Home / Opinião

OPINIÃO

Noite de crimes

Es­tá cons­ti­tu­í­do o fe­ri­a­do na­ci­o­nal Noi­te de cri­me – 12 ho­ras em que to­dos es­tão per­mi­ti­dos a agir de for­ma bru­tal, os cri­mes são lí­ci­tos. O ins­tin­to hu­ma­no de vi­o­lên­cia pre­ci­sa ser sa­ci­a­do, nem que por um bre­ve mo­men­to. De acor­do com o Pre­si­den­te, o fe­ri­a­do di­mi­nu­i­rá os ín­di­ces de vi­o­lên­cia, pois é me­lhor que is­so acon­te­ça em do­ses con­tro­la­das do que de­sor­de­na­da­men­te, no dia a dia.

O ro­tei­ro diz res­pei­to ao fil­me “Uma noi­te de cri­me” (2013), es­cri­to pe­lo ci­ne­as­ta Ja­mes De­Mo­na­co. De ma­nei­ra aná­lo­ga, o “script” pa­re­ce re­tra­tar o con­tur­ba­do pe­rí­o­do elei­to­ral bra­si­lei­ro, em que “ci­da­dã­os de bem” se sen­tem le­gi­ti­ma­dos a pra­ti­car cri­mes por in­to­le­rân­cia po­lí­ti­ca. Em no­me da po­lí­ti­ca do “va­le tu­do”, sen­tem-se va­li­da­dos a co­me­ter vi­o­lên­cia mo­ral e até mes­mo fí­si­ca.

Se­ria até cô­mi­co – se não fos­se trá­gi­co – ver pes­so­as, de va­ri­a­dos par­ti­dos, de­fen­der nas re­des so­ci­ais a ho­nes­ti­da­de e com­par­ti­lhar “fake news”. De­fen­dem a mo­ral, no en­tan­to, des­de que fa­vo­re­ça o seu can­di­da­to, não se cons­tran­gem em men­tir, não se pre­o­cu­pam com as trá­gi­cas con­se­quên­cias eco­nô­mi­cas, po­lí­ti­cas e so­ci­ais.

Um exem­plo cla­ro são du­as ima­gens que cir­cu­lam nas re­des so­ci­ais. A pri­mei­ra, do fi­lho do can­di­da­to à pre­si­dên­cia pe­lo PSL, mos­tra o ra­paz ves­tin­do uma ca­mi­se­ta com os di­ze­res: "Mo­vi­men­to nor­des­ti­nos vol­tem pra ca­sa. O Rio não é lu­gar pa­ra je­gue". A se­gun­da, mos­tra a can­di­da­ta à vi­ce-pre­si­dên­cia pe­lo PT usan­do uma ca­mi­se­ta com a fra­se "Je­sus é tra­ves­ti".

Am­bas ima­gens são mon­ta­gens e têm o po­der de alar­gar o ex­tre­mis­mo en­tre gru­pos po­lí­ti­cos. Quem a fez, e tão pou­co quem com­par­ti­lha – mui­tas ve­zes con­sci­en­te –, não se im­por­ta em pro­pa­gar men­ti­ras e ins­ti­gar o ódio con­tra nor­des­ti­nos ou em de­ni­grir a ima­gem de pes­so­as pú­bli­cas. Na jus­ti­fi­ca­ti­va, afir­ma que é pe­la lu­ta con­tra a cor­rup­ção e pe­la mo­ral da fa­mí­lia bra­si­lei­ra.

En­tre­tan­to, a “noi­te” de cri­me não pa­ra por aí. Co­mo se não bas­tas­se vi­o­lar a mo­ral, al­guns par­tem pa­ra a vi­o­lên­cia fí­si­ca. As fa­ca­das em um pre­si­den­ci­á­vel e as que le­va­ram à mor­te o mes­tre de ca­po­ei­ra e ati­vis­ta cul­tu­ral ne­gro Moa do Ka­ten­dê são os exem­plos mais gri­tan­tes des­ta “noi­te” po­lí­ti­ca de ex­pur­go.

Nas re­des so­ci­ais, pes­so­as que sem­pre pre­ga­ram o bem e o amor ao pró­xi­mo afir­mam que a tor­tu­ra, em de­ter­mi­na­do con­tex­to, é al­go ne­ces­sá­rio; co­mo se ti­ves­sem fal­ta­do to­das as au­las e fos­sem cri­a­dos em uma bo­lha, des­pro­vi­dos de sen­si­bi­li­da­de, hu­ma­ni­da­de. Ima­gi­no que nem se­quer se de­ram ao tra­ba­lho de olhar no di­ci­o­ná­rio o sig­ni­fi­ca­do de tor­tu­rar. Mas não é ne­ces­sá­rio ex­cluí-los, pois as­sim que ter­mi­nar a “noi­te” de ex­pur­go e a mis­são de “sal­var” o pa­ís, vol­ta­rão a de­fen­der a mo­ral e a vi­da.

Sin­to me­do e tor­ço pa­ra que es­ta “noi­te” po­lí­ti­ca de ex­pur­go – em que a so­ci­e­da­de, atô­ni­ta, as­sis­te à es­ca­la­da de con­fli­tos e vi­o­lên­cia – ter­mi­ne. Sin­to sa­u­da­des das fo­tos em fa­mí­lia, dos ani­mais de es­ti­ma­ção, das fra­ses de amor e fra­ter­ni­da­de. É an­gus­ti­an­te sa­ber que es­sa re­al e te­ne­bro­sa “noi­te” de cri­me du­ra­rá mais que 1h 26min.

(Pau­lo Mar­tins, pro­fes­sor, es­cri­tor e au­tor do li­vro “Va­mos Con­ver­sar: crô­ni­cas” (2017). Ed. Kelps, Go­i­â­nia, GO. E-mail: pau­lo.lin­gua­gens@hot­mail.com)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias