Home / Opinião

OPINIÃO

Nunca mais

Com o no­vo com­boio de elei­tos, va­mos ver se eles não fa­zem de su­as vi­das um fes­ti­val de au­to­des­lum­bra­men­to co­mo fi­ze­ram os an­te­rio­res, que lem­bra­ram mui­to das re­ga­li­as pes­so­ais e se es­que­ce­ram de tra­ba­lhar pa­ra o po­vo so­fri­do, hu­mil­de e sub­mis­so. De to­do man­da­to que for es­ban­ja­do pe­la ir­res­pon­sa­bi­li­da­de dos po­lí­ti­cos, se­ja dis­pen­sa­do o ti­tu­lar do car­go, co­mo quis des­ta vez o elei­to­ra­do. Que o fa­ça no fu­tu­ro. Que vi­re mo­da. Só as­sim, a coi­sa me­lho­ra.

Não é pos­sí­vel vi­ver tan­to tem­po na po­bre­za. Po­bre­za hu­mi­lhan­te. Não tem jei­to se­quer de o apo­sen­ta­do com­prar seus re­mé­di­os e pa­gá-los com tran­qui­li­da­de ou sem o ve­xa­me de fi­car de­ven­do. To­do mês a al­ta nos pre­ços é sis­te­má­ti­ca. E is­to de mo­do ge­ral. Gra­ças à per­mis­si­bi­li­da­de dos maus go­ver­nos que abu­sam da pas­si­vi­da­de dos go­ver­na­dos. Man­da­tá­rios dei­xam a em­bar­ca­ção à de­ri­va por­que, de al­gu­ma for­ma, lu­cram com is­so. Mas com o des­per­ta­men­to do po­vo, a si­tu­a­ção pa­re­ce que vai mu­dar. Os po­lí­ti­cos que le­va­ram um “che­guem pra lá!” se aca­so des­per­ta­ram, foi mui­to tar­de. Só de­pois que o pa­ís ras­te­ou na ban­car­ro­ta é que vi­ram que não adi­an­ta­va mais re­pe­tir os dis­cur­sos men­ti­ro­sos re­bus­ca­dos com pa­la­vras que o elei­to­ra­do apre­cia­va ou­vir. In­ven­ta­ram tan­ta ex­pres­são de agra­do ge­ral que, nes­ta úl­ti­ma elei­ção, os as­pi­ran­tes pa­re­cem que usa­ram o mes­mo dis­cur­so, pois não su­pe­ra­vam a li­mi­ta­ção da ve­lha po­lí­ti­ca e os pou­cos que se re­e­le­ge­ram foi por­que mu­da­ram o dis­cur­so ou a pre­ten­são a car­go.

É tris­te ver pes­so­as de vi­da equi­li­bra­da de re­pen­te caí­rem na pi­or si­tu­a­ção por fal­ta de se­ri­e­da­de e éti­ca de man­da­tá­rios, não de to­dos evi­den­te, mas dos ines­cru­pu­lo­sos. Mu­da­vam de opi­ni­ão com a fa­ci­li­da­de que a nu­vem mu­da de for­ma­to. Era pre­ci­so sub­sti­tuí-los ur­gen­te e a po­pu­la­ção o fez nes­ta elei­ção. To­ma­ra que a com­ple­te no se­gun­do tur­no.

As pes­so­as mo­di­fi­ca­vam seus há­bi­tos pa­ra man­te­rem a dig­ni­da­de. En­quan­to is­to, a in­fla­ção gras­sa ge­ral. O cus­to de vi­da até ho­je man­tém ar­bi­tra­gem ale­a­tó­ria. Um re­fri­ge­ran­te cus­ta­va Cin­co re­ais mês se­guin­te o mes­mo cus­ta Se­te. O ci­da­dão vai à far­má­cia e o me­di­ca­men­to pe­lo qual pa­ga­va 30, mês se­guin­te era 35,00. Sem­pre foi as­sim. É um des­con­tro­le per­ma­nen­te ain­da ago­ra. Sem ve­ri­fi­car se hou­ve al­te­ra­ção no sa­lá­rio do bra­si­lei­ro, acon­te­ce o re­a­jus­te jun­to, en­quan­to os apro­vei­ta­do­res se man­ti­nham nos car­gos. Com es­se bo­ta fo­ra de­les no pri­mei­ro tur­no, quem sa­be me­lho­ra. Nem que se­ja um por cen­to.

Gra­ças a La­va Ja­to e a com­pre­en­são do po­vo, o Bra­sil dá o pri­mei­ro pas­so ru­mo ao cres­ci­men­to, des­de que nin­guém dê aten­ção a es­ses ig­na­ros que in­sis­tem em an­dar pa­ra trás, pre­ten­den­do “to­mar o go­ver­no”.  Go­ver­no se ga­nha com amor, tra­ba­lho, paz, res­pei­to e, so­bre­tu­do, com li­ber­da­de. Nun­ca mais pre­ten­cio­sos “in­te­lec­tu­ais”, “pen­sa­do­res ge­ni­ais”, co­mo os de ter­cei­ra ca­te­go­ria, que apa­re­ce­ram pa­ra ali­men­tar com Rivotril o gi­gan­te ador­me­ci­do. Nun­ca mais.

(Iron Jun­quei­ra, es­cri­tor)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias