Home / Opinião

OPINIÃO

Goiânia: uma Capital em movimento

O mo­vi­men­to é a ba­se do pro­gres­so.

Go­i­â­nia, que ce­le­bra ho­je 85 anos, nas­ceu de um mo­vi­men­to: a trans­fe­rên­cia da ca­pi­tal de Go­i­ás no iní­cio da dé­ca­da de 1930 pa­ra a re­gi­ão de Cam­pi­nas. E foi tam­bém um mo­vi­men­to que deu iní­cio a mi­nha tra­je­tó­ria po­lí­ti­ca: em 1949, aos 15 anos, che­guei da ro­ça na no­va ca­pi­tal em bus­ca de opor­tu­ni­da­des.

Aqui, além de aces­so à edu­ca­ção, en­con­trei um am­bi­en­te on­de pu­de cons­tru­ir uma his­tó­ria po­lí­ti­ca que com­ple­ta nes­te mês 60 anos - e que mui­to me or­gu­lha.

Ini­ci­al­men­te, par­ti­ci­pei do mo­vi­men­to so­ci­al, es­tu­dan­til e ur­ba­no que se for­mou no Co­lé­gio Lyceu e na Es­co­la Téc­ni­ca de Cam­pi­nas. E, no­ve anos após a mi­nha che­ga­da, ti­ve o pri­vi­lé­gio de ser elei­to ve­re­a­dor, de­pois de­pu­ta­do es­ta­du­al e pre­fei­to pe­la pri­mei­ra vez em 1965.

Na­que­le tem­po, em­bo­ra Go­i­â­nia re­pre­sen­tas­se a ideia do pro­gres­so que se es­tru­tu­rou nos ho­ri­zon­tes na­ci­o­nais da Mar­cha pa­ra o Oes­te, a ci­da­de já en­fren­ta­va uma sé­rie de de­sa­fi­os. Tu­do por con­ta do seu cres­ci­men­to po­pu­la­cio­nal ver­ti­gi­no­so, que sur­pre­en­deu seu pró­prio fun­da­dor, Pe­dro Lu­do­vi­co.

É que Go­i­â­nia é uma ci­da­de pre­des­ti­na­da ao cres­ci­men­to. E seus ad­mi­nis­tra­do­res tem a mis­são de acom­pa­nhar es­ta evo­lu­ção.

Elei­to pre­fei­to, aos 31 anos, en­xer­guei a ne­ces­si­da­de de uma po­lí­ti­ca ha­bi­ta­cio­nal efi­caz e de ou­tras ações de­di­ca­das às fa­mí­lias po­bres.

Foi aí que ini­ci­ei o gran­de mo­vi­men­to das mi­nhas ad­mi­nis­tra­ções, ba­se­a­do no es­pí­ri­to so­li­dá­rio dos nos­sos mo­ra­do­res: o mu­ti­rão.

E ini­cia­mos uma no­va fa­se na ci­da­de.

Cons­tru­í­mos, jun­to com o po­vo, a Vi­la Re­den­ção, a Vi­la Ca­naã, a Vi­la Al­vo­ra­da e ou­tras de­ze­nas de con­jun­tos ha­bi­ta­cio­nais, ga­ran­tin­do  mi­lha­res de ca­sas à po­pu­la­ção. Fo­ram mais de 30 mil ao lon­go dos man­da­tos que as­su­mi. Ações de­ter­mi­nan­tes pa­ra que nos­sa Ca­pi­tal fos­se ho­je a úni­ca, com mais de um mi­lhão de ha­bi­tan­tes, que não con­vi­ve com fa­ve­las.

E fo­mos além: cons­tru­í­mos a Pra­ça Uni­ver­si­tá­ria; a Ro­do­vi­á­ria de Go­i­â­nia; o Cen­tro de Con­ven­ções; im­plan­ta­mos 27 par­ques em to­da ci­da­de; cons­tru­i­mos mais de 50 CMEIs e 25 es­co­las em tem­po in­te­gral; a Ma­ter­ni­da­de Do­na Íris e por aí vai.

Foi o re­co­nhe­ci­men­to des­ta ci­da­de que me fez go­ver­na­dor por du­as ve­zes, se­na­dor, mi­nis­tro da Agri­cul­tu­ra por di­as ve­zes e mi­nis­tro da Jus­ti­ça.

São 60 anos de vi­da pú­bli­ca. São 60 anos de­di­ca­dos à Go­i­â­nia, ao nos­so Es­ta­do e ao pa­ís.

Por is­so, co­mo cos­tu­mo di­zer, ne­nhu­ma li­de­ran­ça de­ve tan­to a Go­i­â­nia co­mo eu, que sou mo­vi­do por es­te sen­ti­men­to de gra­ti­dão aos go­i­a­ni­en­ses. To­das as ma­nhãs re­no­vo meu com­pro­mis­so com quem es­co­lheu a ca­pi­tal pa­ra cons­tru­ir a sua pró­pria nar­ra­ti­va.

Nes­te 24 de ou­tu­bro eu só te­nho a agra­de­cer ao po­vo des­ta ci­da­de por  com­par­ti­lhar co­mi­go a cer­te­za de que o mo­vi­men­to, o di­na­mis­mo, a jus­ti­ça e a con­du­ta de­mo­crá­ti­ca são fun­da­men­tais pa­ra a ga­ran­tia de um fu­tu­ro mais dig­no pa­ra to­dos.

E são jus­ta­men­te es­sas ca­rac­te­rís­ti­cas que nos le­va­rão pa­ra um fu­tu­ro em que a mo­bi­li­da­de ur­ba­na se­rá re­a­li­da­de com a en­tre­ga do BRT, da con­ti­nua­ção da Ave­ni­da Les­te Oes­te; pa­ra um ama­nhã com mais aces­so à Sa­ú­de com a en­tre­ga da UPA Jar­dim Amé­ri­ca e do Hos­pi­tal e Ma­ter­ni­da­de Oes­te, e dig­ni­da­de no aten­di­men­to em to­das as uni­da­des; pa­ra no­vos di­as com in­ves­ti­men­tos em cul­tu­ra, em Edu­ca­ção. Di­as dig­nos dos mais no­bres mo­ra­do­res que uma ci­da­de po­de­ria ter.

Fe­liz 85 anos, Go­i­â­nia! Que ve­nham no­vos anos ca­da vez mais re­ple­tos de fe­li­ci­da­de.

(Iris Re­zen­de, pre­fei­to de Go­i­â­nia)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias