Home / Opinião

OPINIÃO

Que tal Lei dos Sexagenários e do Ventre Livre, para os cativos da OAB?

“A in­jus­ti­ça em qual­quer lu­gar é uma ame­a­ça à jus­ti­ça em to­do lu­gar”.

Mar­tin Lu­ther King

Se­gun­do o Egré­gio Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral – STF, “A es­cra­vi­dão mo­der­na” é mais su­til do que a do sé­cu­lo XIX e o cer­ce­a­men­to da li­ber­da­de po­de de­cor­rer de di­ver­sos cons­tran­gi­men­tos eco­nô­mi­cos e não ne­ces­sa­ria­men­te fí­si­cos. Pri­va-se al­guém de sua li­ber­da­de e de sua dig­ni­da­de tra­tan­do-o co­mo coi­sa e não co­mo pes­soa hu­ma­na, o que po­de ser fei­to não só me­di­an­te co­a­ção, mas tam­bém pe­la vi­o­la­ção in­ten­sa e per­sis­ten­te de seus di­rei­tos bá­si­cos, in­clu­si­ve do di­rei­to ao tra­ba­lho dig­no. A vi­o­la­ção do di­rei­to ao tra­ba­lho dig­no im­pac­ta a ca­pa­ci­da­de da ví­ti­ma de re­a­li­zar es­co­lhas se­gun­do a sua li­vre de­ter­mi­na­ção. Is­so tam­bém sig­ni­fi­ca “re­du­zir al­guém a con­di­ção aná­lo­ga à de es­cra­vo” (...) “Re­du­zir al­guém a con­di­ção aná­lo­ga à de es­cra­vo fe­re, aci­ma de tu­do, o prin­cí­pio da dig­ni­da­de hu­ma­na, des­po­jan­do-o de to­dos os va­lo­res éti­co-so­ci­ais, trans­for­man­do-o em res, no sen­ti­do con­ce­bi­do pe­los ro­ma­nos”.

“In ca­su,” an­tes da Pro­mul­ga­ção da Lei Áu­rea, era le­gal es­cra­vi­zar e tra­tar as pes­so­as co­mo coi­sas, pa­ra de­las ti­ra­rem pro­vei­tos eco­nô­mi­cos. A his­tó­ria vem se re­pe­tin­do. Re­fi­ro-me ao tra­ba­lho aná­lo­go a de es­cra­vos, ao ja­bu­ti de ou­ro da OAB, o fa­mi­ge­ra­do, con­cu­pis­cen­te, per­ni­cio­so, a ex­cres­cên­cia do ca­ça-ní­queis exa­me da OAB, cu­ja úni­ca pre­o­cu­pa­ção é bol­so dos ad­vo­ga­dos de­vi­da­men­te qua­li­fi­ca­dos pe­lo Es­ta­do (MEC), jo­ga­dos ao ba­ni­men­to, sem di­rei­to ao pri­ma­do do tra­ba­lho, re­ne­gan­do pes­so­as a coi­sas.

Um dos te­mas mais de­ba­ti­dos nas re­des so­ci­ais na atu­a­li­da­de, é “Fake  News” . Eis aqui uma re­ve­la­ção: “Fake News” exis­te em nos­so pa­ís, des­de  da  épo­ca da es­cra­vi­dão, on­de a eli­te não acei­ta­va o fim da es­cra­vi­dão, e as­sim co­mo ho­je a OAB, pre­ga o me­do, o ter­ror e men­ti­ra com a “Fake News”, mais lu­cra­ti­va do pa­ís,  ti­po: “ Fim do exa­me da OAB, se­rá um de­sas­tre pa­ra ad­vo­ca­cia? en­ri­que­cen­do às cus­tas do de­sem­pre­go dos seu ca­ti­vos.

As­sim co­mo no pas­sa­do a eli­te pre­da­tó­ria não acei­ta­va o fim da es­cra­vi­dão se uti­li­zan­do de “Fake News” ou se­ja: dos mais ra­sos e ne­fas­tos ar­gu­men­tos, ti­po: “Aca­bar com a es­cra­vi­dão iria oca­si­o­nar um gran­de der­ra­ma­men­to de san­gue e ou­tras per­ver­si­da­des. Sem a es­cra­vi­dão, os ex-es­cra­vos fi­ca­riam fo­ra de con­tro­le, rou­ban­do, es­tu­pran­do, ma­tan­do e pro­vo­can­do o ca­os ge­ne­ra­li­za­do” ho­je es­sa mes­ma eli­te não acei­ta o fim da es­cra­vi­dão con­tem­po­râ­nea da OAB, o fim do ca­ça – ní­queis exa­me a OAB, plan­tan­do nas re­vis­tas e nos jor­nais na­ci­o­nais (va­le quan­to pe­sa), man­che­tes fan­ta­sio­sas tais co­mo: Exa­me da OAB pro­te­ge o ci­da­dão? O fim do exa­me da OAB se­rá um de­sas­tre pa­ra ad­vo­ca­cia?  Qua­li­da­de dos ad­vo­ga­dos des­pen­ca­ria sem exa­me da OAB?  “Aber­tu­ra de no­vos cur­sos de Di­rei­to Bra­sil afo­ra é uma ame­a­ça ao fu­tu­ro do pa­ís”? Is­so é ter­ro­ris­mo.

Se­nho­res mer­ce­ná­rios, pa­rem de ve­i­cu­lar “Fake News”, pa­rem de pre­gar o me­do o ter­ror e a men­ti­ria, prin­ci­pa­is ar­mas dos ti­ra­nos. Não po­de­mos brin­car com o de­sem­pre­go. Va­mos cri­ar al­ter­na­ti­vas hu­ma­ni­tá­rias e in­te­li­gen­tes, vi­san­do a in­ser­ção no mer­ca­do de tra­ba­lho, de cer­ca de qua­se 300 mil ca­ti­vos, jo­ga­dos ao ba­ni­men­to sem di­rei­to ao pri­ma­do do tra­ba­lho, num ver­da­dei­ro des­res­pei­to ao pri­ma­do do tra­ba­lho e a dig­ni­da­de da pes­so­as hu­ma­na.  Não há tor­tu­ra acei­tá­vel. Is­so é Bra­sil, pa­ís dos de­sem­pre­ga­dos e dos apro­vei­ta­do­res que lu­cram com o de­sem­pre­go dos seus ca­ti­vos.

Nes­se ca­riz, que li­ber­da­de é es­sa que de­cor­ri­do to­do es­se tem­po (197º da In­de­pen­dên­cia, 130º da Re­pú­bli­ca, 130º da abo­li­ção da es­cra­vi­dão),ain­da ho­je o pa­ís de­pa­ra com a ver­go­nho­sa es­cra­vi­dão mo­der­na de uma eli­te que não acei­ta a as­cen­são de fi­lhos de pes­so­as hu­mil­des  nos qua­dros da ad­vo­ca­cia? Sen­do obri­ga­dos a sub­me­ter ao per­ni­cio­so exa­me ca­ça-ní­queis da OAB, ou se­ja  se­rem obri­ga­dos a de­co­rar cer­ca de 181 mil leis, ha­ja vis­ta que nes­se cer­ta­me não exis­te con­te­ú­do pro­gra­má­ti­co, não exis­te fis­ca­li­za­ção do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral, do Tri­bu­nal de Con­tas da Uni­ão - TCU, uma pro­va ca­li­bra­da não pa­ra me­dir co­nhe­ci­men­tos e sim pa­ra re­pro­va­ção em mas­sa. Quan­to mai­or re­pro­va­ção mai­or o fa­tu­ra­men­to dos mer­ce­ná­rios e ain­da man­ter sua re­ser­va in­de­cen­te de mer­ca­do.

E mui­to tris­te e ver­go­nho­so que de­cor­ri­dos os 130 anos do fim da es­cra­vi­dão, não ob­stan­tes com as ga­ran­ti­as ins­cul­pi­das na nos­sa Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral, as­se­gu­ran­do den­tre ou­tros, os  di­rei­tos e ga­ran­ti­as cons­ti­tu­ci­o­nais a sa­ber:

Art. 170 que a or­dem eco­nô­mi­ca es­tá fun­da­da no tra­ba­lho hu­ma­no e na li­vre ini­ci­a­ti­va e tem por fi­na­li­da­de as­se­gu­rar a to­dos uma exis­tên­cia dig­na, con­for­me os di­ta­mes da jus­ti­ça so­ci­al, ob­ser­van­do, en­tre ou­tros, o prin­cí­pio da bus­ca pe­lo ple­no em­pre­go.

- ao de­cli­nar so­bre a Or­dem So­ci­al, (art. 193) a Cons­ti­tu­i­ção es­ta­be­le­ceu que a or­dem so­ci­al tem co­mo ba­se o pri­ma­do do tra­ba­lho e co­mo ob­je­ti­vo o bem-es­tar e a jus­ti­ça so­ci­ais.  o di­rei­to a dig­ni­da­de da pes­soa hu­ma­na, os va­lo­res so­ci­ais do tra­ba­lho e a li­ber­da­de, o Bra­sil de ho­je ain­da man­tém prá­ti­cas de­gra­dan­tes e ile­gais de ex­plo­ra­ção do tra­ba­lho hu­ma­no.

-  a va­lo­ri­za­ção do tra­ba­lho hu­ma­no co­mo um dos fun­da­men­tos da or­dem eco­nô­mi­ca, or­dem es­ta que tem por fim as­se­gu­rar a to­dos exis­tên­cia dig­na, con­for­me os di­ta­mes da jus­ti­ça so­ci­al, ob­ser­va­dos, en­tre ou­tros, os prin­cí­pios da fun­ção so­ci­al da pro­pri­e­da­de, da de­fe­sa do meio am­bi­en­te, a re­du­ção das de­si­gual­da­de re­gi­o­nais e so­ci­ais e a bus­ca do ple­no em­pre­go (CF, art. 170);

Mes­mo com to­dos es­ses di­rei­tos, a es­cra­vi­dão mo­der­na, o tra­ba­lho aná­lo­go a de es­cra­vos con­ti­nua  im­pe­ran­do no Bra­sil em ple­no Sé­cu­lo XXI. Se Karl Marx fos­se nos­so con­tem­po­râ­neo, a sua cé­le­bre fra­se se­ria: Sem som­bra de dú­vi­da, a von­ta­de da OAB, con­sis­te em en­cher os bol­sos, o mais que pos­sa. E o que te­mos a fa­zer não é di­va­gar acer­ca da sua von­ta­de, mas in­ves­ti­gar o seu po­der, os li­mi­tes des­se po­der e o ca­rá­ter des­ses li­mi­tes.

Di­to is­so, em sin­to­nia com a li­ção  em te­la do egré­gio Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral - STF, OAB tam­bém de­ve ser de­nun­ci­a­da a OIT – Or­ga­ni­za­ção In­ter­na­ci­o­nal do Tra­ba­lho, Cor­te In­ter­na­ci­o­nal de Di­rei­tos Hu­ma­nos e de­mais or­ga­nis­mos in­ter­na­cio­nais, por im­pe­dir o ace­so dos seus ca­ti­vos ao mer­ca­do de  tra­ba­lho, por le­va-los à con­di­ção aná­lo­ga a de es­cra­vi­dão, im­pe­din­do do li­vre exer­cí­cio pro­fis­si­o­nal cu­jo tí­tu­lo uni­ver­si­tá­rio ha­bi­li­ta, ou se­ja o di­rei­to ao pri­ma­do do tra­ba­lho. Is­so é jus­ti­ça so­ci­al, OAB?

Des­tar­te es­tá na ho­ra de abo­lir de vez o tra­ba­lho aná­lo­go a de es­cra­vos, a es­cra­vi­dão

A OAB pre­ci­sa pa­rar com es­sa mo­da­li­da­de de co­me­ti­men­to da re­du­ção à con­di­ção aná­lo­ga à de es­cra­vo, com es­sas cir­cun­stân­cias hu­mi­lhan­tes, avil­tan­tes da dig­ni­da­de da pes­soa hu­ma­na e num ges­to de ex­tre­ma gran­de­za dar um bas­ta a sua es­cra­vi­dão con­tem­po­râ­nea, pre­ci­sa sub­sti­tu­ir o ver­bo ar­re­ca­dar pe­lo ver­bo hu­ma­ni­zar.

Pre­ci­sa res­pei­tar a Con­ven­ção nº 168 da Or­ga­ni­za­ção In­ter­na­ci­o­nal do Tra­ba­lho – OIT, re­la­ti­va à Pro­mo­ção do Em­pre­go e à Pro­te­ção con­tra o De­sem­pre­go, as­si­na­da em Ge­ne­bra, em 1º de ju­nho de 1988. Se os ad­vo­ga­dos con­de­na­dos pe­la Jus­ti­ça,  no mai­or es­cân­da­lo de cor­rup­ção de to­dos os tem­pos des­te pa­ís, na ope­ra­ção la­va ja­to e ou­tras,  têm  di­rei­to à  rein­ser­ção so­ci­al, di­rei­to ao tra­ba­lho. Por  quê os con­de­na­dos ao de­sem­pre­go pe­la OAB, não tem di­rei­to ao tra­ba­lho?

Du­ran­te o lan­ça­men­to do li­vro ‘Ile­ga­li­da­de e in­cons­ti­tu­ci­o­na­li­da­de do Exa­me de Or­dem do cor­re­ge­dor do TRF da 5º Re­gi­ão, De­sem­bar­ga­dor Vla­di­mir Sou­za Car­va­lho, afir­mou que  exa­me da OAB é um mons­tro cri­a­do pe­la OAB.  Dis­se que nem mes­mo a OAB sa­be do que ele se tra­ta e que as pro­vas, ho­je, têm ní­vel se­me­lhan­te às re­a­li­za­das em con­cur­sos pú­bli­cos pa­ra pro­cu­ra­do­res e ju­í­zes. “É uma men­ti­ra que a apro­va­ção de 10% dos es­tu­dan­tes men­su­re que o en­si­no ju­rí­di­co do pa­ís es­tá ru­im. Não é pos­sí­vel fa­lar em di­dá­ti­ca com de­co­re­ba”, com­ple­tou Vla­di­mir Car­va­lho.

As­se­gu­ra a Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral – CF art. 5º, in­ci­so XI­II: “É li­vre o exer­cí­cio de qual­quer tra­ba­lho, ofí­cio ou pro­fis­são, aten­di­das as qua­li­fi­ca­ções pro­fis­si­o­nais que a lei es­ta­be­le­cer. O pa­pel de qua­li­fi­ca­ção é de com­pe­tên­cia das uni­ver­si­da­des e não da OAB. A pró­pria OAB re­co­nhe­ce is­so. É o que ates­ta­va o art. 29 § 1º do Có­di­go de Éti­ca Dis­ci­pli­na da OAB “Tí­tu­los ou qua­li­fi­ca­ções pro­fis­si­o­nais são os re­la­ti­vos à pro­fis­são de ad­vo­ga­do con­fe­ri­dos por uni­ver­si­da­des ou ins­ti­tu­i­ções de en­si­no su­pe­ri­or, re­co­nhe­ci­das. Es­se dis­po­si­ti­vo foi re­vo­ga­do de for­ma sor­ra­tei­ra pe­lo no­vo Có­di­go de Éti­ca da OAB. Lem­bro que re­vo­ga­ção tem efei­to “ex-nunc”. Com a pa­la­vra o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral e o Egré­gio STF..

É ver­go­nho­sa a omis­são do Con­gres­so Na­ci­o­nal di­an­te dos abu­sos pra­ti­ca­dos pe­la OAB que além de im­por ver­go­nho­sa­men­te sua re­ser­va de mer­ca­do ain­da lu­cra com o de­sem­pre­go dos seus ca­ti­vos. Nu­ma épo­ca em que se en­co­men­da Me­di­das Pro­vi­só­rias, De­cre­tos,(...)  nin­guém sa­be qual o se­gre­do da OAB, em trans­for­mar o Con­gres­so Na­ci­o­nal, num sim­ples de­par­ta­men­to da OAB, pro­va dis­so é que to­dos os pro­je­tos de leis de in­te­res­se dos mer­ce­ná­rios, são apro­va­dos a to­que de cai­xa e os con­trá­rios ar­qui­va­dos.

Ve­jam se­nho­res o po­der des­sa guil­da, que se tor­nou a úni­ca en­ti­da­de pri­va­da e cor­po­ra­ti­vis­ta men­ci­o­na­da na Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral. Es­tá cor­re­tís­si­mo o Dou­tor Ro­ber­to Cam­pos, quan­do afir­mou: "A OAB con­se­guiu a fa­ça­nha de ser men­ci­o­na­da três ve­zes na 'Cons­ti­tu­i­ção bes­tei­rol' de 1988. É tal­vez o úni­co ca­so no mun­do em que um clu­be de pro­fis­si­o­nais con­se­guiu sa­cra­li­za­ção no tex­to cons­ti­tu­ci­o­nal”.

O Ar­ti­go 133 da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral de 1988, “o ad­vo­ga­do é in­dis­pen­sá­vel à ad­mi­nis­tra­ção da jus­ti­ça, sen­do in­vi­o­lá­vel por seus atos e ma­ni­fes­ta­ções”. Tra­ta-se de uma emen­da e/ou um ja­bu­ti de au­to­ria do en­tão de­pu­ta­do cons­ti­tu­in­te Mi­chel Te­mer gran­de par­cei­ro da OAB, cu­jo fei­to lhe ren­deu em 19.05.2014, ho­me­na­gem pe­lo ex- Pre­si­den­te da OAB, enal­te­cen­do que “Em di­ver­sos mo­men­tos da His­tó­ria, Mi­chel Te­mer es­te­ve do la­do da ad­vo­ca­cia bra­si­lei­ra”. Pos­te­rior­men­te, co­mo pre­si­den­te da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, foi de­le a au­to­ria da lei que tor­na­va o es­cri­tó­rio de ad­vo­ca­cia in­vi­o­lá­vel”.

En­quan­to o pa­ís es­tá ba­ten­do to­dos os re­cor­des de de­sem­pre­ga­dos, qua­se 14 mi­lhões de de­sem­pre­ga­dos, den­tre eles, cer­ca de 300 mil ca­ti­vos e/ou es­cra­vos con­tem­po­râ­ne­os da OAB, de­vi­da­men­te di­plo­ma­dos, qua­li­fi­ca­dos pe­lo omis­so Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção - MEC, jo­ga­dos ao ba­ni­men­to, sem o di­rei­to ao pri­ma­do do tra­ba­lho, num ver­da­dei­ro des­res­pei­to à dig­ni­da­de da pes­soa hu­ma­na.

En­quan­to o sis­te­ma car­ce­rá­rio bra­si­lei­ro es­tá em ru­í­nas, com cer­ca de  726 mil pre­sos, ou se­ja o Bra­sil pos­sui a ter­cei­ra mai­or po­pu­la­ção car­ce­rá­ria do mun­do, atrás dos EUA e Chi­na, du­as fi­gu­ras pá­li­das do en­la­me­a­do Con­gres­so Na­ci­o­nal, to­tal­men­te al­hei­os à re­a­li­da­de na­ci­o­nal, ao in­vés ace­le­rar a apro­va­ção de Pro­je­tos de Leis dis­pon­do so­bre o fim do tra­ba­lho aná­lo­go a de es­cra­vos, ou se­ja  o fim da es­cra­vi­dão con­tem­po­râ­nea  da OAB, ob­je­ti­van­do a  ge­ra­ção de em­pre­go e ren­da, pas­me, na con­tra­mão da his­tó­ria, apre­sen­ta­ram  aos seus pa­res os per­ni­cio­sos PLs: nº 8.347/2017 enº141/2015,(SN), com o in­tui­to de au­men­tar ain­da mais a po­pu­la­ção car­ce­rá­ria des­te pa­ís de apro­vei­ta­do­res e dos de­sem­pre­ga­dos.

Pas­me, pre­ten­dem ti­pi­fi­car pe­nal­men­te a vi­o­la­ção de di­rei­tos ou prer­ro­ga­ti­vas do Ad­vo­ga­do e o exer­cí­cio ile­gal da Ad­vo­ca­cia,(...) co­lo­car atrás das gra­des cer­ca de 300 mil ca­ti­vos qua­li­fi­ca­dos pe­lo Es­ta­do (MEC), jo­ga­dos ao ba­ni­men­to sem di­rei­to ao tra­ba­lho.

Não se­ria de me­lhor al­vi­tre, abo­lir o tra­ba­lho aná­lo­go a de es­cra­vos?  In­se­rin­do es­ses ca­ti­vos no mer­ca­do de tra­ba­lho, ge­ran­do em­pre­go e ren­da, dan­do-lhes ci­da­da­nia, dig­ni­da­de, ao in­vés de co­lo­ca-los atrás das gra­des?

Se os con­de­na­dos pe­la jus­ti­ça têm di­rei­to à rein­ser­ção so­ci­al, in­clu­in­do os ad­vo­ga­dos con­de­na­dos pe­la ope­ra­ção la­va-ja­to, por quê os con­de­na­dos ao de­sem­pre­go pe­la ex­tin­ta OAB, não têm di­rei­to ao pri­ma­do do tra­ba­lho?

Lem­bro Se­nho­res, que a es­cra­vi­dão em nos­so pa­ís, de­mo­rou cer­ca de qua­se 300 anos pa­ra ser abo­li­da. O pro­ces­so de er­ra­di­ca­ção da es­cra­vi­dão foi aos pou­cos.

Pri­mei­ro foi edi­ta­da a LEI Nº 2040 de 28.09.1871 – LEI DO VEN­TRE LI­VRE, mais co­nhe­ci­da co­mo “Lei Rio Bran­co” pro­mul­ga­da em 28 de se­tem­bro de 1871 pe­la  Prin­ce­sa Isa­bel). Art. 1.º – Os fi­lhos de mu­lher es­cra­va que nas­ce­rem no Im­pé­rio des­de a da­ta des­ta lei se­rão con­si­de­ra­dos de con­di­ção li­vre. Ou se­ja  con­si­de­ra­va li­vre to­dos os fi­lhos de mu­lher es­cra­vas nas­ci­dos a par­tir da da­ta da edi­ção da re­fe­ri­da da­ta.  Es­sa Lei ti­nha co­mo mis­são  prin­ci­pal pos­si­bi­li­tar a tran­si­ção,   len­ta e gra­du­al, no Bra­sil do sis­te­ma de es­cra­vi­dão pa­ra es­ta­be­le­cer  e mão-de-obra li­vre dos ca­pa­ta­zes.

Mais tar­de veio a LEI N. 3270 – DE 28 DE SE­TEM­BRO DE 1885 que Re­gu­la a ex­tin­ção gra­du­al do ele­men­to ser­vil. Tra­ta-se da Lei,  po­pu­lar­men­te co­nhe­ci­da co­mo Lei dos Se­xa­ge­ná­rios ou Lei Sa­rai­va-Co­te­ji­pe,  a qual ga­ran­tia li­ber­da­de aos es­cra­vos com 60 anos de ida­de ou mais, ca­ben­do aos pro­pri­e­tá­rios de es­cra­vos in­de­ni­za­ção, que de­ve­ria ser pa­ga pe­lo li­ber­to, sen­do, por­tan­to, obri­ga­do a pres­tar ser­vi­ços ao seu ex-se­nhor  por mais três anos ou até com­ple­tar 65 anos de ida­de.

Mi­ran­do nos exem­plos em te­la, pro­po­nho co­me­çar­mos por uma lei do ven­tre li­vre: "Os fi­lhos dos ca­ti­vos da OAB, que nas­ce­rem nes­te pa­ís de apro­vei­ta­do­res, des­de a da­ta de san­ção de uma no­va lei,  se­ri­am  con­si­de­ra­dos de con­di­ção li­vre pa­ra o exer­cí­cio da  ad­vo­ca­cia após a con­clu­são do cur­so de di­rei­to.

Tam­bém aos es­cra­vos da OAB, com mais de 65 anos, por­ta­do­res de di­plo­ma de di­rei­to, de­vi­da­men­te re­co­nhe­ci­do pe­lo MEC, es­ta­ri­am ap­tos pa­ra o exer­cí­cio ad­vo­ca­cia, ser ter ne­ces­si­da­de sub­me­ter  ex­cres­cên­cia do exa­me a OAB, nem se­rem obri­ga­dos a de­co­rar cer­ca de 180 mil leis.

Tu­do is­so por­que “A pri­va­ção do em­pre­go é um ata­que fron­tal aos di­rei­tos hu­ma­nos. ”As­sis­tir os de­sas­sis­ti­dos e in­te­grar na so­ci­e­da­de os ex­cluí­dos.” Que os aten­ta­dos con­tra os Di­rei­tos Hu­ma­nos te­rão re­per­cus­são na­ci­o­nal e in­ter­na­ci­o­nal, por se­rem con­si­de­ra­dos “bi­en com­mun de l’hu­ma­ni­té” e cri­me de le­sa hu­ma­ni­da­de; que es­tá ins­cul­pi­do na De­cla­ra­ção Uni­ver­sal dos Di­rei­tos Hu­ma­nos, um dos do­cu­men­tos bá­si­cos das Na­ções Uni­das e foi as­si­na­do em 1948. Ne­la es­tão enu­me­ra­dos os di­rei­tos que to­dos os se­res hu­ma­nos pos­su­em.

Es­tá pre­vis­to Ar­ti­go XXI­II -1 – To­da pes­soa tem o di­rei­to ao tra­ba­lho, à li­vre es­co­lha de em­pre­go, à jus­tas e fa­vo­rá­veis con­di­ções de tra­ba­lho e à pro­te­ção con­tra o de­sem­pre­go. Os do­cu­men­tos que o Bra­sil é um dos sig­na­tá­rios, im­põ­em a obri­ga­ção de to­mar me­di­das pa­ra ga­ran­tir o exer­cí­cio do di­rei­to ao tra­ba­lho co­mo meio de pro­ver a pró­pria vi­da e exis­tên­cia. Que a fun­ção pri­mor­di­al dos Di­rei­tos Hu­ma­nos é pro­te­ger os in­di­ví­duos das ar­bi­tra­ri­e­da­des, do au­to­ri­ta­ris­mo, da pre­po­tên­cia e dos abu­sos de po­der

Com a pa­la­vra os mer­ce­ná­rios da OAB. Bas­ta­ri­am ela­bo­rar uma lei nes­se sen­ti­do, e de­ter­mi­nar ao Con­gres­so Na­ci­o­nal a apro­va­ção a to­que de cai­xa, a exem­plo dos de­mais pro­je­tos de in­te­res­se da OAB, em tra­mi­ta­ção nas du­as Ca­sas do Con­gres­so Na­ci­o­nal. Se­ria o pas­so ves­ti­bu­lar a abo­lir de vez a úl­ti­ma di­ta­du­ra, a es­cra­vi­dão mo­der­na, o tra­ba­lho aná­lo­go a de es­cra­vos, a es­cra­vi­dão con­tem­po­râ­nea da OAB. E oxa­lá com es­sa me­di­da o Bra­sil con­quis­tar o seu 1º Pre­mio No­bel, a ser ga­lar­do­a­do a um bra­si­lei­ro, em fa­ce  a li­ber­ta­ção pa­ra o mer­ca­do de tra­ba­lho de cer­ca de qua­se 300 mil ca­ti­vos, ou es­cra­vos con­tem­po­râ­ne­os da OAB, em sin­to­nia com  De­cla­ra­ção Uni­ver­sal dos Di­rei­tos Hu­ma­nos.

"De to­dos os as­pec­tos da mi­sé­ria so­ci­al na­da é tão do­lo­ro­so quan­to ao de­sem­pre­go”.  Ja­nes Adms.

(Vas­co Vas­con­ce­los, es­cri­tor, ju­ris­ta e abo­li­cio­nis­ta con­tem­po­râ­neo Bra­sí­lia-DF e-mail: vas­co.vas­con­ce­los@brtur­bo.com.br)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias