Home / Opinião

OPINIÃO

Os oportunistas são como aves de arribação

Há pes­so­as que de­ve­ri­am fi­car de bem com a vi­da e com seus se­me­lhan­tes, pe­lo me­nos quan­do já se apro­xi­mam do cre­pús­cu­lo de sua exis­tên­cia, pa­ra me­re­ce­rem o des­can­so eter­no, ao la­do do Cri­a­dor. Pa­ra os in­cré­du­los, ou pa­ra quem não tem fé ne­nhu­ma, es­sa afir­ma­ção soa co­mo uma brin­ca­dei­ra ou um des­pro­pó­si­to in­jus­ti­fi­cá­vel.

Di­go is­so a res­pei­to da im­pren­sa, no ge­ral e no par­ti­cu­lar, no ata­ca­do e no va­re­jo, que es­tá cheia, com as ex­ce­ções de pra­xe, de jor­na­lis­tas que acre­di­tam que es­tão aci­ma da ter­ra e do céu, do bem e do mal, por­tan­to, de di­fí­cil con­vi­vên­cia com as pes­so­as, cau­san­do-lhes re­pug­nân­cia pe­lo que es­cre­vem e pe­lo que fa­lam. Aí fi­co a pen­sar: o que eles têm nos seus co­ra­ções? So­men­te san­gue, mús­cu­los e car­ne? Na­da mais? É o que eles dei­xam evi­den­te até nos seus pró­prios olha­res. Di­zen­do mais, é qua­se im­pos­sí­vel es­ta­be­le­cer um di­á­lo­go fra­ter­no com es­se ti­po de gen­te, por­que in­to­le­ran­te, or­gu­lho­sa e pe­dan­te, sem o mí­ni­mo res­pei­to hu­ma­no e cris­tão. De na­da va­lem, mes­mo ten­do cul­tu­ra li­vres­ca e es­cre­ve­rem cor­re­ta­men­te, com fra­ses bem mon­ta­das e pa­la­vras bo­ni­tas, pe­lo que dei­xam de ma­nei­ra cla­ra seu exi­bi­cio­nis­mo, sim­ples­men­te pa­ra cha­ma­rem a aten­ção das pes­so­as que os le­em pe­los jor­nais, po­rém de for­ma ne­ga­ti­va. Eu mes­mo co­nhe­ço al­guns de­les, de per­to e de lon­ge, e fi­co ava­li­an­do co­mo são me­dí­o­cres, não per­ce­ben­do, por fal­ta de uma per­cep­ção ní­ti­da, o li­mi­te de sua in­sig­ni­fi­cân­cia no con­tex­to so­ci­al e, às ve­zes, até na sua pró­pria fa­mí­lia ou pe­ran­te as pes­so­as com as qua­is con­vi­vem, no dia a dia. Os ór­gã­os pú­bli­cos es­tão, tam­bém, re­ple­tos des­ses as­po­nes.  Dei­xo, aqui, de de­cli­nar seus no­mes pa­ra não ex­pô-los ao ri­dí­cu­lo, co­mo eles, sem a mí­ni­ma ce­ri­mô­nia e res­pei­to, fa­zem com os ou­tros, co­mo mer­ce­ná­rios, tan­to no go­ver­no quan­to na opo­si­ção, qua­se sem­pre. Com­pa­ro-os, ain­da, co­mo aves de ar­ri­ba­ção. Se faz bom tem­po eles ve­em, se faz mau tem­po eles vão, que­ro di­zer, só sa­bem su­gar as te­tas lei­to­sas dos ór­gã­os go­ver­na­men­tais pa­ra le­va­rem uma vi­da tran­qui­la. Es­sas fi­gu­ras são mui­to bem co­nhe­ci­das, há mui­to tem­po e até nos di­as atu­ais.

Cui­da­do, Cai­a­do! Se o se­nhor ga­nhar es­sa elei­ção, no dia se­guin­te à sua pos­se to­dos es­ta­rão à por­ta do Pa­lá­cio bri­gan­do, en­tre si, co­mo foi­ce no es­cu­ro, pe­los me­lho­res car­gos nos se­to­res de co­mu­ni­ca­ção do go­ver­no. Se de­se­jar ter paz pa­ra tra­ba­lhar, ad­vir­ta-os pa­ra com­por­ta­rem-se com com­pos­tu­ra e mo­de­ra­ção, por­que qua­se to­dos são mo­vi­dos por in­te­res­ses pou­co re­co­men­dá­veis. Que o di­gam os ex-go­ver­na­do­res, que ain­da es­tão vi­vos, ou mes­mo os mor­tos, de seus tú­mu­los.

(Si­se­nan­do Fran­cis­co de Aze­ve­do, ad­vo­ga­do, es­cri­tor, his­to­ri­a­dor, ar­ti­cu­lis­ta do DM e mem­bro da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa – AGI)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias