Home / Opinião

OPINIÃO

Minhas preferências

Já me fi­ze­ram uma per­gun­ta e aqui vai a am­pli­a­ção da res­pos­ta. Qua­is as mi­nhas re­fe­rên­cias de vi­da? E aqui eu po­de­ria abrir uma gran­de cha­ve por­que re­fe­rên­cias de vi­da se su­põ­em múl­ti­plas pos­si­bi­li­da­des. Mas, sim­pli­fi­que­mo-las em re­fe­rên­cias so­ci­ais, mo­ra­is, éti­cas, cul­tu­ra­is, re­li­gi­o­sas, eco­ló­gi­cas, lú­di­cas, es­por­ti­vas, etc.

Sem as­se­me­lhar a  uma re­se­nha téc­ni­ca ou ci­en­tí­fi­ca mas a um apa­nha­do prá­ti­co e com­pre­en­sí­vel, eu iní­cio pe­la mi­nha fa­mí­lia. Sou ori­un­do de uma fa­mí­lia hu­mil­de. Meus pa­is eram se­mi­a­nal­fa­be­tos. Ser anal­fa­be­to ab­so­lu­to ou fun­cio­nal não sig­ni­fi­ca ser de in­te­li­gên­cia par­va ou ta­ca­nha, por­que es­ta cons­ti­tui um tra­ço ge­né­ti­co.

To­dos nas­ce­mos com o mes­mo po­ten­ci­al in­te­li­gí­vel. O que dis­tin­gue o ca­be­dal ,o po­ten­ci­al téc­ni­co, ci­en­ti­fi­co e cul­tu­ral de ca­da um é a opor­tu­ni­da­de que o meio so­ci­al vai lhe pro­por­ci­o­nal e os es­for­ços que o su­jei­to vai des­pen­der pa­ra as­si­mi­lar es­sas opor­tu­ni­da­des ofe­re­ci­das.

Meio so­ci­al aqui in­clu­em o pa­tri­mô­nio cul­tu­ral da pró­pria fa­mí­lia, o aces­so a es­co­las de boa qua­li­da­de, os atri­bu­tos dos seg­men­tos so­ci­ais com os qua­is se dá  a in­te­ra­ção so­ci­al do in­di­ví­duo, etc. Na mai­o­ria da so­ci­e­da­de, as pes­so­as são fru­tos do meio on­de vi­ve. “  O ho­mem é o ho­mem e su­as cir­cun­stân­cias “ Or­te­ga Y  Gas­set.

As­sim ini­ciou-se mi­nha pri­mei­ra in­flu­ên­cia so­ci­al. De mi­nha fa­mí­lia, her­dei os pre­cei­tos mais pri­mi­ti­vos de ho­nes­ti­da­de de não rou­bar, de me ca­pa­ci­tar e bus­car pro­ver o sus­ten­to sem de­pen­der de ou­tras pes­so­as, de pra­ti­car o bem in­de­pen­den­te­men­te de per­gun­tar pa­ra quem, en­tre ou­tros va­lo­res éti­cos e mo­ra­is. Meus pa­is in­cu­ti­ram em mi­nha ca­be­ça o prin­cí­pio que po­de ser as­sim re­su­mi­do: o me­lhor e mai­or pa­tri­mô­nio que um pai ou uma fa­mí­lia po­de le­gar ao fi­lho é o pa­tri­mô­nio da cul­tu­ra e do co­nhe­ci­men­to. En­fim, é o en­si­na­men­to de que o sa­ber é po­der. Es­sa pre­le­ção e le­ga­do fi­ca­ram im­preg­na­dos em mi­nha me­mó­ria, so­bre­tu­do por mi­nha sa­u­do­sa mãe, Sra. Er­cí­lia de Pau­la Ne­ves, que não me­diu es­for­ços pa­ra me de­di­car aos es­tu­dos, des­de o ní­vel fun­da­men­tal.

Ou­tro le­ga­do que ain­da tra­go de fa­mí­lia se re­fe­re à cul­tu­ra da Bí­blia. Dos en­si­na­men­tos con­ti­dos nas es­cri­tu­ras sa­gra­das. E aqui abro uma ou­tra cha­ve de ex­pli­ca­ção. To­das as men­sa­gens con­ti­das na Bí­blia en­cer­ram em có­di­gos e cláu­su­las de éti­ca e mo­ral. Es­ta ava­li­a­ção se dá in­de­pen­den­te­men­te do va­lor re­li­gi­o­so do in­di­ví­duo, abran­ge in­clu­si­ve ateus e ag­nós­ti­cos. To­dos os pos­tu­la­dos bí­bli­cos  sig­ni­fi­cam di­re­tri­zes pa­ra uma vi­da dig­na e de boa con­vi­vên­cia pa­ra qual­quer so­ci­e­da­de, não im­por­ta a ide­o­lo­gia e cren­ças. Na mí­ni­ma das hi­pó­tes­es tem-se ali a mai­or das ins­pi­ra­ções que po­de pro­du­zir o en­ge­nho cri­a­ti­vo da men­te hu­ma­na. E pa­ra os que cre­em  são fru­tos de chis­pas e ilu­mi­na­ção de Deus.

Pa­ra­le­lo ao la­do mís­ti­co e con­vic­ção na exis­tên­cia e ima­nên­cia de Deus, eu sem­pre ti­ve a Bí­blia co­mo a me­lhor ex­pres­são li­te­rá­ria e po­é­ti­ca.

Os evan­ge­lhos (bo­as no­vas) re­pre­sen­tam-me não ape­nas um guia de bem-aven­tu­ran­ça  em uma co­no­ta­ção de re­li­gi­o­si­da­de, mas a par des­sa ver­da­de em fei­tos po­é­ti­cos e épi­cos. Em es­pe­ci­al  pa­ra os que têm uma vi­vên­cia har­mo­ni­o­sa com o pla­ne­ta e sua flo­ra e fau­na. Daí en­tão eu con­clu­ir e ter os es­cri­tos sa­gra­dos co­mo mi­nha fon­te de be­le­za, de uma es­té­ti­ca, e de  éti­ca sem ou­tras igua­is.  A Es­té­ti­ca e a Éti­ca do Amor e da Ge­ne­ro­si­da­de.

As­sim fui sin­gran­do mi­nha tra­je­tó­ria de vi­da e fa­zen­do meus re­fe­ren­ci­ais só­cias, éti­cos e cul­tu­ra­is. To­da mi­nha for­ma­ção es­co­lar se deu em ins­ti­tu­i­ções pú­bli­cas. E to­das elas me de­ram um bom su­por­te de apren­di­za­do. Na par­te a mim de­vi­da, re­a­fir­mo que a mi­nha ta­re­fa foi das mais ár­du­as e de­sa­fi­an­tes, ten­do em con­ta o bai­xo po­der aqui­si­ti­vo e eco­nô­mi­co da fa­mí­lia adi­cio­na­do aos es­cas­sos re­cur­sos tec­no­ló­gi­cos e de in­for­ma­ção da épo­ca de es­tu­dan­te se­cun­da­ris­ta e uni­ver­si­tá­rio, anos de 1970. For­mei-me em me­di­ci­na em 1981, na uni­ver­si­da­de fe­de­ral de Ju­iz de Fo­ra - UFJF MG. Tra­go sem­pre mi­nha pe­que­na Ia­pu MG, e mi­nha Ipa­tin­ga MG, nas mi­nhas me­lho­res re­mi­nis­cên­cias de in­fân­cia.

Mui­tos fo­ram em ter­mos de cul­tu­ra, os ho­mens e au­to­res de cul­tu­ra que mar­ca­ram e mar­cam meu gos­to, mi­nha ad­mi­ra­ção e re­fe­rên­cias. Na li­te­ra­tu­ra por exem­plo. Te­nho uma enor­me atra­ção e afei­ção por Ma­cha­do de As­sis, Jo­ão Gui­ma­rã­es Ro­sa, Li­ma Bar­re­to, dos qua­is sou  um eter­no lei­tor. Na po­e­sia apre­cio imen­sa­men­te as cri­a­ções de Ola­vo Bi­lac, Cas­tro Al­ves, Ál­va­res de Aze­ve­do e Au­gus­to dos An­jos. Aqui só pa­ra ci­tar al­guns gos­tos e pre­fe­rên­cias.

De mú­si­ca clás­si­ca ci­to Cho­pin, Bach, Mo­zart e Be­e­tho­ven. De MPB Mil­ton nas­ci­men­to, Tom Jo­bim, Vi­ni­ci­us de Mo­ra­is e Chi­co Bu­ar­que.

De ati­vis­tas hu­ma­nos e po­lí­ti­cos sem­pre nu­tri mui­ta ad­mi­ra­ção por Mal­colm X, Pa­tri­ce Lu­mum­ba, Ma­hat­ma Gandhi e Mar­tin Lu­ther King.

De ho­mens es­ta­dis­tas e po­lí­ti­cos eu ci­ta­ria Nel­son Man­de­la (Áfri­ca do Sul), Kon­rad Ade­nau­er  (Ale­ma­nha), Jus­ce­li­no Ku­bitscheck (Bra­sil).

En­fim, es­tes ho­mens, mui­tos já fa­le­ci­dos, as­sim co­mo al­gu­mas mu­lhe­res co­mo Ana Ne­ri, Ol­ga Be­ná­rio e Zil­da Arns, fo­ram e con­ti­nuam sen­do meus pon­tos de apoio em cul­tu­ra, mo­ra­li­da­de, dig­ni­da­de e de­di­ca­ção em prol de uma so­ci­e­da­de e um mun­do me­lho­res. São fi­gu­ras pú­bli­cas tão im­por­tan­tes e cons­tru­ti­vas que não de­ve­ri­am ter mor­ri­do por­que fa­zem mui­ta fal­ta. Ho­je vi­ve­mos tem­pos tão som­bri­os e in­cer­tos que não sa­be­mos quem são nos­sos re­fe­ren­ci­ais. O que se tem de cer­to é mui­ta in­cer­te­za e mui­tas dú­vi­das quan­to aos des­ti­nos de nos­so Pa­ís. Se pu­des­se, quem me de­ra , bem que gos­ta­ria de  ter a com­pa­nhia de ho­mens de ou­tra era. Ou­tu­bro /2018.

(Jo­ão Jo­a­quim, mé­di­co, ar­ti­cu­lis­ta DM. fa­ce­bo­ok/ jo­ão jo­a­quim de oli­vei­ra  www.drjo­ao­jo­a­quim.blog­spot.com - What­sApp (62)98224-8810)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias