Home / Opinião

OPINIÃO

Joaquim Roriz, um homem chamado solidariedade

Co­nhe­ci Jo­a­quim Do­min­gos Ro­riz em 1978, aos 12 anos de ida­de, quan­do re­si­dia na ci­da­de de Sil­vâ­nia.

Foi em épo­ca de elei­ção e a pri­mei­ra após a aber­tu­ra do Re­gi­me De­mo­crá­ti­co. Mi­nha mãe, Ri­ta Cor­dei­ro do Va­le, ao la­do do meu avô Ju­ca dos San­tos, um dos fun­da­do­res do Mo­vi­men­to De­mo­crá­ti­co Bra­si­lei­ro (MDB) no mu­ni­cí­pio, que con­cor­ria tão so­men­te com a Ali­an­ça Re­no­va­do­ra Na­ci­o­nal (Are­na), abra­çou sua cam­pa­nha pa­ra de­pu­ta­do es­ta­du­al.

Quem apre­sen­tou Jo­a­quim Do­min­gos Ro­riz, fo­ram os ir­mãos co­ra­gem: Ad­he­mar San­til­lo, que con­cor­ria pa­ra de­pu­ta­do fe­de­ral e Dr. Hen­ri­que San­til­lo, ao Se­na­do, am­bos pe­lo MDB. Bons tem­pos aque­le!

A mi­nha me­ni­ni­ce não ati­nha ao gran­de mo­men­to de tran­si­ção de­mo­crá­ti­ca que atra­ves­sá­va­mos, mas apro­vei­tei mui­to as noi­tes fri­as de Sil­vâ­nia, quan­do com gru­de fei­to de pol­vi­lho, afi­xá­va­mos car­ta­zes aos pos­tes, que no ou­tro dia já es­ta­vam co­ber­tos pe­los can­di­da­tos de opo­si­ção. E lá ía­mos no­va­men­te pa­ra es­ta lu­ta in­ter­mi­ná­vel. O bom des­sa ação era a fa­ro­fa de car­ne no fi­nal dos tra­ba­lhos. Por sor­te e por lei, não mais exis­te es­te ato er­rô­neo, que so­men­te po­lui a ci­da­de e que na­da acres­cen­ta aos vo­tos.

Ou­tra gran­de di­ver­são eram os ran­chões que se es­pa­lha­vam na ci­da­de, on­de era per­mi­ti­do a dis­tri­bui­ção de co­mi­da, be­bi­da e mui­ta mú­si­ca. Os ar­ras­ta-pés iam até as 22:00 ho­ras du­ran­te os di­as úte­is, se es­ten­den­do até mais tar­de nos fi­nais de se­ma­na. Em­bo­ra as ani­mo­si­da­des par­ti­dá­ri­as eram agu­ça­das, não me lem­bro de bri­gas e de­sa­ti­nos nos ran­chões, pois ca­da qual ia pa­ra os re­du­tos de seus par­ti­dos, que era de um la­do ou de ou­tro. Os in­de­ci­sos e de­sa­pai­xo­na­dos iam nos dois.

Por ter­mos na épo­ca so­men­te um ve­re­a­dor apoi­an­do – o sa­u­do­so Os­mar Sou­za – Jo­a­quim Do­min­gos es­pe­ra­va no má­xi­mo 200 vo­tos, mas con­se­gui­mos dar a ele 600, que por ter­mos um can­di­da­to da ci­da­de na opo­si­ção, Jo­sé De­ni­son de Sou­za, foi uma vo­ta­ção ex­pres­si­va. Por es­te fei­to, ele sem­pre te­ve um ca­ri­nho es­pe­ci­al por meus pa­is e fa­mi­lia­res.

Mas não que­ro fa­lar do po­lí­ti­co – que pos­sui seus mé­ri­tos e de­mé­ri­tos co­mo to­dos - pois mui­tos já o fez com mai­or com­pe­tên­cia e pro­pri­e­da­de, mas que­ro me lem­brar nes­te mo­men­to do ser hu­ma­no re­li­gi­o­so, hu­ma­no, hu­mil­de, so­li­dá­rio, ami­go e de uma gen­ti­le­za ím­par.

Pai ze­lo­so, es­po­so exem­plar, ami­go con­des­cen­den­te, ser hu­ma­no de ra­ras qua­li­da­des, a mai­or de­las a ge­ne­ro­si­da­de.

Uma in­for­ma­ção re­ce­bi­da do con­fra­de Olí­vio Le­mos, da que­ri­da ci­da­de de Vi­a­nó­po­lis, me trou­xe a no­tí­cia do seu fa­le­ci­men­to, me fez, mes­mo com inú­me­ras atri­bu­i­ções e con­tra­tem­pos, a es­cre­ver es­te ar­ti­go.

Pou­cos sa­bem, que Ro­riz no fi­nal da dé­ca­da de 70, quan­do re­sol­veu en­trar na vi­da pú­bli­ca, cha­mou seu ir­mão Ze­qui­nha e lhe dis­se que en­tra­ria pa­ra a po­lí­ti­ca e que não mais iria to­car os ne­gó­ci­os de uma em­pre­sa mi­ne­ra­do­ra que ti­nham e, que iria fi­car so­men­te com as fa­zen­das.

Per­gun­tou ao seu ir­mão se ti­nha in­te­res­se em con­ti­nu­ar, mas es­te não quis. Foi quan­do Jo­a­quim Ro­riz dis­se ao mes­mo que se des­fi­zes­se dos ca­mi­nhões, ma­qui­ná­rios, ofi­ci­nas, mas que os ven­des­sem aos seus fun­cio­ná­rios, na con­di­ção que pu­des­sem pa­gá-los. A mai­o­ria de­les te­ve su­as dí­vi­das es­ten­di­das por três ou qua­tro anos. Pra­ti­ca­men­te to­dos, ho­je, são gran­des em­pre­sá­rios.

No dia 13 de de­zem­bro, sem­pre ocor­re o lei­lão de San­ta Lu­zia, co­man­da­do a vá­rios anos pe­lo tam­bém lei­lo­ei­ro Olí­vio Le­mos. Es­te me re­la­tou que sem­pre Jo­a­quim Ro­riz pe­ga­va o mi­cro­fo­ne e di­zia que em um lei­lão be­ne­fi­cen­te, da mes­ma for­ma que te­mos que com­prar bons ani­mais, tam­bém de­ve­mos doá-los com a mes­ma qua­li­da­de pa­ra as cau­sas so­ci­ais. As­sim fa­zia em seu no­me, de sua es­po­sa Wes­ley e de su­as fi­lhas, ca­da um do­an­do um bom ani­mal.

Em 1988, quan­do foi in­ter­ven­tor na pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia, ti­ve o con­vi­te pa­ra ir tra­ba­lhar com ele na Co­mis­são que apu­ra­va as ir­re­gu­la­ri­da­des na ges­tão de Da­ni­el An­tô­nio (PMDB), ao la­do dos emi­nen­tes e bri­lhan­tes ad­vo­ga­dos Dr. Fleury e Dr. Zu­za, on­de apren­di mui­to so­bre di­rei­to e to­mei gos­to pe­la re­da­ção e pe­lo di­rei­to ad­mi­nis­tra­ti­vo.

Nes­te mes­mo ano, fui no­me­a­do a pe­di­do de­le, pa­ra um car­go que não es­ta­va à al­tu­ra de um jo­vem de 19 anos à épo­ca. Cha­mou em seu ga­bi­ne­te o en­tão pre­si­den­te da Com­pa­nhia de Ur­ba­ni­za­ção de Go­i­â­nia (CO­MURG), dou­tor Fau­se Mus­se, pe­din­do que no­me­as­se no me­lhor car­go dis­po­ní­vel, mas que eu per­ma­ne­ces­se à dis­po­si­ção de seu ga­bi­ne­te.

Nes­te dia, quan­do aguar­da­va a vin­da do pre­si­den­te em seu ga­bi­ne­te, me sen­tin­do a pes­soa mais va­lo­ri­za­da e im­por­tan­te da ter­ra, pre­sen­ci­ei uma ce­na inu­si­ta­da. Uma li­de­ran­ça de bair­ro de Go­i­â­nia le­vou até ele uma de­man­da de uma ci­rur­gia, com lau­dos em mãos, que a re­de mu­ni­ci­pal e nem a es­ta­du­al fa­zia. Ele, si­len­cio­sa­men­te, pe­gou o seu ta­lão de che­ques e dis­se: a pre­fei­tu­ra não po­de cus­te­ar es­ta des­pe­sa, mas pa­ga­rei do meu bol­so, mas pe­ço si­gi­lo nes­ta do­a­ção.

O ges­to me emo­cio­nou mui­to, pois o va­lor não era pe­que­no. Vi lá­gri­mas nos olhos do re­que­ren­te e de­le so­men­te o si­lên­cio e a con­des­cen­dên­cia de um ato que o tor­na­ria mais res­pei­ta­do e que­ri­do por mim e por quem re­ce­bia aque­la do­a­ção que ele se­quer co­nhe­cia.

Tra­ba­lhei, a pe­di­do do de­pu­ta­do es­ta­du­al Mar­co­ni Pe­ril­lo, na Ter­ra­cap em Bra­sí­lia, on­de fui no­me­a­do em ou­tro ex­ce­len­te car­go, pois a Cons­ti­tu­i­ção de 1988 fi­ze­ra com que eu per­des­se o meu na Co­murg. Ro­riz que ha­via si­do no­me­a­do re­cen­te­men­te go­ver­na­dor do Dis­tri­to Fe­de­ral, nos re­ce­beu às 07:00 ho­ras da ma­nhã, com um lau­do ca­fé da ma­nhã no Pa­lá­cio das Águas Cla­ras, sem­pre com uma gen­ti­le­za e ca­ri­nho que so­men­te ele con­se­guia des­ti­nar. Sa­í­mos de lá e fo­mos di­re­to ao seu ga­bi­ne­te, on­de ele de­ter­mi­nou mi­nha no­me­a­ção na em­pre­sa. Mais uma que co­lo­quei na con­ta de bon­da­de de­le e do de­pu­ta­do es­ta­du­al à épo­ca Mar­co­ni Pe­ril­lo.

Quem não sa­be va­lo­ri­zar o ami­go, é por­que nun­ca o te­ve. O pas­sa­do se não nos é in­te­res­san­te e mar­can­te, pa­re­ce que nun­ca exis­tiu. Mas os bons ami­gos, são aque­les que es­tão ao nos­so la­do nos mo­men­tos de di­fi­cul­da­des, pois de fa­ci­li­da­des, nun­ca nos fal­ta­rão.

Ro­riz des­ti­nou pro­vas de apre­ço por mi­nha fa­mí­lia que são im­pa­gá­veis. Nun­ca nos fal­tou o sor­ri­so lar­go, o abra­ço aper­ta­do, o tom de voz al­ta e fir­me, sem­pre com mui­ta ale­gria quan­do me en­con­tra­va, sem­pre per­gun­tan­do por mi­nha mãe e fa­mí­lia. Apren­di mui­to com es­te ser hu­ma­no de qua­li­da­des ím­pa­res.

Nos da­mos con­ta de que es­ta­mos fi­can­do ve­lhos, quan­do as no­tí­cias de fa­le­ci­men­to co­me­çam a nos che­gar com mais fre­quên­cia. No al­to de seus 82 anos de ida­de, Jo­a­quim Ro­riz há mui­to lu­ta­va con­tra o di­a­be­tes, era do­en­te re­nal crô­ni­co e car­dio­pa­ta. Ro­riz não re­sis­tiu a uma tra­ques­to­mia, de­pois de so­frer uma is­que­mia. Ele es­ta­va in­ter­na­do na Uni­da­de de Te­ra­pia In­ten­si­va (UTI), do Hos­pi­tal de Bra­sí­lia, no La­go Sul, des­de 24 de agos­to.

O go­ver­na­dor de Bra­sí­lia, Ro­dri­go Rol­lem­berg, de­cre­tou lu­to ofi­ci­al por três di­as e dis­se: fa­lar de Ro­riz é fa­lar da his­tó­ria de Bra­sí­lia, de sua con­so­li­da­ção co­mo a ca­pi­tal da Re­pú­bli­ca.

Dis­se ain­da o so­ci­a­lis­ta: “Bra­sí­lia per­de um re­a­li­za­dor, um ho­mem com for­tes la­ços com a po­pu­la­ção mais hu­mil­de e que sou­ber ser vi­si­o­ná­rio nu­ma ci­da­de ide­a­li­za­da por ou­tros vi­si­o­ná­rios, e cons­tru­í­da por can­dan­gos pi­o­nei­ros, que Ro­riz tan­to se pre­o­cu­pou e abri­gou”.

Se ocor­re­ram tro­pe­ços em sua vi­da pú­bli­ca, ga­ran­to-lhes que em mo­men­to al­gum foi em be­ne­fí­cio pró­prio, pois ele sem­pre foi mui­to bem re­sol­vi­do eco­no­mi­ca­men­te. A bon­da­de de Ro­riz, ou­vi de um ami­go par­la­men­tar, tor­nou-se seu prin­ci­pal al­goz.

Mas Ro­riz es­ta­rá sem­pre no pan­te­ão dos gran­des po­lí­ti­cos bra­si­lei­ros, on­de a ge­re­no­ri­sa­de, ama­bi­li­da­de com os mais hu­mil­des, com­pa­nhei­ris­mo, fi­de­li­da­de com seus ami­gos e ex­tre­ma ge­ne­ro­si­da­de com quem es­te­ve ao seu la­do, são seus mai­o­res le­ga­dos.

A mor­te ain­da é um dos mai­o­res mis­té­ri­os da vi­da. É ine­vi­tá­vel nos ques­ti­o­nar­mos o por­quê de ter­mos que nos des­pe­dir de al­guém que te­mos apre­ço e ama­mos, ou mes­mo te­mer o nos­so pró­prio fim.

Há, no en­tan­to, mi­lhões de pos­si­bi­li­da­des de li­dar­mos e re­fle­tir­mos a mor­te não ape­nas co­mo um mo­men­to uni­ca­men­te de dor, mas co­mo par­te in­con­tor­ná­vel da vi­da. Quem sa­be, pen­san­do e apren­den­do so­bre es­se in­du­bi­tá­vel acon­te­ci­men­to, po­de­mos en­ca­rá-lo de for­ma mais co­ra­jo­sa.

Ber­tolt Brecht nos dis­se que de­ve­mos te­mer me­nos a mor­te e mais a vi­da in­su­fi­ci­en­te, que às ve­zes le­va­mos. Já o mai­or mé­di­um bra­si­lei­ro, Chi­co Xa­vi­er, que nos dei­xou um le­ga­do de exem­plos, dis­se: Vi­va co­mo quem sa­be que vai mor­rer um dia, e que mor­ra co­mo quem sou­be vi­ver di­rei­to.

Jo­a­quim Do­min­gos Ro­riz, sou­be o ver­da­dei­ro sen­ti­do de vi­ver.

Ao seus fa­mi­lia­res, ami­gos e com­pa­nhei­ros de ca­mi­nha­da, dei­xo aqui o meu abra­ço fra­ter­no.

(Cle­ver­lan An­tô­nio do Va­le Ad­mi­nis­tra­dor de Em­pre­sas, Ges­tor Pú­bli­co, Pós-gra­du­a­do em Po­lí­ti­cas Pú­bli­cas e Do­cên­cia Uni­ver­si­tá­ria, Mem­bro da Ca­dei­ra no. 15 da Aca­de­mia Sil­va­ni­en­se de Le­tras, Ar­tes e His­tó­ria de Sil­vâ­nia, Ar­ti­cu­lis­ta do DM – cle­ver­lan­va­[email protected])

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias