Home / Opinião

OPINIÃO

Intolerância gera violência

A cam­pa­nha elei­to­ral des­te ano es­tá en­vol­ta nu­ma in­to­le­rân­cia ja­mais vis­ta an­tes no Bra­sil, cu­ja fon­te bro­ta dos maus exem­plo ad­vin­dos de fa­mí­lias, da pre­ga­ção de fal­sos lí­de­res e de uma cul­tu­ra an­te éti­ca im­plan­ta­da no Bra­sil,com o ob­je­ti­vo de trans­for­mar a pá­tria bra­si­lei­ra num re­gi­me ide­o­ló­gi­co con­trá­rio a cul­tu­ra e o cos­tu­me do po­vo. As ma­ni­fes­ta­ções con­tra e a fa­vor dos can­di­da­tos a pre­si­dên­cia do Bra­sil por to­do o ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal, fo­men­ta­das por más li­de­ran­ças, es­tão se trans­for­man­do nu­ma pra­ça de guer­ra, on­de o ódio e a  vi­o­lên­cia tem ocu­pa­do o lu­gar do res­pei­to, da ci­vi­li­da­de e da to­le­rân­cia, com um se­rís­si­mo agra­van­te, são bra­si­lei­ros guer­re­an­do con­tra bra­si­lei­ros, co­mo se fos­sem eter­nos ini­mi­gos. São dois can­di­da­tos a pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca Fe­de­ra­ti­va do Bra­sil, um que re­pre­sen­ta o pro­je­to da ede­o­lo­gia so­ci­a­lis­ta co­mu­nis­ta, li­de­ra­do pe­lo ci­da­dão Fer­nan­do Had­dad, do PT, e o ou­tro li­de­ra­do pe­lo ci­da­dão Ja­ir Mes­si­as Bol­so­na­ro, do PSL, que de­fen­de a de­mo­cra­cia e os prin­cí­pios da éti­ca, da mo­ral, dos bons cos­tu­mes e o pa­tri­o­tis­mo. São du­as cor­ren­tes dis­tin­tas, as qua­is me­re­cem ser bem ava­li­a­das por to­dos, sob pe­na de in­vi­a­bi­li­zar­mos a de­mo­cra­cia bra­si­lei­ra. Co­mo to­dos sa­bem, o ví­rus do mal per­meia to­do o ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal. To­da­via, as­sim co­mo nos va­ci­na­mos con­tra o ví­rus da pó­lio e do sa­ram­po, va­mos va­ci­nar tam­bém con­tra o ví­rus da mal­da­de, da ig­no­rân­cia e da pre­po­tên­cia. Afi­nal, so­mos to­dos bra­si­lei­ros, que­re­mos o bem do Bra­sil e lu­ta­mos pe­la paz na fa­mí­lia bra­si­lei­ra.

O fes­ti­val de men­ti­ras e de­nún­cias que te­mos vis­to nas mí­di­as so­ci­ais, com a ten­ta­ti­va de des­qua­li­fi­car os can­di­da­tos a pre­si­den­te do Bra­sil, têm cau­sa­do re­vol­ta e con­fu­são na ca­be­ça dos elei­to­res. In­fe­liz­men­te, o tem­po des­ti­na­do a pro­pa­gan­da elei­to­ral, que de­ve­ria ser­vir pa­ra os can­di­da­tos apre­sen­ta­rem as su­as pro­pos­tas de go­ver­no, tem ser­vi­do pa­ra se­me­ar a dis­cór­dia, pre­gar o ódio e des­qua­li­fi­car os con­cor­ren­tes. O elei­tor, no que pe­se as ten­ta­ti­vas de en­ga­ná-lo, sa­be mui­to bem dis­tin­guir o que é bom e o que é ru­im pa­ra o Pa­ís. O que to­dos que­rem é um pa­ís de­mo­crá­ti­co, que te­nha sa­ú­de pa­ra to­dos, edu­ca­ção de qua­li­da­de, se­gu­ran­ça que ga­ran­ta o di­rei­to de ir e vir, mo­ra­dia des­cen­te pa­ra as fa­mí­lias, tra­ba­lho pa­ra to­dos e re­du­ção drás­ti­ca das de­si­gual­da­des so­ci­ais. O Bra­sil pre­ci­sa ser pas­sa­do a lim­po, a prá­ti­ca po­lí­ti­co-ad­mi­nis­tra­ti­va ca­du­cou e pre­ci­sa mu­dar, o mo­de­lo atu­al le­vou a nos­sa pá­tria ao fun­do do po­ço e a po­pu­la­ção a bei­ra da ru­í­na. Se­rá que é is­so que que­re­mos? Com cer­te­za, não é.

Sem­pre me ques­ti­o­nei so­bre a ex­clu­são da dis­ci­pli­na OSPB da gra­de cur­ri­cu­lar das es­co­las bra­si­lei­ras. Não en­ten­dia e nem en­ten­do as ra­zão de não se fa­lar mais em ci­vis­mo no Bra­sil. Não can­ta­mos mais o Hi­no Na­ci­o­nal nas es­co­las, não has­te­a­mos as ban­dei­ras do Bra­sil, do Es­ta­do, do Mu­ni­cí­pio  du­ran­te o ex­pe­di­en­te nos ór­gã­os pú­bli­cos.Não ra­ras ve­zes pre­sen­ci­a­mos bra­si­lei­ros até quei­man­do a ban­dei­ra na­ci­o­nal em pra­ça pú­bli­ca. Que pa­ís é es­te? Tu­do is­so por­que de­pois dos go­ver­nos mi­li­ta­res a ori­en­ta­ção se­guin­tes foi ou­tra, mui­to di­fe­ren­te da an­te­ri­or, in­clu­si­ve fo­ca­da na ede­o­lo­gia so­ci­a­lis­ta-co­mu­nis­ta, que não deu cer­to em lu­gar ne­nhum do mun­do, mas que opor­tu­ni­za os seus se­gui­do­res a ten­ta­rem im­plan­tá-la no Bra­sil pa­ra se per­pe­tu­a­rem no po­der. Es­sa gen­te vem se apro­vei­tan­do da ig­no­rân­cia po­lí­ti­ca dos bra­si­lei­ros e ten­tan­do fa­zer a ca­be­ço dos me­nos es­cla­re­ci­dos, com o cri­mi­no­so dis­cur­so se­pa­ra­tis­ta, pro­cu­ran­do jo­gar os po­bres con­tra os ri­cos, os em­pre­ga­dos con­tra os em­pre­ga­do­res e os nor­des­ti­nos con­tra os su­lis­tas e ou­tros. Se­rá is­so mes­mo que que­re­mos? A res­pos­ta é sua.

(Gercy Jo­a­quim Ca­mê­lo. Co­ro­nel da Re­ser­va Re­mu­ne­ra­da da Po­lí­cia Mi­li­tar de Go­i­ás)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias