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OPINIÃO

Programa de microcrédito é exemplo para o País

A am­pli­a­ção de cré­di­to aos mi­cro e pe­que­nos em­pre­sá­rios é a ma­nei­ra mais efi­caz de ge­rar em­pre­go e ren­da no Bra­sil. Cri­a­do em 1999, o Ban­co do Po­vo sur­giu com es­se pro­pó­si­to. A con­ces­são de re­cur­sos ao pe­que­no em­pre­en­de­dor fo­men­ta o seu ne­gó­cio e abre no­vos ho­ri­zon­tes de pros­pe­ri­da­de.

Os nú­me­ros ates­tam o su­ces­so des­te pro­gra­ma so­ci­al em Go­i­ás. En­tre 99 e 2017, por exem­plo, o Ban­co do Po­vo fir­mou mais de 100 mil con­tra­tos, cu­jo va­lor fi­nan­cia­do ul­tra­pas­sa R$ 200 mi­lhões. Nes­te pe­rí­o­do fo­ram ge­ra­dos 161 mil pos­tos de tra­ba­lho nos 216 mu­ni­cí­pios em que es­tá pre­sen­te.

Há mi­lha­res de ca­sos de em­pre­en­di­men­tos que co­me­ça­ram com re­cur­sos mí­ni­mos, se con­so­li­da­ram com o tem­po e trans­for­ma­ram o pro­gra­ma em re­fe­rên­cia de su­ces­so no Pa­ís. O Ban­co do Po­vo, além de ofe­re­cer cré­di­to a ju­ros mó­di­cos, le­va a es­pe­ran­ça de di­as me­lho­res aos ci­da­dã­os, pois di­na­mi­za a eco­no­mia e ofe­re­ce um le­que sub­stan­ci­al de opor­tu­ni­da­des de tra­ba­lho.

O de­ta­lhe im­por­tan­te na ela­bo­ra­ção do pro­gra­ma é so­bre os em­prés­ti­mos con­ce­di­dos a pes­so­as que es­tão à mar­gem do cré­di­to tra­di­cio­nal e atuam fo­ra do mer­ca­do por­que não aten­dem às exi­gên­cias dos ban­cos e de ou­tras ins­ti­tu­i­ções fi­nan­cei­ras. Mas, por ou­tro la­do, exi­bem uma ex­tra­or­di­ná­ria ca­pa­ci­da­de de em­pre­en­der, ao de­mons­trar ha­bi­li­da­des pa­ra pres­tar ou pro­du­zir um de­ter­mi­na­do ser­vi­ço.

Os pe­que­nos em­pre­sá­rios go­i­a­nos não só ob­têm os re­cur­sos ne­ces­sá­rios. Re­ce­bem um acom­pa­nha­men­to pós-cré­di­to dos téc­ni­cos do pro­gra­ma, que uti­li­zam me­ca­nis­mos de di­ag­nós­ti­co, con­sul­to­ria e trei­na­men­to. O ob­je­ti­vo é aju­dá-los a ge­ren­ci­ar o cré­di­to e mos­trar co­mo se ad­mi­nis­tra o ne­gó­cio de for­ma efi­ci­en­te. In­de­pen­den­te­men­te da na­tu­re­za da ati­vi­da­de, o ci­da­dão pre­ci­sa uti­li­zar to­das as fer­ra­men­tas ne­ces­sá­rias com a ga­ran­tia de su­ces­so no mer­ca­do in­ter­no.

Ou­tro di­fe­ren­ci­al do pro­gra­ma é sua ca­pa­ci­da­de ine­quí­vo­ca de pro­mo­ver a au­tos­su­fi­ci­ên­cia fi­nan­cei­ra do em­pre­en­de­dor e seu ple­no de­sen­vol­vi­men­to pro­fis­si­o­nal. O Ban­co do Po­vo, ao pro­pi­ci­ar a ins­ta­la­ção de no­vos ne­gó­ci­os em to­do o Es­ta­do, tam­bém pro­mo­ve o de­sen­vol­vi­men­to do mu­ni­cí­pio.

Na am­pli­a­ção da ofer­ta de mi­cro­cré­di­tos, ga­nham to­dos: o ci­da­dão, a sua fa­mí­lia e se­to­res co­mo o co­mér­cio, agri­cul­tu­ra, ser­vi­ços di­ver­sos e tu­ris­mo. A mi­nha ex­pec­ta­ti­va é que es­te pro­gra­ma se­ja am­pli­a­do pa­ra um nú­me­ro ca­da vez mai­or de in­te­res­sa­dos e ra­ti­fi­que sua po­si­ção co­mo uma das mai­o­res ini­ci­a­ti­vas de cu­nho so­ci­al do Bra­sil.

(Gi­u­sep­pe Vec­ci, eco­no­mis­ta, em­pre­sá­rio, de­pu­ta­do fe­de­ral e pre­si­den­te do PSDB-Go­i­ás)

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