Home / Opinião

OPINIÃO

Lá, como cá

Leio no La Re­pub­bli­ca: o pre­fei­to de Ri­a­ce, pe­que­na ci­da­de na pro­vín­cia de Reg­gio-Ca­la­bria, foi pre­so. Do­me­ni­co Lu­ca­no, o pre­fei­to, tor­nou-se um sím­bo­lo do aco­lhi­men­to aos imi­gran­tes. Seu de­sem­pe­nho é in­su­por­tá­vel pa­ra o vi­ce-mi­nis­tro e mi­nis­tro do In­te­ri­or, o ul­tra­di­rei­tis­ta Mat­teo Sal­vi­ni.

A Ope­ra­ção Xe­nia da guar­da de fi­nan­ças ita­li­a­na acu­sa Do­me­ni­co de fa­vo­re­ci­men­to à imi­gra­ção clan­des­ti­na e de frau­de na con­tra­ta­ção de ser­vi­ços de co­le­ta de li­xo, en­tre­gues às co­o­pe­ra­ti­vas que reú­nem fo­ras­tei­ros e de­sem­pre­ga­dos lo­ca­is. Ou­tras acu­sa­ções de mal­ver­sa­ção de di­nhei­ro fo­ram re­cu­sa­das pe­la Pro­cu­ra­do­ria.

Às vés­pe­ras da pri­são de Do­me­ni­co, o eco­no­mis­ta da es­quer­da de­mo­crá­ti­ca, Emi­li­a­no Bran­cac­cio ma­ni­fes­tou no L’Es­pres­so on Li­ne sua in­dig­na­ção com a ade­são de ex-com­pa­nhei­ros às tes­es po­pu­lis­tas de di­rei­ta.

“Es­tou, ao mes­mo tem­po, hor­ro­ri­za­do e ci­en­ti­fi­ca­men­te fas­ci­na­do com a mons­tru­o­sa e sú­bi­ta trans­for­ma­ção so­fri­da por ex-com­pa­nhei­ros, dig­na de Dr. Jekyll e Mis­ter Hyde no clás­si­co de Ro­bert Lou­is Ste­ven­son. Es­ses ci­da­dã­os to­mam os imi­gran­tes co­mo bo­des ex­pi­a­tó­rios de to­dos os ma­les eco­nô­mi­cos e se afas­tam das ba­ta­lhas pe­los di­rei­tos: co­mo as que se em­pe­nham pe­la igual­da­de de gê­ne­ro, pe­la li­ber­da­de e eman­ci­pa­ção se­xu­al e con­tra as dis­cri­mi­na­ções, as crí­ti­cas às su­per­sti­ções e as lu­tas por uma cul­tu­ra lai­ca e pro­gres­sis­ta nas es­co­las.”

Bran­cac­cio pros­se­gue em sua di­a­tri­be con­tra o ob­scu­ran­tis­mo. In­vo­ca o Ilu­mi­nis­mo e as gran­des re­vo­lu­ções de­fla­gra­das em no­me da igual­da­de e da li­ber­da­de. Es­ses va­lo­res, ho­je apro­pria­dos pe­los mag­na­tas e se­nho­res da fi­nan­ça glo­bal, es­ca­pam en­tre os de­dos dos tri­bu­nos que di­zem lu­tar pe­los opri­mi­dos.

Na Eu­ro­pa, cres­cem os par­ti­dos de ex­tre­ma-di­rei­ta. São gran­des as di­fi­cul­da­des das po­si­ções po­lí­ti­cas de cen­tro di­an­te da “ra­di­ca­li­za­ção” à di­rei­ta e à es­quer­da. Os Es­ta­dos Uni­dos caí­ram no co­lo de Do­nald Trump.

O de­clí­nio do cen­tro de­mo­crá­ti­co não de­cor­re das idi­os­sin­cra­si­as in­di­vi­dua­is, mas ex­pri­me de for­ma dra­má­ti­ca a rup­tu­ra das re­la­ções mais “equi­li­bra­das” en­tre os po­de­res do “li­vre-mer­ca­do” e o res­guar­do dos di­rei­tos eco­nô­mi­cos e so­ci­ais dos ci­da­dã­os des­fa­vo­re­ci­dos.

Nos es­ter­to­res dos anos 1970, a es­tag­fla­ção de­sar­ran­jou o acor­do so­ci­al e eco­nô­mi­co con­cer­ta­do no Pós-Guer­ra. Mais na Eu­ro­pa, mas tam­bém nos Es­ta­do Uni­dos, es­se acor­do en­se­jou, du­ran­te 30 anos, uma vir­tu­o­sa com­bi­na­ção en­tre cres­ci­men­to eco­nô­mi­co, bai­xa in­fla­ção, ga­nhos re­ais nos sa­lá­ri­os mé­di­os, am­pli­a­ção do em­pre­go e da mas­sa sa­la­ri­al com re­du­ção das de­si­gual­da­des.

A de­mo­cra­cia e as li­ber­da­des in­di­vi­dua­is flo­res­ce­ram sob o man­to pro­te­tor dos di­rei­tos eco­nô­mi­cos e so­ci­ais abri­ga­dos no Es­ta­do do Bem-Es­tar So­ci­al.

No iní­cio dos 80, Ro­nald Re­a­gan e Mar­ga­reth That­cher pro­cla­ma­vam que “o Es­ta­do era o pro­ble­ma e não a so­lu­ção. Eles pre­co­ni­za­vam a re­du­ção de im­pos­tos pa­ra os ri­cos “pou­pa­do­res”. Acu­sa­vam os sis­te­mas de tri­bu­ta­ção pro­gres­si­va de de­ses­ti­mu­lar a pou­pan­ça e de­bi­li­tar o im­pul­so pri­va­do ao in­ves­ti­men­to.

Os sin­di­ca­tos “pre­ju­di­ca­vam” a eco­no­mia e os tra­ba­lha­do­res ao pre­ten­der fi­xar a ta­xa de sa­lá­rio fo­ra do “pre­ço de equi­lí­brio”. Co­mo re­co­men­da o li­be­ral au­to­ri­tá­rio na­ti­vo Ja­ir Bol­so­na­ro, “era pre­ci­so aca­bar com tu­do aqui­lo”.

Li­be­ra­da, a ve­lha tou­pei­ra do ca­pi­ta­lis­mo ca­vou fun­do e re­de­fi­niu em pou­cos anos a dis­tri­bui­ção es­pa­cial da pro­du­ção, do co­mér­cio, dos flu­xos de ca­pi­tais. Em sua fú­ria cri­a­do­ra e des­tru­ti­va, en­tre­gou os mer­ca­dos fi­nan­cei­ros às su­as in­sa­ni­da­des.

As al­ge­mas mo­ne­tá­rias do eu­ro, fa­bri­ca­das nas usi­nas da in­tran­si­gên­cia ale­mã, de­cre­ta­ram a es­tag­na­ção da ren­da mé­dia per ca­pi­ta da Pe­nín­su­la, es­ta­cio­na­da na mar­ca de 20 anos atrás. No in­te­ri­or des­sa mé­dia so­bre­vi­vem 25% de ita­li­a­nos – ha­bi­tan­tes do Sul e das pe­ri­fe­rias do Cen­tro-Nor­te –, que pa­de­cem as pe­nú­ri­as da que­da de 30% em seus ren­di­men­tos.

Não por aca­so, os elei­to­res ita­li­a­nos acei­ta­ram o ris­co de en­tre­gar o go­ver­no à co­a­li­za­ção Le­ga Nord-Mo­vi­men­to 5 Stel­le. Além da re­jei­ção aos imi­gran­tes, en­tre tan­tas pro­pos­tas con­tra­di­tó­ri­as, os dois par­ti­dos ofe­re­cem aos ri­cos o cor­te de im­pos­tos, aos de­ser­da­dos a ado­ção da ren­da bá­si­ca de ci­da­da­nia. Em unís­so­no, pro­cla­mam ame­a­ças de rup­tu­ra com a Uni­ão Eu­ro­peia.

Co­mo as­si­na­lou o lú­ci­do con­ser­va­dor Mar­tin Wolf em ar­ti­go pu­bli­ca­do no Va­lor em dia 3 de fe­ve­rei­ro de 2016, “po­lí­ti­cos bem-su­ce­di­dos com­pre­en­dem que as pes­so­as pre­ci­sam sen­tir que su­as pre­o­cu­pa­ções têm de ser le­va­das em con­si­de­ra­ção, o de­se­jo de seus fi­lhos de des­fru­tar a pers­pec­ti­va de uma vi­da me­lhor e de ga­ran­tir uma di­men­são ade­qua­da de se­gu­ran­ça eco­nô­mi­ca”.

(Lu­iz Gon­za­ga Bel­luz­zo é eco­no­mis­ta e pro­fes­sor, con­sul­tor edi­to­ri­al de Car­ta­Ca­pi­tal)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias