Home / Opinião

OPINIÃO

Penitenciárias brasileiras I 

O Bra­sil já pas­sou por di­ver­sas cri­ses pe­ni­ten­ci­á­rias e mui­tas de­las fo­ram tão bi­zar­ras que che­ga­ram a fi­car "fa­mo­sas". Dá mes­ma for­ma que a vi­o­lên­cia acon­te­ce nas ru­as tam­bém acon­te­ce den­tro des­sas pri­sões. A se­guir, em se­quên­cia cro­no­ló­gi­ca, al­gu­mas das mai­o­res re­be­li­ões pri­si­o­nais que o Bra­sil pre­sen­ciou.

1 - Re­be­li­ão da Ilha de An­chi­e­ta, Rio de Ja­nei­ro - Em 1952, acon­te­ceu o que mui­tos cha­mam de "A re­be­li­ão da Al­ca­traz Bra­si­lei­ra."  Mais de 300 pre­sos da Ilha de An­chi­e­ta ata­ca­ram as guar­ni­ções no com­ple­xo pe­ni­ten­ci­á­rio. Ao to­do fo­ram 108 pre­sos mor­tos, al­guns de­vo­ra­dos por tu­ba­rões ao ten­ta­rem fu­gir da ilha, ou­tros ba­le­a­dos por po­li­ci­ais e ou­tros mor­tos por seus pró­prios "co­le­gas". Dos mais de 150 pri­si­o­nei­ros que con­se­gui­ram fu­gir do con­ti­nen­te, 6 de­les não fo­ram cap­tu­ra­dos.

2 - Ca­ran­di­ru, São Pau­lo - Em ou­tu­bro de 1992 hou­ve o que foi a mais fa­mo­sa (e in­fa­me) re­be­li­ão em um pre­sí­dio Bra­si­lei­ro. A re­per­cus­são e o mas­sa­cre fo­ram ta­ma­nhos que o acon­te­ci­men­to che­gou vi­rar um fil­me com di­re­ção de Héc­tor Ba­ben­co "Ca­ran­di­ru". A re­be­li­ão co­me­çou com uma bri­ga en­tre dois pre­sos e re­sul­tou no mas­sa­cre de 111 de­ten­tos por po­li­ci­ais, mui­tos de­les, acu­a­dos e mor­tos em su­as pró­pri­as ce­las.

3 -Pre­sí­dio Ur­so Bran­co, Por­to Ve­lho, Acre – Em 2002, nu­ma re­be­li­ão en­tre pre­sos, re­sul­tou em 27 mor­tes. O que cha­mou aten­ção foi co­mo as ví­ti­mas fo­ram mor­tas: de­ca­pi­ta­ção, en­for-ca­men­tos, cho­ques elé­tri­cos.

4 - Ca­sa de Cus­tó­dia Ben­fi­ca, Rio de Ja­nei­ro - Em maio de 2004, apro­xi­ma­da­men­te 50 pre­sos fo­ram mor­tos, vá­rios de­ca­pi­ta­dos, em uma re­be­li­ão com fu­ga de pre­sos. Mui­tas das mor­tes fo­ram cau­sa­das por con­fli­tos in­ter­nos e ri­va­li­da­de en­tre fac­ções. Al­guns fo­ram de­ca­pi­ta­dos e a re­be­li­ão du­rou cer­ca de 62 ho­ras. Um dos mo­ti­vos da re­be­li­ão foi a de­ci­são na épo­ca de co­lo­car mem­bros de qua­tro fac­ções ri­vais em ce­las con­jun­tas. Um agen­te pri­si­o­nal foi as­sas­si­na­do.

5 - Com­ple­xo Pe­ni­ten­ci­á­rio de Pe­dri­nhas, São Lu­ís (MA) - No mês de Se­tem­bro de 2016 hou­ve uma re­be­li­ão no com­ple­xo Pe­ni­ten­ci­á­rio de Pe­dri­nhas (MA). Ba­ru­lho de ex­plo­sões e fu­ma­ça fo­ram vis­tos no pre­si­dio. Os pre­sos ate­a­ram fo­go em di­ver­sos col­chões e fi­ze­ram bar­ri­ca­das. Ao to­do 18 pri­si­o­nei­ros fo­ram mor­tos.

6 - Com­ple­xo Pe­ni­ten­ci­á­rio Aní­sio Jo­bim, Ma­naus – 1º de ja­nei­ro de 2017, inau­gu­ran­do o Ano No­vo, acon­te­ceu em Ma­naus a mai­or re­be­li­ão que o Es­ta­do já pre­sen­ciou. Apa­ren­te­men­te du­rou 17 ho­ras, co­man­da­da pe­los mem­bros da Fac­ção Fa­mí­lia do Nor­te (FDN). Se­gun­do a con­ta­gem fei­ta na épo­ca do ocor­ri­do, 56 pre­sos fo­ram mor­tos na­que­la noi­te e um po­li­ci­al foi car­bo­ni­za­do em uma ce­la. Es­se Com­ple­xo Pe­ni­ten­ci­á­rio, su­per­lo­ta­do, com ca­pa­ci­da­de pa­ra 454 pre­sos, abri­ga­va 1.224 pes­so­as. Uma fo­to di­vul­ga­da na épo­ca mos­tra­va pre­sos den­tro de uma ce­la ar­ma­dos com fa­cões, es­pin­gar­das e pis­to­las. Uma ins­pe­ção re­a­li­za­da por po­li­ci­ais mi­li­ta­res apre­en­deu vá­ri­as fa­cas, na­va­lhas, ce­lu­la­res, dro­gas e ob­je­tos per­fu­ran­tes pas­sí­veis de se­rem usa­dos co­mo ar­mas.

7– Pe­ni­ten­ci­á­ria Agrí­co­la de Mon­te Cris­to, Ro­rai­ma – Em 06 de ja­nei­ro de 2017, se­gun­do a Se­cre­ta­ria de Jus­ti­ça e Ci­da­da­nia, 31 de­ten­tos fo­ram mor­tos e seus cor­pos es­ta­ri­am “des­tro­ça­dos” e di­ver­sos de­ca­pi­ta­dos. A ma­tan­ça se­ria de res­pon­sa­bi­li­da­de de pre­sos do Pri­mei­ro Co­man­do da Ca­pi­tal (PCC), con­cen­tra­dos nes­se cen­tro de de­ten­ção. Es­sa pe­ni­ten­ci­á­ria é a mai­or uni­da­de pri­si­o­nal de Ro­rai­ma e até ou­tu­bro abri­ga­va mais de 1.400 pre­sos, o do­bro da sua ca­pa­ci­da­de. O pre­sí­dio é ad­mi­nis­tra­do pe­lo pró­prio es­ta­do e tem con­di­ções "pés­si­mas", se­gun­do uma ins­pe­ção do Con­se­lho Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça de se­tem­bro de 2016 (CU­RA­DO, 2018)

8 – Ins­ti­tu­to Pe­nal Agrí­co­la de Bau­ru (re­gi­me se­mi­a­ber­to), São Pau­lo –Em 24 de ja­nei­ro de 2017, uma re­be­li­ão ini­ci­a­da por de­sen­ten­di­men­to en­tre de­ten­tos e fun­cio­ná­rios da pe­ni­ten­ci­á­ria, fu­gi­ram 200 de­ten­tos.

9 - Pe­ni­ten­ci­a­ria Es­ta­du­al de Al­ca­çuz, Rio Gran­de do Nor­te – Ain­da em ja­nei­ro de 2017, uma re­be­li­ão que co­me­çou com uma bri­ga de dois pre­sos do pa­vi­lhão 4 e 5 da Pe­ni­ten­ci­á­ria. Hou­ve 26 mor­tes par­te dos pró­prios pre­sos, em sua mai­o­ria de­ca­pi­ta­dos. Quan­do a Po­lí­cia de Cho­que en­trou no lo­cal, os pre­sos se ren­de­ram e não hou­ve con­fli­tos.

10 – Com­ple­xo In­dus­tri­al de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, em Go­i­ás – Em 1º de fe­ve­rei­ro de 2018, nu­ma re­be­li­ão da Co­lô­nia Agro­in­dus­tri­al, no Com­ple­xo Pri­si­o­nal de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, 9 pre­sos fo­ram mor­tos, al­guns de­ca­pi­ta­dos, e 14 fi­ca­ram fe­ri­dos. Na con­fu­são, hou­ve fu­ga de 106 pre­si­di­á­rios. Du­ran­te o con­fli­to, mui­tos pre­sos (127) dei­xa­ram o pre­sí­dio, te­men­do pe­la pró­pria vi­da. Es­te fa­to de­sen­ca­de­ou aler­tas no Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) e no Con­se­lho Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça (CNJ). Além da Mi­nis­tra Car­men Lú­cia, do STF, hou­ve re­a­ção de ou­tros ór­gã­os go­i­a­nos, co­mo Tri­bu­nal de Jus­ti­ça (TJ-GO), Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, De­fen­so­ria Pú­bli­ca, Co­mis­são de Di­rei­tos Hu­ma­nos da Or­dem dos Ad­vo­ga­dos do Bra­sil (OAB-GO), que ins­pe­cio­na­ram o Com­ple­xo Pri­si­o­nal. Se­gun­do re­la­tos de au­to­ri­da­des e pre­si­di­á­rios, al­gu­mas cau­sas da re­vol­ta dos pre­sos es­tá na pre­cá­ria es­tru­tu­ra do pre­sí­dio e da su­per­lo­ta­ção, além da ri­xa en­tre in­ter­nos e pro­ble­mas re­la­ci­o­na­dos à fal­ta d’água, ener­gia elé­tri­ca e qua­li­da­de da ali­men­ta­ção. Além des­ses pro­ble­mas, po­de-se acres­cen­tar a de­mo­ra na aná­li­se dos pro­ces­sos. Se­gun­do os de­ten­tos, a re­be­li­ão foi mo­ti­va­da por guer­ra en­tre fac­ções cri­mi­no­sas. Mas re­be­li­ão não acon­te­ceu só em Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia. No mes­mo mês de fe­ve­rei­ro, 11 de­ten­tos fu­gi­ram da pe­ni­ten­ci­á­ria de Lu­zi­â­nia, que ti­nha 466 de­ti­dos pa­ra 133 va­gas. Em 9 de ja­nei­ro, 14 me­no­res fu­gi­ram do Cen­tro Edu­ca­ti­vo de Go­i­â­nia que abri­ga­va 174 de­ten­tos em 160 va­gas. Em 22 de ja­nei­ro 13 de­ten­tos fu­gi­ram da Pe­ni­ten­ci­á­ria de Rio Ver­de, sen­do que 2 fo­ram mor­tos pe­la po­lí­cia (SÍL­VIO, 2018).

11– Cen­tro Pe­ni­ten­ci­á­rio de Re­cu­pe­ra­ção San­ta Isa­bel - Pa­rá – Em abril de 2018, um gru­po de pre­sos ini­ciou um mo­tim en­quan­to cri­mi­no­sos do la­do de fo­ra ten­ta­ram a in­va­são no pre­sí­dio pa­ra res­ga­tá-los. Du­ran­te a ten­ta­ti­va de fu­ga, 22 pes­so­as mor­re­ram: 16 pre­sos, 5 cri­mi­no­sos que pre­ten­di­am res­ga­tá-los e um agen­te pri­si­o­nal (SAR­RAF; SE­TO, 2017).

Na mes­ma se­ma­na, hou­ve um tu­mul­to na Pe­ni­ten­ci­á­ria Agrí­co­la de Mon­te Cris­to, em Ro-rai­ma, on­de 33 pre­sos fo­ram mas­sa­cra­dos, os Es­ta­dos co­mo Mi­nas Ge­ra­is, San­ta Ca­ta­ri­na, Pa­ra­ná e São Pau­lo tam­bém en­fren­ta­ram es­se ti­po de pro­ble­ma (CRUZ, 2017).

Re­fe­rên­cias:

CRUZ, Fer­nan­da, Re­be­li­ão re­sul­ta em fu­ga de 200 pre­sos em pe­ni­ten­ci­á­ria de Bau­ru: pre­sí­dio tem ca­pa­ci­da­de pa­ra 1.124 in­ter­nos, mas es­ta­va com 1.427. Agên­cia Bra­sil. 24 jan. 2017. . Aces­so em 30 jan. 2018.

CU­RA­DO, Lu­cas. 7 mai­o­res re­be­li­ões já ocor­ri­das em pre­sí­di­os bra­si­lei­ros. Fa­tos His­tó­ri­cos.. Aces­so em 23 mar. 2018

SAR­RAF, Moi­sés; SE­TO, Gui­lher­me. Ten­ta­ti­va de fu­ga em pre­sí­dio dei­xa 22 mor­tos na Gran­de Be­lém: além de su­per­lo­ta­ção, ins­pe­ção co­bra­va mu­ro ao de­tec­tar fa­ci­li­da­de do res­ga­te. Fo­lha de São Pau­lo: 10 abr. 2017. Dis­po­ní­vel em: /www1.fo­lha.uol.com.br/co­ti­dia­no/2018/04/ten­ta­ti­va-de-fu­ga-em-pre­si­dio-dei­xa-20-mor­tos-na-gran­de-be­lem.shtml. Aces­so em 20 abr. 2018.

SÍL­VIO, Tú­lio; MAR­TINS, Va­nes­sa. Re­be­li­ão dei­xa 9 de­ten­tos mor­tos e 14 fe­ri­dos em pre­sí­dio de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia. Glo­bo.com. 01 jan. 2018..Aces­so  em  04  fev. 2018.

(Darcy Cor­dei­ro, fi­ló­so­fo, so­ci­ó­lo­go e te­ó­lo­go, mes­tre e dou­tor, pro­fes­sor apo­sen­ta­do da PUC-Go­i­ás e da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Go­i­ás)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias