Home / Opinião

OPINIÃO

O propósito dos feitos de Deus

A prin­cí­pio fa­re­mos um pre­âm­bu­lo a res­pei­to das pa­la­vras: pro­pó­si­tos, fei­tos e Deus.

Pro­pó­si­to é al­go que se pre­ten­de fa­zer ou con­se­guir; in­ten­ção, in­ten­to.

Fei­tos são atos e ações, no sen­ti­do de fa­zer, pro­var e de com­pro­var as re­a­li­za­ções de de­ter­mi­na­das coi­sas.

Deus é o prin­cí­pio su­pre­mo con­si­de­ra­do pe­las re­li­gi­ões co­mo su­pe­ri­or à na­tu­re­za. Ser in­fi­ni­to, per­fei­to, cri­a­dor do Uni­ver­so.

Pas­sa­mos ago­ra a co­me­çar a es­cre­ver o ar­ti­go do tí­tu­lo aci­ma. Se­não ve­ja­mos:

Deus faz. Ele ope­ra mi­la­gres, faz ma­ra­vi­lhas, aten­de ora­ções, age po­de­ro­sa­men­te em fa­zer dos ho­mens. Mas por­que Ele faz? Qual é o pro­pó­si­to dos seus fei­tos? O pro­pó­si­to dos fei­tos de Deus é re­ve­lar o ca­mi­nho? Deus nos atrai me­di­an­te seus fei­tos, e quan­do che­ga­mos a Ele, Ele nos mos­tra o seu ca­mi­nho. Os fei­tos di­vi­nos não ape­nas atra­em aque­les que fo­ram di­re­ta­men­te to­ca­dos, mas ser­vem pa­ra afron­tar o ca­mi­nho a ou­tros tam­bém: “Se­ja Deus gra­ci­o­so pa­ra co­nos­co, e nos aben­çoe e fa­ça res­plan­de­cer so­bre nós o Teu ros­to, pa­ra que se co­nhe­ça na ter­ra o Teu ca­mi­nho; em to­da as na­ções a Tua sal­va­ção” Sal­mos 67:1-2.

Ob­ser­ve que quan­do o sal­mis­ta ora pe­din­do a ben­ção do Se­nhor (Deus fa­zen­do al­go em seu fa­vor), ele jus­ti­fi­ca que is­to fa­ria o seu ca­mi­nho co­nhe­ci­do.

No mi­nis­té­rio de Je­sus ve­mos is­to acon­te­cen­do. Seus mi­la­gres atra­i­am a mul­ti­dões, e en­tão Je­sus en­si­na­va a es­ta mul­ti­dão os ca­mi­nhos de Deus. As pes­so­as vi­nham atrás dos mi­la­gres do que Je­sus po­dia fa­zer por elas. Ele as cu­ra­va, mas sem­pre en­si­na­va que ha­via al­go mais. Não de­ve­mos dei­xar de pre­gar e ope­rar os mi­la­gres. O que não po­de­mos é dei­xar de di­zer às pes­so­as que há al­go mais. Cris­to dei­xou es­tes exem­plos:

“Gran­des mul­ti­dões o acom­pa­nha­vam, e Ele, vol­tan­do-se, lhes dis­se: Se al­guém vem a mim, e não abor­re­ce a seu pai, e mãe, e mu­lher, e fi­lhos, e ir­mãos, e ir­mãs, e ain­da a sua pró­pria vi­da, não po­de ser meu dis­cí­pu­lo.

E qual­quer que não to­mar a sua cruz, e vi­er após mim, não po­de ser meu dis­cí­pu­lo” Lu­cas 14:25-27.

Às ve­zes, quan­do en­fa­ti­za­mos os ca­mi­nhos, ve­mos pes­so­as des­com­pro­mis­sa­das se afas­ta­rem, mas is­to não é fra­cas­so, ca­so con­trá­rio Je­sus te­ria fra­cas­sa­do, pois is­to acon­te­ceu com Ele tam­bém. Jo­ão nos nar­ra que quan­do Cris­to co­me­çou a en­si­nar so­bre com­pro­mis­so, mui­tos dis­se­ram: “Du­ro é es­te dis­cur­so, quem o po­de ou­vir?” E o aban­do­na­ram (Jo 6:60,66). Cer­tas pes­so­as não que­rem os ca­mi­nhos, só os fei­tos de Deus.

Pre­ci­sa­mos en­si­nar e pro­cla­mar as du­as coi­sas jun­tas. Es­te ou­tro la­do da men­sa­gem dos mi­la­gres tem si­do dei­xa­do de la­do, e não po­de­mos acei­tar is­to. É ló­gi­co que mes­mo pre­gan­do os ca­mi­nhos, te­re­mos aque­les que só que­rem os fei­tos. Não es­tou di­zen­do que mu­da­re­mos to­das as pes­so­as com es­ta ên­fa­se. Sem­pre ha­ve­rá aque­les que, à des­pei­to do en­si­no que re­ce­bem, se re­cu­sam a an­dar nos ca­mi­nhos do Se­nhor. Mas te­mos que fa­zer nos­sa par­te.

Lem­bro-me de cer­ta oca­si­ão, no iní­cio de meu mi­nis­té­rio, em que fui con­vi­da­do a pre­gar nu­ma pe­que­na igre­ja de um bair­ro de Go­i­â­nia, Go­i­ás. Fa­lei so­bre o po­der de Deus e o que Ele po­de­ria fa­zer por ca­da um de nós. En­quan­to pre­ga­va, um ho­mem em pé na por­ta me en­ca­ra­va com um sem­blan­te de de­sa­pro­va­ção; ele não en­trou e nem tam­pou­co se sen­tou, mas não foi em­bo­ra, fi­cou até o fim da men­sa­gem.

Con­cluí­da a pre­ga­ção, cha­mei à fren­te aque­les que que­ri­am re­ce­ber im­po­si­ção de mãos e ora­ção por cu­ra, e es­te ho­mem veio com os de­mais que que­ri­am ser cu­ra­dos pe­lo Se­nhor. A jul­gar por seu com­por­ta­men­to, ima­gi­nei que não fos­se cris­tão, por­tan­to, a pri­mei­ra coi­sa que lhe per­gun­tei an­tes de orar foi se ele já ha­via en­tre­ga­do sua vi­da a Cris­to. Ele res­pon­deu que não e co­me­cei a fa­lar so­bre a im­por­tân­cia des­te ato, mas fui in­ter­rom­pi­do pe­lo ho­mem di­zen­do que não que­ria en­tre­gar sua vi­da a Je­sus. Sus­tei com ele, ale­gan­do que tal­vez ele não hou­ves­se en­ten­di­do bem o que is­to sig­ni­fi­ca­va, mas ele me in­ter­rom­peu de no­vo e dis­se que não era ne­ces­sá­rio eu per­der tem­po com ele, pois não mu­da­ria sua de­ci­são. Per­gun­tei-lhe mais uma vez pa­ra me cer­ti­fi­car do que ele di­zia:

- “Vo­cê não quer mes­mo en­tre­gar sua vi­da a Je­sus Cris­to?”

Ele res­pon­deu:

- “Não.”

Tor­nei a per­gun­tar-lhe:

- “E vo­cê quer que Je­sus te cu­re mes­mo as­sim?”

Ele me re­tor­nou:

- “Eu sei que se vo­cê orar co­mi­go eu se­rei cu­ra­do mes­mo as­sim”.

En­tão im­pus mi­nhas mãos so­bre ele e de­cla­rei:

- “Que is­to te se­ja pa­ra ju­í­zo pe­ran­te Deus! Sê cu­ra­do em no­me de Je­sus”.

E o ho­mem foi em­bo­ra, cu­ra­do e nun­ca mais vol­tou.

Apren­di com es­te epi­só­dio (que nun­ca vou me es­que­cer) que não há co­mo dei­xar es­te ti­po de gen­te. Con­tu­do, não é por cau­sa des­te que dei­xa­re­mos de en­si­nar aos de­mais.

O ca­mi­nho tem que ser apre­sen­ta­do e sua men­sa­gem é com­pro­va­da pe­los fei­tos, mas o pro­pó­si­to de Deus é que ca­da um che­gue a co­nhe­cer seus ca­mi­nhos. Sem os ca­mi­nhos, os pró­prios fei­tos per­dem sua ra­zão de ser!

Exis­tem pes­so­as que vão às igre­jas a pro­cu­ra de bên­çã­os, mas não a pro­cu­ra do aben­ço­a­dor, e o aben­ço­a­dor é Deus.

Es­sa é a ver­da­de. A mais cris­ta­li­na de to­das as ver­da­des.

(Ha­mil­ton Al­ves Ma­cha­do, pas­tor, pro­fes­sor, ad­vo­ga­do, te­ó­lo­go, com mes­tra­do em Te­o­lo­gia e ar­ti­cu­lis­ta do Di­á­rio da Ma­nhã)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias