Home / Opinião

OPINIÃO

Para que serve a Comissão Eleitoral da OAB?

As­sim co­mo em uma elei­ção ge­ral, a elei­ção da OAB re­quer três ca­te­go­ri­as de par­ti­ci­pan­tes: os can­di­da­tos, os elei­to­res e a ins­ti­tu­i­ção me­di­a­do­ra. Nas elei­ções ma­jo­ri­tá­rias e pro­por­ci­o­nais Bra­sil afo­ra, es­sa me­di­a­ção fi­ca a car­go da Jus­ti­ça Elei­to­ral. Na OAB, quem cu­i­da dis­so é a Co­mis­são Elei­to­ral.

Mas a Co­mis­são ser­ve pa­ra quê? En­tre su­as atri­bu­i­ções, ca­be à co­mis­são re­ce­ber o re­que­ri­men­to e de­ci­dir o re­gis­tro das cha­pas, de­ter­mi­nan­do di­li­gên­cias ne­ces­sá­rias. Ca­be ain­da pu­bli­car na im­pren­sa ofi­ci­al a com­po­si­ção das cha­pas com re­gis­tro re­que­ri­do, pa­ra fins de im­pug­na­ção, além de uti­li­zar os ser­vi­ços da Sec­ci­o­nal, re­qui­si­tan­do ser­vi­do­res pa­ra atu­ar es­pe­ci­fi­ca­men­te nas su­as ati­vi­da­des, di­an­te da ne­ces­si­da­de de con­du­ção ad­mi­nis­tra­ti­va das elei­ções.

Pa­ra o cum­pri­men­to do pro­ces­so elei­to­ral, a Co­mis­são tam­bém se en­car­re­ga de cons­ti­tu­ir sub­co­mis­sões pa­ra atu­ar nas sub­se­ções, de­sig­nar as me­sas elei­to­ra­is, tra­tar dos pe­di­dos de sub­sti­tui­ção de can­di­da­tos, após o re­gis­tro. A co­mis­são pos­sui po­der de po­lí­cia no âm­bi­to da pro­pa­gan­da elei­to­ral dos can­di­da­tos na OAB, ad­ver­tin­do as cha­pas e de­ter­mi­nan­do pro­vi­dên­cias, in­clu­in­do pro­ces­sar e jul­gar as cha­pas por abu­so de po­der po­lí­ti­co, eco­nô­mi­co e dos mei­os de co­mu­ni­ca­ção, cas­san­do o re­gis­tro ou pro­mo­ven­do a de­cla­ra­ção de per­da do man­da­to ele­ti­vo.

Exis­tem ain­da ou­tras fun­ções que fi­cam a car­go da Co­mis­são Elei­to­ral da OAB. É in­te­res­san­te per­ce­ber que a elei­ção da OAB pos­sui re­gras pa­re­ci­das com o su­frá­gio uni­ver­sal. Dis­so se con­clui que o mo­de­lo uti­li­za­do em am­bos os plei­tos, res­guar­da­das as su­as di­fe­ren­ças de pú­bli­co e atri­bu­i­ções, pos­sui a mes­ma ra­iz de­mo­crá­ti­ca que ins­ti­tui ins­tân­cias de re­gu­la­ção e me­di­a­ção pa­ra que ha­ja li­su­ra e equi­lí­brio en­tre as for­ças po­lí­ti­cas que dis­pu­tam as elei­ções.

A Co­mis­são Elei­to­ral da OAB é de­ter­mi­nan­te pa­ra o bom an­da­men­to do pro­ces­so que ele­ge­rá a no­va pre­si­dên­cia e di­re­to­ria da Or­dem dos Ad­vo­ga­dos do Bra­sil em to­das as uni­da­des da Fe­de­ra­ção. Es­ta­re­mos aten­tos a to­dos os des­do­bra­men­tos do pro­ces­so. Que ven­ça o me­lhor.

(Pe­dro Ra­fa­el Mei­re­les, ad­vo­ga­do e in­te­gran­te da Co­mis­são Elei­to­ral da OAB)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias