Home / Opinião

OPINIÃO

Falar de agropecuária em tempos estranhos

Di­fí­cil em se­ma­na con­fli­tuo­sa co­mo es­ta, que an­te­ce­de o ris­co de o Bra­sil, mais uma vez, aban­do­nar o re­gi­me de­mo­crá­ti­co, tra­tar ape­nas da agro­pe­cu­á­ria e su­as in­te­ra­ções em di­re­ção aos agro­ne­gó­ci­os, pre­ser­va­ção am­bien­tal e vi­da dos tra­ba­lha­do­res no cam­po.

Foi is­so, no en­tan­to, o que pro­me­ti ex­plo­rar nas co­lu­nas, a par­tir das apre­sen­ta­ções que ofe­re­ci­das no II EsalqShow, em Pi­ra­ci­ca­ba, en­tre os di­as 9 e 11 de ou­tu­bro de 2018.

Co­me­cei na se­ma­na pas­sa­da, es­cre­ven­do so­bre o pra­zer de co­nhe­cer e ou­vir as pa­la­vras do agrô­no­mo, pro­fes­sor e ex-mi­nis­tro da Agri­cul­tu­ra do go­ver­no Lu­la, Lu­iz Car­los Gue­des Pin­to. In­cluo aí mi­nhas con­ver­sas e au­di­ções de ou­tro ex-mi­nis­tro de Lu­la, o esal­qui­a­no Ro­ber­to Ro­dri­gues.

O even­to foi mui­to bem or­ga­ni­za­do pe­la ARABY, em­pre­sa es­pe­cia­li­za­da em re­a­li­zar fei­ras e even­tos, pe­lo que pa­ra­be­ni­zo sua di­re­to­ra Ra­chel Lei­te, pe­la co­or­de­na­ção.

No pré­dio cen­tral da ESALQ, on­de fi­cam ins­ta­la­dos os de­par­ta­men­tos com os es­cri­tó­rios dos prin­ci­pa­is pro­fes­so­res, o pri­mei­ro dia foi de­di­ca­do a uma so­le­ni­da­de de aber­tu­ra com o te­ma “Di­men­são e co­mu­ni­ca­ção do agro­ne­gó­cio”, apre­sen­ta­do por pu­bli­ci­tá­rios e jor­na­lis­tas es­pe­cia­li­za­dos.

Per­ce­beu-se, cla­ra­men­te, a in­ten­ção dos pa­les­tran­tes em ame­ni­zar o es­tig­ma ne­ga­ti­vo com que par­te da so­ci­e­da­de vê o se­tor, ain­da mais em tem­pos de co­lu­nis­tas-go­ver­na­do­res (Go­i­ás), co­mo Ro­nal­do Cai­a­do, e a pro­pa­la­da vol­ta da ne­fas­ta Uni­ão De­mo­crá­ti­ca Ru­ra­lis­ta (UDR).

No en­cer­ra­men­to, fa­lou o equi­li­bra­do Ro­ber­to Ro­dri­gues, ca­te­drá­ti­co emé­ri­to da es­co­la.

Vá­rios even­tos pa­ra­le­los ocor­ri­am nos Es­pa­ços Ino­var e Cen­tral de Au­las, tam­bém re­ser­va­dos aos cer­ca de 70 ex­po­si­to­res. In­clu­si­ve, um HACKA­THON so­bre agri­cul­tu­ra fa­mi­liar. Con­fes­so que não co­nhe­cia o ter­mo (de­ve ser 5.0), mas tra­du­zin­do são gru­pos de pes­so­as que se reú­nem, a dis­cu­ti­rem e se­le­ci­o­na­rem pro­pos­tas pa­ra de­ter­mi­na­dos te­mas. Não sei se foi boa a es­co­lha de mais es­se an­gli­cis­mo, pois traz na ra­iz a ati­vi­da­de hacker. Sé­cu­los atrás, eram cha­ma­dos de Workshops.

O se­gun­do dia (10) foi de­di­ca­do a uma “Clí­ni­ca de Con­sul­to­ria pa­ra Star­tups e Em­pre­en­de­do­res” e “Pai­nel de Agri­cul­tu­ra Di­gi­tal, en­quan­to no sa­lão no­bre ti­nha iní­cio o Ag­Tech Val­ley Sum­mit (lem­brou-me au­la de Aria­no Su­as­su­na (1927-2014) so­bre o uso da lín­gua in­gle­sa en­tre nós):

Os es­pe­cia­lis­tas abor­da­ram te­mas im­por­tan­tes e mo­men­to­sos: “Ges­tão de Sis­te­mas In­te­gra­dos em Agri­cul­tu­ra” (in­for­ma­ção, co­nhe­ci­men­to, água, eta­nol, ali­men­ta­ção ani­mal, e sus­ten­ta­bi­li­da­de no con­tro­le de pra­gas e do­en­ças).

No úl­ti­mo dia, te­ve-se o pai­nel co­men­ta­do na co­lu­na an­te­ri­or so­bre ten­dên­cias de agri­cul­tu­ra fa­mi­liar, as­so­cia­ti­vis­mo e co­o­pe­ra­ti­vis­mo, e a si­tu­a­ção da ca­deia hor­ti­fru­ti­gran­jei­ra, com apre­sen­ta­ção de ca­sos de su­ces­so. Pe­las mi­nhas An­dan­ças Ca­pi­tais, ra­ros.

Mui­to bom per­cor­rer as “vi­tri­nes”, or­ga­ni­za­das pe­los alu­nos da ESALQ so­bre tec­no­lo­gia e qua­li­da­de de be­bi­das, so­los, ci­ên­cias bi­o­ló­gi­cas, a quí­mi­ca a ser­vi­ço da so­ci­e­da­de, flo­res­tas e ár­vo­res ur­ba­nas, eco­no­mia, ad­mi­nis­tra­ção, so­ci­o­lo­gia, en­ge­nha­ria de bi­os­sis­te­mas, en­to­mo­lo­gia, fi­to­pa­to­lo­gia, ne­ma­to­lo­gia, aca­ro­lo­gia, zo­o­tec­nia, ge­o­tec­no­lo­gia, ge­né­ti­ca, e o pa­vi­lhão de hor­ti­cul­tu­ra.

No Sum­mit, (por que não Cú­pu­la?), as mu­dan­ças tec­no­ló­gi­cas, de­sa­fi­os da es­ca­la, uso sus­ten­tá­vel de in­su­mos na agri­cul­tu­ra, de­sa­fi­os da ali­men­ta­ção, mu­dan­ças cli­má­ti­cas, ino­va­ções fi­nan­cei­ras e o pa­pel so­ci­al da agri­cul­tu­ra no fu­tu­ro, em­pre­go e car­rei­ra pa­ra os fu­tu­ros agrô­no­mos.

Ao con­trá­rio do even­to de 2017, al­guns gi­gan­tes do agro­ne­gó­cio se in­te­res­sa­ram em pa­tro­ci­nar o des­te ano, co­mo: John De­e­re, Co­pla­ca­na, San­tan­der, Fi­nep; Ra­bo­bank, LS Trac­tor, Arysta, Raí­zen, Mo­to­ro­la.

Hou­ve, tam­bém, apoio ins­ti­tu­ci­o­nal e fi­nan­cei­ro da Or­ga­ni­za­ção das Co­o­pe­ra­ti­vas do Es­ta­do de São Pau­lo, Fi­esp e go­ver­no fe­de­ral atra­vés do Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, Pe­cu­á­ria e Abas­te­ci­men­to.

Os de­mais pa­tro­cí­nios fo­ram ob­ti­dos com a ven­da de stands pa­ra em­pre­sas pri­va­das e or­ga­ni­za­ções não-go­ver­na­men­tais.

Não se de­ve di­mi­nu­ir as abran­gên­cia e im­por­tân­cia do even­to, mas na pró­xi­ma co­lu­na se­rei me­nos re­pór­ter e mais crí­ti­co. In­té.

(Rui Da­her Rui Da­her é co­lu­nis­ta de Car­ta­Ca­pi­tal. Cri­a­dor e con­sul­tor da Bi­o­cam­po De­sen­vol­vi­men­to Agrí­co­la. ru­i­da­her@ya­hoo.com.br)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias