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OPINIÃO

Não maculem a imagem do Hugo

Acom­pa­nho de per­to o Hos­pi­tal de Ur­gên­cias de Go­i­â­nia – HU­GO des­de 2012, quan­do aqui nes­te pe­ri­ó­di­co, de­fen­di com ên­fa­se e en­tu­si­as­mo o mo­de­lo de ges­tão im­plan­ta­do pe­lo go­ver­no do Es­ta­do: as Or­ga­ni­za­ções So­ci­ais. Des­de a cons­tru­ção, em 2002, do Cen­tro Es­ta­du­al de Re­a­bi­li­ta­ção e Re­a­dap­ta­ção Dr. Hen­ri­que San­til­lo (CRER), pri­mei­ra Or­ga­ni­za­ção So­ci­al do Es­ta­do, o Bra­sil vol­tou os olhos pa­ra a ex­ce­lên­cia e bom aten­di­men­to da Sa­ú­de na­que­la uni­da­de.

Mas era pre­ci­so mais, pois os de­mais hos­pi­tais do Es­ta­do pas­sa­vam por gra­ve cri­se, com fal­ta de me­di­ca­men­tos, oca­si­o­na­dos pe­la bu­ro­cra­cia das li­ci­ta­ções, que cul­mi­nou com um pe­di­do de pri­são pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do en­tão Se­cre­tá­rio de Es­ta­do da Sa­ú­de, An­tô­nio Fa­lei­ros – dis­pa­ra­da­men­te, o me­lhor ges­tor da área – por ter, pe­la ex­tre­ma ne­ces­si­da­de, au­to­ri­za­do a com­pra di­re­ta de me­di­ca­men­tos pa­ra as uni­da­des.

Até 2012, ha­via uma ges­tão com­pli­ca­da, ine­fi­ci­en­te, tra­va­da, com es­tru­tu­ras fí­si­cas su­ca­te­a­das e que não ofe­re­cia as mí­ni­mas con­di­ções pa­ra um bom aten­di­men­to. Fal­ta­vam pro­fis­si­o­nais pa­ra os aten­di­men­tos de al­ta com­ple­xi­da­de, o que so­men­te foi re­sol­vi­do gra­ças ao cha­ma­men­to pú­bli­co e as con­tra­ta­ções das OS.

Foi um iní­cio de mui­ta con­fu­são, quan­do a in­com­pre­en­são de al­guns des­cam­bou pa­ra a po­li­ti­ca­gem sór­di­da. A re­sis­tên­cia dos sin­di­ca­tos, o cor­po­ra­ti­vis­mo ta­ca­nho e as fa­lá­cias des­la­va­das não fo­ram mais for­tes do que a de­ter­mi­na­ção, a co­ra­gem e a al­ti­vez das Or­ga­ni­za­ções So­ci­ais, que abra­ça­ram a cau­sa e em pou­co tem­po de­mons­tra­vam ín­di­ces de sa­tis­fa­ção dos usu­á­rios que ul­tra­pas­sa­vam a ca­sa dos 90%, pa­ra dis­sa­bor e fú­ria de mui­tos.

A par­tir de 2013, não só o CRER con­fi­gu­ra­va co­mo um dos mais con­cei­tu­a­dos hos­pi­tais do pa­ís. Pe­la ges­tão mo­der­na e em­pre­en­de­do­ra, des­ta­ca­ram-se o Hos­pi­tal de Ur­gên­cias de Go­i­â­nia (HU­GO), o Hos­pi­tal Ge­ral de Go­i­â­nia (HGG), o Hos­pi­tal de Do­en­ças Tro­pi­cais (HDT) e o Hos­pi­tal de Ur­gên­cias de Trin­da­de (HU­TRIN); so­man­do a es­tes, a inau­gu­ra­ção do Hos­pi­tal Es­ta­du­al de Ur­gên­cias da Re­gi­ão No­ro­es­te de Go­i­â­nia Go­ver­na­dor Otá­vio La­ge de Si­quei­ra (HU­GOL), en­tre ou­tras uni­da­des.

As Or­ga­ni­za­ções So­ci­ais no Es­ta­do de­mons­tram uma ma­nei­ra di­fe­ren­ci­a­da e efi­ci­en­te de con­du­zir o Sis­te­ma Úni­co de Sa­ú­de (SUS). Elas trou­xe­ram e tra­zem a Go­i­ás ca­ra­va­nas de vá­rios es­ta­dos bra­si­lei­ros e até do ex­te­ri­or pa­ra co­nhe­cer o re­vo­lu­ci­o­ná­rio sis­te­ma de ges­tão. Com as acre­di­ta­ções das uni­da­des, que pas­sa­ram por ri­go­ro­sas fis­ca­li­za­ções e mo­ni­to­ra­men­to da Or­ga­ni­za­ção Na­ci­o­nal de Acre­di­ta­ção (ONA), es­sas vi­si­tas tor­na­ram-se mais cons­tan­tes.

Não pos­so dei­xar de des­ta­car as gran­des di­fi­cul­da­des en­con­tra­das em 2012 pe­lo HU­GO, quan­do a OS re­ce­beu a uni­da­de to­tal­men­te su­ca­te­a­da, sem apa­re­lhos, ins­ta­la­ções elé­tri­cas e hi­dráu­li­cas com gra­ves pro­ble­mas, ele­va­do­res sem fun­cio­nar – uma es­tru­tu­ra ad­mi­nis­tra­ti­va inad­mis­sí­vel e pro­ble­mas de to­da sor­te.

“Ti­ve­ram que tro­car a tur­bi­na do avi­ão com ele no ar”, as­sim de­cla­ra­vam vá­rios di­re­to­res e co­la­bo­ra­do­res da­que­la uni­da­de, no iní­cio. Mas, gra­da­ti­va­men­te, os pro­ble­mas fo­ram su­pe­ra­dos, até que o hos­pi­tal pas­sou a aten­der dig­na­men­te, tor­nan­do a sua efi­cá­cia o seu mai­or di­le­ma, pois com as uni­da­des de aten­di­men­to mu­ni­ci­pal à épo­ca em con­di­ções pre­cá­rias – o que pa­re­ce não ter mu­da­do em qua­se na­da – o hos­pi­tal so­freu com su­per­lo­ta­ção.

Um hos­pi­tal que se­ria pa­ra o aten­di­men­to de ur­gên­cia e emer­gên­cia pas­sou a re­ce­ber, pe­la re­gu­la­ção mu­ni­ci­pal, pa­ci­en­tes que de­ve­ri­am ser di­re­cio­na­dos a uni­da­des do mu­ni­cí­pio e da re­de par­ti­cu­lar con­ve­nia­da com o SUS.

Gra­ças ao bom sen­so e res­pon­sa­bi­li­da­de do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co es­ta­du­al, que ve­ri­fi­cou de per­to o pro­ble­ma, pac­tu­a­ram-se com o mu­ni­cí­pio de Go­i­â­nia, atra­vés de um Ter­mo de Ajus­ta­men­to de Con­du­tas (TAC), me­di­das que de­sa­fo­gas­sem o Hos­pi­tal, pas­san­do es­te pa­ra os aten­di­men­tos pri­o­ri­tá­rios das ur­gên­cias.

Não é ne­ces­sá­rio dis­cor­rer so­bre os com­ple­xos aten­di­men­tos re­a­li­za­dos pe­lo HU­GO e sua ab­ne­ga­da equi­pe. Sua his­tó­ria, des­de maio de 2012, en­con­tra-se re­gis­tra­da em seu si­te – www.hu­go.org.br. Não há o que di­zer con­tra a ex­ce­lên­cia de seu aten­di­men­to, bas­ta con­fe­rir.

Com o tem­po, o hos­pi­tal vem so­fren­do com a di­mi­nu­i­ção dos re­pas­ses pac­tu­a­dos em seu con­tra­to de ges­tão. Ao tem­po em que sem­pre res­pon­di­am que os re­pas­ses en­con­tra­vam-se em dia, o Por­tal da Tran­spa­rên­cia da Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al de Sa­ú­de apon­ta pen­dên­cia de R$ 27,5 mi­lhões de re­ais, con­for­me nos trou­xe edi­to­ri­al do jor­nal O Po­pu­lar.

O que se cons­tru­iu ao lon­go des­ses anos tem si­do des­tru­í­do pe­la “bur­ro­cra­cia” que não é da Se­cre­ta­ria de Sa­ú­de; te­nho ab­so­lu­to res­pei­to pe­lo Dr. Le­o­nar­do Vi­le­la e pro­fis­si­o­nais que ne­la atua. Ele, por ser mé­di­co, tam­bém so­fre com es­sa las­ti­má­vel si­tu­a­ção, oca­si­o­na­da pe­la Se­cre­ta­ria de Es­ta­do da Fa­zen­da, que tem li­be­ra­do re­cur­sos “a con­ta go­tas”, ge­ran­do inú­me­ros tran­stor­nos com a fal­ta de in­su­mos e pa­ra­li­sa­ções dos ser­vi­ços ter­cei­ri­za­dos.

O Ins­ti­tu­to Ge­rir, man­te­ne­dor do HU­GO e do Hu­trin em Go­i­ás, atua em di­ver­sos ou­tros es­ta­dos, sen­do a úni­ca Or­ga­ni­za­ção so­ci­al a atu­ar fo­ra de Go­i­ás, não en­con­tran­do es­tes la­men­tá­veis pro­ble­mas.

Tal­vez a sua efi­ci­ên­cia, su­ces­so e cons­tan­tes des­ta­ques na mí­dia – até mes­mo na­ci­o­nal – se­jam o seu car­ma. Não con­si­go en­con­trar os por­quês des­ses atra­sos. Não sei o por­quê a As­ses­so­ria de Im­pren­sa do go­ver­no na­da fa­la e se omi­te di­an­te dos fa­tos, dei­xan­do san­grar uma de su­as prin­ci­pa­is uni­da­des de sa­ú­de, que, sem ne­nhu­ma mo­dés­tia, é a me­lhor e mais em­pre­en­de­do­ra de to­das elas. Se as­sim não fos­se, não atu­a­ria e re­ce­be­ria tan­tos con­vi­tes pa­ra no­vos de­sa­fi­os.

Mais que um pe­di­do, vai aqui um cla­mor ao atu­al go­ve­na­dor Jo­sé Eli­ton, bem co­mo ao fu­tu­ro go­ve­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do, que é mé­di­co e se de­mons­tra sen­sí­vel com a sa­ú­de pú­bli­ca – con­vi­do-o a vi­si­tar o hos­pi­tal.  Não per­mi­tam que o HU­GO san­gre pe­la ine­fi­ci­ên­cia que não é de­le, de seus pro­fis­si­o­nais e do Ins­ti­tu­to que o ge­re. Não dei­xe que a be­la his­tó­ria des­se hos­pi­tal se es­vaia pe­la len­ti­dão e inér­cia de al­guns seg­men­tos do Es­ta­do. A ca­da cri­se que con­tor­nam na­que­le hos­pi­tal, sur­ge o de­sa­len­to pa­ra quem tan­to o ama e lu­ta pe­la ex­ce­lên­cia em seu aten­di­men­to.

Não é com de­cla­ra­ção de sub­sti­tu­ir quem con­dig­na­men­te con­duz a uni­da­de que re­sol­ve­rão os pro­ble­mas, mas cum­prin­do, pri­mei­ra­men­te, com as obri­ga­ções dos re­pas­ses pac­tu­a­dos no con­tra­to de ges­tão. De­vo es­cla­re­cer que vá­rios for­ne­ce­do­res so­frem com pen­dên­cias de mais de cin­co mes­es, o que é inad­mis­sí­vel e las­ti­má­vel.

É la­men­tá­vel ver pes­so­as de­sin­for­ma­das e des­qua­li­fi­ca­das ten­tan­do di­fa­mar as Or­ga­ni­za­ções So­ci­ais, em es­pe­ci­al a que cu­i­da do Hos­pi­tal de Ur­gên­cias de Go­i­â­nia – Hu­go e Hos­pi­tal de Ur­gên­cia de Trin­da­de - Hu­trin, apro­vei­tan­do-se de um mo­men­to de fra­gi­li­da­de pe­la omis­são do Es­ta­do, pa­ra con­fun­dir a opi­ni­ão pú­bli­ca. Nes­se hos­pi­tal, a úni­ca po­lí­ti­ca com que se pre­o­cu­pam os ges­to­res é o da ex­ce­lên­cia no aten­di­men­to, on­de so­fre­mos tan­to quan­to o pa­ci­en­te pa­ra quem fal­ta o me­di­ca­men­to e que não con­se­gue a ur­gen­te ci­rur­gia.

Não per­mi­tam, se­nho­res ges­to­res e or­de­na­do­res de des­pe­sas do go­ver­no do Es­ta­do, que si­tu­a­ções si­mi­la­res a es­tas se re­pi­tam. Quan­do os di­re­to­res do HU­GO e do Hu­trin lhes ba­tem à por­ta e lhes mos­tram os pro­ble­mas, há de se ter uma so­lu­ção ime­di­a­ta, pois os dois hos­pi­tais são de aten­di­men­to de al­ta com­ple­xi­da­de. E na ur­gên­cia o tem­po e a efi­ci­ên­cia do aten­di­men­to são os prin­ci­pa­is fa­to­res.

Aju­dem o Hu­go e Hu­trin a con­ti­nu­ar sal­van­do vi­das!

(Cle­ver­lan An­tô­nio do Va­le, ges­tor pú­bli­co, ad­mi­nis­tra­dor de em­pre­sas, pós-gra­du­a­do em Po­lí­ti­cas Pú­bli­cas e Do­cên­cia Uni­ver­si­tá­ria, ar­ti­cu­lis­ta do Di­á­rio da Ma­nhã)

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