Home / Opinião

OPINIÃO

Nota oficial. Direito de resposta

Em re­la­ção às crí­ti­cas sem sen­ti­do de Lú­cio Flá­vio, as li­de­ran­ças do Mo­vi­men­to No­va Or­dem têm a di­zer que se or­gu­lham de fa­zer par­te de um gru­po plu­ral, de­mo­crá­ti­co e aber­to a to­das as ad­vo­ga­das e ad­vo­ga­dos que de­mons­trem com­pro­me­ti­men­to com a va­lo­ri­za­ção da ad­vo­ca­cia, in­clu­si­ve con­tan­do com a par­ti­ci­pa­ção de mui­tos que têm car­gos na atu­al ges­tão e que com ela rom­pe­ram, e aos que te­nham fei­to par­te de an­ti­gos gru­pos co­mo Re­no­va­ção, In­de­pen­den­te e For­te e qua­is­quer ou­tros.

A No­va Or­dem la­men­ta que Lú­cio Flá­vio acre­di­te que pres­ti­gi­ar a ad­vo­ca­cia jo­vem sig­ni­fi­ca “que­brar a OAB-GO” e re­pu­dia com ve­e­mên­cia tal pos­tu­ra. A isen­ção de 3 anos de anu­i­da­de pa­ra ad­vo­ga­das e ad­vo­ga­dos em iní­cio de car­rei­ra não cau­sa­rá im­pac­tos nas con­tas da ins­ti­tu­i­ção, mes­mo por­que se­rá co­ber­ta tam­bém pe­los re­cur­sos que ho­je são in­ves­ti­dos em marke­ting e pu­bli­ci­da­de. A No­va Or­dem as­se­gu­ra ter es­tu­da­do de­ti­da­men­te as fi­nan­ças da Or­dem an­tes de fa­zer es­se com­pro­mis­so.

So­bre a afir­ma­ção de Lú­cio Flá­vio de que se tra­ta de um gru­po que fi­cou no po­der por 30 anos, é de se res­sal­tar que, há 30 anos, Pe­dro Pau­lo de Me­dei­ros con­ta­va 14 anos de ida­de, ao pas­so que o atu­al vi­ce-pre­si­den­te de Lú­cio Flá­vio, ad­vo­ga­do Tha­les Jayme foi se­cre­tá­rio-ge­ral nos tri­ê­ni­os 1998-2000 e 2001-2003. Foi pré-can­di­da­to à Pre­si­dên­cia da OAB-GO em no­vem­bro de 2003 e re­nun­ciou pou­cos di­as an­tes do re­gis­tro da cha­pa, as­su­min­do o car­go de con­se­lhei­ro fe­de­ral nos tri­ê­ni­os 2004-2006 e 2007-2009, sem­pre pe­la OAB For­te. Na­da me­nos que 11 anos se­gui­dos na ges­tão que, se­gun­do Lú­cio Flá­vio “que­brou a OAB-GO”.

De­la tam­bém par­ti­ci­pou, a pro­pó­si­to, o atu­al te­sou­rei­ro da OAB-GO, Ro­ber­to Ser­ra, que foi ju­iz do Tri­bu­nal de Éti­ca e Dis­ci­pli­na (TED) da ins­ti­tu­i­ção de 2010 à 2015, en­quan­to o pró­prio Lú­cio Flá­vio da­va au­las na Es­co­la Su­pe­ri­or da Ad­vo­ca­cia (ESA) da mes­ma ges­tão. O atu­al pre­si­den­te da ESA, Ra­fa­el La­ra Mar­tins, por sua vez, in­te­grou di­ver­sas co­mis­sões da OAB-GO e che­gou a con­se­lhei­ro sec­ci­o­nal nas ges­tões 2013-2015. O se­cre­tá­rio-ge­ral, Ja­có Co­e­lho, par­ti­ci­pou ati­va­men­te da cam­pa­nha da OAB For­te em 2012, com o ob­je­ti­vo de con­se­guir apoio pa­ra in­te­grar a lis­ta sêx­tu­pla pa­ra de­sem­bar­ga­dor do TJGO pe­lo quin­to cons­ti­tu­ci­o­nal. Es­ta­vam to­dos lá, nas ges­tões pas­sa­das.

Tem mais: a atu­al con­se­lhei­ra fe­de­ral de Lú­cio Flá­vio, ad­vo­ga­da Va­len­ti­na Jung­mann, foi uma das fun­da­do­ras da ex­tin­ta OAB For­te e che­gou a ser vi­ce-pre­si­den­te da ges­tão Fe­li­cís­si­mo Se­na, no fi­nal da dé­ca­da de 90. Tam­bém atu­al con­se­lhei­ro fe­de­ral de Lú­cio Flá­vio, ad­vo­ga­do Ma­ris­val­do Cor­tez Ama­do foi di­re­tor-te­sou­rei­ro por dois man­da­tos, na mes­ma épo­ca, um dos prin­ci­pa­is fun­da­do­res e con­se­lhei­ro fe­de­ral da For­te. Se­me­lhan­te tra­je­tó­ria fez o atu­al con­se­lhei­ro fe­de­ral Mar­cel­lo Ter­to e Sil­va foi con­se­lhei­ro sec­ci­o­nal da For­te em 2010 a 2012 e mem­bro da Co­mis­são da Ad­vo­ca­cia Pú­bli­ca nes­se pe­rí­o­do.

Por es­sas e ou­tras ra­zões, a No­va Or­dem en­ten­de que a dis­cus­são so­bre o pas­sa­do da OAB-GO é in­fru­tí­fe­ra, so­bre­tu­do por­que diz res­pei­to a qua­se to­das as li­de­ran­ças clas­sis­tas, se­jam aque­las que es­tão na si­tu­a­ção, se­jam as que es­tão na opo­si­ção. Pe­dro Pau­lo, o pré-can­di­da­to a pre­si­den­te pe­la No­va Or­dem, quer de­ba­ter o fu­tu­ro da ad­vo­ca­cia em Go­i­ás. O que é an­ti­go fi­ca por con­ta, co­mo se vê, de Lú­cio Flá­vio.

(Ro­dri­go de Mou­ra Gue­des, co­or­de­na­dor ge­ral do Mo­vi­men­to No­va Or­dem)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias