Home / Opinião

OPINIÃO

Para além do alimento

Aces­so ao ali­men­to e à água, opor­tu­ni­da­des de ge­rar ren­da, es­tar in­cluí­do so­ci­al­men­te e vi­ver em um am­bi­en­te sa­u­dá­vel e pa­cí­fi­co são con­di­ções que con­fe­rem dig­ni­da­de e qua­li­da­de de vi­da às pes­so­as. No en­tan­to, o cres­ci­men­to da po­pu­la­ção mun­di­al e os re­cur­sos na­tu­ra­is li­mi­ta­dos im­põ­em de­sa­fi­os pa­ra as na­ções na ga­ran­tia de di­rei­tos fun­da­men­tais co­mo es­ses. Nes­se ce­ná­rio, o Bra­sil de­ve­rá se po­si­cio­nar com pro­ta­go­nis­mo no pro­vi­men­to de ali­men­tos com sus­ten­ta­bi­li­da­de.

Pou­cos lu­ga­res no mun­do con­ju­gam con­di­ções de cli­ma, dis­po­ni­bi­li­da­de de ter­ra e um se­tor agrí­co­la em­pre­en­de­dor, que per­mi­tam in­cre­men­tar ain­da mais a pro­du­ção de ali­men­tos, co­mo o nos­so pa­ís. E, o me­lhor, sem ne­ces­si­da­de de au­men­tar a área de plan­tio. Além de ex­por­tar­mos pro­du­tos agrí­co­las pa­ra mais de 150 paí­ses, já in­flu­en­cia­mos a di­e­ta de mui­tas na­ções. Por exem­plo, a ca­da dez bi­fes ex­por­ta­dos no mun­do, três são pro­ve­ni­en­tes do Bra­sil, sem con­tar os co­pos de su­co de la­ran­ja, a car­ne de fran­go, etc.

É pre­ci­so res­sal­tar que nos­sa agro­pe­cu­á­ria é con­si­de­ra­da a mais sus­ten­tá­vel do pla­ne­ta, e o Bra­sil de­ve con­so­li­dar sua re­pu­ta­ção de gran­de pro­du­tor de ali­men­tos den­tro dos pa­drões e con­cei­tos de sus­ten­ta­bi­li­da­de. É pos­sí­vel trans­for­mar es­sa vo­ca­ção em sím­bo­lo in­ter­na­ci­o­nal, co­mo mar­ca de pa­ís que con­ta com tec­no­lo­gia, ino­va, pro­duz com qua­li­da­de, e é ca­paz de aten­der às de­man­das dos mer­ca­dos mais exi­gen­tes com com­pe­tên­cia e com­pe­ti­ti­vi­da­de.

O Bra­sil tem ade­ri­do às agen­das in­ter­na­cio­nais in­te­gra­do­ras, a exem­plo dos 17 Ob­je­ti­vos de De­sen­vol­vi­men­to Sus­ten­tá­vel (ODS) das Na­ções Uni­das. Com 169 me­tas a se­rem atin­gi­das até 2030, os ODS pro­põ­em ações glo­bais pa­ra er­ra­di­ca­ção da po­bre­za, se­gu­ran­ça ali­men­tar, agri­cul­tu­ra, sa­ú­de, edu­ca­ção, igual­da­de de gê­ne­ro, re­du­ção das de­si­gual­da­des, ener­gia, água e sa­ne­a­men­to, pa­drões sus­ten­tá­veis de pro­du­ção e de con­su­mo, mu­dan­ça do cli­ma, den­tre ou­tras.

A agro­pe­cu­á­ria, na con­di­ção de ge­ra­do­ra de ali­men­tos, sa­ú­de, ren­da, ser­vi­ços am­bien­tais e, por que não di­zer, paz, tra­ba­lha em har­mo­nia com os ODS. Co­nec­ta­dos a es­ses ob­je­ti­vos, uma sé­rie de si­nais e ten­dên­cias glo­bais e na­ci­o­nais fo­ram cap­ta­dos pe­lo Sis­te­ma de In­te­li­gên­cia Es­tra­té­gi­ca da Em­bra­pa, o Agro­pen­sa, que co­or­de­nou um es­tu­do e sin­te­ti­zou se­te me­ga­ten­dên­cias pa­ra a agri­cul­tu­ra bra­si­lei­ra no ho­ri­zon­te 2030, sen­do que uma de­las mos­tra que a in­ten­si­fi­ca­ção pro­du­ti­va sus­ten­tá­vel é a ên­fa­se a ser da­da à pro­du­ção de ali­men­tos, fi­bra e agro­e­ner­gia.

A re­vo­lu­ção agrí­co­la do Bra­sil se deu sus­ten­ta­da em ci­ên­cia, tec­no­lo­gia e ino­va­ção tro­pi­cal. Sa­í­mos da re­vo­lu­ção ver­de pa­ra os sis­te­mas in­te­gra­dos, e mi­gra­re­mos pa­ra a agri­cul­tu­ra de ba­se bi­o­ló­gi­ca. Dei­xa­mos de im­por­tar ali­men­tos, pas­sa­mos a abas­te­cer par­te do mun­do e es­ta­mos in­flu­en­cian­do há­bi­tos de con­su­mo. Mas, pa­ra além do ali­men­to, do nu­tri­en­te, do pão de ca­da dia, e da paz, es­ta­mos con­tri­buin­do com no­vos pa­râ­me­tros de hu­ma­ni­da­de.

(Cle­ber Oli­vei­ra So­a­res, di­re­tor-exe­cu­ti­vo de Ino­va­ção e Tec­no­lo­gia da Em­bra­pa)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias