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OPINIÃO

Transforme seus sonhos em ações concretas

Co­me­ço es­te ar­ti­go com mi­nha de­fi­ni­ção do que são so­nhos: so­nhos são o prin­cí­pio de que­rer con­quis­tar al­go pes­so­al ou pro­fis­si­o­nal, pe­que­no, mé­dio ou gran­de, sim­ples ou com­ple­xo, al­go que te fa­rá mui­to fe­liz. Pa­ra re­a­li­zar um so­nho, mui­tas ha­bi­li­da­des se­rão re­que­ri­das, e vo­cê pre­ci­sa cri­ar sua lis­ta de de­se­jos sa­ben­do que en­fren­ta­rá de­sa­fi­os, ob­stá­cu­los, e pre­ci­sa­rá ter mui­to es­for­ço, de­ter­mi­na­ção, dis­ci­pli­na pa­ra su­pe­rar e ven­cer!

Aos 15 anos, meu mai­or so­nho era ser uma exe­cu­ti­va de su­ces­so. Pa­ra is­so, elen­quei ob­je­ti­vos que me aju­da­ri­am a al­can­çar o que eu que­ria. En­trei no mun­do cor­po­ra­ti­vo aos 17 anos, fui fa­zer au­las de in­glês e cur­sar ad­mi­nis­tra­ção de em­pre­sas. Tu­do em prol de um úni­co ob­je­ti­vo. Ao lon­go dos anos, pu­de re­a­li­zar ou­tros so­nhos, co­mo ter um car­ro, vi­a­jar pa­ra a Eu­ro­pa e com­prar uma ca­sa pa­ra os meus pa­is. Qual o se­gre­do? Apren­di que de­ve­mos tra­çar uma es­tra­té­gia, e ela pas­sa por pla­ne­ja­men­to, re­la­ci­o­na­men­to, dis­ci­pli­na e es­for­ço, e no fim cer­ta­men­te vo­cê te­rá mo­ti­vos pa­ra co­me­mo­rar, agra­de­cer. Nes­se as­pec­to, res­sal­to que um pla­ne­ja­men­to se faz sa­ben­do que ha­ve­rá ob­stá­cu­los, von­ta­de de de­sis­tir e im­pre­vis­tos pe­lo ca­mi­nho tra­ça­do. Fa­ça uma lis­ta de tu­do o que quer re­a­li­zar, de­pois fa­ça ou­tra lis­ta com tu­do que es­tá fa­zen­do atu­al­men­te e com­pa­re as du­as, fa­ça os ajus­tes ne­ces­sá­rios pa­ra que vo­cê pos­sa ter or­gu­lho de vo­cê mes­mo.

Um as­pec­to mui­to in­te­res­san­te do ser hu­ma­no é que ele não se con­ten­ta com um úni­co so­nho. Sem­pre quer mais pa­ra con­ti­nu­ar evo­lu­in­do. O mais re­cen­te foi meu pla­no de vi­a­jar pa­ra a Áfri­ca com du­as ami­gas pa­ra co­nhe­cer ele­fan­tes sel­va­gens, ani­mais pe­los qua­is sou fas­ci­na­da des­de a in­fân­cia. Pa­ra po­der re­a­li­zar es­se so­nho, ti­ve­mos de nos pla­ne­jar pa­ra co­brir to­dos os de­ta­lhes da vi­a­gem e nos or­ga­ni­zar fi­nan­cei­ra­men­te. E, mes­mo as­sim, im­pre­vis­tos acon­te­ce­ram. No pro­gra­ma de vi­a­gem cons­ta­va Ugan­da, já que uma das ami­gas so­nha­va em co­nhe­cer go­ri­las. Res­pei­tan­do os so­nhos de to­das, par­ti­mos pa­ra a aven­tu­ra. Con­fes­so que, pa­ra en­fren­tar uma ca­mi­nha­da de ho­ras, ma­ta aden­tro, 3 mil me­tros de al­ti­tu­de e en­con­trar go­ri­las, pre­ci­sei de mui­ta co­ra­gem. To­da es­sa ex­pe­ri­ên­cia me fez cri­ar uma me­tá­fo­ra pa­ra a vi­da... qua­is go­ri­las vo­cê de­ve en­fren­tar pa­ra che­gar até seus ele­fan­tes?

Os de­sa­fi­os po­dem tra­zer me­do e in­cer­te­za, mas is­so não po­de ser um em­pe­ci­lho na re­a­li­za­ção dos seus ob­je­ti­vos. Há mui­to mais pes­so­as que de­sis­tem sem ter ten­ta­do do que pes­so­as que fra­cas­sa­ram. Ob­stá­cu­los nos fa­zem mais for­tes e ins­pi­ram mu­dan­ças po­si­ti­vas. Fa­ça dos seus so­nhos seus ob­je­ti­vos. Lem­bre-se: o que não te de­sa­fia não te faz mu­dar.

(Elai­ne Pó­vo­as é di­re­to­ra de Ali­an­ças e Marke­ting na Ser­vi­ce IT, in­te­gra­do­ra de so­lu­ções e ser­vi­ços de TI es­pe­cia­li­za­da em out­sour­cing e con­sul­to­ria)

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