Home / Opinião

OPINIÃO

Todos somos pacientes

Quem nun­ca foi pa­ci­en­te que ati­re a pri­mei­ra pe­dra! Quem nun­ca fi­cou fas­ci­na­do pe­lo tra­ba­lho de um ci­rur­gi­ão ati­re a se­gun­da! E quem nun­ca cri­ti­cou a ação de um as­ses­sor de im­pren­sa ati­re a ter­cei­ra! Se vo­cê não ati­rou pe­dras nes­sas três si­tu­a­ções, as­sis­ta ao fil­me ‘O pa­ci­en­te’, de Ser­gio Re­zen­de.

A obra, lan­ça­da em se­tem­bro, con­ta os úl­ti­mos di­as de Tan­cre­do Ne­ves, o pri­mei­ro pre­si­den­te ci­vil, elei­to pe­lo co­lé­gio elei­to­ral no Con­gres­so Na­ci­o­nal, de­pois da di­ta­du­ra mi­li­tar. O fo­co es­tá na do­en­ça do pre­si­den­te elei­to e nun­ca em­pos­sa­do, fa­le­ci­do em 21 de abril de 1985.

Dei­xan­do de la­do o tom ufa­nis­ta em al­guns mo­men­tos e o fi­nal abrup­to, que não com­pro­me­tem as mar­can­tes atu­a­ções de Othon Bas­tos e Es­ther Góes, nos pa­peis do po­lí­ti­co e de sua es­po­sa, Ri­so­le­ta, a obra le­van­ta im­por­tan­tes ques­tões. En­tre elas, des­ta­cam-se o er­ro mé­di­co, a vai­da­de dos ci­rur­gi­ões e a re­la­ção en­tre a área mé­di­ca e a de co­mu­ni­ca­ção.

O di­re­tor en­fa­ti­za co­mo, no mo­men­to da do­en­ça, uma pes­soa fa­mo­sa é igual a qual­quer ou­tro ser hu­ma­no. Tam­bém con­de­na os egos hi­per­de­sen­vol­vi­dos pre­sen­tes nas sa­las de ci­rur­gia e nas jun­tas mé­di­cas, on­de, mui­tas ve­zes, opi­ni­ões pes­so­ais são co­lo­ca­das aci­ma da sa­ú­de do pa­ci­en­te. E, ain­da, en­fa­ti­za co­mo tra­tar a as­ses­so­ria de im­pren­sa com res­pei­to e pro­fis­si­o­na­lis­mo é sa­u­dá­vel pa­ra to­do o pro­ces­so de co­mu­ni­ca­ção com a fa­mí­lia e com a so­ci­e­da­de no ca­so de ce­le­bri­da­des.

Por tu­do is­so, o fil­me lem­bra que to­dos nós so­mos pa­ci­en­tes po­ten­ci­ais de um sis­te­ma de sa­ú­de nem sem­pre com­pe­ten­te pa­ra li­dar com as ques­tões apon­ta­das. A ba­se de tu­do pa­re­ce es­tar na hu­ma­ni­da­de das re­la­ções. En­quan­to do­en­tes, mé­di­cos e jor­na­lis­tas agi­rem co­mo deu­ses, o re­sul­ta­do se­rá a ira do des­ti­no, ele exis­ta ou não.

(Os­car D'Am­bro­sio, mes­tre em Ar­tes Vi­su­ais e dou­tor em Edu­ca­ção, Ar­te e His­tó­ria da Cul­tu­ra, é Ge­ren­te de Co­mu­ni­ca­ção e Marke­ting da Fa­cul­da­de de Ci­ên­cias Mé­di­cas da San­ta Ca­sa de São Pau­lo)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias