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OPINIÃO

Quando o foco é o paciente

É cu­ri­o­so ver co­mo al­guns te­mas, de re­pen­te, são cu­nha­dos e vi­ram co­ol. O pa­ti­ent-cen­tri­city é a mais "no­va" dis­cus­são e fo­co das in­dús­tri­as far­ma­cêu­ti­cas. Pa­ra quem é do ter­cei­ro se­tor, co­mo eu, al­gu­mas ve­zes fi­ca di­fí­cil en­ten­der por que o fo­co no pa­ci­en­te es­tá sen­do in­cor­po­ra­do à cul­tu­ra da in­dús­tria far­ma­cêu­ti­ca so­men­te ago­ra. On­de es­ta­va o pa­ci­en­te até o mo­men­to, se­não no cen­tro?

É cla­ro que es­sa mu­dan­ça de pa­ra­dig­mas vem acom­pa­nha­da de uma pos­si­bi­li­da­de de cres­ci­men­to de re­sul­ta­do a lon­go pra­zo. Mas eu, par­ti­cu­lar­men­te, não me pre­o­cu­po com as mo­ti­va­ções que le­vam às pes­so­as a da­rem voz ao pa­ci­en­te. O meu ob­je­ti­vo é ter o pa­ci­en­te no cen­tro da ca­deia, não im­por­tan­do por que ca­da um o co­lo­cou lá.

To­da­via, to­da mu­dan­ça de pa­ra­dig­mas é di­fí­cil. O ques­ti­o­na­men­to que fa­ço é: co­mo, num pas­se de má­gi­ca, uma in­dús­tria fo­ca­da em ven­das e market sha­re pas­sa­rá a fo­car no pa­ci­en­te? Quão pro­fun­da de­ve­rá ser es­sa mu­dan­ça? A so­ber­ba da in­dús­tria (usu­al, mui­tas ve­zes), con­fi­an­te de que irá fa­zê-lo de for­ma na­tu­ral é cho­can­te. Ve­jo al­guns ge­ren­tes e di­re­to­res com­ple­ta­men­te con­vic­tos de que são ca­pa­zes e que já es­tão fa­zen­do gran­des mu­dan­ças in­ter­nas. Não é bem as­sim.

O in­bound da in­dús­tria e das or­ga­ni­za­ções de pa­ci­en­tes é o mes­mo: di­nhei­ro. Am­bas pre­ci­sam de re­cur­sos pa­ra cres­cer e se de­sen­vol­ver. A prin­ci­pal di­fe­ren­ça es­tá no out­bound: en­quan­to a in­dús­tria tam­bém quer fa­zer di­nhei­ro atra­vés de ven­das, a or­ga­ni­za­ção de pa­ci­en­tes bus­ca me­lho­rar a qua­li­da­de de vi­da dos pa­ci­en­tes.

Is­so acon­te­ce por­que o ter­cei­ro se­tor é bon­zi­nho e as in­dús­tri­as far­ma­cêu­ti­cas são in­sen­sí­veis? Não. Acon­te­ce por­que, sim­ples­men­te, te­mos DNA di­fe­ren­te. Foi as­sim que nas­ce­mos e cons­tru­í­mos nos­sa his­tó­ria.

E co­mo mu­dar is­so? Ao me­nos que ha­ja uma mu­ta­ção, a in­dús­tria far­ma­cêu­ti­ca nun­ca te­rá o fo­co no pa­ci­en­te. Pa­ra is­so, ain­da que se pre­ser­ve o out­bound fi­nal sen­do lu­cro, es­te so­men­te se­rá al­can­ça­do a lon­go pra­zo. Se­rá a con­se­quên­cia de mu­dan­ça ago­ra, com no­vas mé­tri­cas de bo­ni­fi­ca­ção a cur­to pra­zo, si­mi­la­res a das or­ga­ni­za­ções: me­lho­ra da qua­li­da­de de vi­da, au­men­to de di­ag­nós­ti­cos e etc. Além dis­so, é fun­da­men­tal que a in­dús­tria pas­se a bus­car re­cur­sos hu­ma­nos que pos­su­em background no ter­cei­ro se­tor. So­men­te es­sas pes­so­as re­for­ça­rão, a ca­da dia, o fo­co no pa­ci­en­te.

En­quan­to a in­dús­tria fo­car em uma mu­dan­ça a lon­go pra­zo, bo­ni­fi­can­do os co­la­bo­ra­do­res atra­vés de mé­tri­cas cur­tas, ba­se­a­das em ven­das, o pa­ci­en­te nun­ca es­ta­rá no cen­tro. En­quan­to a in­dús­tria bus­car pro­fis­si­o­nais "pu­ro san­gue far­ma­cêu­ti­co" pa­ra con­tra­ta­ção, o fo­co no pa­ci­en­te se­rá ape­nas uma cam­pa­nha po­lí­ti­ca, e se­rá usa­do co­mo aque­le pre­ti­nho bá­si­co, que sem­pre ar­ra­sa.

(Pau­la Me­ne­zes é ad­vo­ga­da, em­pre­sá­ria, pre­si­den­te da (As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Apoio à Fa­mí­lia com Hi­per­ten­são Pul­mo­nar e Do­en­ças Cor­re­la­tas - ABRAF) e vi­ce-pre­si­den­te da So­ci­e­da­de La­ti­na de Hi­per­ten­são Pul­mo­nar (SLHP). www.res­pi­ra­re­vi­ver.org.br)

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