Home / Opinião

OPINIÃO

Supremo consolida proteção da trabalhadora gestante

A tra­ba­lha­do­ra ges­tan­te pos­sui ho­je am­pla pro­te­ção da lei em re­la­ção à sua con­di­ção. E de­ci­são re­cen­te do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) re­a­fir­mou que a em­pre­ga­da grá­vi­da pos­sui di­rei­to à es­ta­bi­li­da­de no tra­ba­lho mes­mo no ca­so de a gra­vi­dez não ter si­do co­mu­ni­ca­da ao tra­ba­lha­dor. A de­ci­são se­guiu a ló­gi­ca dos cons­ti­tu­in­tes que cri­a­ram o di­rei­to à es­ta­bi­li­da­de da ges­tan­te em 1988, com a pro­mul­ga­ção da atu­al Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral.

A de­ci­são foi da­da pe­la Su­pre­ma Cor­te ao ava­li­ar e de­fe­rir pe­di­do de in­de­ni­za­ção con­tra em­pre­sa que de­mi­tiu fun­cio­ná­ria sem que ela e mes­mo a tra­ba­lha­do­ra ti­ves­sem ci­ên­cia de gra­vi­dez. A sen­ten­ça pos­sui ca­rá­ter de re­per­cus­são ge­ral e va­le­rá pa­ra ou­tros ca­sos. A te­se da em­pre­sa é de que de­ve­ria ter ha­vi­do co­mu­ni­ca­ção por par­te da tra­ba­lha­do­ra, an­tes da de­mis­são, so­bre a si­tu­a­ção em que ela se en­con­tra­va.

O que ocor­re é que o di­rei­to à es­ta­bi­li­da­de da ges­tan­te foi um dos pri­mei­ros di­rei­tos so­ci­ais sur­gi­dos com a Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral de 1988 e pos­sui o ob­je­ti­vo de pro­te­ger a ma­ter­ni­da­de. A pro­te­ção in­de­pen­de do co­nhe­ci­men­to do em­pre­ga­dor so­bre a gra­vi­dez e mes­ma da ci­ên­cia da pró­pria ges­tan­te, afi­nal, in­de­pen­den­te da in­for­ma­ção dis­po­ní­vel, a de­mis­são da tra­ba­lha­do­ra irá afe­tar ela e a sua gra­vi­dez de qual­quer ma­nei­ra por con­ta de ser alie­na­da de su­as con­di­ções de sub­sis­tên­cia.

É im­por­tan­te ob­ser­var que o pe­rí­o­do de es­ta­bi­li­da­de co­me­ça a par­tir do pri­mei­ro dia de gra­vi­dez. No ca­so do em­pre­ga­dor não re­in­te­grar a fun­cio­ná­ria ao ter co­nhe­ci­men­to, po­de ela bus­car o au­xí­lio de um ad­vo­ga­do e pe­dir o di­rei­to à re­in­te­gra­ção ou de in­de­ni­za­ção.

O di­rei­to à es­ta­bi­li­da­de é ga­ran­ti­do mes­mo no ca­so de con­tra­to tem­po­rá­rio de ser­vi­ço, pe­rí­o­do de ex­pe­ri­ên­cia e avi­so pré­vio, des­de que a da­ta bi­o­ló­gi­ca da gra­vi­dez se­ja an­te­ri­or à dis­pen­sa. Al­gu­mas de­ci­sões na Jus­ti­ça têm ho­je, in­clu­si­ve, con­ce­di­do o di­rei­to mes­mo quan­do a gra­vi­dez é an­te­ri­or ao iní­cio da co­la­bo­ra­ção com a em­pre­sa, ten­do co­mo ba­se prin­cí­pios co­mo o da dig­ni­da­de hu­ma­na.

A lei ain­da pro­í­be a em­pre­sa de ques­ti­o­nar can­di­da­tas ao tra­ba­lho so­bre uma pos­sí­vel gra­vi­dez e a ges­tan­te não é obri­ga­da a in­for­mar à em­pre­sa du­ran­te a en­tre­vis­ta. Va­le lem­brar, cla­ro, que ca­so a tra­ba­lha­do­ra pe­ça de­mis­são an­tes de ter co­nhe­ci­men­to da ges­ta­ção, des­se mo­do, sim, ela aca­ba­rá por per­der os seus di­rei­tos.

O Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral jul­gou cor­re­ta­men­te no ca­so que o que im­por­ta pa­ra o mé­ri­to da cau­sa é que a da­ta bi­o­ló­gi­ca de exis­tên­cia da gra­vi­dez se­ja an­te­ri­or ao fim da co­la­bo­ra­ção com a em­pre­sa. A Su­pre­ma Cor­te res­pei­tou a von­ta­de do cons­ti­tu­in­te de 1988 e es­se é sem­pre o seu pa­pel.

(Rus­lan Stu­chi, só­cio do es­cri­tó­rio Stu­chi Ad­vo­ga­dos e es­pe­cia­lis­ta em Di­rei­to do Tra­ba­lho)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias