Home / Opinião

OPINIÃO

“Que com ferro fere, com ferro será ferido”

E, ime­di­a­ta­men­te, en­quan­to Je­sus ain­da fa­la­va, eis que che­gou uma gran­de mul­ti­dão. À fren­te es­ta­va Ju­das, um dos Do­ze, que o en­tre­ga­ria, pois tam­bém co­nhe­cia o lu­gar, por­que mui­tas ve­zes ali Je­sus se re­u­ni­ra com seus dis­cí­pu­los. Veio com ele uma gran­de mul­ti­dão, a es­col­ta e guar­das, com lan­ter­nas, ar­cho­tes, es­pa­das, paus e ar­mas, da par­te dos prin­ci­pa­is sa­cer­do­tes, dos es­cri­bas, dos fa­ri­seus e dos an­ci­ã­os do po­vo.

Ora, o que o en­tre­ga­ria, ti­nha-lhes da­do um si­nal, uma se­nha, di­zen­do: “Aque­le a quem eu bei­jar, es­se, pren­dei-o e le­vai-o, com cui­da­do”.

E lo­go che­gan­do, apro­xi­mou-se de Je­sus pa­ra bei­já-lo, e dis­se: “Sal­ve, Ra­bi!”

E o bei­jou. En­tão Je­sus lhe dis­se: “Ju­das, com um bei­jo en­tre­gas o Fi­lho do Ho­mem? Ami­go, vi­es­te pa­ra is­so!”

Sa­ben­do Je­sus tu­do o que lhe ha­via de acon­te­cer, adi­an­tou-se e lhes dis­se: “A quem pro­cu­ra­is?”

Res­pon­de­ram-lhe: “A Je­sus, o Na­za­reu”.

Dis­se-lhes Je­sus: “Sou eu”.

Tam­bém es­ta­va com eles Ju­das, que o en­tre­ga­va. Quan­do, pois, Je­sus lhes dis­se “Sou eu”, re­cu­a­ram e caí­ram por ter­ra.

De no­vo, en­tão, Je­sus per­gun­tou-lhes: “A quem pro­cu­ra­is?”

Eles dis­se­ram: “A Je­sus, o Na­za­reu”.

Je­sus res­pon­deu: “Já vos dis­se que sou eu. Mas se é a mim que pro­cu­ra­is, dei­xai en­tão es­tes irem”.

Pa­ra que se cum­pris­se a pa­la­vra que dis­se­ra: “Não per­di ne­nhum dos que me des­te”.

En­tão, apro­xi­man­do-se eles, lan­ça­ram a mão so­bre Je­sus e o pren­de­ram.

Os que es­ta­vam ao re­dor de­le, ven­do o que ia acon­te­cer, dis­se­ram-lhe: “Se­nhor, fe­ri­re­mos com fa­cão?”

En­tão Si­mão Pe­dro, que tra­zia um fa­cão, es­ten­deu a mão, ti­rou-a da ba­i­nha, e fe­riu o ser­vo do Su­mo Sa­cer­do­te, cor­tan­do-lhe a ore­lha di­rei­ta. O no­me do ser­vo era Mal­co. Mas Je­sus dis­se a Pe­dro:

“Dei­xai! Bas­ta! Põe o teu fa­cão no seu lu­gar, em­ba­i­nha o teu fa­cão, pois to­dos os que lan­ça­rem mão do fa­cão mor­re­rão pe­lo fa­cão. Ou pen­sas que não pos­so ro­gar a meu Pai e ele me en­vi­a­ria e co­lo­ca­ria à mi­nha dis­po­si­ção, nes­te mo­men­to, mais de do­ze le­gi­ões de an­jos? Não be­be­rei o cá­li­ce que o Pai me deu? Co­mo, pois, se cum­pri­rão as Es­cri­tu­ras, se­gun­do as qua­is as­sim de­ve acon­te­cer?”

E to­can­do a ore­lha do ser­vo, o cu­rou.

De­pois Je­sus dis­se àque­les que vi­e­ram de en­con­tro a ele, aos prin­ci­pa­is sa­cer­do­tes, aos ofi­ci­ais do Tem­plo e aos an­ci­ã­os: “Vi­es­tes co­mo a um la­drão, com es­pa­das e paus, pa­ra pren­der-me? Ca­da dia, es­tan­do con­vos­co, eu me sen­ta­va no Tem­plo en­si­nan­do, e não me pren­des­tes. Mas es­ta é a vos­sa ho­ra e o po­der das Tre­vas pa­ra que se cum­pram as Es­cri­tu­ras dos pro­fe­tas”.

En­tão a es­col­ta, o tri­bu­no e os guar­das dos ju­deus pren­de­ram a Je­sus e o ma­ni­a­ta­ram.

E to­dos os dis­cí­pu­los, dei­xan­do-o, fu­gi­ram. Cer­to jo­vem o se­guia, en­vol­vi­do ape­nas num len­çol so­bre o cor­po nu. E lan­ça­ram-lhe a mão. Ele, po­rém, dei­xan­do o len­çol, fu­giu nu. (Evan­ge­lhos de: Ma­teus, cap. 26, vv. 47 a 56 – Mar­cos, cap. 14, vv. 43 a 52 – Lu­cas, cap. 22, vv. 47 a 53 – Jo­ão, cap. 18, vv. 2 a 12. )

No mo­men­to de sua pri­são, Je­sus re­ve­lou a exis­tên­cia de uma lei de ação e re­a­ção no mun­do mo­ral, o qual é re­gi­do por prin­cí­pios de uma Jus­ti­ça Su­pre­ma e In­fa­lí­vel. Ao re­co­men­dar a Pe­dro que guar­das­se a sua es­pa­da ou fa­cão por­que “to­dos que os que lan­ça­ram mão da es­pa­da (fa­cão) mor­re­rão pe­la es­pa­da (fa­cão)”, o di­vi­no Mes­tre re­ve­lou ca­te­go­ri­ca­men­te a exis­tên­cia de uma lei de Jus­ti­ça de no­tá­vel pre­ci­são.

A pri­são de Je­sus ocor­reu, apro­xi­ma­da­men­te vin­te e três ho­ras, de­pois da úl­ti­ma ceia e da ora­ção no Jar­dim de Get­sê­ma­ni. Na ma­nhã do dia se­guin­te, sex­ta-fei­ra, Je­sus se­ria cru­ci­fi­ca­do.

A pri­são de Je­sus ocor­reu com os se­guin­tes acon­te­ci­men­tos:

  1. Ju­das, que co­nhe­cia o lu­gar on­de Je­sus se en­con­tra­va, por­que ti­nha o há­bi­to de orar no hor­to do Get­sê­ma­ni, con­duz um gru­po de guar­das do Tem­plo pa­ra pren­dê-lo.
  2. Con­for­me ha­via com­bi­na­do com os guar­das, Ju­das sa­ú­da o Mes­tre e com um bei­jo o in­di­ca pa­ra ser pre­so.
  3. Je­sus res­pon­de à sa­u­da­ção de Ju­das, de­mons­tran­do que sa­bia a res­pei­to de sua in­ten­ção, mas o con­for­ta ao di­zer: “Ami­go, vi­es­te pa­ra is­so!”. Ao ou­vir es­tas pa­la­vras, Ju­das de­ve ter in­ter­pre­ta­do, de for­ma equi­vo­ca­da, que o seu pla­no de re­ve­lar o Mes­si­as às au­to­ri­da­des im­pe­ri­ais ro­ma­nas, ob­je­ti­van­do o po­der re­li­gi­o­so, es­ta­va de acor­do com a von­ta­de de seu Mes­tre. No en­tan­to, Je­sus se re­fe­ria ao fa­to de Ju­das ser ins­tru­men­to das pro­fe­cias pa­ra que ele pu­des­se be­ber o cá­li­ce da ini­qui­da­des hu­ma­nas; ins­tru­men­to es­co­lhi­do de­vi­do à fra­que­za mo­ral que o dis­tan­ci­a­va dos de­mais dis­cí­pu­los. Im­per­fei­ção mo­ral nu­tri­da pe­la am­bi­ção ao po­der do mun­do ter­re­no, que co­bra mui­to ca­ro àque­les que ca­em em su­as ar­ma­di­lhas.
  4. De­pois da sa­u­da­ção de Ju­das, ao sa­ber da gra­vi­da­de do mo­men­to, Je­sus in­da­ga aos guar­das do tem­plo a res­pei­to de quem eles pro­cu­ra­vam. Ao se apre­sen­tar ao gru­po, to­dos fi­ca­ram per­ple­xos. Pe­la se­gun­da vez, o Mes­tre re­pe­tiu a in­da­ga­ção e, ao ser mais uma vez iden­ti­fi­ca­do, so­li­ci­tou que pou­pas­sem os seus dis­cí­pu­los da pri­são. Des­se mo­do, Je­sus cum­priu a sua pa­la­vra de pro­te­ger a to­dos: “En­quan­to eu es­ta­va com eles, pro­te­gi-os e os de­fen­di em teu No­me. E ne­nhum de­les se per­deu, ex­ce­to o fi­lho da per­di­ção, pa­ra que se cum­pris­se a Es­cri­tu­ra”. (Jo­ão 17:12).
  5. Ao ve­rem o Mes­tre sen­do pre­so, os dis­cí­pu­los o in­da­ga­ram se de­ve­ri­am re­a­gir com fa­cão. Is­so, por não com­pre­en­de­rem que Je­sus ha­via fa­la­do, de for­ma fi­gu­ra­ti­va, a res­pei­to da ne­ces­si­da­de de por­ta­rem o re­fe­ri­do uten­sí­lio cos­tu­mei­ra­men­te usa­do pe­los pes­ca­do­res.
  6. Pe­dro, de for­ma in­tem­pes­ti­va, fe­riu a ore­lha di­rei­ta de Mal­co (no­me que sig­ni­fi­ca Rei) que era ser­vo do Su­mo Sa­cer­do­te Cai­fás. Je­sus re­pre­en­deu Pe­dro, or­de­nan­do-lhe que em­ba­i­nhas­se o fa­cão por­que quem usa “mão do fa­cão mor­re­rá pe­lo fa­cão”. Nu­ma tra­du­ção ge­ne­ra­li­za­da, a qual não con­diz com o ori­gi­nal por­que os pes­ca­do­res não usa­vam es­pa­das e sim fa­cões: “Pe­dro em­ba­i­nha a tua es­pa­da, pois quem lan­ça mão da es­pa­da mor­re­rá pe­la es­pa­da”, ou ain­da: “quem com fer­ro fe­re, com fer­ro se­rá fe­ri­do”. En­si­na­men­to que ex­pli­ca a ação da Jus­ti­ça Di­vi­na di­an­te da vi­o­lên­cia.


Je­sus com­ple­ta o seu en­si­na­men­to ao re­ve­lar a Pe­dro que po­de­ria so­li­ci­tar ao Pai e te­ria à sua dis­po­si­ção do­ze le­gi­ões de an­jos, ou se­ja, 72.000 an­jos. O que se­ria des­ne­ces­sá­rio por­quan­to so­men­te os po­de­res de Je­sus se­ri­am su­fi­ci­en­tes pa­ra li­vrá-lo do pro­ces­so mar­ti­ro­ló­gi­co de­vi­do a sua con­di­ção de Rei Es­pi­ri­tual. Des­se mo­do, Je­sus mais uma vez deu pro­vas de que veio pa­ra cum­prir a von­ta­de de Deus: “Não be­be­rei o cá­li­ce que o Pai me deu?”, re­a­fir­man­do su­as pa­la­vras: “Pois eu des­ci do céu, não pa­ra fa­zer a mi­nha von­ta­de, mas a von­ta­de da­que­le que me en­viou” (Jo­ão, 6:38).

  1. Em se­gui­da, o Mes­tre cu­rou a ore­lha de Mal­co, ser­vo do Su­mo Sa­cer­do­te Cai­fás. Não se sa­be se Pe­dro cor­tou com­ple­ta­men­te a ore­lha di­rei­ta de Mal­co, mas ação de Je­sus em cu­rar o ho­mem evi­tou con­fli­to. Es­sa foi a úl­ti­ma cu­ra de Je­sus an­tes de sua cru­ci­fi­ca­ção, o que de­ve ter im­pres­sio­na­do so­bre­ma­nei­ra os pre­sen­tes.
  2. De­pois da cu­ra de Mal­co, Je­sus se di­ri­giu à co­mi­ti­va do tem­plo e cen­su­rou a for­ma co­mo se apre­sen­ta­ram pa­ra pren­dê-lo, de­mons­tran­do a dis­po­si­ção pa­ra vi­o­lên­cia ca­so hou­ves­se opo­si­ção. O Mes­tre afir­mou que ele não era la­drão e sim al­guém que en­si­na­va no tem­plo e por is­so não jus­ti­fi­ca­va a os­ten­ta­ção com es­pa­das e paus, com o pro­pó­si­to de ame­a­çar e de ame­dron­tar. No en­tan­to, o Ra­bi ain­da elu­ci­dou que tu­do is­so ocor­ria por­que ha­via che­ga­do a ho­ra de seus per­se­gui­do­res pa­ra o cum­pri­men­to das Es­cri­tu­ras dos pro­fe­tas.
  3. Je­sus foi con­du­zi­do pre­so com as mãos amar­ra­das e seus dis­cí­pu­los fu­gi­ram, sob a sua pro­te­ção. Al­guns es­tu­di­o­sos acre­di­tam que o jo­vem que se­guia Je­sus e que fu­giu des­pi­do por­que es­ta­va en­vol­vi­do num len­çol e se li­ber­tou quan­do que­ri­am pren­dê-lo pa­re­ce ser o evan­ge­lis­ta Mar­cos por­que se­ja o úni­co a nar­rar es­se epi­só­dio (Mar­cos, 14:52).
  4. A pri­são de Je­sus foi mar­ca­da pe­lo con­tras­te en­tre a sua se­re­na co­ra­gem e o as­som­bro da co­mi­ti­va que o bus­ca­ra, além do me­do de seus dis­cí­pu­los. Na­que­le mo­men­to, Je­sus não afas­ta­ra de si o cá­li­ce des­ti­na­do a re­den­ção do mun­do mo­ral ter­re­no.


Pa­ra Je­sus, o mo­men­to da su­do­re­se de san­gue ha­via pas­sa­do. Ele abra­ça­ra o seu mar­tí­rio com a mai­or com­pai­xão que a Hu­ma­ni­da­de tem no­tí­cia.

No mo­men­to de sua pri­são, o di­vi­no Mes­si­as nos en­si­nou o sen­ti­do da ver­da­dei­ra li­ber­da­de. Tem­po­ra­ria­men­te de­gre­da­do so­bre o or­be ter­res­tre, con­vi­ven­do nu­ma so­ci­e­da­de pri­mi­ti­va de va­lo­res mo­ra­is, o jo­vem de Na­za­ré que sur­pre­en­deu os dou­to­res do Tem­plo de Je­ru­sa­lém, ago­ra os sur­pre­en­de­ria mui­to mais. Os de­tra­to­res e al­go­zes ad­vin­dos do mes­mo tem­plo que um dia sor­riu ao fi­lho pro­dí­gio de Ma­ria de Na­za­ré, ago­ra o te­mi­am e de­ses­pe­ra­da­men­te que­ri­am ani­qui­lá-lo da me­mó­ria de seus com­pa­tri­o­tas.

Ao sa­cri­fi­car Je­sus, a Hu­ma­ni­da­de ter­re­na se pren­deu ao ci­clo ex­pi­a­tó­rio de la­men­tá­veis pa­de­ci­men­tos. Pe­ça­mos a Deus que nos en­vol­va em Seu in­co­men­su­rá­vel Amor e sai­a­mos de nos­sas pri­sões mo­ra­is, rom­pen­do os gri­lhões que há mui­to nos en­vol­ve em re­de­mo­i­nhos de re­i­te­ra­dos er­ros do pre­té­ri­to. De jo­e­lhos, as­sim co­mo agiu o após­to­lo Pau­lo a ca­mi­nho de Da­mas­co, fa­ça­mos a mes­ma sú­pli­ca ao Mes­tre de Sa­be­do­ria: “Se­nhor, que que­res que eu fa­ça?” (Atos, 9:6). Ele nos res­pon­de­rá.

(Emí­dio Sil­va Fal­cão Bra­si­lei­ro é edu­ca­dor, es­cri­tor e ju­ris­ta. É au­tor da obra “A Ou­tra Fa­ce do Se­xo”, pe­la AB Edi­to­ra. É mem­bro da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do Es­ta­do de Go­i­ás, da Aca­de­mia de Le­tras de Go­i­â­nia e da Aca­de­mia Apa­re­ci­den­se de Le­tras)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias