Home / Opinião

OPINIÃO

Sistema penitenciário brasileiro

Ex­pli­can­do o flu­xo­gra­ma

Nu­ma vi­são sis­tê­mi­ca, com­pos­ta de En­tra­da, Pro­ces­so e Sa­í­da, pro­cu­ra-se vi­su­a­li­zar de mo­do sin­té­ti­co o que foi di­to até ago­ra so­bre as Pe­ni­ten­ci­á­rias Bra­si­lei­ras.

Na En­tra­da: o cer­co do cri­mi­no­so an­tes de en­trar nas pri­sões

“TO­LE­RÂN­CIA ZE­RO”: A mí­dia di­vul­ga di­a­ria­men­te a efi­cá­cia dos ór­gã­os de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca no com­ba­te ao cri­me cha­man­do a aten­ção pa­ra ar­mas e dro­gas apre­en­di­das, cri­mi­no­sos e tra­fi­can­tes apri­si­o­na­dos. O ob­je­ti­vo ide­al de to­do o apa­re­lho de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, aten­den­do às ex­pec­ta­ti­vas da so­ci­e­da­de, é a cha­ma­da “to­le­rân­cia ze­ro”.

TO­DO ME­LIAN­TE NA CA­DEIA: “O lu­gar de ban­di­do é na ca­deia” ou, me­lhor ain­da, “ban­di­do bom é ban­di­do mor­to”, são al­guns dos mo­tes do po­vo que quer mais se­gu­ran­ça e, pa­ra is­so é ne­ces­sá­rio que to­dos os as­sas­si­nos, es­tu­pra­do­res, cor­rup­tos e cor­rup­to­res vi­o­len­tos ou não, pe­dó­fi­los, la­drões, as­sal­tan­tes, tra­fi­can­tes e dro­ga­dos, to­dos de­vem ser re­ti­ra­dos das rua e co­lo­ca­dos nas ca­deia.

No Pro­ces­so: o que acon­te­ce com o cri­mi­no­so den­tro das pri­sões

SU­PER­LO­TA­ÇÃO: Se­gun­do o In­fo­pen-2016, ha­via 726.712 pes­so­as pre­sas dis­tri­bu­í­das por 1.418 uni­da­des pri­si­o­nais que ofe­re­ci­am 368.049 va­gas, o que re­sul­ta­va num dé­fi­cit de 258.663 va­gas. Is­so pou­co im­por­ta pa­ra a so­ci­e­da­de que vê as pri­sões co­mo sis­te­mas de vingan­ça on­de o cri­mi­no­so de­ve so­frer pa­ra pa­gar pe­los cri­mes pra­ti­ca­dos. Da­da a ex­ten­são e com­ple­xi­da­de das ati­vi­da­des de pri­são, em vá­ri­as uni­da­des fe­de­ra­ti­vas se­pa­ra­ra­ram-se dois ór­gã­os, a Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca e a Se­cre­ta­ria de Ad­mi­nis­tra­ção Pe­ni­ten­ci­á­ria, com cer­ta ló­gi­ca, pois quem pren­de não de­ve­ria ser o mes­mo que cu­i­da dos cri­mi­no­sos. Mas não é o que acon­te­ce no Bra­sil, pois os dois ór­gã­os são re­gi­dos pe­lo mi­li­ta­res que pren­dem e dis­ci­pli­nam o pri­si­o­nei­ro. O Bra­sil é o ter­cei­ro pa­ís que mais pren­de no mun­do, atrás ape­nas dos Es­ta­dos Uni­dos e da Rús­sia, mas en­quan­to es­ses dois paí­ses es­tão di­mi­nu­in­do o nú­me­ro de pre­sos, o Bra­sil só es­tá au­men­tan­do. Nes­se rit­mo de apri­si­o­na­men­to, nun­ca ha­ve­rá pre­sí­di­os e pe­ni­ten­ci­á­rias pa­ra tan­to “cri­mi­no­so” bra­si­lei­ro. A se­guir, as con­se­quên­cias da su­per­lo­ta­ção.

PRE­SOS SEM CON­DE­NA­ÇÃO: Mais de 292.000 pre­sos ou 40,2%, em 2016, eram pre­sos pro­vi-só­rios ou que aguar­da­vam a sua con­de­na­ção. Co­mo os Tri­bu­nais de Jus­ti­ça não dão con­ta de jul­gar tan­ta gen­te que é pre­sa, se­gun­do o In­fo­pen-2016, nas pe­ni­ten­ci­á­rias bra­si­lei­ras, al­guns fi­cam mais de ano es­pe­ran­do a sen­ten­ça e, mui­tas ve­zes, são con­de­na­dos a uma pe­na me­nor do que aque­la que já cum­pri­ram e, além dis­so, a mai­or par­te es­tá pre­sa por cri­mes não vi­o­len­tos. Ho­je, não se usa mais a pa­la­vra ca­deia, mas pre­sí­di­os que são des­ti­na­dos a abri­gar es­ses pre­sos sem con­de­na­ção.

MIS­TU­RA DE PRE­SOS: A ca­rên­cia de va­gas, não só pa­ra os pre­sos sem con­de­na­ção, tem co­mo con­se­quên­cia a mis­tu­ra de pre­sos de cri­mes de gra­vi­da­de di­ver­sa com pre­sos con­de­na­dos e não con­de­na­dos, pro­por­ci­o­nan­do a con­vi­vên­cia de in­fra­to­res pri­má­rios com cri­mi­no­sos ta­rim­ba­dos, tra­fi­can­tes e mem­bros de fac­ções cri­mi­no­sas.  Há pes­so­as que, mes­mo ten­do cum­pri­do to­da a sua pe­na, con­ti­nuam pre­sas por­que a De­fen­so­ria Pú­bli­ca e a Va­ra de Exe­cu­ções Cri­mi­nais es­tão so­bre­car­re­ga­das. Afi­nal, o que é mais gra­ve: a po­lí­cia pren­der de­mais, a len­ti­dão da Jus­ti­ça em jul­gar os pre­sos ou a su­per­lo­ta­ção das pri­sões? Jun­te-se es­ses três ele­men­tos e lo­go vi­su­a­li­zar-se-á o in­fer­no de­su­ma­ni­za­dor em que se tor­nou o que se cha­ma de pe­ni­ten­ci­á­ria bra­si­lei­ra.

PRE­CA­RI­E­DA­DE SA­NI­TÁ­RIA: O pre­si­di­á­rio bra­si­lei­ro, de­vi­do às más con­di­ções sa­ni­tá­rias e à pro­mis­cu­i­da­de em que vi­ve, acres­ci­do da fal­ta de pro­fis­si­o­nais da sa­ú­de, tem mais chan­ces de con­tra­ir tu­ber­cu­lo­se, he­pa­ti­te, der­ma­to­ses e do­en­ças se­xu­al­men­te trans­mis­sí­veis (DST) do que o res­tan­te da po­pu­la­ção.

JO­VENS, NE­GROS, PO­BRES E SE­MI­A­NAL­FA­BE­TOS: O pú­bli­co al­vo do sis­te­ma pe­nal bra­si­lei­ro é bem de­fi­ni­do: 55% são jo­vens de até 29 anos; 64% são ne­gros; 61% de bai­xa es­co­la­ri­da­de. Se se fi­zes­se uma fi­cha so­ci­al dos pre­sos, pro­va­vel­men­te se en­con­tra­ria tam­bém uma mai­o­ria de­sem­pre­ga­da ou su­bem­pre­ga­da, que é uma das con­se­quên­cias da fal­ta de edu­ca­ção bá­si­ca e pro­fis­si­o­nal. Na pe­ni­ten­ci­á­ria re­pe­te-se a es­tra­ti­fi­ca­ção que co­me­çou na Ca­sa Gran­de e Sen­za­la e que se per­pe­tuou no Bra­sil Im­pé­rio e Re­pu­bli­ca­no.

MU­LHE­RES PRE­SAS E FI­LHOS: Ain­da que em me­nor nú­me­ro – 42.355 ou 6,8% do to­tal – as mu­lhe­res pri­si­o­nei­ras so­frem mui­to mais que os ho­mens. O per­fil ge­ral das mu­lhe­res pre­sas co­in­ci­de com o dos ho­mens, ou se­ja, mai­o­ria ne­gras, jo­vens, po­bres e de bai­xa es­co­la­ri­da­de. O mais gra­ve, po­rém, é que mui­tas des­sas pre­sas ou en­gra­vi­dam e dão a luz na pri­são e, ain­da, têm de cu­i­dar dos be­bês, sem a as­sis­tên­cia bá­si­ca ne­ces­sá­ria. Mui­tas de­las são che­fes de fa­mí­lia, res­pon­sá­veis pe­la guar­da de cri­an­ças que fi­ca­ram em ca­sa aban­do­na­das.

TRA­FI­CAN­TES E USU­Á­RIOS: O mun­do es­tá ad­mi­tin­do que a guer­ra às dro­gas fra­cas­sou. É ilu­só­rio pen­sar que com re­pres­são vi­o­len­ta vai se er­ra­di­car o mun­do das dro­gas. Se­gun­do es­pe­cia­lis­tas, o que es­tá acon­te­cen­do é re­fle­xo da Lei das Dro­gas, edi­ta­da em 2006, pois per­mi­te que a po­lí­cia en­qua­dre usu­á­rios co­mo tra­fi­can­tes. Foi as­sim que o trá­fi­co de dro­gas se tor­nou a prin­ci­pal cau­sa de pri­são no Bra­sil. O trá­fi­co de dro­gas en­tre os ho­mens re­pre­sen­ta 26% e en­tre as mu­lhe­res, 62%. Se con­si­de­rar-se tam­bém os pre­sos pro­vi­só­rios, con­clui-se que em ca­da gru­po de qua­tro pre­sos, pe­lo me­nos um es­tá en­vol­vi­do com dro­gas. Quan­to mais gen­te pre­sa nas pe­ni­ten­ci­á­rias bra­si­lei­ras mais fá­cil fi­ca o tra­ba­lho de ad­qui­rir só­ci­os pe­las fac­ções cri­mi­no­sas.

FAC­ÇÕES CRI­MI­NO­SAS: Nas­ce­ram nas pri­sões co­mo re­sul­ta­do na­tu­ral da ex­pan­são da po­pu­la­ção pe­ni­ten­ci­á­ria bem co­mo das con­di­ções pre­cá­rias exis­ten­tes que são uma afron­ta aos di­rei­to uni­ver­sal dos ci­da­dã­os. Ho­je, atrás das gra­des, as fac­ções or­ga­ni­zam e ar­ti­cu­lam ações cri­mi­no­sas den­tro e fo­ra das pe­ni­ten­ci­á­rias.

A RE­VOL­TA DOS PRE­SOS: As ins­ta­la­ções em pés­si­mas con­di­ções, a su­per­lo­ta­ção, as si­tu­a­ções de tor­tu­ra e os maus-tra­tos são com­bus­tí­vel su­fi­ci­en­te pa­ra a vi­o­lên­cia e fun­cio­nam co­mo es­to­pins de re­be­li­ões dos pre­sos nas pe­ni­ten­ci­á­rias.

APER­FEI­ÇO­A­MEN­TO NO CRI­ME: As­sim, pa­ra­do­xal­men­te, a re­clu­são pe­ni­ten­ci­á­ria que de­ve­ria re­cu­pe­rar o de­ten­to pro­duz o efei­to con­trá­rio, aper­fei­ço­an­do-o no cri­me.

Na Sa­í­da das pri­sões: li­vres pa­ra ir e vir, mas ain­da pi­o­res do que en­tra­ram

DE­VO­LU­ÇÃO À SO­CI­E­DA­DE: Os fa­to­res que in­flu­em ne­ga­ti­va­men­te na pes­soa do ape­na­do, nas pri­sões bra­si­lei­ra, são tan­tos que, ao sa­ir, não se po­de afir­mar que es­sa pes­soa es­te­ja re­cu­pe­ra­da. E além dis­so, ob­ser­van­do o per­fil da mai­o­ria dos pre­sos, sua con­vi­vên­cia nas pri­sões, po­de-se con­clu­ir que mui­tos de­les sa­em pi­or do que en­tra­ram.

REIN­CI­DÊN­CIA: Se se tem di­fi­cul­da­de em de­fi­nir o con­cei­to de rein­ci­dên­cia, mais di­fí­cil ain­da con­du­zir uma pes­qui­sa ou le­van­ta­men­to pa­ra de­fi­nir a sua ta­xa. As­sim, de­pen­den­do do cri­té-rio ado­ta­do, ou se­ja, rein­ci­dên­cia po­li­ci­al, pe­ni­ten­ci­á­ria ou ju­rí­di­ca, a ta­xa de rein­ci­dên­cia, se­gun­do o Con­se­lho Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça, é de apro­xi­ma­da­men­te 25%. E o cri­mi­no­so rein­ci­den­te, mais uma vez pre­so, vol­ta a ali­men­tar o pro­ces­so de en­tra­da nas pri­sões bra­si­lei­ras.

(Darcy Cor­dei­ro, fi­ló­so­fo, so­ci­ó­lo­go e te­ó­lo­go, mes­tre e dou­tor, pro­fes­sor apo­sen­ta­do da PUC-Go­i­ás e da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Go­i­ás)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias