Home / Opinião

OPINIÃO

Síria-Aleppo sob os escombros do poder

A Sí­ria era con­si­de­ra­da o pa­ra­í­so nos tem­pos bí­bli­cos. A pri­mei­ra mo­ra­da do ho­mem, se­gun­do re­fe­rên­cias bí­bli­cas fi­ca­va on­de se lo­ca­li­za o Ira­que e a par­te da Sí­ria, além de tre­chos sub­mer­sos pe­lo Gol­fo Pér­si­co.

Se­gun­do o li­vro de Gê­ne­sis, em seu se­gun­do ca­pí­tu­lo, quan­do Deus cri­ou o ser hu­ma­no nas fi­gu­ras de Adão e Eva, deu-lhes co­mo ha­bi­ta­ção uma vas­ta área re­ple­ta de fer­ti­li­da­de, de na­tu­re­za exu­be­ran­te, com me­lhor em re­cur­sos ve­ge­tais, ani­mais e mi­ne­ra­is.

A re­gi­ão foi a pri­mei­ra mo­ra­da do ho­mem e, con­for­me a des­cri­ção bí­bli­ca, fi­ca­va en­tre os rios Ti­gre e Eu­fra­tes, lu­gar pos­te­rior­men­te cha­ma­do de Me­so­po­tâ­mia, on­de ho­je se lo­ca­li­za o pa­ís do Ira­que. A por­ção de ter­ra des­cri­ta na Bí­blia tam­bém abran­ge uma pe­que­na par­te do que ho­je é a Sí­ria.

As evi­dên­cias his­tó­ri­co-ge­o­grá­fi­cas apon­tam que a re­gi­ão, ho­je con­tur­ba­da por con­fli­tos e guer­ras, ri­ca em pe­tró­leo (que tam­bém não por aca­so é re­sul­tan­te do so­ter­ra­men­to de gran­des flo­res­tas da pré-his­tó­ria), é o ber­ço da hu­ma­ni­da­de.

Des­de a an­ti­gui­da­de, a re­gi­ão com­pre­en­dia en­tre a Pe­nín­su­la da Ana­tó­lia, Tur­quia e a Pe­nín­su­la do Si­nai já era de­no­mi­na­da Sí­ria, o do­mí­nio des­te ter­ri­tó­rio foi ob­je­ti­vo cons­tan­te das an­ti­gas ci­vi­li­za­ções egíp­cias, que con­si­de­ra­vam aque­la re­gi­ão co­mo por­ta de en­tra­da de seu pa­ís, e pa­ra per­sas, que vi­am aque­la re­gi­ão co­mo pon­te pa­ra am­pli­a­ção de seu im­pé­rio.

A Sí­ria, tam­bém cha­ma­da Arã por vir­tu­de do no­me da­que­le pa­tri­ar­ca, cu­jos des­cen­den­tes a po­vo­a­ra, com­pre­en­dia o pa­ís que fi­ca­va en­tre o rio Eu­fra­tes ao Ori­en­te, e o Me­di­ter­râ­neo ao Oci­den­te, com a Ci­lí­cia ao nor­te, e o de­ser­to da Ará­bia ao sul, ex­clu­in­do a Pa­les­ti­na.

A Sí­ria faz par­te da his­tó­ria bí­bli­ca. Ela é uma ci­da­de an­ti­ga si­tu­a­da no sa­pé da Cor­di­lhei­ra do An­ti­lí­ba­no e cor­ta­da pe­lo rio Ba­na­da. Pro­va­vel­men­te o pa­tri­ar­ca Abra­ão pas­sou por es­sa ci­da­de ao se di­ri­gir pa­ra o sul, ru­mo à Ca­naã. Ele es­co­lheu Eli­é­zer, um ho­mem de Da­mas­co, co­mo ser­vo do­més­ti­co.(Gê­ne­sis 25:2)

A Sí­ria era em me­a­dos de 1000 a.C. um aglo­me­ra­do de di­ver­sos Es­ta­dos - Ge­sur, Zo­bá, Arã e Da­mas­co. Des­de a an­ti­gui­da­de, a Sí­ria é fo­co de im­pla­cá­veis con­fli­tos e guer­ras com uma ci­vi­li­za­ção acos­tu­ma­da aos ata­ques sub­ver­si­vos - in­ter­nos ou ex­ter­nos e já can­sa­da de re­sis­tir a um fa­tal ter­re­no de ins­ta­bi­li­da­des.

Com pre­do­mi­nân­cia re­li­gi­o­sa mu­çul­ma­na e et­nia ára­be, ba­nha­da pe­lo mar Me­di­ter­râ­neo, a Re­pú­bli­ca Ára­be da Sí­ria pos­sui im­por­tan­tís­si­mo sí­tios ar­que­o­ló­gi­cos, uma tra­di­ção an­ti­quís­si­ma e uma cul­tu­ra mar­ca­da por gran­des acon­te­ci­men­tos os qua­is mu­da­ram o ru­mo de sua his­tó­ria. Uma com­ple­xa e re­mo­ta his­tó­ria. Da­ta­da des­de o Ve­lho Tes­ta­men­to e mar­ca­da pe­los pas­sos tro­pe­ça­dos, que pa­re­cem re­pe­tir há mi­lha­res de anos, a ci­vi­li­za­ção sí­ria é co­mo se es­ti­ves­se pre­sa a uma si­na an­ces­tral e mal­di­ta.

No con­tex­to glo­ba­li­za­do, a Sí­ria pré-guer­ra era um pa­ís em de­sen­vol­vi­men­to e com uma po­pu­la­ção de 22 mi­lhões de pes­so­as, além dis­so, es­ta­va re­la­ti­va­men­te es­tá­vel quan­do a guer­ra es­tou­rou. Ela acon­te­ce em 2011 e é con­si­de­ra­da um dos gran­des de­sas­tres hu­ma­ni­tá­rios dos úl­ti­mos anos. Foi res­pon­sá­vel por cer­ca de 470 mil mor­tes se­gun­do o Ob­ser­va­tó­rio Sí­rio de Di­rei­tos Hu­ma­nos e le­vou mais de 11 mi­lhões de pes­so­as a sa­ir de su­as ca­sas (re­fu­gi­a­dos). Mos­tran­do ao mun­do um êxo­do des­go­ver­na­do e sem di­re­ção.

Além de lu­ta­rem por su­as vi­das, es­ses mi­lha­res de re­fu­gi­a­dos en­con­tra­ram ou­tra lu­ta, a do pre­con­cei­to, a do ra­cis­mo, o da xe­no­fo­bia por par­te de mui­tos eu­ro­peus que, se po­si­cio­na­ram con­tra a aju­da hu­ma­ni­tá­ria aos re­fu­gi­a­dos, eles se es­que­cem da pró­pria his­tó­ria, de uma Eu­ro­pa con­ta­mi­na­da pe­lo san­gue de guer­ras e con­fli­tos, le­van­do mi­lha­res de eu­ro­peus a bus­ca­rem re­fú­gio ex­ter­no.

O de­sem­pre­go, com­bi­na­do com os fa­to­res de ris­co co­mo a po­bre­za, a al­ta con­cen­tra­ção de po­der do Exe­cu­ti­vo, a cor­rup­ção e res­tri­ção de li­ber­da­des ci­vis aca­ba­ram por com­por um pa­no­ra­ma de ins­ta­bi­li­da­de. Es­se ce­ná­rio, no en­tan­to, não era ex­clu­si­vo da Sí­ria: es­ta­va pre­sen­te tam­bém em ou­tros paí­ses ára­bes.

Nes­sa épo­ca, fim da pri­ma­ve­ra dé­ca­da dos anos 2000. Es­pe­cia­lis­tas já pre­vi­am uma on­da de cri­ses po­lí­ti­cas que es­ta­vam por vir pa­ra o mun­do ára­be, um even­to mais tar­de se con­so­li­dou e fi­cou co­nhe­ci­do co­mo "Pri­ma­ve­ra Ára­be", mas nin­guém an­te­ci­pou a es­ca­la do que acon­te­ce­ria em so­lo sí­rio.

A "Pri­ma­ve­ra Ára­be" foi uma sé­rie de ma­ni­fes­ta­ções pró-de­mo­cra­cia que se alas­trou no fim de 2010 e iní­cio de 2011 pe­lo Ori­en­te Mé­dio, Nor­te da Áfri­ca e que re­sul­ta­ram na que­da de go­ver­nos do Egi­to e na Lí­bia. A ori­gem des­se mo­vi­men­to é com­ple­xa e é re­sul­ta­do de uma mis­tu­ra de fa­to­res, en­tre eco­nô­mi­cos e po­lí­ti­cos.

Os pro­tes­tos pe­di­am re­for­mas no go­ver­no e que hou­ves­se mais de­mo­cra­cia, ins­ti­tu­i­ção do plu­ri­par­ti­da­ris­mo, mais em­pre­gos, me­lho­res con­di­ções de vi­da etc. Os pri­mei­ros pro­tes­tos con­cen­tra­ram-se nas ci­da­des de Da­raa e na ca­pi­tal Da­mas­co. Co­mo a re­pres­são do go­ver­no de Bas­har AL-As­sad foi vi­o­len­ta, os pro­tes­tos es­pa­lha­ram-se por to­do o pa­ís in­clu­si­ve pe­la mai­or ci­da­de da Sí­ria Alep­po.

Es­sa on­da lo­go che­gou à ca­pi­tal sí­ria, Da­mas­co e na ci­da­de de Da­raa co­mo de­mons­tra­ção pa­cí­fi­ca. Fo­ram, no en­tan­to, du­ra­men­te re­pri­mi­das pe­lo pre­si­den­te Bas­har AL-As­sad, que as­cen­deu ao po­der em 2000 sub­sti­tuin­do seu pai (Ha­fez, que as­su­miu em 1970) e con­ti­nua no pos­to até ho­je. Mes­es de­pois, o ce­ná­rio era o de um con­fli­to ar­ma­do en­tre go­ver­no e for­ças de opo­si­ção.

Alep­po tem si­do um ce­ná­rio trá­gi­co de ba­ta­lhas san­gren­tas e cru­éis, on­de os ci­vis fo­ram atin­gi­dos e fi­ca­ram vul­ne­rá­veis à bar­bá­rie nu­ma on­da de vi­o­lên­cia e num am­bi­en­te inós­pi­to. Alep­po tem si­do um im­por­tan­te bas­ti­ão re­bel­de na guer­ra e um sím­bo­lo de re­sis­tên­cia ao re­gi­me sí­rio, ain­da acu­mu­la mon­ta­nhas de des­tro­ços e de­tri­tos dei­xa­dos pa­ra trás por quem fu­giu do con­fli­to sí­rio.

Mas, aos pou­cos, a vi­da co­me­ça a res­sur­gir das ru­í­nas, dos es­com­bros. As­sim co­mo mui­tos ou­tros sí­rios, mui­tas fa­mí­lias se abri­ga­ram na cos­ta li­to­râ­nea da Sí­ria du­ran­te o au­ge do con­fli­to em Alep­po, fá­bri­cas de di­ver­sos por­tes cos­tu­ma­vam ser o mo­tor eco­nô­mi­co de Alep­po, no que era o co­ra­ção in­dus­tri­al da Sí­ria.

Ago­ra, a zo­na in­dus­tri­al de Lei­ra­mon, com su­as car­ca­ças de edi­fí­ci­os aban­do­na­dos nos ex­tre­mos da ci­da­de, evi­den­cia a vo­ra­ci­da­de da guer­ra ci­vil. A re­cons­tru­ção vai con­su­mir mui­to tem­po e di­nhei­ro, mas o que re­al­men­te é ne­ces­sá­rio que san­ções eco­nô­mi­cas se­jam sus­pen­sas, pa­ra que os sí­rios pos­sam im­por­tar e ex­por­tar.

En­quan­to is­so, o es­for­ço de re­cons­tru­ção é sim­bo­li­za­do pe­la hashtag # Be­li­e­ve in Alep­po (acre­di­te em Alep­po) es­cri­to em um ban­ner na an­ti­ga ci­da­de­la.

Dos des­tro­ços das ci­da­des ar­rui­na­das, co­mo Alep­po sur­gi­ram al­guns an­jos. São os ca­pa­ce­tes bran­cos, os até des­co­nhe­ci­dos he­róis da guer­ra na Sí­ria. A or­ga­ni­za­ção foi mon­ta­da por ami­gos, por cau­sa do de­ses­pe­ro, pe­la ago­nia que a po­pu­la­ção sen­tia ao ver o so­fri­men­to do pa­ís mer­gu­lha­do no mar de ter­ror e so­fri­men­to. Ho­je são três mil vo­lun­tá­rios que ar­ris­cam as pró­pri­as vi­das pa­ra sal­var ou­tras.

A guer­ra ci­vil na Sí­ria dei­xou de ser uma sim­ples lu­ta por po­der e pas­sou tam­bém a abran­ger as­pec­tos de na­tu­re­za sec­tá­ria e re­li­gi­o­sa, com di­ver­sas fac­ções que for­mam a opo­si­ção com­ba­ten­do tan­to o go­ver­no quan­to umas as ou­tras. As­sim o con­fli­to aca­bou es­pa­lhan­do-se pa­ra a re­gi­ão, atin­gin­do tam­bém paí­ses co­mo o Ira­que e o Lí­ba­no ati­çan­do, es­pe­ci­al­men­te, a ri­va­li­da­de en­tre xi­i­tas e su­ni­tas.

A guer­ra ga­nha con­tor­nos mais com­ple­xos, por­que trou­xe à to­na ten­sões ét­ni­cas e re­li­gi­o­sas que sem­pre es­ti­ve­ram no pa­no de fun­do da for­ma­ção de um pa­ís. Um exem­plo? A mai­o­ria dos sí­rios é mu­çul­ma­na da cor­ren­te su­ni­ta, en­quan­to As­sad é ala­uí­ta.

A guer­ra na Sí­ria pre­fi­gu­ra um mo­sai­co de po­de­res, é um ema­ra­nha­do de par­ti­ci­pan­tes que lu­tam en­tre si. En­tre os ato­res es­tão mi­lí­cias lo­ca­is, que tem con­cep­ções di­fe­ren­tes so­bre co­mo o fu­tu­ro do pa­ís de­ve ser (de­mo­cra­cia? Te­o­cra­cia?), for­ças go­ver­nis­tas, gru­pos ter­ro­ris­tas, uma na­ção in­tei­ra sem es­ta­do e até po­tên­cias glo­bais.

Atu­al­men­te te­mos a Sí­ria apoi­a­da prin­ci­pal­men­te pe­la Rús­sia, que de­se­ja am­pli­ar a sua in­flu­ên­cia no Ori­en­te Mé­dio e re­le­vân­cia no ce­ná­rio glo­bal, e pe­lo Irã, que pre­ten­de im­pe­dir que opo­si­to­res su­ni­tas der­ru­bem As­sad e se ali­nhem com a Ará­bia Sa­u­di­ta.

Aqui te­mos a or­ga­ni­za­ção li­ba­ne­sa Hez­bol­lah, que con­fia nos sí­rios pa­ra man­ter uma es­pé­cie de cor­re­dor de for­ne­ci­men­to de ar­mas en­vi­a­das pe­los ira­nia­nos pa­ra o Lí­ba­no, além de mi­lí­cias xi­i­tas que que­rem pro­te­ger lo­ca­is que con­si­de­ram sa­gra­dos pe­los se­gui­do­res des­sa ver­ten­te do is­la­mis­mo.

Do ou­tro la­do, con­tra o re­gi­me de As­sad, te­mos os in­sur­gen­tes que são pre­do­mi­nan­te­men­te su­ni­tas, mas não me­nos di­ver­sos. O mai­or de­les é o Exér­ci­to Li­vre da Sí­ria, que ad­vo­ga pe­la de­mo­cra­cia. No en­tan­to, há gru­pos ba­se­a­dos na re­li­gi­ão, co­mo o Jab­hat Fa­teh-al Sham, que diz ser um ex- bra­ço da re­de AL-Qa­e­da.

A par­tir de 2014, apro­vei­tan­do-se da fra­gi­li­da­de da Sí­ria, o an­ti­go bra­ço ira­nia­no da AL-Qa­e­da, co­nhe­ci­do co­mo Es­ta­do Is­lâ­mi­co in­va­diu a Sí­ria e con­quis­tou par­te do ter­ri­tó­rio. A atu­a­ção do Es­ta­do Is­lâ­mi­co le­vou a fun­da­ção de um ca­li­fa­do na re­gi­ão. O ca­li­fa­do é uma es­pé­cie de rei­no is­lâ­mi­co que im­põe sua Sha­ria (lei is­lâ­mi­ca). O Es­ta­do Is­lâ­mi­co bus­ca a au­to­no­mia to­tal so­bre a Sí­ria, por­tan­to, lu­ta con­tra to­dos os gru­pos be­li­ge­ran­tes.

En­tre as po­tên­cias es­tão os Es­ta­dos Uni­dos, que ten­tam ne­go­ci­ar uma tran­si­ção que re­ti­re As­sad do po­der, a Tur­quia, cu­jo in­te­res­se pri­mor­di­al é evi­tar que os cur­dos na Sí­ria for­ta­le­çam um mo­vi­men­to pe­la sua in­de­pen­dên­cia, e paí­ses ára­bes do Gol­fo, ávi­dos por evi­tar a in­flu­ên­cia ira­nia­na na re­gi­ão. Es­tão uni­dos nu­ma co­a­li­zão que tam­bém lu­ta con­tra o Es­ta­do Is­lâ­mi­co.

A guer­ra na Sí­ria com­ple­ta se­te anos. En­quan­to o mun­do ob­ser­va com aten­ção aos des­do­bra­men­tos re­cen­tes des­se con­fli­to co­mo ten­ta­ti­vas de um ces­sar-fo­go en­tre os prin­ci­pa­is en­vol­vi­dos em prol da en­tra­da de aju­da hu­ma­ni­tá­ria e a eva­cu­a­ção de fe­ri­dos, a po­pu­la­ção se­gue ago­ni­zan­do em um ce­ná­rio de vi­o­lên­cia e in­cer­te­zas.

Até o mo­men­to, não há qual­quer si­nal de que as hos­ti­li­da­des irão ces­sar e as pers­pec­ti­vas pa­ra a paz se­guem ne­bu­lo­sas. Pa­ra mui­tos ana­lis­tas, Bas­har AL-As­sad e a Rús­sia já ven­ce­ram a Guer­ra da Sí­ria, mas ain­da há mui­tos com­ba­tes acon­te­cen­do em vá­rios pon­tos do pa­ís, além de um im­pas­se po­lí­ti­co e mi­li­tar, já que ame­ri­ca­nos e ali­a­dos não pa­re­cem dis­pos­tos a se re­ti­rar do pa­ís.

Além dis­so, a cri­se dos re­fu­gi­a­dos não es­tá nem per­to de ser re­sol­vi­do e ou­tras ten­sões es­tão se de­sen­vol­ven­do, com a par­ti­ci­pa­ção di­re­ta de Is­ra­el, Irã e Tur­quia em par­tes do pa­ís.

Re­su­min­do, ain­da que a guer­ra da Sí­ria pos­sa es­tar se en­ca­mi­nhan­do pa­ra o fim, não há co­mo sa­ber quan­do que is­so ocor­re­rá, por­que os gran­des in­te­res­ses po­lí­ti­cos, eco­nô­mi­cos e mi­li­ta­res por trás da guer­ra per­ma­ne­cem sem so­lu­ção.

(Mi­le­na Ma­ria Gou­lart, es­cri­to­ra)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias