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OPINIÃO

O que é a lei?...

Quan­do fa­la­mos em jus­ti­ça ima­gi­na­mos o im­pé­rio do Di­rei­to apli­ca­do com in­te­li­gên­cia e im­par­cia­li­da­de, não so­men­te no di­rei­to le­gal, mas no di­rei­to jus­to. En­tre o Di­rei­to e a Jus­ti­ça há uma afi­ni­da­de es­sen­cial es­ta­be­le­ci­da. São con­cei­tos cor­re­la­tos, dois pó­los so­bre os qua­is gi­ra to­do sen­ti­do de vi­da. E que afi­ni­da­de se­rá lí­ci­to es­ta­be­le­cer en­tre o sen­ti­do quer ju­rí­di­co, quer so­ci­al, quer mo­ral, quer da or­dem, e o se­qües­tro do di­rei­to co­mum pa­ra en­cer­rá-lo no do­mí­nio dos pri­vi­le­gi­a­dos. Pa­ra es­cla­re­cer­mos e re­sol­ver­mos to­dos es­tes ques­ti­o­na­men­tos no âm­bi­to das re­la­ções so­ci­ais, fo­ram pro­pos­tas e cri­a­das as leis, que na­da mais são do que nor­mas le­gais fei­tas com o úni­co pro­pó­si­to de bem ser­vir pro­te­gen­do os in­te­res­ses da co­le­ti­vi­da­de e do Es­ta­do, nos seus mais va­ri­a­dos cam­pos de atu­a­ção e re­la­ções so­ci­ais. No sen­ti­do que po­de­mos cha­mar mo­ral e ju­rí­di­co, ou ain­da po­si­ti­vo, a lei é to­da or­de­na­ção ra­ci­o­nal pro­mul­ga­da pa­ra o bem co­mum, pe­la au­to­ri­da­de le­gí­ti­ma. No Bra­sil, as leis ci­vis en­tram em vi­gor a par­tir da da­ta de sua pu­bli­ca­ção no Di­á­rio Ofi­ci­al da Uni­ão, após a san­ção pre­si­den­ci­al. Os mei­os mo­der­nos de co­mu­ni­ca­ção de­vem ser uti­li­za­dos pa­ra di­fun­dir o co­nhe­ci­men­to da lei em to­dos os se­to­res e ca­ma­das so­ci­ais da po­pu­la­ção. A lei não de­ve apa­re­cer ex­clu­si­va­men­te co­mo uma li­mi­ta­ção da li­ber­da­de, por­que de fa­to ela é uma or­de­na­ção das li­ber­da­des in­di­vi­dua­is, vi­san­do a ga­ran­tir o seu me­lhor exer­cí­cio. As leis do trân­si­to são, co­mo exem­plo e de cer­to mo­do,  uma li­mi­ta­ção da li­ber­da­de, mas o fa­to é que sem elas, as ru­as e as ro­do­vi­as se tor­na­ri­am inu­ti­li­zá­veis, ou uma oca­si­ão cons­tan­te de pe­ri­go mor­tal. O mes­mo va­le pa­ra to­das as ou­tras leis. Quem as cum­pre – a pon­to de fa­zer de sua ob­ser­vân­cia um há­bi­to –, ga­ran­te pa­ra si a paz e a li­ber­da­de. No seu cum­pri­men­to re­si­de a ga­ran­tia da or­dem e do pro­gres­so das na­ções. Por ou­tro la­do as leis so­frem as in­flu­ên­cias da di­nâ­mi­ca so­ci­al e,  pre­ser­van­do sem­pre os va­lo­res fun­da­men­tais de to­da cul­tu­ra hu­ma­na, de­vem-se adap­tar às exi­gên­cias sem­pre no­vas da vi­da em so­ci­e­da­de. Tan­to va­le di­zer que as leis po­si­ti­vas de­vem ser fle­xí­veis, is­to é, nem de uma ri­gi­dez mo­no­lí­ti­ca, nem de uma fla­ci­dez in­con­sis­ten­te.

Lei in­di­ca um pre­cei­to de or­dem le­gal pa­ra aten­der à exi­gên­cia do bem co­mum. Ela obri­ga a to­dos, e a nin­guém é re­co­nhe­ci­do o di­rei­to de não cum­pri-la, pre­tex­tan­do ig­no­rá-la. De acor­do com a Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral atu­al, co­nhe­ci­da tam­bém co­mo “Car­ta mag­na” e “Lei Mai­or”, te­mos os se­guin­tes ti­pos de leis: a) Emen­da Cons­ti­tu­ci­o­nal: des­ti­na-se a al­te­rar al­gu­ma par­te da Cons­ti­tu­i­ção, pa­ra cor­ri­gir fa­lhas, ou adap­tá-la à evo­lu­ção do Es­ta­do. b) Lei Com­ple­men­tar: são ex­pres­sa­men­te pre­vis­tas no tex­to cons­ti­tu­ci­o­nal, des­ti­na­da a re­gu­la­men­tar al­gum dis­po­si­ti­vo da Cons­ti­tu­i­ção. c) Lei Or­di­ná­ria: é a re­sul­tan­te dos tra­ba­lhos co­muns do Po­der Le­gis­la­ti­vo, não al­te­ran­do nem com­ple­men­tan­do a Cons­ti­tu­i­ção. d) Lei De­le­ga­da: ela­bo­ra­da pe­lo Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, por de­le­ga­ção do Con­gres­so Na­ci­o­nal, po­den­do exi­gir exa­me pos­te­ri­or pe­lo ple­ná­rio do mes­mo. é) De­cre­to Le­gis­la­ti­vo: não pre­ci­sa ser re­me­ti­do ao pre­si­den­te da re­pú­bli­ca pa­ra san­ção. f) Re­so­lu­ção: ato par­ti­cu­lar do Se­na­do Fe­de­ral ou do Con­gres­so (que reú­ne a Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos e o Se­na­do Fe­de­ral), que não de­pen­de da apro­va­ção do pre­si­den­te da re­pú­bli­ca. No ar­ca­bou­ço ju­rí­di­co bra­si­lei­ro te­mos, ain­da, o Có­di­go que é uma sis­te­ma­ti­za­ção de leis so­bre de­ter­mi­na­da ma­té­ria, ao mes­mo tem­po em que uni­fi­ca a le­gis­la­ção dis­per­sa. Os prin­ci­pa­is có­di­gos bra­si­lei­ros são: 1) Có­di­go Co­mer­cial (lei 556 de 25.06.1850), é o mais an­ti­go de to­dos, tra­ta das vá­ri­as ati­vi­da­des co­mer­ci­ais e pro­ble­mas cor­re­la­tos. 2) Có­di­go Ci­vil (lei 3071, de 01.01.1916) al­te­ra­do e com­ple­men­ta­do por di­ver­sas leis, tra­ta dos di­rei­tos e obri­ga­ções de or­dem par­ti­cu­lar, re­fe­ren­te às pes­so­as.  3) Có­di­go Pe­nal (De­cre­to-lei 2348 de 07.12.1940), tra­ta dos vá­rios ti­pos de cri­mes e das pe­na­li­da­des apli­cá­veis em ca­da ca­so. Além des­tes, há vá­rios ou­tros có­di­gos, to­dos im­por­tan­tes: o de Pro­ces­so Ci­vil, o de Pro­ces­so Pe­nal, o Tri­bu­tá­rio, o Pe­nal Mi­li­tar, o de Pro­pri­e­da­de In­dus­tri­al, o de Mi­ne­ra­ção, etc. De­ve­mos lem­brar, tam­bém, a Con­so­li­da­ção das Leis do Tra­ba­lho, que reú­ne a le­gis­la­ção tra­ba­lhis­ta, (De­cre­to-lei 5452, de 01.05.1943). Até re­cen­te­men­te usa­va-se, no Bra­sil, um ti­po es­pe­ci­al de le­gis­la­ção: O De­cre­to-lei. Es­te do­cu­men­to le­gal não é uma lei, por­que não pro­vém do Po­der Le­gis­la­ti­vo. É um do­cu­men­to bai­xa­do pe­lo Po­der Exe­cu­ti­vo, e ao qual ele atri­bui for­ça de lei. A no­va Cons­ti­tu­i­ção abo­liu es­sa usur­pa­ção da fun­ção le­gis­la­ti­va pe­lo Po­der Exe­cu­ti­vo. E pa­ra os ca­sos de re­le­vân­cia e ur­gên­cia, ado­tou o sis­te­ma de Me­di­da Pro­vi­só­ria. Art. 62 da CF de 1988 – “ Em ca­so re­le­vân­cia e ur­gên­cia, o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca po­de­rá ado­tar me­di­das pro­vi­só­rias, com for­ça de lei, de­ven­do sub­me­tê-las de ime­di­a­to ao Con­gres­so Na­ci­o­nal”.

CO­MEN­TÁ­RIO: Rui Bar­bo­sa, o gran­de ju­ris­con­sul­to, o pa­la­di­no do Di­rei­to, o mes­tre dos mes­tres, o pa­tro­no dos ad­vo­ga­dos do Bra­sil, in­con­tes­tá­vel cons­tru­tor do nos­so sis­te­ma ju­rí­di­co-so­ci­al, in­con­tes­ta­vel­men­te a mai­or in­te­li­gên­cia na­ci­o­nal, sem­pre o dis­se: “Cum­pre a lei não ser im­pre­ci­sa, ob­scu­ra, dis­for­me, so­li­cis­ta”. Por­que se não ti­ver ver­na­cu­li­da­de, cla­re­za, con­ci­são, ener­gia, não se en­ten­de, não se im­põe, não im­pe­ra, fal­ta a re­gra da sua in­te­li­gên­cia, de seu de­co­ro, de sua ma­jes­ta­de”. Nu­ma de­mo­cra­cia as leis, nor­mas, re­gras, cos­tu­mes in­com­pa­tí­veis com as as­pi­ra­ções do po­vo, po­dem e de­vem ser mu­da­das, mo­di­fi­ca­das, re­vo­ga­das, re­vis­tas. A efi­cá­cia e o pres­tí­gio do go­ver­no, e de um Pa­ís, exi­ge mais ob­ser­vân­cia e mais apli­ca­ção de su­as leis e me­nos des­cum­pri­men­to, e me­nos in­fra­ções das mes­mas, por­que qual­quer trans­gre­ção atin­ge di­re­ta­men­te o con­cei­to su­pe­ri­or de au­to­ri­da­de. Do mes­mo mo­do não ad­mi­te que os in­te­res­ses par­ti­cu­la­res do­mi­nem a fun­ção pú­bli­ca. A lei não de­ve dar bre­chas pa­ra que ju­í­zes mos­trem de­ma­go­ga ge­ne­ro­si­da­de – co­mo te­mos vis­to, ago­ra, nas cha­ma­das Au­diên­cia de Cus­tó­dia. Es­ta pro­va é per­mi­ti­da, a es­tes, ape­nas em sua vi­da pri­va­da, nun­ca na vi­da pú­bli­ca e fun­cio­nal. A fal­ta de com­pre­en­são da se­ri­e­da­de das leis, e das su­as con­se­quên­cias ad­vin­das, faz com que ati­tu­des an­ti-so­ci­ais se­jam vis­tas por po­lí­ti­cos e pro­fis­si­o­nais “bem in­ten­ci­o­na­dos” co­mo na­tu­ra­is. Quem jus­ti­fi­ca a cri­mi­na­li­da­de co­mo “coi­sa na­tu­ral” em so­ci­e­da­de, con­fes­sa, além do er­ro de per­mis­sa, o des­co­nhe­ci­men­to com­ple­to da no­ção de jus­ti­ça ou de má-fé. A mo­ra­li­za­ção, a im­par­cia­li­da­de das leis e a dis­ci­pli­na po­lí­ti­ca, é o san­gue no­vo e for­te de que ne­ces­si­ta a Na­ção bra­si­lei­ra. O nos­so or­de­na­men­to ju­rí­di­co (no ca­so do Di­rei­to Pe­nal), não res­guar­da a paz e a se­gu­ran­ça da so­ci­e­da­de, tor­nan­do-se ir­re­al, quan­do o de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co e so­ci­al se tor­na o gran­de an­seio na­ci­o­nal. O pa­no­ra­ma atu­al do pa­ís não é na­da ani­ma­dor. A cri­mi­na­li­da­de, em seus re­du­tos ur­ba­no, ru­ral e po­lí­ti­co – que lhe cons­ti­tu­em o ha­bi­tat ide­al –, cres­ce a olhos vis­tos. Quem an­da pe­las ru­as das ci­da­des, ler os jor­nais, vê te­le­vi­são, ob­ser­va com es­pan­to o au­men­to de cri­mi­na­li­da­de e da cor­rup­ção em to­das as su­as for­mas vi­o­len­tas e des­tru­i­do­ras, as­sim co­mo da cor­rup­ção po­lí­ti­ca nas su­as di­ver­sas mo­da­li­da­des. Mas, os cri­mes não são pas­sí­veis de pu­ni­ção den­tro de nos­sas  leis? Sim. Con­tu­do, o Di­rei­to Pe­nal bra­si­lei­ro, já ca­du­co, não ver nem al­can­ça cer­tos cri­mes, pois de ou­tro mo­do é di­fí­cil ex­pli­car a sua nu­dez e a sua to­le­rân­cia an­te as cau­sas so­ci­ais e na­ci­o­nais. On­de es­tá,pois, a for­ça da Lei? Os Po­de­res pú­bli­cos va­ci­lam. A so­ci­e­da­de ci­vil in­de­fe­sa, as­sus­ta­da, re­fém dos cri­mi­no­sos co­muns, e dos po­lí­ti­cos cor­rup­tos, tor­na-se ví­ti­ma da pró­pria lei. Os go­ver­nos fe­de­ral, es­ta­du­al e mu­ni­ci­pal per­dem tem­po com vãs pro­mes­sas e to­las pro­vi­dên­cias que têm o sa­bor gros­so do xa­ro­pe da re­tó­ri­ca, na­da mais. O po­vo de­ve res­pon­sa­bi­li­zá-los pe­los ab­sur­dos e omis­sões co­bran­do-lhes ati­tu­des enér­gi­cas e re­a­lis­tas, ou se­jam: leis adap­ta­das às ne­ces­si­da­des pú­bli­cas.O po­der do cri­me, da cor­rup­ção e da anar­quia so­ci­al ame­a­ça des­tru­ir os prin­cí­pios de­mo­crá­ti­cos, ca­so não se­ja apli­ca­do, a tem­po, as me­di­das pro­fi­lá­ti­cas con­tra o ter­rí­vel mal que nos ame­a­ça.

Já que a par­te le­gal no com­ba­te aos cri­mes – as leis –, têm se mos­tra­do im­po­ten­tes pa­ra co­i­bir de­li­tos, se­ria pru­den­te que a so­ci­e­da­de le­van­do em con­si­de­ra­ção o ris­co que cor­re, e em sua le­gí­ti­ma de­fe­sa,  re­cla­mas­se das au­to­ri­da­des com­pe­ten­tes  o uso da 3ª lei na­tu­ral de Newton, que diz: “Pa­ra se con­ter uma for­ça é pre­ci­so ha­ver ou­tra for­ça com a mes­ma in­ten­si­da­de e em sen­ti­do con­trá­rio”, que tro­ca­da a mi­ú­do quer di­zer: to­da ação cor­res­pon­de a uma re­a­ção igual e con­trá­ria. As­sim, a so­ci­e­da­de de­ve exi­gir do Es­ta­do em sua le­gí­ti­ma de­fe­sa (a qual es­tá aci­ma de qual­quer nor­ma le­gal), que os ban­di­dos ar­ma­dos de­vam ser com­ba­ti­dos atra­vés das ar­mas. Ao con­trá­rio do que mui­tos apre­go­am es­te pro­ces­so não é an­ti-ju­rí­di­co. O in­sen­sa­to é que­rer que o Po­der es­ta­tal (Es­ta­do) não pos­sa agir com for­ça con­tra  ban­di­dos ar­ma­dos e vi­o­len­tos, e que seus es­for­ços se­jam só pa­ra pren­dê-los e pro­ces­sá-los. A idéia da for­ça não é con­trá­ria à do Di­rei­to, des­de que es­te é re­gu­la­dor do uso da for­ça, e não da pro­i­bi­ção de tal uso. Por­tan­to, não há na­da de in­ju­ri­di­ci­da­de no com­ba­te de cri­mi­no­sos por meio da for­ça es­ta­tal e le­gal. A so­ci­e­da­de não quer ver nas  su­as leis uma al­ma an­ge­li­cal ou pu­ri­ta­na, is­so já lhe cau­sou mui­tas bai­xas hu­ma­nas e con­ti­nu­a­rá cau­san­do ca­so o Es­ta­do não use seu po­der de for­ça pa­ra de­fen­der o po­vo e as su­as ins­ti­tu­i­ções. De­se­ja­mos que a dig­ni­da­de na­ci­o­nal e a li­ber­da­de da so­ci­e­da­de, do ju­go mons­tru­o­so da im­pu­ni­da­de, não se fa­ça por um ato de for­ça. Po­rém, pe­los se­rís­si­mos pro­ble­mas po­lí­ti­co, ju­rí­di­co e so­ci­ais com os qua­is nos de­pa­ra­mos, não há re­ceio di­zer que so­men­te pe­lo di­rei­to da for­ça po­de­rá ser fei­ta a re­va­lo­ri­za­ção de to­dos os nos­sos va­lo­res, e só ele, ex­cluí­dos to­dos os mei­os pa­cí­fi­cos, po­de­rá li­ber­tar o Bra­sil dos ban­dos que o opri­mem, sa­quei­am, e des­tro­em o seu po­vo.

(Ed­mil­son Al­ber­to de Mel­lo, es­cri­tor)

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