Home / Opinião

OPINIÃO

Peso da gestação

A mu­lher que es­tá ges­tan­te ou pen­san­do em en­gra­vi­dar de­ve se pre­o­cu­par com o ga­nho de pe­so. Tan­to o ga­nho de pe­so exa­ge­ra­do quan­to o bai­xo pe­so po­dem tra­zer ris­cos pa­ra o be­bê e pa­ra a mãe. Em am­bas as si­tu­a­ções há o ris­co de par­to pre­ma­tu­ro e, de­pen­den­do da gra­vi­da­de, mor­te do fe­to.

O ga­nho de pe­so in­di­ca­do na ges­ta­ção po­de va­ri­ar bas­tan­te. Vai de­pen­der do es­ta­do nu­tri­cio­nal (bai­xo pe­so, eu­tro­fia, pe­so au­men­ta­do) an­tes da ges­ta­ção, es­ti­lo de vi­da (prá­ti­ca de ati­vi­da­de fí­si­ca, fu­mo, ál­co­ol), do­en­ças pré-exis­ten­tes (di­a­be­tes, hi­per­ten­são, co­les­te­rol ele­va­do), ti­po de ges­ta­ção (gê­me­os ou não), fun­cio­na­men­to in­tes­ti­nal. Al­guns ou­tros fa­to­res po­dem in­ter­fe­rem nes­se ga­nho de pe­so que po­de va­ri­ar de 7kg a 18kg.

A qua­li­da­de da ali­men­ta­ção da ges­tan­te tam­bém é fun­da­men­tal. Al­guns nu­tri­en­tes são fun­da­men­tais pa­ra a for­ma­ção do be­bê e pre­ci­sam es­tar em ní­veis ade­qua­dos an­tes mes­mo da fe­cun­da­ção. Áci­do fó­li­co, vi­ta­mi­na D, Mag­né­sio, DHA (áci­do gra­xo ôme­ga 3), fer­ro e io­do são al­guns nu­tri­en­tes que de­ve­mos es­tar aten­tos à quan­ti­da­de.

Um es­ti­lo de vi­da sa­u­dá­vel com uma ali­men­ta­ção equi­li­bra­da e va­ri­a­da já ga­ran­te os nu­tri­en­tes ne­ces­sá­rios pa­ra a ges­ta­ção.

A ges­tan­te que es­tá abai­xo do pe­so re­co­men­da­do apre­sen­ta mai­or ris­co de o be­bê nas­cer com bai­xo pe­so, com di­fi­cul­da­des res­pi­ra­tó­ri­as, au­men­ta as chan­ces de um par­to pre­ma­tu­ro. Uma mu­lher des­nu­tri­da po­de es­tar com a imu­ni­da­de com­pro­me­ti­da, po­den­do fi­car do­en­te com mais fa­ci­li­da­de, e um ris­co mai­or de de­sen­vol­ver ane­mia.

Já a mu­lher que es­tá com o pe­so mui­to aci­ma do re­co­men­da­do po­de de­sen­vol­ver di­a­be­tes ges­ta­cio­nal, pré-eclâmp­sia, au­men­ta o ris­co de abor­to, au­men­ta chan­ces de par­to pré-ma­tu­ro po­den­do tra­zer com­pli­ca­ções pa­ra o be­bê.

É im­por­tan­te lem­brar que du­ran­te a ges­ta­ção não é o mo­men­to pa­ra ema­gre­ci­men­to. Se a mu­lher já ini­cia a ges­ta­ção com so­bre­pe­so ou obe­si­da­de, o in­di­ca­do é o con­tro­le do pe­so e me­lho­ra da qua­li­da­de da di­e­ta. Um ga­nho de pe­so ade­qua­do e uma boa qua­li­da­de da ali­men­ta­ção vão pro­por­ci­o­nar uma ges­ta­ção mais con­for­tá­vel e se­gu­ra além de uma re­cu­pe­ra­ção pós-par­to mais tran­qui­la.

(Po­li­a­na Re­sen­de Men­don­ça, nu­tri­cio­nis­ta. CRN¹ 12796)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias