Home / Opinião

OPINIÃO

O início do fim

Me lem­bro bem quan­do saiu no Jor­nal Na­ci­o­nal a no­tí­cia da Ope­ra­ção De­can­ta­ção: “A Po­lí­cia Fe­de­ral de­fla­grou nes­ta quar­ta-fei­ra, 24, a Ope­ra­ção De­can­ta­ção con­tra um gru­po que te­ria des­vi­a­do cer­ca de R$ 4,5 mi­lhões em re­cur­sos fe­de­ra­is a par­tir de uma em­pre­sa pú­bli­ca de Go­i­ás. A ação, que con­tou com apoio do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral e do Mi­nis­té­rio da Tran­spa­rên­cia, Fis­ca­li­za­ção e Con­tro­le, evi­tou um pre­ju­í­zo de qua­se R$ 7 mi­lhões. O pre­si­den­te do PSDB em Go­i­ás, Afre­ni Gon­çal­ves, foi pre­so.

Cer­ca de 300 po­li­ci­ais fe­de­ra­is cum­prem 120 man­da­dos ju­di­ci­ais, sen­do 11 de pri­são pre­ven­ti­va, qua­tro de pri­são tem­po­rá­ria, 21 de con­du­ção co­er­ci­ti­va e 67 de bus­ca e apre­en­são nas se­des de em­pre­sas en­vol­vi­das e de par­ti­do po­lí­ti­co, além de re­si­dên­cias e ou­tros en­de­re­ços re­la­ci­o­na­dos aos in­ves­ti­ga­dos.

As or­dens ju­di­ci­ais fo­ram cum­pri­das em Go­i­â­nia/GO, Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia/GO, For­mo­sa/GO, Itum­bi­a­ra/GO, São Pau­lo/SP e Flo­ri­a­nó­po­lis/SC. Tam­bém foi de­ter­mi­na­do o afas­ta­men­to da fun­ção pú­bli­ca de oi­to ser­vi­do­res e a pro­i­bi­ção de co­mu­ni­ca­ção en­tre no­ve in­ves­ti­ga­dos. (Es­ta­dão).

A PF pren­deu, além do pre­si­den­te es­ta­du­al do PSDB em Go­i­ás, Afre­ni Gon­çal­ves, o ex-pre­si­den­te da Sa­ne­a­go, Jo­sé Ta­vei­ra Ro­cha, além do ex-di­re­tor da es­ta­tal, Rob­son Sa­la­zar. (28/08/2016).

“O pro­cu­ra­dor da Re­pú­bli­ca Má­rio Lú­cio Ave­lar afir­mou nes­ta quar­ta-fei­ra, 24, que o di­nhei­ro da Com­pa­nhia de Sa­ne­a­men­to de Go­i­ás (Sa­ne­a­go) “era usa­do até pa­ra ban­car co­que­té­is no Pa­lá­cio das Es­me­ral­das”, se­de do Exe­cu­ti­vo es­ta­du­al.

O pro­cu­ra­dor in­te­gra a for­ça-ta­re­fa da Ope­ra­ção De­can­ta­ção, que in­ves­ti­ga des­vi­os de re­cur­sos pú­bli­cos fe­de­ra­is ori­un­dos do Pro­gra­ma de Ace­le­ra­ção do Cres­ci­men­to (PAC), de fi­nan­cia­men­tos do BNDES e da Cai­xa.” MPF/Go.

O fa­to é que fes­tas opu­len­tas e sun­tu­o­sas, nu­ma épo­ca de cri­se, não jus­ti­fi­cam tais ban­que­tes. Po­de ser que um dos fa­to­res atri­bu­i­do­res da  der­ro­ta da ba­se ali­a­da se de­va à di­vul­ga­ção des­se es­cân­da­lo que tor­nou pú­bli­co o des­vio de di­nhei­ro pú­bli­co pa­ra fi­nan­ciar fes­tas opu­len­tas e sun­tu­o­sas no Pa­lá­cio das Es­me­ral­das, em tem­pos de cri­se.

Fes­tas na­ba­bes­cas não pe­gam bem pa­ra pes­so­as que ocu­pam car­gos de di­re­ção.

A Or­dem dos Ad­vo­ga­dos é o ór­gão má­xi­mo que de­fi­ne as re­gras pa­ra o exer­cí­cio pro­fis­si­o­nal da ad­vo­ca­cia no Bra­sil e tem co­mo fi­na­li­da­de, de acor­do com o Ar­ti­go 44 do seu Es­ta­tu­to:

I  – de­fen­der a Cons­ti­tu­i­ção, a or­dem ju­rí­di­ca do Es­ta­do de­mo­crá­ti­co de di­rei­to, os di­rei­tos hu­ma­nos, a jus­ti­ça so­ci­al, e pug­nar pe­la boa apli­ca­ção das leis, pe­la rá­pi­da ad­mi­nis­tra­ção da jus­ti­ça e pe­lo aper­fei­ço­a­men­to da cul­tu­ra e das ins­ti­tu­i­ções ju­rí­di­cas;

II – pro­mo­ver, com ex­clu­si­vi­da­de, a re­pre­sen­ta­ção, a de­fe­sa, a se­le­ção e a dis­ci­pli­na dos ad­vo­ga­dos em to­da a Re­pú­bli­ca Fe­de­ra­ti­va do Bra­sil.

De­fen­der a Cons­ti­tu­i­ção, a or­dem ju­rí­di­ca do es­ta­do de­mo­crá­ti­co de di­rei­to e os di­rei­tos hu­ma­nos exi­ge par­ci­mô­nia.

Os ad­vo­ga­dos es­tão em so­fri­men­to, ao con­trá­rio do que pre­gam du­as das cha­pas que con­cor­rem ao con­se­lho e pre­si­dên­cia da Or­dem, quan­do re­a­li­zam gran­di­o­sas fes­tas e ser­vem cham­pag­ne a um se­le­to gru­po de ad­vo­ga­dos, em de­tri­men­to dos mais de 50 mil ins­cri­tos, que não fo­ram con­vi­da­dos.

A ex­clu­são co­me­ça aí. E quem ex­clui de par­ti­da, não in­clu­i­rá ao fi­nal.

Por­tan­to, se­gun­do o or­de­na­men­to ju­rí­di­co na­ci­o­nal, se­ja de ma­triz cons­ti­tu­ci­o­nal ou in­fra­cons­ti­tu­ci­o­nal, a OAB é mui­to mais que uma en­ti­da­de clas­sis­ta, pois ao la­do (e aci­ma) da de­fe­sa dos in­te­res­ses par­ti­cu­la­res dos ad­vo­ga­dos, es­tá o com­pro­mis­so da Or­dem com a de­fe­sa da Cons­ti­tu­i­ção e da or­dem ju­rí­di­ca em nos­so Es­ta­do De­mo­crá­ti­co de Di­rei­to, dos Di­rei­tos Hu­ma­nos e da Ci­da­da­nia, en­fim, es­tá seu com­pro­mis­so com a Jus­ti­ça So­ci­al.

De­fi­ni­ti­va­men­te não há ne­nhum com­pro­mis­so com a jus­ti­ça so­ci­al a re­a­li­za­ção happy hours re­ga­dos a cham­pag­ne, co­mo o faz Pe­dro Pau­lo de Me­dei­ros, e fes­tas com pai­nel de LED, es­tou­ro de fo­gos de ar­ti­fí­cio e o anún­cio co­mo se fos­se de uma fes­ta de um me­ga star, nos se­guin­tes exa­tos di­ze­res: “Ago­ra, com vo­cês…. Lú­u­u­u­cio Flá­a­a­a­vio Si­quei­ra de Pa­a­ai­va”! Pre­si­den­te!

O que é is­so com­pa­nhei­ro?!

En­quan­to as­sis­ti­mos to­dos os di­as o au­men­to da des­va­lo­ri­za­ção da Ad­vo­ca­cia, além de in­con­tá­veis ata­ques às prer­ro­ga­ti­vas dos(as) Ad­vo­ga­dos(as), por ve­zes com a aqui­es­cên­cia e par­ti­ci­pa­ção da OAB/GO, ve­mos uma ges­tão da Or­dem em Go­i­ás ca­da vez mais dis­tan­te da re­a­li­da­de por que pas­sa a Ad­vo­ca­cia go­i­a­na.

On­tem (23), pa­ra­le­la­men­te à gran­di­o­sa fes­ta - re­a­li­da­de alheia a gran­de mai­o­ria da Ad­vo­ca­cia em Go­i­ás - pro­mo­vi­da pe­lo gru­po que di­ri­ge a OAB/GO, com di­rei­to a show pi­ro­téc­ni­co, quei­ma de fo­gos de ar­ti­fí­cio e to­da pom­pa pos­sí­vel (vi­de ví­deo ane­xo), co­in­ci­den­te­men­te so­mos sur­pre­en­di­dos com mais um vi­li­pên­dio a prer­ro­ga­ti­va do Ad­vo­ga­do (vi­de do­cu­men­to ane­xo) de se co­mu­ni­car com seu cons­ti­tu­in­te pre­so a qual­quer ho­rá­rio do dia e da noi­te, mes­mo sem pro­cu­ra­ção (Art. 7o, III, Lei Fe­de­ral n. 8.906/94).

Em que pe­se a gra­vi­da­de, ao la­do da le­tar­gia e in­di­fe­ren­ça da atu­al ges­tão da OAB/GO, ve­mos fes­tas, con­fra­ter­ni­za­ções e bas­tan­te es­ban­ja­men­to, en­quan­to pa­de­ce a Ad­vo­ca­cia, en­quan­to os(as) Ad­vo­ga­dos(as) têm seus no­mes / CPF in­clu­sos no SPC pe­la OAB/GO por as­sis­ti­rem a ca­da dia o au­men­to da di­fi­cul­da­de pa­ra pa­gar se­quer as su­as res­pec­ti­vas anu­i­da­des.

Re­a­li­da­de tris­te que pre­ci­sa mu­dar.

Es­pe­ro que a clas­se dos ad­vo­ga­dos dê a res­pos­ta nas ur­nas, no pró­xi­mo dia 30 de no­vem­bro, co­mo o fez a po­pu­la­ção, nas elei­ções es­ta­du­ais.

(Sil­va­na Mar­ta, ad­vo­ga­da, jor­na­lis­ta, es­cri­to­ra e au­to­ra)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias