De­pois que, ar­bi­tra­ri­a­men­te, man­dou afas­tar de­sem­bar­ga­do­res do To­can­tins em 2010 (en­tre os qua­is eu), nun­ca mais foi àque­le Es­ta­do, on­de vi­via fa­zen­do pa­les­tras. Eu an­si­a­va por re­vê-lo no meu Es­ta­do em um even­to por lá, pa­ra olhar no fun­do de seus olhos e ques­ti­o­nar al­guns fa­tos.

Jo­ão Otá­vio de­ve uma ex­pli­ca­ção pa­ra ter con­ce­di­do um al­va­rá no HC 34.138-SP, em 9/03/2004, ao en­tão do­no da VASP, Wag­ner Ca­nhe­do, em me­nos de du­as ho­ras; ter man­da­do ar­qui­var, em 19/08/2011, sem ou­vir o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, a Sin­di­cân­cia 293-TO, que ver­sa­va so­bre cri¬mes di­ver­sos, pro­mo­vi­da con­tra o ex-go­ver­na­dor Si­quei­ra Cam­pos) com 3 vo­lu­mes de do­cu­men­tos, que se­quer fo­ram exa­mi­na­dos. E, in­ter­pos­to agra­vo re­gi­men­tal pe­lo MP, ele dei­xou tran­scor­re­rem 14 (qua­tor­ze) ses­sões, sem­pre re­ti­ran­do de jul­ga­men­to, aguar­dan­do que a com­po­si­ção da Cor­te lhe fos­se fa­vo­rá­vel, sen­do fi¬nal­men­te jul­ga­do (após pro­vo­ca­ção for­mal do MPF nos au­tos) na ses­são ex­tra­or­di­ná­ria de 31 de agos­to de 07/05/2012, de­pois de  6 mes­es e 14 di­as, com o re­sul­ta­do mais que pre­vi­sí­vel: o vo­to seu foi pe­lo im­pro­vi­men­to do re­gi­men­tal. E, co­mo acon­te­ce, é mui­to co­mum no STJ o fa­mo­sís­si­mo “acom­pa­nho o re­la­tor”, prin­ci­pal­men­te nos em­bar­gos e agra­vos, que não per­mi­tem sus­ten­ta­ção oral e são jul­ga­dos em blo­co em ma­té­rias aná­lo­gas. E es­pe­rou es­ta­rem au­sen­tes cin­co mi­nis­tros (Gil­son Dipp, Eli­a­na Cal­mon, Te­o­ri Za­vascki, Ar­nal­do Es­te­ves Li­ma e Ma­ria The­re­za de As­sis Mour­vo­tos ga­ran­ti­dos) pa­ra le­var o ca­so a jul­ga­men­to com se­gu­ran­ça, com o es­cas­so e ne­ces­sá­rio “quó­rum”, “pe­lo bei­ço da pul­ga”.

Mas em 29/05/2012 o di­li­gen­te Mi­nis­té­rio Pú­bli­co in­ter­pôs em­bar­gos de de­cla­ra­ção, os qua­is, em 18/09/2012, fo­ram con­clu­sos ao seu ga­bi­ne­te, mas ele não os jul­gou. Nes­se ín­te­rim, li­cen­ciou-se o se­na­dor Vi­cen­ti­nho Al­ves, e co­mo um dos sin­di­ca­dos, Jo­ão Cos­ta Ri­bei­ro Fi­lho, as­su­miu a va­ga de se­na­dor, os au­tos fo­ram re­me­ti­dos em 17/12/2012 ao STF, de­vi­do ao pri­vi­lé­gio de fo­ro. E quan­do ter­mi­na­va seu pe­rí­o­do de su­plên­cia, os au­tos vol­ta­vam ao STJ, num vai­vém pre­me­di­ta­do, du­ra­men­te cri­ti­ca­do pe­la mi­nis­tra Lau­ri­ta Vaz ao des­pa­char a Sin­di­cân­cia 292-TO em 07/04/2014, que tra­ta­va do mes­mo ca­so. .

Tam­bém o mi­nis­tro não sa­be ex­pli­car por que deu, “de mão bei­ja­da”, pa­ra a fa­mí­lia Ma­ri­nho a ex­tin­ta TV Pau­lis­ta (ho­je, TV Glo­bo de São Pau­lo), ao jul­gar o Re­cur­so Es­pe­ci­al nº 1.046.497-RJ em 09/11/2010.

Fi­nal­men­te, o mi­nis­tro de­ve uma ex­pli­ca­ção: por que o STJ man­dou pa­ra a Jus­ti­ça de pri­mei­ro grau to­dos os pro­ces­sos de ma­gis­tra­dos apo­sen­ta­dos, in­clu­si­ve de sua re­la­to­ria (Ação Pe­nal nº 629-RO Ação Pe­nal nº 674-TO, Ação Pe­nal nº 725-TO, Ação Pe­nal nº 807/DF, In­qué­ri­to nº 498-TO, In­qué­ri­to 748-TO, den­tre ou­tros), dei­xan­do ape­nas um no STJ, exa­ta­men­te a Ação Pe­nal nº 690-TO, de in­te­res­se de po­lí­ti­cos do To­can­tins e em que fi­gu­ro co­mo par­te? Os que me en­vol­vi­am, re­me­ti­dos ao pri­mei­ro grau, fo­ram ar­qui­va­do (eu era, co­mo sou, ino­cen­te). Mas era pre­ci­so que fi­cas­se al­gum pro­ces­so no STJ, ape­sar de in­com­pe­ten­te, pa­ra dar en­se­jo a pos­si­bi­li­tar a ele “pres­tar con­tas” a quem lhe en­car­re­gou a ta­re­fa e pos­si­vel­men­te de­ve dar sa­tis­fa­ção. E vem, sis­te­ma­ti­ca­men­te, re­jei­tan­do agra­vos e em­bar­gos que eu in­ter­pu­nha, aco­ber­ta­do pe­lo fa­mi­ge­ra­do “es­pí­ri­to de cor­po”.

Ve­ri­fi­can­do o si­te do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, po­de­mos cons­ta­tar vá­rios re­cur­sos em que é par­te o Ban­co do Bra­sil, e fi­gu­ra Jo­ão Otá­vio de No­ro­nha co­mo ad­vo­ga­do, mes­mo após sua no­me­a­ção co­mo mi­nis­tro do STJ. Po­de ter pas­sa­do des­per­ce­bi­do, mas ain­da fi­gu­ra seu no­me co­mo ad­vo­ga­do nos se­guin­tes fei­tos, o que po­de in­flu­en­ciar os jul­ga­do­res, por um na­tu­ral “es­prit de corps": no STF - Agra­vo de Ins­tru­men­to 434752 (pro­to­co­la­do em 06/03/2003); Agra­vo de Ins­tru­men­to 471745 (pro­to­co­la­do em 23/09/2003); Agra­vo de Ins­tru­men­to 583732 (pro­to­co­la­do em 17/02/2006); Agra­vo de Ins­tru­men­to 647413  (pro­to­co­la­do em  08/01/2007); Re­cur­so Ex­tra­or­di­ná­rio 577.014 (au­tu­a­do em 30/01/2008),  Agra­vo de Ins­tru­men­to 709844 (pro­to­co­la­do em 28/02/2008) e Re­cur­so Ex­tra­or­di­ná­rio com Agra­vo (ARE) 720773 (pro­to­co­la­do em 07/11/2012), co­mo ain­da fi­gu­ra, no pró­prio STJ, seu no­me co­mo ad­vo­ga­do do Ban­co do Bra­sil em pro­ces­sos em tra­mi­ta­ção, o que é mais gra­ve, mes­mo se sa­ben­do que ele não iria fir­mar ne­nhu­ma pe­ti­ção. O só fa­to de cons­tar seu no­me no ca­be­ça­lho já é um ex­ce­len­te me­men­to pa­ra in­flu­ir no jul­ga­men­to. O lei­tor po­de con­fe­rir: RMS 16.014-RS (au­tu­a­do em 2003), Agra­vo de Ins­tru­men­to 1.094.112-RJ (au­tu­a­do em 2008), REsp 1.115.743-ES (au­tu­a­do em 2009), Agra­vo de Ins­tru­men­to 1.185.050-SE (au­tu­a­do em 2009), REsp 1.115.743-ES (au­tu­a­do em 2009), Agra­vo de Ins­tru­men­to 1.266.896-SP (au­tu­a­do em 2010), Agra­vo de Ins­tru­men­to 1.329.079-MG (au­tu­a­do em 2010), AREsp 51.150-MG (au­tu­a­do em 2011) Ne­nhum ou­tro mi­nis­tro do STJ ori­un­do do quin­to da OAB cons­ta co­mo ad­vo­ga­do após a as­sun­ção ao car­go na­que­la Cor­te. É só con­fe­rir as pu­bli­ca­ções no “Di­á­rio da Jus­ti­ça: acór­dão de 04/12/2003 no RMS 16.014-RS (pu­bli­ca­do em 25/02/2004); de­ci­são de 13/01/2009 no Agra­vo de Ins­tru­men­to 1.094.112-RJ (pu­bli­ca­da em 06/02/2009); de­ci­são 27/08/2009 no Agra­vo de Ins­tru­men­to 1.185.050-SE (pu­bli­ca­da em 18/09/2009); de­ci­são de 23/08/2010 no Agra­vo de Ins­tru­men­to 1.329.079-MG (pu­bli­ca­da em 01/09/2010) e de­ci­são de 20/09/2011 no Agra­vo no Re­cur­so Es­pe­ci­al 51.150-MG (pu­bli­ca­da em 26/09/2011), e as­sim por di­an­te.

Se­rá que ele se es­que­ceu de ve­ri­fi­car se o CPC não foi be­né­fi­co pa­ra ele?

Ago­ra, di­an­te das de­cla­ra­ções pres­ta­das ao “Con­sul­tor Ju­rí­di­co”, o Ins­ti­tu­to dos Ad­vo­ga­dos Bra­si­lei­ros (IAB) re­pu­diou su­as de­cla­ra­ções so­bre o no­vo Có­di­go de Pro­ces­so Ci­vil, pois, co­mo ma­gis­tra­do egres­so do quin­to cons­ti­tu­ci­o­nal da ad­vo­ca­cia, o mi­nis­tro não de­ve­ria ex­pres­sar opi­ni­ão ofen­si­va ao exer­cí­cio pro­fis­si­o­nal dos ad­vo­ga­dos e ad­vo­ga­das, di­mi­nu­in­do o re­le­van­te pa­pel so­ci­al que a ad­vo­ca­cia de­sem­pe­nha e ig­no­ra a lu­ta cons­tan­te tra­va­da em prol do apri­mo­ra­men­to da ati­vi­da­de ju­ris­di­cio­nal e da pre­ser­va­ção do es­ta­do de­mo­crá­ti­co de di­rei­to.

A meu ver, foi mui­to aca­nha­da a ma­ni­fes­ta­ção do IAB.

Mas a OAB, mai­or atin­gi­da pe­la ino­por­tu­na fa­la do mi­nis­tro, sim­ples­men­te aco­var­dou-se, es­que­cen­do-se que sua im­por­tân­cia pe­ran­te a so­ci­e­da­de é mui­to des­ta­ca­da, a pon­to de o ad­vo­ga­do ter si­do con­tem­pla­do com um ar­ti­go na Cons­ti­tu­i­ção, en­quan­to que a Mag­na Car­ta não con­fe­re igual im­por­tân­cia a ne­nhum mi­nis­tro, ain­da mais um que foi es­co­lhi­do nos in­fec­tos po­rões da po­lí­ti­ca e do in­te­res­se eco­nô­mi­co, à mín­gua do re­qui­si­to mí­ni­mo do no­tá­vel sa­ber ju­rí­di­co.

Co­mo o mi­nis­tro No­ro­nha não jul­ga pro­ces­sos pe­los pró­xi­mos dois anos de pre­si­dên­cia e não po­de ne­go­ci­ar de­ci­sões, em que fun­cio­nam co­mo in­ter­me­di­á­rios os fi­lhos ad­vo­ga­dos Otá­vio Hen­ri­que e An­na Ca­ro­li­na (a “Ni­na”), co­mo já de­nun­ciou a mí­dia, o mi­nis­tro fi­ca cri­an­do fa­tos pa­ra man­ter-se em evi­dên­cia. Mas não sa­be jus­ti­fi­car o mi­li­o­ná­rio pa­tri­mô­nio do fi­lho, por exem­plo, que vem até cau­san­do ci­ú­mes aos co­le­gas mais an­ti­gos, pois seu fi­lho, inob­stan­te mui­to jo­vem, pos­sui em seu no­me uma BMW 320I Ad­vi­ce Flex, ano 2013/2014, Pla­ca OVV-5050 e uma BMW X 5, X Dri­ve 300, ano 2014/2015 bran­ca, Pla­ca PAE-8527.

Jo­ão Otá­vio é a ver­são atu­al do ex-pre­si­den­te do STJ Fran­cis­co Fal­cão, um ob­scu­ro ad­vo­ga­do per­nam­bu­ca­no que che­gou à ma­gis­tra­tu­ra ape­nas por ser fi­lho de um mi­nis­tro do STF (Dja­ci Fal­cão) e, tan­to quan­to Jo­ão Otá­vio, tem no fi­lho, o ad­vo­ga­do Dja­ci Fal­cão Ne­to (ou “Di­di Fal­cão” ou “Fal­cã­o­zi­nho”), um acha­ca­dor de ju­í­zes, que foi o res­pon­sá­vel pe­lo in­jus­to afas­ta­men­to e pos­te­ri­or apo­sen­ta­do­ria do co­le­ga Ari Quei­roz. A se­me­lhan­ça en­tre am­bos se es­ten­de a ou­tro fa­to: Fran­cis­co Fal­cão tam­bém foi um cru­el car­ras­co de ma­gis­tra­dos do “bai­xo cle­ro”, quan­do, dois anos an­tes de No­ro­nha, exer­ceu a Cor­re­ge­do­ria do CNJ.

É o ca­so de vol­tar ao ca­so do sa­pa­tei­ro que cri­ti­cou Ape­les, no Sé­cu­lo IV.

A OAB, que foi vi­li­pen­di­a­da por es­ta de­cla­ra­ção ino­por­tu­na de um ob­scu­ro mi­nis­tro ori­un­do da pró­pria Or­dem (e que a des­me­re­ce), não po­de ca­lar-se e man­dar-lhe o re­ca­do de Ape­les: Mi­nis­tro, dei­xe a to­ga, li­mi­te-se a me­xer com ques­tões ban­cá­rias e não vá além das pe­ti­ções “Con­trol C + Con­trol V”, que, por ser o que sa­be fa­zer, é o que lhe com­pe­te opi­nar, além de apa­re­cer na mí­dia.

Já que a OAB não se ma­ni­fes­ta, ma­ni­fes­to eu, que tam­bém sou ad­vo­ga­do. Se por­ven­tu­ra me fal­ta­rem co­nhe­ci­men­tos ju­rí­di­cos, so­bra-me co­ra­gem. E se plei­teio uma ca­dei­ra na As­sem­bleia es­te ano é pa­ra de­fen­der com a mes­ma co­ra­gem quem por­ven­tu­ra me con­fi­ar um vo­to.

(Li­be­ra­to Pó­voa, de­sem­bar­ga­dor apo­sen­ta­do do TJ-TO, mem­bro-fun­da­dor da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras e da Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras es­cri­tor, ju­ris­ta, his­to­ri­a­dor e ad­vo­ga­do. li­be­ra­to­po­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias